quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ano de 2010, regido pelo "Tigre", no chinês.



Ano de 2010, regido pelo horóscopo chinês - É o ano do "Tigre".


As horas governadas pelo Tigre: 3 hs. às 5hs.
Sentido do seu Signo: Leste-Nordeste
Princípio da estação e mês: Primavera - Fevereiro
Corresponde ao Signo ocidental: Aquário
Elemento fixo: Madeira
Haste: Positivo
Cor: Vermelho
Fragrância: Myrra
Sabor: salgado
Alimento: Carne
Bebida: Cherry, Porto
Condimento: Chili, mostarda
Animal: Jaguar
Flor
: Rosa
Árvore: Cedro
Metal: Ferro, aço
Pedra preciosa: Ametista, diamante
Instrumento musical: Trompete
Dia do Mês: 15
Número: 33
.

Ano do Tigre:

Este é definitivamente um ano explosivo. Começa geralmente com um estrondo e acaba com um choramingo. Um ano dado para a guerra, o desacordo e desastres de todos os tipos.. Mas será também um ano grande, bold de realce. Nada será feito numa escala pequena, ou tímida. Tudo, bom e mau, pode e será levado aos extremos. As fortunas podem ser feitas e perdidas. Se você tiver uma possibilidade poderá agarrá-la mas nunca esqueça que tem grandes obstáculos pela frente.
As pessoas farão coisas drásticas no mesmo momento. Os temperamentos subirão ao seu redor, será uma época de testar a sua diplomacia. Como o tigre, nós tenderemos a agir sem pensar e a terminar lamentando-nos pela pressa que tivemos.
As amizades, os riscos comuns e os negócios que requerem a confiança mútua e a cooperação feitas neste tempo são frágeis e serão quebrados facilmente. Entretanto, o ano forte e vigoroso do tigre pode também ser usado para injetar a vida e a vitalidade em causas perdidas, em riscos, em indústrias que se afundam, e/ou falhando. Será do mesmo modo um momento para a mudança maciça, para a introdução de ideias novas e marcantes, especialmente controversas.
O calor impetuoso do ano do tigre, apesar de seus aspectos negativos, devemos dizer que poderia ter um efeito de limpeza e purificação em todos nós. Tal como o calor intenso é necessário para extrair metais preciosos de seus minérios, assim também o ano do tigre pode trazer para fora o melhor que existe em nós.
Apenas um breve conselho para este ano imprevisível - agarre-se ao seu sentido de humor e deixe a má cara enterrada ou escondida durante este ano.

Os cinco tipos de Tigres: ( cinco elementos=MTC) - Elemento Metal.- 2010.

TIGRE METAL - 1890, 1950, *2010.*

Este não é definitivamente um tipo reticente do Tigre. O Tigre do metal é ativo, agressivo e apaixonado. Pode ou não ser artístico mas certamente que projeta uma imagem e uma personalidade clamorosa que não vão passar despercebidas. Centro das atenções e ostentação, é um trabalhador competitivo e incansável quando motivado por boas razões.
Expõe os seus problemas de forma direta ou mesmo de uma maneira radical e é nunca tem dúvidas sobre o que quer realizar. O problema é que quer demasiado e rapidamente. Tende por vezes a ser demasiado otimista.
Quando o metal é combinado com o seu sinal lunar nativo, poderia produzir um tigre que pudesse ser repentino, pouco ortodoxo e drástico nas suas ações. É uma pessoa que apenas é constante somente consigo próprio e com os seus desejos, mesmo que tenha que pisar em algo durante o seu percurso. Este tigre particular é facilmente alterado por boas e más influências mas tenderá sempre a agir de forma independente, pois odeia ter a liberdade sob controle.

Ano do Tigre:

Um ano moderadamente bom. O tigre é afortunado no sentido que os outros virão em sua ajuda quando ele mais precisar. Ainda assim, não deverá correr riscos visto que as coisas poderão virar-se contra si.. Não sofrerá nenhuma doença ou desgosto de maior mas pode ser forçado a gastar dinheiro ou ser incapaz de o conservar.

Finanças:
Com sorte, escapam invariavelmente de problemas sérios.

Relacionamento
De relacionamento estreito e ocupado por natureza, é difícil para o tigre confiar nos outros mas é profundamente sensível e amoroso.

O melhor Sócio
Cavalo e Dragão

Personalidades Tigre
Marco Polo, John Smith.

*Na Medicina Tradicional Chinesa, existem os 5 elementos que são: Fogo, Terra, Metal, Água, Madeira - O ano de 2010, será regido por tigre e ele nos 5 elementos é Metal. Metal rege o Intestino Grosso e Pulmão. Atenção à eles!!! JL.
*Ano de oportunidades...encontros e reencontros...há que ficar esperto e atento as oportunidades!.. . Ano Imprevisível...!!! JL.
* Happy New Year!!! Boas entradas e melhores saídas para 2010...!!! JL.

domingo, 27 de dezembro de 2009

O PENSAMENTO DE BRECHT.

Bertolt Brecht foi um dos maiores dramaturgos contemporâneos, o homem do século do teatro mundial. Ninguém revolucionou tanto o teatro de nossos tempos quanto este homem, alterando de forma irreversível a função e o sentido social do teatro, utilizando a arte, concebida como resultado de um processo de criação coletiva, como uma arma de conscientização e politização, destinada a ser, sobretudo divertimento, mas de uma qualidade específica: quanto mais poético e artístico, mais um momento de reflexão, verdade, lucidez, espanto e crítica.

