sábado, 30 de janeiro de 2010

DISCURSO DE DEUS A EVA ...

 Discurso de Deus a Eva

"... Eva, de repente, descobrindo uma bela cascata, resolveu tomar um banho de rio. A criação inteira veio então espiar aquela coisa linda que ninguém conhecia. E quando Eva saiu do banho, toda molhada, naquele mundo inaugural, naquela manhã primeval, estava realmente tão maravilhosa que os anjos, arcanjos e querubins, ao verem a primeira mulher nua sobre a Terra, não se contiveram, começaram a bater palmas e a gritar, entusiasmados: "O AUTOR! O AUTOR! O AUTOR!".

"P.S. - Este discurso do Todo-Poderoso está sendo divulgado pela primeira vez em todos os tempos, aqui neste livro. Nunca foi publicado antes, nem mesmo pelo seu órgão oficial, A BÍBLIA."

"Minha cara",

eu te criei porque o mundo estava meio vazio, e o homem, solitário. O Paraíso era perfeito e, portanto, sem futuro. As árvores, ninguém para criticá-las; os jardins, ninguém para modificá-los; as cobras, ninguém para ouvi-las. Foi por isso que eu te fiz. Ele nem percebeu e custará os séculos para percebê-lo. É lento, o homenzinho. Mas, hás de compreender, foi a primeira criatura humana que fiz em toda a minha vida. Tive que usar argila, material precário, embora maleável. Já em ti usei a cartilagem de Adão, matéria mais difícil de trabalhar, mais teimosa, porém mais nobre. Caprichei em tuas cordas vocais, poderás falar mais, e mais suavemente. Teu corpo é mais bem acabado, mais liso, mais redondo, mais móvel, e nele coloquei alguns detalhes que, penso, vão fazer muito sucesso pelos tempos a fora. Olha Adão enquanto dorme; é teu. Ele pensara que és dele. Tu o dominarás sempre. Como escrava, como mãe, como mulher, concubina, vizinha, mulher do vizinho. Os deuses, meus descendentes; os profetas, meus public-relations, os legisladores, meus advogados; proibir-te-ão como luxúria, como adultério, como crime, e até como atentado ao pudor! Mas eles próprios não resistirão e chorarão como santos depois de pecarem contigo; como hereges, depois de, nos teus braços, negarem as próprias crenças; como traidores, depois de modificarem a Lei para servir-te. E tu, só de meneios, viverás.

Nasces sábia, na certeza de todos os teus recursos, enquanto o Homem, rude e primário, terá que se esforçar a vida inteira para adquirir um pouco de bens que depositará humildemente no teu leito. Vai! Quando perguntei a ele se queria uma Mulher, e lhe expliquei que era um prazer acima de todos os outros, ele perguntou se era um banho de rio ainda melhor. Eu ri. O homem é um simplório. Ou um cínico. Ainda não o entendi bem, eu que o fiz, imagina agora os seus semelhantes.

Olha, ele acorda. Vai. Dá-me um beijo e vai. Hmmmm, eu não pensava que fosse tão bom. Hmmmm, ótimol Vai, vai! Não é a mim que você deve tentar, menina! Vai, ele acorda. Vem vindo para cá. Olha a cara de espanto que faz. Sorri! Ah, eu vou me divertir muito nestes próximos séculos"!!!

*Millôr Fernandes.

*Texto extraído do livro "Esta é a verdadeira história do Paraíso".

*Feliz era Eva ... Adão não tinha ex!!! JL.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

GENGIBRE - Zingiber officinale


O gengibre é um estimulante gastrintestinal e antiinflamatório, combate reumatismo e artrites.

Princípios Ativos:
Óleos essenciais contendo: zingibereno, zingiberol, gingerona, felandreno, canfeno, cineol, borneol e citral. Resina (gingerol), saponinas. O gengibre contém ainda uma resina contendo gingerol e zingerona.

