domingo, 22 de novembro de 2009

A SORDIDEZ HUMANA.


"Que lado nosso é esse, feliz diante da desgraça
alheia? Quem é esse em nós, que ri quando
o outro cai na calçada"?

Ando refletindo sobre nossa capacidade para o mal, a sordidez, a humilhação do outro. A tendência para a morte, não para a vida. Para a destruição, não para a criação. Para a mediocridade confortável, não para a audácia e o fervor que podem ser produtivos. Para a violência demente, não para a conciliação e a humanidade. E vi que isso daria livros e mais livros: se um santo filósofo disse que o ser humano é um anjo montado num porco, eu diria que o porco é desproporcionalmente grande para tal anjo.

Que lado nosso é esse, feliz diante da desgraça alheia? Quem é esse em nós (eu não consigo fazer isso, mas nem por essa razão sou santa), que ri quando o outro cai na calçada? Quem é esse que aguarda a gafe alheia para se divertir? Ou se o outro é traído pela pessoa amada ainda aumenta o conto, exagera, e espalha isso aos quatro ventos – talvez correndo para consolar falsamente o atingido?

O que é essa coisa em nós, que dá mais ouvidos ao comentário maligno do que ao elogio, que sofre com o sucesso alheio e corre para cortar a cabeça de qualquer um, sobretudo próximo, que se destacar um pouco que seja da mediocridade geral? Quem é essa criatura em nós que não tem partido nem conhece lealdade, que ri dos honrados, debocha dos fiéis, mente e inventa para manchar a honra de alguém que está trabalhando pelo bem? Desgostamos tanto do outro que não lhe admitimos a alegria, algum tipo de sucesso ou reconhecimento? Quantas vezes ouvimos comentários como: "Ah, sim, ele tem uma mulher carinhosa, mas eu já soube que ele continua muito galinha". Ou: "Ela conseguiu um bom emprego, deve estar saindo com o chefe ou um assessor dele". Mais ainda: "O filho deles passou de primeira no vestibular, mas parece que...". Outras pérolas: "Ela é bem bonita, mas quanto preenchimento, Botox e quanta lipo...".
Detestamos o bem do outro. O porco em nós exulta e sufoca o anjo, quando conseguimos despertar sobre alguém suspeitas e desconfianças, lançar alguma calúnia ou requentar calúnias que já estavam esquecidas: mas como pode o outro se dar bem, ver seu trabalho reconhecido, ter admiração e aplauso, quando nos refocilamos na nossa nulidade? Nada disso! Queremos provocar sangue, cheirar fezes, causar medo, queremos a fogueira.

Não todos nem sempre. Mas que em nós espreita esse monstro inimaginável e poderoso, ou simplesmente medíocre e covarde, como é a maioria de nós, ah!, espreita. Afia as unhas, palita os dentes, sacode o comprido rabo, ajeita os chifres, lustra os cascos e, quando pode, dá seu bote. Ainda que seja um comentário aparentemente simples e inócuo, uma pequena lembrança pérfida, como dizer "Ah! sim, ele é um médico brilhante, um advogado competente, um político honrado, uma empresária capaz, uma boa mulher, mas eu soube que...", e aí se lança o malcheiroso petardo.

Isso vai bem mais longe do que calúnias e maledicências. Reside e se manifesta explicitamente no assassino que se imola para matar dezenas de inocentes num templo, incluindo entre as vítimas mulheres e crianças... e se dirá que é por idealismo, pela fé, porque seu Deus quis assim, porque terá em compensação o paraíso para si e seus descendentes. É o que acontece tanto no ladrão de tênis quanto no violador de meninas, e no rapaz drogado (ou não) que, para roubar 20 reais ou um celular, mata uma jovem grávida ou um estudante mal saído da adolescência, liquida a pauladas um casal de velhinhos, invade casas e extermina famílias inteiras que dormem.

A sordidez e a morte cochilam em nós, e nem todos conseguem domesticar isso. Ninguém me diga que o criminoso agiu apenas movido pelas circunstâncias, de resto é uma boa pessoa. Ninguém me diga que o caluniador é um bom pai, um filho amoroso, um profissional honesto, e apenas exala seu mortal veneno porque busca a verdade. Ninguém me diga que somos bonzinhos, e só por acaso lançamos o tiro fatal, feito de aço ou expresso em palavras. Ele nasce desse traço de perversão e sordidez que anima o porco, violento ou covarde, e faz chorar o anjo dentro de nós.

LYA LUFT.
*Adoro os textos de Lya Luft. JL.

sábado, 21 de novembro de 2009

DIA CHLORELLA - Alga Unicelular.