O PENSAMENTO DE BRECHT.

"Não escolhi ser um homem comum.

É meu direito ser diferente, ser singular, incomum,

desenvolver os talentos que Deus me deu.

Não desejo ser um cidadão pacato e modesto,

dependendo sempre de alguém.

Quero correr o risco calculado,

sonhar e construir, falhar e suceder.

Recuso trocar incentivo por doação.

Prefiro as intemperanças à vida garantida.

Não troco minha dignidade por ajuda de outros.

Não me acovardo e nem me curvo ante ameaças.

Minha herança é ficar ereto, altivo e sem medo,

pensar e agir por conta própria e,

aproveitando os benefícios de minha criatividade,

encarar arrojadamente o mundo e dizer:

Isto é o que eu sou".

*Lindo pensamento!!! JL.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Todo CAPIXABA.

Todo capixaba.

Todo CAPIXABA tem um segredo de espuma,
Uma conversa de duna,
Um disse me disse.
Todo capixaba é chique.
Todo capixaba tem um pouco de beija flor no bico,
Uma panela de barro no peito,
Uma orquídea no gesto,
Um cafezinho no jeito,
Um trocadilho na brincadeira,
Um Congo no andar,
Um jogo de cintura,
Um chá de cidreira,
Uma moqueca perfeita,
E uma rede no olhar.

Todo mundo de lá desenha nas areias brancas,
Compõe nas areias pretas.
Todo capixaba tem um verso,
Tem um pouco de Anchieta.
Todo povo por lá
Tem um certo louco,
Tem um certo torto,
Uma palavra solta,
Uma revoada de colibris.
Todo capixaba tem uma força de povo.
Tem um pouco de Maria Ortiz.

Toda montanha lá tem um caso
Obstinado com o vento,
Uma pedra azul,
Um albatroz de convento.
De luva e roupa de praia é que eu vou pra lá.
Todo CAPIXABA é um evento!!!

CAPIXABA / ELISA LUCINDA.
* Adoro seus poemas!!! JL.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Arnaldo Jabor - Os pedidos p/ Papai Noel.


Natal Natal bimbalham os sinos, sempre quis usar esta frase, pois amanhã, apesar do pólo norte derretendo, dos ursos brancos se devorando de fome, Papai Noel vai chegar!
Se bem que em Brasília ele já chegou ou Arruda não foi um Papai Noel para seus meninos? Mas o que posso escrever de verdade para o bom velhinho?
Querido Papai Noel. Por favor, eu sou um bom sujeito.
* Dai-me a felicidade de ver um só, basta um parlamentar na cadeia, condenado pelo STF;
*Dai-nos a aprovação da lei de execuções penais e um movimento popular pela a reforma do judiciário;
*Dai-me também uma pele de rinoceronte para resistir aos terríveis casos de criancinhas brutalizadas, tantas crianças foram atacadas, Papai Noel. Do João Helio, passando por Isabela até esse menino das agulhas. Por que, Papai Noel?;
*Dai – em a coragem dos canalhas para fazer o bem, em vez das vacilações covardes de muitos homens de bem;
*Dai um pouco mais de memória ao povo mas se eu for irresistivelmente atraído pelo mal, diante do sucesso de tantos impunes, dai-me um panetonezinho daqueles do Arrudinha cheio de euros;
*Dai-me um terno de teflon igual ao do Sarney, onde nada gruda;
*Dai-me advogados tão bons como os do Maluf e do Daniel Dantas. Eu quero meias calças grandes, cuecas reforçadas, hábeas corpus preventivos;
*Dai-me a capacidade de mentir sem tremores, dai-me lágrimas de crocodilo e abraços de tamanduá em inimigos;
*Dai-me o tempo e a paciência, que eu conquistarei o esquecimento;
*Dai-me a cara de pau de tantos impunes vitoriosos, dai-me sorrisos cínicos. Posso precisar, Papai Noel, quem sabe?

*Arnaldo Jabor, meu crítico preferido. JL.

domingo, 20 de dezembro de 2009

SPIRULINA - A Terapia Azul e Verde.

 Vários estudos mostram que a spirulina ou os seus extractos podem evitar ou inibir o câncer em seres humanos e em animais.

A Spirulina tem vindo a ganhar cada vez maior atenção por parte dos cientistas médicos como um produto nutracêutico (alimento com propriedades medicinais) e como possível fonte de produtos farmacêuticos.

Há novos estudos científicos sobre a capacidade da Spirulina na inbição de desenvolvimento dos vírus, fortalecendo ambos os ramos, humoral e celular do sistema imunitário e causando a diminuição e mesmo a inibição de certo tipo de câncer. Embora estes estudos sejam preliminares e ainda haja necessidade de uma maior investigação científica, os resultados obtidos até agora são entusiasmantes.

O que é Spirulina?