Características da planta:
Partes usadas - Rizoma – É uma planta vivaz, possuindo odor aromático e sabor muito picante. O rizoma, que chamam também de raiz, é rasteiro, carnoso, espesso e nodoso. Contém uma substância que é uma espécie de massa sólida e aquosa. É uma planta quente, isto devido ao seu sabor acre e picante.

As folhas do gengibre são de cor verde-escura, são lisas na face superior e um tanto ásperas na inferior. Suas flores amarelas são numerosas. O seu plantio deve ser feito com os pedaços do rizoma, que contenham um olho (gema), e separados à distância de 10 cm um do outro. Vegeta melhor em climas quentes, em terrenos arenosos, leves, férteis, humosos e bem drenados. A colheita começa a acontecer 7 meses após o plantio, quando as hastes ficam amareladas.

Ação Fisiológica:
Estimulante das funções digestivas e intestinais. Alguns investigadores provaram, através da experimentação clínica, que o gengibre possui marcada ação hipolipidemiante, reduzindo as taxas de colesterol e triglicerídeos. Alguns autores referem propriedades afrodisíacas no gengibre, todavia tal fato não está minimamente comprovado.

Principais Indicações:
Perturbações digestivas, arteriosclerose, cólicas intestinais, eliminador de gases do estômago e intestino, estimulante da digestão, dores reumáticas (reumatismo, artrite), entorses, dores musculares, estimulante circulatório, nevralgias, asma brônquica, bronquite, amigdalite, rouquidão, tosse, sinusite, rinite, náuseas e vômitos. Tem também uma ação antiinflamatória.

Principais Formas:
Pó, extrato fluido, tintura, comprimidos, cápsulas de gelatina, cristais e in natura.

O gengibre é também usado em tratamentos externos: ex: em forma de compressa.

Princípios Ativos:
Seu uso é contra-indicado para portadores de cálculos biliares, em mulheres grávidas, sangramentos e menstruação excessiva.


*É muito usado como tempero de vários pratos da cozinha oriental!!! JL.

sábado, 23 de janeiro de 2010

NOEL ROSA - por onde anda Noel? "Poeta da Vila"


1910. Ano marcado por grandes transformações, prenunciadas com a passagem do Cometa de Halley. Entre outros fatos: a Revolta da Chibata, liderada pelo “Almirante Negro”, João Cândido, cujo motim ameaçou bombardear o Rio de Janeiro, e o nascimento de Noël de Medeiros Rosa, popularmente conhecido como Noël Rosa, em 11 de dezembro. A partir deste dia, a música popular brasileira nunca mais seria a mesma. O pai era um amante da cultura francesa. Pela proximidade com o período das festas natalinas deu ao filho o nome de Noël, termo que equivale a Natal entre os franceses. Também era tradição no bairro de Vila Isabel, no período natalino, passar o rancho, quando todos iam ouvir o canto das “Pastorinhas”.

Desde sua infância, Noël se revelava irreverente. Ele era da rua. Na escola, gostava das piadas proibidas e das brincadeiras obscenas. Começou estudando numa escola pública, e, depois se transferiu para o tradicional São Bento, onde imperavam os rigores educacionais. A rua e os seus tipos eram a sua grande paixão. “Poeta-cronista” da cidade; cidade que cabia em Vila Isabel., bairro síntese dos personagens cariocas: os pequenos burgueses, o bicheiro, os malandros, o seresteiro, o sinuqueiro, o carteador, o mendigo, o vigarista, o proxeneta, o valentão, entre tantos outros.

Noël preferia a luz das estrelas à luz solar. Ele acompanhava os cantores da madrugada com o seu inseparável violão. Ficou conhecido pelo bairro. No ano de 1929, um grupo formado por jovens de classe média do conjunto musical Flor do Tempo o convidou para formar um novo grupo: o Bando dos Tangarás, grupo composto por Almirante, Braguinha, Henrique Brito e Alvinho. A inserção no Bando dos Tangarás abriu o caminho para Noël iniciar sua carreira como compositor popular. Ainda em 1929, ele escreveu a sua primeira composição, uma embolada, intitulada “Minha Viola”.