Todos estes processos atuando em conjunto, também contribuem para depuração dos líquidos orgânicos, favorecendo a manutenção do PH e amenizando as consequências dos estados de acidificação do sangue. A elevada concentração de clorofila na Dia Chlorella promove no Sistema Digestivo, conjuntamente com as fibras dietéticas, uma manutenção do equilíbrio da flora intestinal, graças à sua ação bacteriostática de controle do crescimento de bactérias anaeróbias ou fermentativas, potencializando o processo de desintoxicação orgânica.

A Chlorella é uma alga unicelular mocroscópica de água doce e uma das formas de vida mais antiga de nosso planeta, tendo surgido há mais de 2 bilhões de anos atrás. Apesar de ser tão antiga é considerada atualmente, como o alimento do futuro, por ser uma fonte inesgotável de proteínas e de todos os nutrientes essencias ao organismo humano.
A Chlorella de boa qualidade e com quantidades correntes de nutrientes, favorecem o seu cultivo e a sua intensa multiplicação celular pelo processo de Biomassa. No Japão, as pesquisas científicas e o desenvolvimento do cultivo da alga chlorella, foram mais ativos devido ao hábito de sua população utilizar as algas como suplemento nutricional.

Apesar de sua natureza elementar e seu rápido crescimento, a alga Chlorella armazéna uma quantidade apreciável de nutrientes essenciais. Aproximadamente 60% de sua composição são proteínas, sendo muito superior, proporcionalmente, à carne bovina e à soja.
Contém os 8 aminoácidos nutricionalmente essenciais e todos os não essencias, senndo portanto, a alga unicelular mais completa, em termos de aminoácidos. Uma elevada concentração de clorofila (cerca de 15 vezes a quantidade existente no espinafre), potencializa os efeitos deste pigmento verde que apresenta notáveis qualidades de limpeza do organismo. Além de ser uma fonte importante de magnésio e apresentar propriedades bacteriostática e antiinflamatória acentuadas.
Apresenta ainda, sais minerais, vitaminas e diversos fatores normalizadores das funções orgânicas.
Portanto, por estas e outras inúmeras propriedades, a Dia Chlorella é o suplemento nutricional ideal para a manutenção da harmonia e equilíbrio do organismo de uma forma natural.

Principais componentes da Dia Chlorellla:

*Concentrado de alga Dia Chlorella, Proteínas, Complexos de DNA, RNA . Fatores de crescimento da chlorella, clorofila, sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, zinco, iodo) , vitaminas (betacaroteno, B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C e E) e aminoácidos livres (leucina, lisina, tirosina, valina, metionina, cisteina, arginina, prolina, serina, alanina, arginina, etc...), lipídios e ácidos graxos essenciais, carboidratos não fibrosos, xantofila e fibras dietéticas.

Os benefícios para o organismo humano:
Um dos principais benefícios da Dia Chlorella é a sua propriedade de normalização do funcionamento do sistema Digestivo/ intestinal. Esta propriedade é devida a vários fatores diretos e indiretos.
As fibras dietéticas oriundas da parede celular dessas algas, não sendo digeridas pelo processo digestivo, formam resíduos que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos intestinais, diminuindo o tempo de trânsito do bolo fecal ao longo do tubo digestivo e consequentemente, propiciando a regulação do hábito intestinal, sendo benéfico na constipação intestinal ou presão de ventre.

Essa capacidade promove no organismo um processo de desintoxicação, impedindo o acúmulo de substâncias nocivas e diminuindo o tempo de contato das mesmas com as paredes intestinais, o que é primordial para se diminuir a absorção e o risco de surgimento de câncer intestinal
A normalização do hábito da Dia Chlorella, juntamente com o aumento da excreção de gorduras e derivados de colesterol, contribuem para a diminuição dos níveis sanguineos destes, contribuindo na prevenção de distúrbios circulatórios ou doenças degenerativas dos vasos sanguíneos.

A elevada concentração de clorofila na Dia Chlorella promove no Sistema Digestivo, conjutamente com as fibras dietéticas, uma manutenção do equilíbrio da flora intestinal. A clorofila possui a propriedade de estimular o processo de cicatrização e regeneração dos tecidos.
Estimula as defesas do organismo, principalmente à nível anti-tumoral.

*Acções medicinais da Chlorella:
' Tonificação do Sistema Imunitário
' Desintoxicação
' Proteção, contra radicais livres e outras substâncias tóxicas.
' Proteção contra radiação
' Estimula o crescimento e reparação dos tecidos saudáveis.
' Aumento da hemoglobina
' Proteje a retina
' Atua na queima da gordura.

Além dos elementos vitamínicos e de crescimento contidos na Chlorella, a clorofila presente desempenha um papel capital na manutenção da saúde. A Chlorella contém:

*25 vezes mais clorofila do que a luzerna.
*10 vezes mais clorofila do que a spirulina.