A Spirulina é uma Alga Planctónica, azul – verde, que se encontra nas águas alcalinas dos lagos vulcânicas.
Possui uma capacidade extraordinária de sobreviver em condições impossíveis para outras algas. Como era de esperar, tem um perfil nutricional invulgarmente alto. A Spirulina é um alimento tradicional de alguns habitantes de África e do México.
A Spirulina tem 62% de aminoácidos, sendo a mais rica fonte natural de vitamina B-12, e outras vitaminas, minerais tipo cálcio, magnésio, iodo, etc..., olioelementos e proteínas. Contém igualmente todo o espectro de fitopigmentos como os carotenos mistos e a xantofila. Milhões de pessoas em todo o mundo ingerem Spirulina cultivadas cientificamente em quinta de algas. Anualmente a produção de Spirulina para a alimentaçaõ humana é de cerca de 100.000 toneladas. O EUA lideram o mercado seguidos pela Tailândia, Índia e China.

Efeitos Anti-Cancerígenos:

Vários estudos mostram que a Spirulina ou os seus extratos podem evitar ou inibir o câncer em seres humanos e em animais.
Pensa-se que algumas das formas vulgares de câncer são os resultados de uma desregulação do ADN que descontrola as células, causando um crescimento anormal das que sofreram mutações. Os biólogos desenvolveram um sistema de enzimas especiais, chamadas endonucleases, que reparam o ADN danificado, para manter as células saudáveis. Quando estas enzimas são desativadas, por radiações ou toxinas, os erros no ADN fiam por reparar e o cancro pode desenvolver-se.
Este foi o motivo de vários estudos científicos efetuados com fumadores e em animais com cânceres induzidos, que revelaram níveis altos de inibição de alguns tipos de câncer importante.
Os indivíduos estudados eram suplementos com Spirulina integral ou tratados com extratos aquosos. Tomar um extrato de Spirulina pode ter efeitos positivos no combate às células cancerosas.
A Spirulina contém citoquinas, isto é, agentes que combatem infecções. Deste modo, a Spirulina fortalece as nossas defesas no combate aos agentes patogênicos que provocam as doenças.
Foi descoberto também que a Spirulina pode fazer regredir os efeitos degenerativos cerebrais causados pelo envelhecimento.

Benefícios para a saúde:

*Diminuição dos níveis de colesterol – Conjuntamente com uma dieta equilibrada, ajuda a manter o nível de colesterol equilibrado.

*Diabetes e Obesidade – Os investigadores descobriram que uma fração hidrossolúvel de Spirulina, em jejum, é eficaz na diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

*Controle da Obesidade – Mostrou que bastou uma dose de Spirulina três vezes por dia, durante um mês, para que houvesse uma redução de peso significativa nos pacientes obesos.

*Aumento da imunidade / Problemas cardiovasculares.

*Excelente fonte de proteínas.

* Rico em minerais como: cálcio, magnêsio, iodo, fóforo, zinco...

Conclusão:

Apesar de até agora, terem sido efetuados relativamente poucos trabalhos científicos com a Spirulina, na saúde humana, a evidência é já clara: a Spirulina tem potencial terapêutico no fortalecimento do sistema imunitário, como agente anticancerígeno e antiviral e ainda na redução do colesterol e nas desintoxicações intestinal e renal.

Spirulina tem vindo já há algum tempo, a ser usada em novas abordagens terapêuticas, com resultados muito prometedores e desprovida de qualquer efeito secundário. Fornece um apoio nutricional único na promoção da saúde e simultaneamente na prevenção da doença.


*As algas foram dos primeiros alimentos a ser consumidos pelo homem!
*Excelente fonte de minerais...! JL.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

AS ABELHAS ESTÃO SUMINDO.

Síndrome misteriosa faz bilhões de abelhas abandonarem suas colméias e desaparecer sem deixar rastros. Mas os cientistas acabam de descobrir qual o motivo.

Tudo está bem na colméia. Milhares de abelhas, cada uma com sua função, trabalham numa harmonia perfeita. Até que algo estranho acontece. Sem motivo aparente, as abelhas surtam: simplesmente abandonam a colméia, deixando para trás suas larvas, para nunca mais voltar.

Ninguém sabe para onde elas foram, nem se ainda estão vivas – pois não há rastros ou insetos mortos nos arredores da colméia.

É um comportamento muito estranho e que está se espalhando pelo mundo: as abelhas de 10 países já apresentaram essa síndrome, que foi batizada de colony collapse disorder (“desordem de colapso de colônia”).

Só nos EUA, o lugar mais afetado pela doença, 50 bilhões de abelhas sumiram, esvaziando 40% das colméias do país. Os primeiros casos da síndrome apareceram em 2006, mas só agora os cientistas descobriram o que está fazendo as abelhas fugirem. “É uma infecção por vírus, que danifica o código genético dos insetos”, afirma a entomóloga May Berenbaum, da Universidade de Illinois.

Esse vírus, que ainda não foi isolado, causa modificações em 65 genes dos insetos – e isso é que estaria provocando o comportamento bizarro das abelhas, cujo desaparecimento pode ter conseqüências muito mais graves do que a falta de mel.

A explicação foi publicada na revista Science. Pesquisadores da Universidade Estadual da

Pensilvânia acreditam que o culpado poder ser um vírus chamado pela sigla em inglês IAPV, que faz com que as abelhas percam o sentido de orientação. Assim elas simplesmente se perdem e não voltam para a colméia.

As abelhas são vitais até para aqueles que não gostam de mel. Elas polinizam cerca de 90 tipos de frutas e vegetais. Sem as abelhas a proliferação dessas espécies vegetais está ameaçada - vai piorar a vida para os humanos.