Desde a adolescência, Noël adorava as serenatas e serestas. O local favorito das noitadas era o cruzamento do Ponto dos Cem Réis, em Vila Isabel, onde os bondes “mudavam de seção”, ponto de botequins e esquinas. Era ali que se reunia com os amigos e tomava a sua cerveja preferida, a Cascatinha. No Café Vila Isabel, ele compôs a maior parte das suas composições. De bar em bar, em “Conversa de Botequim”, e de amores em amores, como o que sentia por Fina, para quem fez “Os Três Apitos”, teceu suas canções. Freqüentava também os prostíbulos do Mangue, e era fascinado pelos malandros, homens que exploravam as mulheres, minas ou mariposas, e viviam da jogatina. Na Lapa chegou a conhecer o famoso Madame Satã, como também Ceci, a sua “Dama do Cabaré”.

O ano de 1930 mudou a história do Brasil e a vida de Noël Rosa. Na política nacional, Getúlio Vargas assumiu a presidência do país por meio da chamada Revolução de 30. Nosso “Poeta” gravou o seu primeiro samba de sucesso: “Com que Roupa?”, que fazia alusão, de forma humorada, a um Brasil de tanga, ilhado em pobreza, a fome e a miséria alastrando-se como praga, conseqüência imediata da crise da bolsa de Nova York que abalou o mundo inteiro. O samba conquistou a cidade.

Da mesma forma que nasceu num ano turbulento, Noël disse “Adeus” num ano de grandes transformações, cumprindo assim um ciclo de mudanças. Ele mudou a história da música popular brasileira. As serestas e serenatas aqui na Terra não seriam mais as mesmas sem a sua presença. Uma outra “Festa no Céu” faria ele entre anjos e arcanjos. Para sua felicidade, não viu a instalação do Estado Novo, com seu caráter repressivo e censurador. No firmamento do samba, assim como a estrela Dalva, a estrela de Noël, finalmente, no céu despontou e jamais se apagou. Foi o seu “Último Desejo”. Por isso, cantamos: “Quem nasce lá na Vila, nem sequer vacila, ao abraçar o samba”.
  

Noel Rosa foi um marco na música popular brasileira. Um dos responsáveis pelo samba moderno e por ter trazido o samba as rádios, além de aproximar o samba do morro com o asfalto. Suas letras são atuais até hoje, assim como os textos de Shakespeare, pois tratam de temas inerentes ao ser humano. Apesar disso, o cantor, compositor, bandolinista, violonista ainda é pouco conhecido pela grande maioria das pessoas. Mesmo tendo vivido apenas 26 anos, o suficiente para deixar seu nome entre os maiores do samba carioca, Noel deixou mais de 200 composições gravadas. Entre elas inúmeros clássicos indiscutíveis como "Palpite Infeliz", "Feitiço da Vila", "Conversa de Botequim", "Último Desejo", "Silêncio de um Minuto", "Pastorinhas" e "Com Que Roupa?". Em 2010, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos.

*Sinto uma certa nostalgia...fez parte na minha infância, pois meu pai adorava, tocava, cantava e dançava Noel!!! JL.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

FRIEDRICH NIETZSCHE.

 "Para que haja arte, para que haja uma ação ou uma contemplação estética qualquer, uma condição fisiológica preliminar é indispensável: a embriaguez.
É preciso em primeiro lugar que a embriaguez tenha aumentado a irritabilidade de toda a máquina: de outra forma, a arte é impossível.
Todos os tipos de embriaguez, ainda que estejam condicionados o mais diversamente possível, têm potência de arte: acima de tudo a embriaguez da excitação sexual, essa forma de embriaguez mais antiga e primitiva.
De igual modo, a embriaguez que acompanha todos os grandes desejos, todas as grandes emoções; a embriaguez da festa, da luta, do ato de bravura, da vitória, de todos os movimentos extremos; a embriaguez da crueldade; a embriaguez da destruição, a embriaguez sob certas influências meteorológicas, por exemplo, a embriaguez da primavera, ou então sob a influência dos narcóticos; finalmente, a embriaguez da vontade, a embriaguez de uma vontade acumulada e dilatada.
O essencial na embriaguez é o sentimento da força aumentada e da plenitude. Sob o domínio desse sentimento nos abandonamos às coisas, as obrigamos a tomar algo de nós, as violentamos".