A molécula da clorofila é similar à molécula da hemoglobina do sangue. A diferença situa-se ao nível do átomo central que é de ferro para a hemoglobina mas para a clorofila é de magnésio. a clorofila possui propriedades de degeneração do sangue, de desintoxicação e reparação hepática e dos próprios tecidos.
É importante salientar que mesmo sob forma de comprimidos, a Chlorella continua a ser uma subsância viva.
Podíamos mencionar mais dados e experiências sobre o poder curativo e preventivo desta alga, mas estas ainda não estão todas descobertas. Concluimos chamando a atenção para a grande popularidade desta alga no Japão, onde além dos fatos já citados, ela é utilizada para enriquecer os alimentos, massas alimentares, biscoitos e bebidas.


* Boa imunidade...!
*Ter saúde é natural... JL.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DRENAGEM LINFÁTICA.


A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem que possibilita a aceleração do retorno venoso ao coração, pois, através de técnicas específicas, exerce pressão suave nos músculos. Com isso, estimula a eliminação de toxinas, resíduos e substâncias oriundas de infecções, inflamações e espasmos musculares, sendo também, de grande importância no combate e prevenção a microorganismos invasores.

O sistema linfático é constituído pelos vasos linfáticos, pelos linfonodos e pelo baço. Ele não possui um “coração” que serve para bombear a linfa, como ocorre com o sangue. A linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular. A linfa move-se lentamente e sob baixa pressão devida principalmente à compressão provocada pelos movimentos dos músculos esqueléticos que pressiona o fluído através dele. A contração rítmica das paredes dos vasos também ajuda o fluído através dos capilares linfáticos.

Mas não é só isso; ele também é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a cânceres.

Além disso, os microorganismos patogênicos, drenados pelo sistema linfático, passam pelos filtros dos linfonodos (gânglios linfáticos) e baço onde são eliminados. Por isso, durante certas infecções pode-se sentir dor e inchaço nos gânglios linfáticos do pescoço, axila ou virilha, conhecidos popularmente como “íngua”, como também no baço.

Nas gestantes, devido ao aumento do hormônio progesterona, há um aumento de 30 a 50% do volume sanguíneo, ou seja, podemos reter em nosso organismo um volume de água de até 8 litros acima do normal.

Isso somado ao peso do bebê + peso da placenta + líquido amniótico + algumas calorias daquele bolo de chocolate irresistível resultará em desconforto e sensação de peso em membros inferiores (pernas e pés).

BENEFÍCIOS DA DRENAGEM:

Deve ser realizada com pressões suaves, lentas e intermitentes, seguindo o trajeto do sistema linfático com o objetivo de aprimorar suas funções.

Os benefícios que a drenagem linfática proporciona são:

Redução de edemas (inchaço);

Redução de celulite;

Aumenta a eliminação de toxinas;

Aumento do grau de hidratação e nutrição das células;

Aumento da vascularização arterial e venosa, descomprimida pela diminuição do edema;

Redução de edemas pós-operatórios;

Proporciona a regeneração e a defesa dos tecidos (imunidade);

Aumenta a diurese (eliminação urina);

Promove o retorno rápido da sensibilidade fina dos tecidos descolados (pele);

Ameniza os transtornos do estresse e daTPM.

Define a silhueta, reduz medidas.

INDICAÇÕES:

A drenagem esta indicada no tratamento e prevenção de edemas, linfedemas, fibroedemas, geóide, queimaduras, enxertos, pós-operatório de cirurgias plásticas, lipoaspiração, pós mastectomia, varizes, sinusites, otite, rinite, enxaqueca, artroses, artrite, tendinites.

CONTRA INDICAÇÕES:

A drenagem linfática manual está contra-indicada na presença de processos infecciosos, neoplasias (câncer), trombose venosa profunda e erisipela.

PARA OS PRIMEIROS RESULTADOS:

*Recomenda-se um mínimo de 10 (dez) sessões para um resultado efetivo, mas, na primeira sessão, pode-se observar melhora visível no inchaço, na circulação, e no funcionamento do aparelho digestivo e intestinal.

*Reeducação Alimentar e ingestão de chás diuréticos... é claro! JL.
*Boa drenagem! ER/JL

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Condimentos Japoneses


Condimentos japoneses na alimentação natural.

Os condimentos tendem, gastronomicamente, a introduzir sabores pronunciados na alimentação. Nutricional mente pode contribuir para o equilíbrio alimentar e corrigir a refeição. Ajudam a digestão e adicionam vitaminas e minerais à comida.

Sendo cinco os sabores, percebe-se que os condimentos jogam assumidamente com eles. Estes cinco sabores são: ácido, amargo, doce, picante e salgado, podendo encontrar-se numa variedade de produtos disponíveis no mercado de alimentos naturais.

Os condimentos podem intervir na cozinha ou já à mesa. Porque o seu uso à mesa pode ter o risco de sublinhar o sal que a comida cozinhada já contenha, só devem ser usados depois de ter sido verificado que são necessários. Mas também podem trazer vantagens, se a comida for confeccionada com pouco sal e os condimentos à mesa disfarçarem isso.