As razões ainda são um mistério. O que há são especulações. Uma das possibilidades é que estejam sucumbindo a algum parasita desconhecido. Há outras hipóteses: o uso indiscriminado de pesticidas nas plantações, lavouras transgênicas e até o momento o aquecimento global estão na lista de possibilidades. Ainda não se conhece a exata dimensão do problema.

As abelhas são responsáveis pela polinização de mais da metade das 240 mil espécies da plantas floríferas que existem no mundo. Sem as abelhas, essas plantas não teriam como se reproduzir e sobreviver.

“Tudo acontece conforme a natureza”. Hipócrates.


*Se um mundo sem abelhas já seria ruim, imagine sem flores.
Há coisas que vêm juntos... Sem estarem juntas... Abelhas e flores! JL.

domingo, 13 de dezembro de 2009

CHÁ VERDE ( Camellia sinensis).

O chá verde é fonte de vitaminas e minerais que lhe conferem a capacidade de melhorar a imunidade, atuar como antiinflamatório, prevenir gripes e resfriados.

Chá verde – (Camellia sinensis) – Thes sinensis, arbusto da família das Teáceas, cultivado posteriormente na Índia, à palavra chá (tea, em inglês) vem do nome da planta.

Como surgiu o chá:
Conta-se que tudo começou no ano de 2737 a.C, quando Shen Nung era o imperador da China. E Le descansava sob a sombra de uma árvore. Seus servos haviam deixado uma vasilha com água fervendo para que ele tivesse o líquido limpo para beber. Uma brisa suave derruba algumas folhas que voaram para dentro do pote. O resultado foi um aroma delicioso que se espalhou pelo ar.
O imperador despertou e atraído pelo perfume agradável, aproximou-se. Vendo a mistura da água fervendo com as folhas caídas, ele não resistiu ao cheiro e provou. Experimentou e adorou!
O hábito de beber chá teria surgido assim, segundo a lenda.
O primeiro documento sobre a origem do chá, considerado de caráter técnico, foi o tratado de Lu Yu, assinado durante a dinastia Tang, no século oito. Nele, ficou sacramentado que a China seria o País responsável pela descoberta do chá.
A cultura do chá chegou ao Japão pelas mãos de monges budistas que estavam em viagem de estudos na China. Ao retornarem ao país de origem, levaram consigo algumas sementes da planta, que passou a ser cultivada também pelos japoneses.
Os tipos mais nobres do chá verde japonês vêm das folhas de árvores, parcialmente iluminadas pelo sol, que tem o nome genérico de tenchá. O gyokuro (gotas de orvalho), Poe exemplo, é considerado um dos mais nobres. Suas folhas são cobertas por uma tela antes da colheita, preservando a clorofila, proporcionando, assim um paladar mais doce e delicado. Os japoneses costumam bebê-lo na Cerimônia do Chá, denominada Chanoyu.
Há outras espécies consideradas menos nobres, mas mais populares e de preparo fácil. São eles: Kukichá, senchá, banchá, genmaichá e o hojichá. O chá verde é tão popular e tão apreciado pelos japoneses que se tornou o mais consumido do país.

O que pode fazer por si:
*Auxilia no metabolismo, acelerando-o com a liberação de ácidos graxos
*Auxilia no emagrecimento
*Prevenir doenças cardíacas, diminuindo o nível de colesterol ruim e aumentando o colesterol bom no sangue.
*Prevenir doenças circulatórias. Fortalecedor das artérias e veias.
*Controla a pressão alta.
*Evita que a gordura se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos.
*Atua como antiinflamatório, antigripal e também atua na prevenção de cáries.
*Tem efeito anticancerígenos, barrando a proliferação de células cancerígenas.
*É rico em flavonóides que são antioxidantes, ou seja, ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.
*Regula níveis de açúcar no sangue.
*Facilita a digestão/ Possui ação refrescante, alivia o cansaço, é revitalizador.
*Contém Manganês, potássio, ácido fólico, vitaminas B1, vit. B2, C, K, e ácido ascórbico.
*Age como diurético, eliminando o excesso de água do corpo, favorecendo a redução de peso.

Propriedades medicinais:
O chá verde é fonte de manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2. Considerado também como anticancerígeno por ser rico em bioflavonóides e catequinas que bloqueiam as alterações celulares que geram os tumores.
Outra substância benéfica presente na Camellia sinensis é o tanino, que tem ação anti-séptica e adstringente.

O consumo de chá verde também diminui o risco de infarto e arteriosclerose. Estudos sugerem que esse chá inibi o surgimento do câncer por ser rico em bioflavonóides e catequinas. Ele também é recomendado para auxiliar no tratamento da obesidade, além de ser um antioxidante poderoso.
O chá também pode contribuir para a proteção da pele e auxilia na proteção da pele contra os raios UV-B, responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele.

Como Preparar o Chá:
Há diversas formas de preparo do chá. Para preservar os princípios ativos da erva, coloque 1 litro de água para ferver e antes de iniciar a fervura, apague o fogo, Acrescente 2 colheres ( de sopa) da erva e abafe por 15 a 20 min. Depois coe e está pronto para consumo.
Quanto maior o tempo de infusão mais amarga ele se torna. Reduza o tempo de infusão para 3 a 5 min.
Apesar de um pouco amargo, ele não deve ser adoçado.