"Julgamentos, apreciações da vida, pró ou contra, não podem, em última instância, jamais ser verdadeiros: o único valor que apresentam é o de serem sintomas - em si, esses sintomas não passam de tolices. É necessário, portanto, abrir os dedos para tentar tocar de leve essa finesse extraordinária de que O VALOR DA VIDA NÃO PODE SER APRECIADO".

"Ajuda-te a ti mesmo: então todos te ajudarão. Princípio de amor ao próximo".


*FRIEDRICH NIETZSCHE, o filósofo que mais gosto!!! JL.

domingo, 10 de janeiro de 2010

AUTO - HEMOTERAPIA - A terapia do futuro.

 
  Dr. Luís Moura - O maior defensor da Auto-Hemoterapia.

O QUE É:

A auto-hemoterapia é como o próprio nome sugeri, a terapia com utilização de sangue da própria pessoa. O sistema consiste em retirar 5 ml, 10 ml ou 20 ml de sangue da pessoa e, no mesmo momento, aplicá-lo no músculo (braço ou nádegas) de forma que o corpo do indivíduo crie mecanismos de defesa elevando os níveis de macrófagos de 5% para 22% (São os macrófagos que fazem a "limpeza" do nosso corpo, eliminando a fibrina, bactérias e vírus do organismo e são produzidos pela medula óssea). Esses níveis elevados de defesa, criados pelo próprio organismo, atingem o pico após 7 (sete) horas de aplicada a injeção e duram por até 05 (cinco) dias, quando então começam a diminuir até atingirem os valores normais de uma pessoa sadia (5%).

Logicamente que, aumentando a defesa do próprio organismo, este está menos sujeito a uma série de enfermidades. Para quem não sabe o remédio, quimicamente preparado pelos laboratórios, não curam doenças. Eles "forçam" o corpo a produzir essas defesas. Assim, o sistema é o mesmo sob o ponto de vista genérico só que sem a necessidade do uso de medicamentos - a maioria deles com efeitos colaterais. Outra vantagem é o custo praticamente zero (o que vai de encontro aos interesses dos laboratórios).

*DOSAGEM:

Dependendo do caso, se não for grave, a dosagem pode ser de 5 ml, dividindo 2,5 ml em cada deltóide (músculo do braço) ou em cada glúteo. Esta dosagem é para crianças. Normalmente, para adultos, a dosagem ideal é de 10 ml, dividido em 2 partes (5 ml em cada braço ou 10 ml no glúteo). Em casos gravíssimos, Dr. Moura recomenda 20 ml.

Trata-se de uma terapia simples e de baixo custo, que consiste em retirar sangue de uma veia e aplicar no músculo, estimulando assim o Sistema Retículo-Endotelial, o que aumenta em até quatro vezes os macrófagos em todo organismo, que defendem o organismo de infecções. Sem acrescentar nada ao sangue.

*HISTÓRICO:

Foi introduzida no Brasil pelo médico brasileiro Licínio Cardoso, e consistia originalmente em aquecer o sangue até a temperatura de 37 °C, por 24 horas, dinamizá-lo e aplicar injeção intramuscular. A quantidade de sangue, usado na administração e duração das aplicações depende da doença a ser tratada. Esta prática tem sido usada com a intenção de curar ou limitar a progressão de várias doenças, que de acordo com relatos de casos pessoais, incluem hipertensão, diabetes, malária, hepatite B, câncer em geral, entre outras.