Particularmente apreciados pela generalidade dos adeptos de alimentação, os condimentos japoneses naturais evidenciam-se como produtos cujo método de feitura foi trabalhado ao longo de centenas ou até, no caso de alguns, milhares de anos. Isto confere, à partida, a garantia de produto natural, já que, nesses tempos, nem a tecnologia era pesada nem os químicos de síntese estavam disponíveis e eles continuam a ser feitos de forma semelhante.

No oriente a soja, pela sua riqueza em aminoácidos, hormônios, gorduras, vitaminas e minerais, é uma fonte fértil e variada de alimentos sem os quais a gastronomia e a alimentação desses países seriam incapazes de cumprir as suas funções. São derivados da soja alguns dos mais importantes condimentos disponíveis nas lojas de produtos naturais.
Porém outros ingredientes são, numa variedade de composições, também usados.

*SHOYU e TAMARI:
Estes dois molhos de soja, naturais não têm nada a ver com os molhos comuns vendidos nas lojas de produtos orientais.

O shoyu e o tamari – são feitos segundo o método tradicional, contendo o primeiro trigo, soja, água e sal e o segundo soja, água e sal. Ambos contêm koji como agente fermentativo. O shoyu fermenta um a dois anos, é menos espesso e tem um sabor menos forte que o tamari. Algum do seu aroma perde-se um pouco se for longamente cozinhado, portanto, apenas de ser mais saudável não o consumir cru, é melhor também não ter como hábito não deixar a cozinhar muito tempo.

Originalmente, o tamari é um derivado da feitura do misô, sendo o líquido que se forma na parte superior do misô, ao longo do processo de fermentação. Porém no mercado o que existe é um produto conseguido com metodologia semelhante à do shoyu, apesar de o tamari ser mais espesso e forte. Se usados apropriadamente, são temperos que dão um sabor fantástico à comida, especialmente em pratos de leguminosas ou alimentos protéicos.
Sabor predominante: salgado.
P.S – Não é preciso usar muito, já que tem um sabor forte e salgado.

*MISÔ:
Esta pasta de soja fermentada é principalmente usada em sopas, apesar de ser incluído em receitas de certos molhos, patê... Existem vários tipos de misô: de soja, de cevada, de arroz, etc...
Sabor Predominante: salgado – Muito usado em sopas de misô e misô shirro.
O misô, também referido como pasta de soja, tem sempre como ingredientes básicos o feijão de soja, a água e o sal, mas não se resume à simples junção destes ingredientes. O que lhe dá a especificidade que o caracteriza é a fermentação láctica que desenvolve, desencadeada pelo Koji, uma cultura enzimática (Aspergillus oryzae) (lactobacillos, bifidus, para a flora intestinal) ,empregue em vários alimentos tradicionais japoneses.

*TEKKA:
Mistura de cor escura, composta de várias raízes moídas (cenoura, lótus, bardana, gengibre), óleo de sésamo (gergelim), e misô de soja. Usa-se à mesa, sobre o cereal, arroz integral, cevada, millet, etc... Fortalece o coração.
Sabor predominante: amargo e salgado.
Usar em pequena quantidade.

*GOMÁSIO:
Obtém-se tostando levemente sementes de sésamo e sal moendo-os num almofariz. Também existe no mercado já moído e pronto.
Usa-se em vez do sal de mesa, polvilhando sobre o cereal (principalmente o arroz), ficando igualmente bem no temperar da salada e em molhos.
Sendo conhecida como uma semente muito rica em cálcio, o sésamo também atua como excelente alimento cerebral, não custa a perceber que o gomásio é um estimulante do cérebro. É frequentemente usado para controlar a acidez do estômago, dos intestinos e do organismo em geral. É também eficaz em dores de cabeça provocadas por excesso de café ou álcool e para enjôos e tonturas.
Sabor predominante: salgado.

*ALGA NORI TOSTADA:
Excelente fonte de minerais - iodo, cálcio, magnésio, ferro, Proteína.
Para obter este condimento, basta tostar ligeiramente a alga nori e cortá-la em pedaços pequenos. Esta alga é rica em proteína, contendo todos os aminoácidos. Esta é uma forma prática de em viagem continuar a consumir alga, já que esta preparação pode ser guardada num frasco.
Sabor predominante: salgado e doce.
P.S - Usa-se sobre o cereal, saladas e sopas, etc...

*AMEIXA UMEBOSHI:
É um fruto japonês colhido ainda verde, sendo depois fermentado em sal durante vários meses. Na cozinha usa-se normalmente a pasta de umeboshi, que não é mais do que as ameixas fermentadas reduzidas a uma pasta uniforme. É um alcalinizante natural, que ajuda à digestão normaliza a qualidade da flora intestinal e equilibra o excesso de acidez (nomeadamente do estômago) e os excessos alimentares ou de bebidas.
Sabor predominante: salgado e ácido.
Usar moderadamente.