Finalidades:
O chá verde também se tornou um ingrediente da culinária. Trata-se de uma tendência gastronômico. Existe uma culinária com chá verde, chá preto, chá branco e diversos tipos de chá. Ele é supereclético, pode ser usado para tudo, pastelaria, sucos, molhos, bolos... Tudo maravilhoso a partir desta erva super-saudável.
Das folhas da Camellia podem-se obter várias espécies, as quais conhecidas são o verde, o preto e o branco. Antigamente, no entanto, não havia essa diversificação por cores, pois os principais fatores que diferenciam uma variedade da outra são a forma de colheita e o tipo de processamento empregado.

* Chá Verde, fonte de saúde, beba chá! JL.

sábado, 12 de dezembro de 2009

MODERNIDADE LÍQUIDA

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, conhecido por criar o conceito de "modernidade líquida", que usa para definir os dias de hoje e os que vêm pela frente. A ideia colou: volta e meia, seus livros aparecem entre os mais vendidos - um feito e tanto para um pensador que não é dos mais fáceis de ler.

A modernidade líquida parte do pressuposto de que, no passado, tudo era sólido. Por exemplo: uma família tinha um pai, uma mãe e um punhado de filhos. Agora o mundo estaria mais líquido. Ou, pelo menos, os conceitos, mais frouxos. E aí, seguindo o mesmo exemplo, as famílias "líquidas" passaram a ser aceitas com naturalidade. Hoje em dia, até mesmo um bando de solteiros que moram juntos pode se considerar uma família. Para Bauman, não são apenas as famílias que estão mais líquidas, as instituições, o Estado, a sociedade (que não cumprem seus papéis). Uma grande inversão de valores, enfim... Mas o mundo. Na vida profissional, um desses sintomas é a instabilidade das carreiras. A liquidez interfere até na hora de ter medo: em vez de um inimigo nítido, surge o terrorismo, que pode atacar em qualquer lugar.

De qualquer maneira, não é só porque Bauman entendeu o mundo que ele passou a concordar com tudo isso que está aí. Pelo contrário: crítico do consumismo exacerbado, o sociólogo reclama que a fluidez também tornou mais flexíveis valores importantes, como a relação humana, o amor e o comprometimento. O curioso é que é justamente a defesa dos valores sólidos que fazem Bauman um dos pensadores de maior sucesso.

"Em nossa sociedade, expor o privado é uma virtude e um dever público".

* Estamos em rede, tudo interligado dentro de uma Modernidade Líquida! JL.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ARTRITE - Há Sempre uma Solução.

Há várias maneiras de abrandar a progressão implacável da artrite – uma doença degenerativa das articulações – Uma alimentação saudável, exercício físico praticado sem esforço, certas práticas terapêuticas, e a ingestão de suplementos que possam suprir carências nutricionais existentes, têm-se revelado a solução mais eficaz, sem reações adversas.

A artrite caracteriza-se por uma inflação no tecido das articulações, podendo destruí-lo. Os sintomas da artrite crônica são: dor, inchaço, rigidez e deformação.
Pode aparecer repentina ou gradualmente.

*Há diferentes formas de artrite. Os tipos mais comuns são: a osteoartrite e a artrite reumatóide. Em conjunto, elas são responsáveis por mais de 90% da totalidade dos casos. Outras formas de artrite incluem gota, espondilose e lúpus eritematoso sistêmico.

*Osteoartrite :
A osteoartrite, uma doença degenerativa das articulações, está relacionada com a deterioração típica da velhice. Acredita-se que seja o resultado do desgaste e ruptura da cartilagem nas articulações. Os tendões, ligamentos e músculos que seguram a articulação ficam mais fracos e esta tende a deformar-se. A osteartrite pode, por vezes, desenvolver-se a partir de um dano ou defeito na proteína que fabrica a cartilagem.

*Causas :
As articulações do corpo estão cobertas por uma camada de cartilagem, que lhes permite moverem-se, com ligeireza, uma contra as outras. Com a osteoartrite, a cartilagem perde a elasticidade, degenera e desgasta-se. Também se torna mais fina, deixando de poder absorver o líquido sinovial suficiente. Por vezes, a cartilagem está tão fina que os ossos começam a roçar uns nos outros.

*Artrite Reumatoíde:
A artrite reumatóide pode surgir em qualquer idade. Esta doença inflamatória reumática ataca as membranas sinoviais que envolvem o fluido lubrificante das articulações. As articulações, especialmente as das mãos, pés e braços, tornam-se extremamente dolorosas, rígidas e deformadas. O corpo inteiro é afetado.

*Causas :
Embora se desconheça a causa exata da artrite reumatóide, pensa-se que se trata de uma doença auto-imune, o sistema imunitário do organismo vira-se contra si próprio, lesando as articulações e as partes moles que as rodeiam. Os ligamentos, tendões e músculos podem também inflamar e ficar debilitados.

*Tratamentos Alternativos:
Os suplementos como glucosamina, em simultâneo com a condroitina, ômega 3 e 6, gelatina de peixe, unha de gato, freedom, MSM (metil sulfonil metano), aliados com silício orgânico, têm-se revelado uma solução bastante eficaz e sem reações adversas. Para a artrite reumatóide, recomenda-se também a planta “unha de gato “(Uncaria tomentosa), que é também estimulante do sistema imunitário. A planta “garra do diabo" (Haopagophitum) funciona como antiinflamatório e analgésico. Dentro das várias práticas terapêuticas, a acupunctura tem-se revelado muito eficaz, pois fazem mover os fluidos estagnados e estimulam a circulação da energia e do sangue.