As doenças infecciosas, alérgicas, auto-imunes, os corpos estranhos como os cistos ovarianos, miomas, as obstruções de vasos sangüíneos são combatidas pelos macrófagos que, quadruplicados, conseguem assim vencer estes estados patológicos ou pelo menos, abrandá-los.

Em 1911, F. Ravaut registra: modo de tratamento auto (uno mismo, haima - sangra) empregado em diversas enfermidades infecciosas, em particular na febre tifóide e em diversas dermatoses. Ravaut usa a auto-hemoterapia em certos casos de asma, urticária e estados anafiláticos.

Entretanto foi o professor Jesse Teixeira que provou que o S.R.E era ativado pela auto-hemoterapia em seu trabalho publicado e premiado em 1940 na Revista Brasil - Cirúrgico, no mês de Março. Jesse Teixeira provocou a formação de uma bolha na coxa de pacientes, com cantárida, substância irritante. Fez a contagem dos macrófagos antes da auto-hemoterapia, a cifra foi de 5%. Após a auto-hemoterapia a cifra subiu a partir da 1ª hora chegando após 8 horas a 22%. Manteve-se em 22% durante 5 dias e finalmente declinou para 5% no 7º dia após a aplicação.

*AÇÃO TERÂPEUTICA:

Entre 1943 e 1947, quando cursava a Faculdade Nacional de Medicina apliquei a auto-hemoterapia cumprindo ordem de meu pai, Professor Pedro Moura, nos pacientes que ele operava na Casa de Saúde S. José no Rio de Janeiro. A primeira aplicação era feita na residência do paciente e a 2ª, 5 dias depois na Casa de Saúde no quarto do paciente e era sempre de 10ml.

A finalidade da aplicação era evitar infecção ou outra complicação infecciosa pulmonar, já que a anestesia na época era em geral com éter que irritava bastante os pulmões. O cirurgião geral, Dr. Pedro Moura adotou este método face ao sucesso do Professor Jesse Teixeira que registrou em 150 cirurgias as mais variadas, 0% de complicações infecciosas pós-operatórias em 1940.

Depois de formado continuei a aplicar a auto-hemoterapia apenas em casos de acne juvenil e algumas dermatoses de fundo alérgico.
Entretanto, devo ao Dr. Floramante Garófalo, em 1976, quando este tinha então 71 anos, o conhecimento que resultou em mais abrangência da ação terapêutica da auto-hemoterapia. Em março de 1976 o Dr. Garófalo queixou-se de fortes câimbras em sua perna direita quando caminhava mais de 100 metros.

Sugeri ao colega que procurasse o angiologista, Dr. Antonio Vieira de Melo. Este decidiu fazer arteriografia da femural direita sendo constatada obstrução de cerca de 10cm ao nível do terço médio da coxa direita. O angiologista disse ao Dr. Garófalo que resolveria o problema com uma prótese que substituiria o segmento da artéria femoral obstruída.

O Dr. Garófalo disse ao angiologista que "não quero me tornar um homem biônico, amanhã terei outra artéria obstruída e terei que colocar novas próteses". Vou resolver o problema com a auto-hemoterapia.

Eu então me ofereci para fazer as aplicações. Durante 4 meses, de 7 em 7 dias aplicava 10ml de sangue no Dr. Garófalo que então decidiu se submeter à nova arteriografia de femoral direita, já que podia caminhar normalmente, porém o Dr. Antonio Vieira de Melo acreditava que era impossível que a artéria estivesse livre da obstrução atribuindo a melhora à sugestão. Repetida a arteriografia, não havia mais nenhuma obstrução na femoral direita. Foi então que o Dr. Garófalo me presenteou com os trabalhos de Jesse Teixeira, de 1940 e de Ricardo Veronesi, de 1976. O estímulo do S.R.E comprovado por Jesse Teixeira e as ações deste bem explicados no trabalho de Ricardo Veronesi explicavam a desobstrução da artéria femoral de Garófalo e abriam um enorme campo no tratamento das doenças auto-imunes.