*VINAGRE DE ARROZ:
É usado em saladas, peixe, legumes, etc...No Japão, é um clássico na preparação de sushis.
Sabor predominante: salgado e ácido.
P.S – Procure usar vinagres sem açúcar – Vinagre de maça, vinagre de ameixa umeboshi, vinagre de vinho, etc...

*MIRIN:
É um condimento de sabor doce, subtil, elegante, feito a partir de arroz e koji. Excelente em certas sobremesas como saladas de frutas e pudins ou algumas preparações com seitan (proteína vegetal, originária do trigo).
Sabor predominante: Doce.

*GENGIBRE:
Apesar de não ser uma planta exclusiva do Japão, o gengibre ganhou raízes na alimentação natural a partir de receitas de livros macrobióticos.
Fortalece os intestinos, aquece o organismo e dá energia, sendo um estimulante geral.
Sabor predominante: Picante.
P.S – encontra-se gengibre fresco, seco e em pó.

*ÓLEO DE SÉSAMO TOSTADO:
O óleo de sésamo é m dos óleos que há mais tempo começaram a ser usados pelo homem. O povo Japonês também faz uso tradicional de uma outra variedade de óleo de sésamo: o tostado, obtido com as sementes previamente tostadas. Fica assim com uma cor escura e um sabor mais intenso e requintado. É um extraordinário tempero para saladas e salteados rápidos.
Sabor predominante: Amargo.
*Pode diluir com óleo de sésamo cru ou azeite de oliva extra-virgem.

*PÓ DE ALGAS TOSTADA:
Algas iguarias do mar, ricas em minerais como: iodo, cálcio, magnésio, ferro, etc...
Normalmente feito com a alga kombu ou a wakame. São tostadas no forno durante cerca de 20 min. A seguir moer bem até ficar bem fininha.
Usam-se à mesa sobre o cereal. Convêm as pessoas em dieta hipossódica.
Sabor predominante: salgado.


*Esses condimentos fazem parte da minha alimentação diária! JL

*O Japão é uma nação antiga, com uma história rica, intensa e profunda! JL

sábado, 14 de novembro de 2009

Venenos no prato.


Nunca se falou tanto em segurança alimentar como nos últimos tempos. Alimentos transgênicos, carne de vaca com BSE, frangos com dioxinas são apenas algumas das ameaças reais à qualidade alimentar da mesa Brasileira.    
Cada vez há menos dúvidas: a indústria alimentar, em nome de um lucro fácil e sem escrúpulos, põe veneno no nosso prato.
Com a complacência, íamos dizer cumplicidade, do Estado e dos organismos de controle, a nossa saúde e vida são postas em causa com o que comemos.
O nível alimentar, que tão diretamente afeta a nossa saúde, vale tudo: Aditivos, Conservantes e corantes para dar uma aparência de qualidade, embalagens atraentes para vender produtos que não as acompanham, adição, muitas vezes não permitida por lei, de produtos químicos e farmacológicos, nocivos à saúde humana mas economicamente rentáveis para o produtor.
E, finalmente, a publicidade enganosa, "Alimento Nutritivo" de uma forma mais sutil, para dar o toque final na consciência do consumidor.
Nitrofuranos:
A substância em causa - o nitrofurano é um antibacteriano muito potente e que acumula no organismo humano, é cancerígena. Pertence à lista de substâncias que não podem ser usadas na produção de animais. 
Frangos e muito mais... Não são só os frangos e os perus que contêm nitrofuranos.
Os nitrofuranos, poderosos bactericidas com um efeito mutagênico nas bactérias, foram detectados também em explorações de porcos e coelhos.
Usados há muitos anos na criação de vacas, porcos, coelhos, aves e viveiros de peixe e marisco, concluiu-se, há poucos anos, sem margem para dúvidas, que os nitrofuranos têm um efeito cancerígeno no homem.
Em 1994, a União Européia proibiu o seu uso para fins pecuários e os Estados Unidos da América fizeram o mesmo em 2002. Num estudo feito pela “Food and Drug Administration” (FDA), nos EUA, detectaram-se resíduos carcinogênicos em várias partes dos animais (carne, fígado, rins e leite), que permaneciam inalterados mesmo após todos os processos de cozimento.
Venenos e Maus Tratos:
A maior parte dos frangos criados no Brasil é mantida em armazéns superlotados e forçados a crescer tão depressa que muitos sofrem de problemas dolorosos nas patas e outros morrem com problemas cardíacos. As aves criadas em lugares superlotados sofrem de maior número de patologias ex: problemas nas patas, feridas no peito e dermatite de contato.
Atualmente os animais têm cerca de 41 dias para alcançar o peso de abate. Trata-se de metade do tempo em comparação com a média de há 30 anos, atrás. O que cresce depressa é a massa muscular, que é consumido sob a forma de carne, mas a estrutura de apoio desta massa – as patas, coração e pulmões, não crescem a mesma velocidade do que o resto do corpo. É freqüente as patas cederem perante o peso do corpo e sofrerem de deformidades, dolorosas e por vezes paralisantes com ossos enfraquecidos.
A ponta do icebergue:
A criação intensiva de animais para a alimentação humana está tão artificializada e perigosa para a saúde pública, que o nitrofurano é apenas a ponta do icebergue.
Muitas outras drogas são utilizadas na criação de animais: Antibióticos, Hormônios, esteróides e tranqüilizantes. E o que é que o Estado faz? Zela para que esses produtos deixem de ser usados? Faz análises regulamente para salvaguardar uma alimentação segura?
Quando, finalmente, o Estado toma algumas atitudes faz de modo muito suave sem grandes punições para os prevaricadores em processos-crime contra a saúde pública é sempre mais preocupados com as conseqüências econômicas para indústrias do que com a saúde pública.
*E o que é que nós, consumidores, fazemos?
*Tudo em prol de uma boa saúde! JL.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Feijão - Branco / Emagrece e Ajuda a Evitar Diabetes.