*Acupunctura:
A acupunctura é muito eficaz e produz resultados duradouros. Partindo da base da Medicina Tradicional Chinesa de que a saúde é o equilíbrio entre dois princípios – yin/ yang. O acupunctor trabalha com vista a retirar o excesso de calor de determinadas zonas do corpo e a repor calor nas zonas que estão frias. Faz mover os fluidos de energia e sangue. O resultado é uma redução da inflamação, alívio da dor e melhoria da mobilidade. Muitos acupunctores usam também e o sistema de ventosas e moxabustão.

*Glucosamina:
A glucosamina é um bloco contrutor de mucopolissacarídeos, componentes presentes nas membranas, ligamentos, tendões e cartilagens das articulações, bem como no líquido que as banha e lubrifica (o líquido sinovial). Quando há uma deficiência de glucosamina, o líquido sinovial fica ralo e aguado, não podendo lubrificar e acolchoar todas as partes móveis da articulação. Segundo pesquisas efetuadas, os suplementos de glucosamina engrossam o líquido que banha as articulações, recuperam a cartilagem danificada, aliviam a dor e retardam o processo da artrite. A glucosamina é um dos melhores remédios da osteoartrite, Pode tomar em simultâneo com sulfato de condroitina e MSM.

*Sulfato de Condroitina:
O sulfato de condroitina trabalha em sinergia com a glucosamina. É o principal componente das cartilagens. Tem a capacidade de atrair e reter água, ajudando a lubrificar as articulações.

A condroitina reduz as enzimas destruídas, que removem as cartilagens danificadas no interior das articulações.

*MSM:
O MSM ( metilsulfonilmetano) não é um remédio; é a forma natural de enxofre orgânico. O enxofre é o quarto mineral presente no nosso corpo, em termos de qualidade. Tem uma importância fundamental em todas as funções das nossas células. Uma das características do enxofre orgânico é a de aumentar a permeabilidade das células. Assim sendo, as células conseguem eliminar mais facilmente os detritos que se formam no seu interior e ao mesmo tempo, absorver mais facilmente as substâncias nutrientes.

*Silício Orgânico:
O silício é vital para a saúde das fibras do colagénio presentes nas cartilagens. Encontra-se em quantidades muito elevadas nos tecidos conjuntivos, na elastina, no colagénio e nas glicoproteínas de estrutura.

À medida que envelhecemos, o estômago fabrica cada vez menos o ácido necessário à assimilação do silício. Daí, a necessidade de silício orgânico, que tem uma taxa de absorção pelo trato digestivo de cerca de 70% por cento. Uma outra forma de suprir a carência de silício é tomar cavalinha ou extracto de bambu.

*Outras terapias naturais:
* Reeducação Alimentar ( Principal fator de mudança) *Técnicas de Relaxamento.

*Massagens - ( shiatsu, drenagem linfática, mass. relaxamento, etc...)

*Reflexologia.

*Quiroprática.

*Suplementos.

*Fitoterapia Ocidental.

*Aromaterapia.

*Homeopatia.

*Terapia Nutricianal - Programa de vitaminas e minerais (PVM).

*Principais alimentos à evitar: Açúcar Branco Refinado (sacarose) - e derivados (todos).
 Lácteos e derivados... todos - Farináceos brancos refinados.

*Há sempre uma esperança!!! JL

sábado, 5 de dezembro de 2009

MISÔ, o caldo primordial

Os alimentos tradicionais estão em todo o mundo em perca acelerada, estando a ser esquecido e adulterado o modo de feitura de muitos deles. Alguns resistem porém ao tempo. Um dos mais importantes é o misô.

Complexos na sua estrutura e interação com o nosso organismo, resultantes de saberes antigos e passados de geração em geração como rituais religiosos para que a vida se preservasse e evoluísse, frutos da simbiose entre o Homem e o Habitat, elaborados em etapas por sua vez integradas nos ciclos telúricos e cósmicos que regem a vida deste nosso planeta, os alimentos tradicionais são um patrimônio insubstituível das civilizações que os geraram.

O desaparecimento dos artesãos que detinha os saberes da sua feitura, a desarticulação do contexto social em que a sua procura era quotidiana, os novos hábitos de consumo regidos pela industrialização e pela publicidade a novos alimentos criados por razões extrínsecas à saúde do ser humano, determinaram a extinção da maior parte dos alimentos tradicionais.

É sabido que a soja é um dos mais extraordinários alimentos.
No Oriente é desde há milhares de anos alimentos quotidiano de muitos milhões de seres humanos. A enorme dimensão dessa parte da Ásia, tanto a nível do território, do número de habitantes e da sucessão de gerações, a que é indispensável juntar a não menor diversidade desses fatores e também das realidades culturais, geográficas e climatéricas acabaram por criar uma grande variedade de produtos de soja, aperfeiçoados ao longo dos séculos, como se de obras de arte coletivas se tratasse.