A Proteína presente no grão inibe o processo de digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue.

O feijão branco dá uma quantidade muito boa de proteína. Os feijões, de uma maneira geral, têm em torno  de 20% de proteína.

Infelizmente, os brasileiros estão comendo menos feijão. Mas os pesquisadores não param. Tentam descobrir novas propriedades nesse grão que faz tão bem a nossa saúde. A novidade da vez é o feijão-branco, aquele que a maioria de nós está acostumada a consumir apenas como salada. Maior e mais cremoso que os outros, acreditem, ele emagrece e reduz o açúcar no sangue.

“O feijão-branco ajuda a emagrecer, porque ele tem uma proteína de reserva. Não só o feijão-branco, os feijões todos têm, mas o feijão-branco é o mais utilizado para isso, para este fim. Ele tem uma proteína chamada faseolamina, e essa proteína é inibidora do processo de digestão do carboidrato. Então, ela retarda e inibe essa absorção de açúcares no sangue”.

Mas isso só acontece no nosso organismo, se ele for ingerido na forma de farinha, uma espécie de extrato de feijão-branco que é bem fácil de fazer em casa.

Depois de ser lavado normalmente, é preciso secar bem o feijão: no sol ou sobre o papel toalha. Nunca no forno. Porque, segundo pesquisadores, o feijão só tem efeito emagrecedor se não for cozido. Mas atenção: como pode ser tóxico, o feijão só deve ser consumido cru em quantidades mínimas.

Depois, é só triturar no liquidificador e peneirar. Se quiser a farinha bem fininha, pode passar também no processador. É bom fazer em pequenas quantidades que para o extrato não fique velho e deixe de fazer o efeito desejado.

O efeito da farinha de feijão funciona mais ou menos assim: quando consumimos um prato cheio de macarrão, de 200 gs, é como se tivéssemos consumido uma porção menor, de 160 gs. Mas para isto acontecer, meia hora antes das refeições, é preciso ingerir uma colher pequena, rasa, de farinha de feijão diluída em água ou suco. É essa mistura que vai garantir que parte do carboidrato dessa refeição, cerca de 20%, não seja absorvida pelo nosso organismo. Então, é como se tivesse comido este prato, que é menor.

O estudo mais recente que comprova que a farinha de feijão ajuda a emagrecer foi feito pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Ao todo, 50 adultos obesos fizeram uma dieta saudável, mas apenas metade recebeu farinha de feijão antes das refeições. A outra parte, sem saber, recebeu farinha sem efeito.

Depois de oito semanas, quem ingeriu o extrato de feijão-branco estava, em média, 1,7kg mais magro e com o nível de triglicerídeos três vezes menor do que os que receberam só o placebo.

Mas outros estudos registram perdas de peso de até 4% em apenas 30 dias. O bom é que, além de emagrecer, o extrato de feijão-branco também ajuda a prevenir o diabetes.

A receita é uma colher rasinha em um copo d’água, duas vezes por dia, porque são duas refeições principais. “Não adianta consumir mais, porque não vai emagrecer mais. Você tem que comer é em torno de um grama por dia. Então, você pode pesar um grama e comer isso durante o dia”.

“Se a pessoa consumir mais, ela pode ter diarréia, como efeito colateral. Ela pode ter problemas intestinais e náuseas. Então, ela tem que ter muito cuidado na hora de ingerir este extrato de feijão cru. Consumindo mais de um grama por dia, os efeitos são negativos”, alertam os pesquisadores.

No laboratório da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), a ordem é não desperdiçar. O farelo que sobra na peneira quando se prepara a farinha de feijão também é utilizado na confecção de pão, panqueca, bolo, biscoito, etc...

“O interessante é que, quando a gente come feijão-branco frio, ele muda um pouco a sua composição. Ele, então, engorda menos. Quer dizer, se eu comer dessa maneira, frio, eu vou engordar menos do que se comer ele sob forma de uma feijoada, por exemplo”.

Aconselho a triturar no liquidificador pelo menos 250 gramas de feijão branco de cada vez, ou até mesmo o pacote inteiro, já que cada embalagem padrão vem com 500 gramas. Dessa forma, o impacto dos grãos no copo do liquidificador é menor, o que evita acidente.

*Vendemos a farinha de feijão branco, já pronta na loja organicus.
*Emagreça naturalmente! JL.

Mais vale PREVENIR do que REMEDIAR.



Uma das características que distingue as Medicinas Naturais (MN) da Medicina Convencional (MC) é o seu papel preventivo e a importância que lhe dá. Enquanto a MC se preocupa apenas com a doença já instalada e como fazer desaparecer os sintomas, a MN olha, sobretudo para o doente, procura saber por que adoeceu, trata o problema na sua origem e, sobretudo dá a chave para uma prevenção eficaz.

Os interesses econômicos da indústria médico-farmacêutico impedem-na de investir na prevenção por não lhe ser rentável e até prejudicial em longo prazo - diminuía o número de clientes, perdão, de doentes...

Procura antes investir em métodos de tratamento artificializados, mas que lhe tragam os lucros da exclusividade da patente, ignorando os métodos naturais simplesmente por não serem patenteáveis mesmo sendo eficazes secundários.

E, no entanto faz-nos crer que só lhe interessa o nosso bem-estar. Mas, embora não rejeitemos a importância da MC, o fato é que a saúde é algo que não depende da tecnologia de ponta, das instituições médicas, dos hospitais ou dos fármacos.

A saúde depende sim do ar limpo, da água cristalina, de alimentos naturais e orgânicos, e de uma vida emocional e social sãs

Não somos mais saudáveis por haver mais hospitais, transplantes de órgãos ou sistemas de vacinação, mas seremos sim se houver uma prevenção feita seriamente com todos os meios disponíveis e no interesse exclusivo da saúde pública.

"Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio". Hipócrates.

*Doa a quem doer... Prevenção é tudo! JL.

sábado, 7 de novembro de 2009

O Novo BUDA - Ram Bomjan


O menino, chamado Ram Bomjan, que é adorado no Nepal por ser considerado a nova reencarnação de Buda, havia desaparecido em 11 de março de 2006. Ram Bomjan ficou meditando nos arredores de Bara, no Nepal por 10 meses. Testemunhas e a família de Bomjan afirmam que durante todo esse período o menino não se levantou, portanto não ingeriu absolutamente nada, tanto água quanto comida.

A equipe do canal Discovery Channel fez um documentário sobre ele, que é considerado o “novo Buda”. Na época Bomjan estava com apenas 15 anos, e era visitado por outros monges, que também estavam fascinados pela determinação do rapaz. A equipe colocou câmeras filmando Ram Bomjan durante 24hr, por cerca de 10 dias e confirmou que o garoto não se levantava para absolutamente nada. Os especialistas convidados para explicar o que acontece a um ser humano que permanece sentado por dias, sem comer, beber ou ir ao banheiro, simplesmente não conseguiram entender como o menino ainda estava vivo. Porém, de repente Bomjan sumiu de seu local de meditação. Muitos acharam que havia morrido, e que seu irmão (que o “protegia” e também cobrava ingresso para o público o ver) havia retirado o corpo dali antes que todos vissem. Outros disseram que o menino saiu por conta própria, por não ter paz para meditar (isso é praticamente certo… as pessoas que iam vê-lo tiravam fotos, comentavam alto, traziam crianças etc). Outros ainda disseram que ele foi levado por outros monges para um monastério isolado.

"Quem quiser chegar a ser o que não é , deverá principiar por deixar de ser o que é."
Raumsol.

*A meditação é uma forma de compreender a mente! JL.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ALIMENTOS ANTINUTRIENTES ELEVAM O RISCO DE DEPRESSÃO.

 
      Alimentos industrializados elevam o risco de DEPRESSÃO.

Alimentos antinutrientes ricos em calorias e vazios em vitaminas, minerais, proteínas, fibras, oligo-elementos, aminoácidos, etc...

Um novo estudo realizado pela University College London, na Inglaterra, sugere que uma dieta rica em alimentos industrializados eleva o risco de depressão. A pesquisa que foi publicada na revista científica "British Journal of Psychiatry", analisou cerca de 3.5 mil funcionários públicos britânicos e, depois de cinco anos, analisou os índices de depressão de cada um.