O que é misô?
O misô, também referido como pasta de soja, tem sempre como ingredientes básicos o feijão de soja, a água e o sal. Mas não se resume à simples junção destes ingredientes. O que lhe dá a especificação láctica que desenvolve, desencadeada pelo koji – É um cereal inoculado com o mesmo tipo de bactéria que é usada para fermentação de alimentos como misô, tamari, amasake e sake. Uma cultura enzimática (Aspergillus oryzae) empregue em vários alimentos tradicionais japoneses. Contudo, o misô não se resume nos ingredientes que acabamos de citar. Ao longo dos séculos e dos lugares foi sendo criada uma grande variedade de misôs (atualmente estabilizada num número que está entre quarenta a cinqüenta variedades), cada um deles incluindo, além daqueles ingredientes básicos, outros que podem ser cereais, vegetais, algas, condimentos, etc.
Porém, três misôs são os mais comuns, sendo estes os que são identificados no Ocidente como existentes no mercado dos produtos naturais de forma estável desde há um quarto de século.

São eles: o misô de soja, o de cevada e o de arroz:

*O misô de soja- é assim chamado porque só contém os ingredientes básicos (água, soja, koji e sal). É o que fermenta mais tempo, normalmente cerca de três anos, tem mais sal e o seu consumo adapta-se melhor a tempo e clima mais frios.

*O misô de cevada – Também conhecido como mugi misô : fermenta cerca de dois anos e é composto, como todos os misôs, por água, soja, koji e sal, mas também contém cevada. É o de uso mais freqüente, sendo muito bem adaptado ao nosso clima e podendo ser consumido pela generalidade das pessoas ao longo do ano.

*O misô de arroz - Também conhecido como genmai misô : é assim chamado porque contém este cereal juntamente com os já citados ingredientes básicos. Fermenta entre seis meses a um ano.

O longo período de fermentação do misô leva a que as enzimas desdobrem as proteínas, os amidos e as gorduras em aminoácidos, açúcares simples e ácidos gordos, o que o torna num alimento muito fácil de digerir e assimilar. A multitude dos seus microorganismos facilita a digestão e promove a condição alcalina do nosso organismo.
O misô é muito rico em proteínas, oriundas do seu principal componente: a soja. É também abundante em vitaminas, minerais e oligoelementos.

O que o misô pode fazer por si:
*Contém nutrientes que inibem substâncias radioativas como cobalto-60 ou estrôncio-90. Também conta com um agente chamado zibiocolina que é eficaz na desintoxicação e eliminação de elementos radioativos do organismo. É baixo em calorias e gorduras, sendo em contrapartida ótima fonte de proteínas completas. Aliás, aumenta a qualidade protéica de outros alimentos que com ele sejam ingeridos.

* Atua a nível da estimulação da memória e concentração.
*Aumenta a quantidade de colágeno, favorecendo a elasticidade da pele (anti-envelhecimento).
*Alcalinidade digestiva e intestinal.
*Excelente para a flora intestinal.
*Alcalinizante sanguineo.
*Muito rico em colágeno.

Como uso culinário, o misô tem vários usos: só ou em mistura com outros ingredientes pode servir para molhos, patês, condimentos e temperos para legumes, leguminosas, algas e cereais em variadas receitas. Porém, é sem dúvida na sopa que ele tem o seu uso privilegiado.
A sopa de misô continua a ser para boa parte da população japonesa um hábito diário e estudos associam esse dado à esperança de vida dos japoneses – que é a mais alta do mundo. Isto confirma as qualidades atribuídas ao misô na Medicina Tradicional Oriental, que o considera um alimento de primeira linha para a longevidade.

Algumas regras gerais podem ser enumeradas para o uso do misô.
Depois de aberto a embalagem do misô, se ela for de plástico, mude o misô para um frasco de vidro ou de louça e guarde no frigorífico.
O misô não deve ser fervido, somente aquecido, pois é um produto muito rico em enzimas, que perdem atividade se submetidas a temperaturas mais altas.
O misô contém sal. Leve isto em conta para que não utilize demasiada quantidade nem junte outros ingredientes que salguem demais a receita.

A sopa de Misô:
A sopa de misô tradicional japonesa é um caldo com um pouco de alga e esparsos legumes que frequentemente
incluem cogumelos. Ela recorda-nos, pela sua riqueza em microorganismo, o caldo primordial em que as primeiras formas de vida apareceram e se desenvolveram, crescendo em complexidade e tamanho. Nesse contexto, faz sentido que a sopa tradicional japonesa inclua algas e cogumelos, dois dos primeiros macroorganismos a surgir à face da terra e ainda existentes. Este caldo, com profunda fermentação láctica é um alimento de excelência e um dos melhores para os intestinos e para a micro flora intestinal.

*Boa sopa de misô!
*Sopa de misô faz parte dos meus hábitos alimentares. JL.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

GLUCOSAMINA - Para Articulações.


A glucosamina é um aminossacarídeo hidrossolúvel derivado da glucose. É um bloco construtor de mucopolissacarídeos, componentes presentes nas membranas, ligamentos, tendões e cartilagens que compõem as articulações, assim como o líquido que as banha e lubrifica (o líquido “sinovial”).

O que é a glucosamina.

A glucosamina é um açúcar aminado sintetizado no nosso organismo a partir da glucose. É o ponto de partida para importantes macromoléculas que constituem muitos tecidos do corpo incluindo proteoglicanos, a substância base da cartilagem das articulações. A glucosamina forma um bloco de construção para as moléculas que constituem o tecido de ligação, articulações, pele e líquidos sinovial.