Para realizar a pesquisa, os cientistas separaram os voluntários em dois grupos. No primeiro ficaram aqueles que consumiam cereais integrais, leguminosas, legumes, verduras, sementes e peixes. Já no segundo ficaram aqueles que consumiam principalmente alimentos industrializados e refinados, alimentos fritos, cereais enriquecidos artificialmente, sobremesas açucaradas e gorduras hidrogenadas.

Depois de analisar alguns dados, como: constituição, condição, sexo, idade, doenças crônicas e a prática de exercícios físicos, os pesquisadores descobriram que as pessoas que evitaram os alimentos industrializados apresentaram 26% a menos de chance de desenvolver depressão, enquanto os que abusaram de uma dieta industrializada apresentaram 58% a mais de chance de se tornarem depressivos.

"Produtos alimentares" processados, manipulados e alterados geneticamente, atenção a eles! JL.                                                                                                                                                                 

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - MTC.



A S CAUSAS DAS DOENÇAS NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA.


Na perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa, o estado de saúde de um indivíduo é o resultado do bem-estar físico, emocional e psíquico: por oposição, a doença é o resultado do desequilíbrio energético desses  componentes,  podendo    
ser causada por fatores internos, externos, ou ambos.

Os fatores internos são basicamente de índole emocional e são explicados pelo fato de existir uma relação direta entre a saúde física de uma pessoa e o seu estado emocional.

Mas, a ancestral Medicina Chinesa vai mais longe à explicação desta realidade, que só agora está a ser descoberta pela ciência moderna: avança que cada órgão interno está intrinsecamente ligado a uma determinada emoção. Ou seja, que os órgãos dominam a expressão de determinadas emoções e que a sua função é, consequentemente, afetada por essa mesma emoção.

As sete emoções básicas que provocam os fatores internos das doenças são: alegria, raiva, preocupação, tristeza, susto, medo e excesso de pensamentos, havendo depois um vasto leque de sentimentos associados, que também interferem.

Contudo, é de salientar que qualquer uma das emoções tem, em circunstâncias normais, um papel positivo na ligação mente-corpo.

A negatividade advém da sua intensidade e/ou duração. Por exemplo, o medo é importante para o instinto de sobrevivência, mas se a pessoa tiver a vida dominada por essa emoção, a energia dos rins poderá ficar afetada, ficando também com sentimentos de ansiedade e insegurança.

A raiva por sua vez, pode criar sentimentos de frustração, irritabilidade e ressentimento, provocando estagnação ou calor em excesso na energia do fígado.

E a alegria – É claro que é sempre bem-vinda, mas em excesso, e em longos períodos de tempo, provoca, na perspectiva Chinesa, uma diminuição do fluxo da energia vital e afeta a energia do coração.

A preocupação interrompe o fluxo energético em geral e do baço, levando a situações de falta de força e de depressão.

Por sua vez, se a tristeza e o pesar apertarem, a energia dos pulmões fica enfraquecida, dando a origem a fraquezas no sistema imunológico, tais como constipações, falta de ar, cansaço, entre outros.

FATORES PATOGÉNICOS EXTERNOS:

Enquanto os fatores patogênicos internos se manifestam subtil mente e, aos poucos, de dentro para fora, os exteriores tem uma natureza física. Além da constituição e condição de cada um, da dieta alimentar e de outros fatores, o clima tem um enorme impacto na nossa saúde.

A susceptibilidade aos agentes climáticos depende tanto de intensidade com que atingem o corpo como da capacidade do organismo em lhes resistir. Por exemplo, viver numa região com condições climáticas extremas torna mais vulgar as doenças causadas por fatores patogênicos externos.

Da mesma maneira que existe uma ligação direta entre as emoções e os órgãos internos, estes últimos também são afetados pelas estações do ano e características que lhes estão associadas. Ex: vento / primavera = fígado/vesícula. Calor/verão = coração/intestino delgado. Humidade / final do verão = baço/estômago. Secura/outono = pulmão/intestino grosso. Frio/inverno = bexiga/rins.

Desta forma, as características do Outono têm, segundo a Medicina Chinesa, conseqüências específicas na saúde dos indivíduos. A secura, que lhe está associada, atinge em particular a Humidade da energia Yin no organismo. As áreas inicialmente atingidas são a boca e o nariz e, por conseqüência, os pulmões.

A energia defensiva destes órgãos fica enfraquecida, assim como o fluxo de fluidos no organismo. Os sintomas são: secura na boca, nariz, garganta, prisão de ventre, ou mesmo asma e dores no peito.

Os pulmões estão associados, também, a nível físico, à pele, pelo que poderão sofrer de problemas de secura nesta época do ano. Os calores internos sentidos nesta época são causados pela falta de líquido no organismo. Além de provocar sintomas físicos, como problemas no nariz, olhos e garganta. O outono está diretamente relacionado, a nível emocional, com as emoções de tristeza e lamento, sendo por isso uma altura mais propícia a depressões.


*Sou formada e pratico a MTC.
*São muitas emoções... JL.