A glucosamina é um dos produtos que formam os fluidos amortecedores das articulações e do tecido circundante. Contribui para tornar espesso e elástico o líquido sinovial (líquido que banha e purifica as membranas, ligamentos, tendões e cartilagens).

Quando há uma deficiência de glucosamina, este líquido sinovial fica ralo e aguado, não podendo assim lubrificar e acolchoar todas as partes móveis da articulação. Segundo pesquisas efetuadas, os suplementos de glucosamina engrossam o líquido que banha as articulações, recuperam a cartilagem danificada, aliviam a dor e retardam o processo da artrite. A glucosamina está também envolvida na síntese das membranas mucosas dos tratos digestivo e respiratório.

Em síntese, a glucosamina desempenha um papel muito importante na formação das unhas, tendões, pele, olhos, fluidos sinovial, ossos, ligamentos, válvulas cardíacas e na secreção mucosa dos tratos digestivos, respiratórios e urinários. Qualquer deficiência de glucosamina pode retardar a produção dos proteoglicanos, o que causa uma debilidade específica nestes tecidos. Especialmente admirável é o efeito positivo da glucosamina nas doenças degenerativas ou inflamatórias das articulações ou artrites.

COMO ATUA A GLUCOSAMINA:

Há três coisas que todas as articulações saudáveis requerem: água, proteoglicanos e colagénio.

*Água – Providencia lubrificação para facilitar os movimentos e amortecer o choque, bem como os nutrientes necessários para manter as articulações saudáveis.

*Proteoglicanos – Grandes moléculas que se ligam à água, consistindo em proteínas e açúcar, atuam como um dos principais blocos de formação da cartilagem, e atraem e retêm moléculas de água no local para a lubrificação adequada.

*Colagénio – Atua como a “armadilha da cartilagem e retém os proteoglicanos no lugar que, por sua vez, atraem as moléculas de água e as retêm nos tecidos.

A glucosamina, sendo a substância que determina quantos proteoglicanos, moléculas que retêm a água, é formada na cartilagem é o percursor principal para a sua formação. Neste grupo de proteoglicanos, os glucosaminoglicanos (GAGs) estão também incorporados. Os GAGs são proteínas da cartilagem que retêm as moléculas de água na matriz da cartilagem.

Ela atua, portanto, como um estimulante para as células que produzem GAGs e proteoglicanos. Os níveis de glucosamina determinam quantos proteoglicanos são produzidos. Se os níveis de proteoglicanos estão elevados, os níveis de proteoglicanos estão igualmente elevados, e o resultado é mais água retida na cartilagem e, portanto maior lubrificação e proteção da articulação.

BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS:

Visto a glucosamina ser o ponto de partida na síntese das macromoléculas designadas por proteoglicanos, têm um efeito positivo em vários problemas de saúde, primariamente aqueles que envolvem a decomposição ou desdobramento do líquido sinovial, lesões nos músculos, tendões e ligamentos, hérnia discal, ciática e inflamação das articulações associadas ao envelhecimento. Quando o líquido sinovial lubrificante se torna mais fino, a sua capacidade amortecedora reduz-se. As cartilagens, os ossos e os tendões podem friccionar uns nos outros e provocar danos, perda de movimento e dor. Quando as vértebras da coluna pressionam os nervos, devido ao líquido sinovial estar demasiado fino, provoca uma dor especialmente torturante. A glucosamina torna o fluido sinovial mais espesso e gelatinoso, o que aumenta a sua capacidade amortecedora, diminuindo a fricção e a dor.
A glucosamina, o novo suplemento em campo, já mostrou resultados notáveis ao lidar com sucesso com a artrite e até fazendo-a regredir.

Como é uma substância encontrada em altas concentrações nas articulações, estimula a cura com o crescimento de nova cartilagem para cobrir a superfície dos ossos, visto estar na base da formação dos proteoglicanos, substância básica da cartilagem das articulações. Além disso, a glucosamina inibe a degradação dos proteoglicanos e regenera as cartilagens danificadas. Tem sido sugerido que a alteração do metabolismo da glucosamina tem influência no desenvolvimento da osteoartrite e que a administração desta substância tende a normalizar o metabolismo das cartilagens.

Ao contrário das drogas antiinflamatórias não esteróides, a glucosamina resolve mais do que a dor. Vai direta à raiz do problema, estimulando a produção de tecido conjuntivo e regenerando cartilagens lesadas.

SEM EFEITOS SECUNDÁRIOS:

Ao contrário das drogas normalmente usadas nos casos de artrite, não há qualquer relatório negativo sobre a glucosamina ou que declare qualquer toxicidade.

Qualquer substância tomada durante muito tempo tem de ser segura. Conhecemos muito bem os numerosos efeitos colaterais associados ao uso prolongado de drogas antiinflamatórias não-esteróides. Isto confere à glcosamina um valor ainda mais atrativo. Provou virtualmente ser não-tóxica, sem efeitos colaterais adversos registrados.

Muita da pesquisa sobre a glucosamina foi feita durante os últimos vinte anos, verificando-se que é um produto notável que pode aliviar a dor, a sensibilidade e o inchaço das articulações provocadas pelas suas doenças degenerativas e sem efeitos secundários. A glucosamina atinge seletivamente não apenas os sistemas mais a causa de fundo de várias situações clínicas.

*Glucosamina: sementes de sucupira, freedom, ômega 3, etc...excelentes p/ articulações. JL.