Em setembro de 1976 internou-se na Clínica Médica do Hospital Cardoso Fontes uma paciente cujo diagnóstico foi esclarecido pela consultora dermatológica da Clínica, Dra. Ryssia Alvares Florião. Feitas as biópsias nas mamas, abdômen e coxa de A.S.O. (F) - 52 anos, encaminhadas estas à patologista do Hospital, Dra. Glória de Morais Patello, o diagnóstico foi: esclerodermia, fase final.

A Dra. Ryssia que tinha sido residente em Clínica Dermatológica nos Estados Unidos da América, em Nova York para onde convergiam os pacientes com E.S.P., disse que pouco podia fazer pela paciente, pois aquela Clínica era nada mais que um depósito de esclerodérmicos""

Iniciei o tratamento da paciente com esclerodermia, no dia 10/09/1976. Para provocar o desvio imunológico e assim aliviar a paciente apliquei 5 ml de sangue em cada deltóide e 5ml em cada glúteo, de 5 em 5 dias. A paciente já não caminhava há 8 meses e não deglutia sólidos, só líquidos, devido a estenose do esôfago. Dia 10/10/1976 a paciente saía andando do Hospital, com alta melhorada assinada pela Dra. Ryssia.

A partir deste caso em que a auto-hemoterapia comprovou ser poderosa arma terapêutica em doenças auto-imunes passei a aplicá-la também em doenças alérgicas com excelente resultado. Apresentarei resumidamente alguns casos que merecem destaque:
Em 1978, minha filha que vive na Espanha tinha ovários policísticos, não ovulava, era estéril. Solicitei ao Dr. Pedro - ginecologista e obstetra - que fizesse a auto-hemoterapia de 10 ml semanais.

Após 6 meses ela engravidou, e repetido o exame com insuflação tubária, já não haviam mais cistos. O Dr. Pedro fez o parto de meus netos, um casal hoje com 20 e 21 anos respectivamente e prosseguiu aplicando DIU ao longo de 20 anos a fim de evitar gravidez indesejada.

1982 - A paciente aluga cavalos para turistas em Visconde de Mauá. Foi picada por uma aranha Armadeira em sua perna direita, que gangrenou, ficando exposta a tíbia. Foi internada na Sta. Casa de Rezende onde foi decidida a amputação. Já na mesa de cirurgia a paciente decidiu que não aceitava a amputação da perna, como preconizava o Instituto Butantã para estes casos. Assinou termo de responsabilidade e foi liberada. Procurou-me e eu instituo a auto-hemoterapia e a lavagem da ferida com solução de cloreto de magnésio como fazia Pierre Delbet, cirurgião na guerra de 1914 a 1918. Em 20 dias a paciente estava curada, trabalhando com sua perna até hoje.


*Conheci a auto–hemoterapia quando estava a viver na Europa, com excelentes resultados. No Brasil a técnica é proibida pela máfia dos médicos e farmacêuticos, entre outros que rejeitam a técnica por não ser rentável. Preços irrisórios e qualquer pessoa podem usufruir deste tratamento ou benefício – Material gasto – apenas uma seringa!
O Brasil é mesmo um país atrasado, que serve aos interesses dos poderosos mafiosos – como sempre!!! JL.

*Sugestão: Vamos recorrer a está técnica, pois só assim conseguiremos legalizar  está  práticaJL.                                                                                                                                                                

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

GINSENG - O Remédio p/ Todos os Males.


Ginseng é considerado o remédio universal chinês. Ginseng significa homem-raiz porque as suas ramificações parecem figurar os braços e os órgãos genitais do homem.

O nome científico do ginseng – Panax ginseng. Também se designa por Panax quinquefolium.
Espontâneo na Coréia, Nepal, Manchúria e Sibéria. Cultivado na América do Norte. A colheita só deve ser feita quando a planta está no seu máximo desenvolvimento, o que segundo alguns autores levariam três a cinco anos.

Partes utilizadas: raízes de 10 cm a 25 cm de comprimento e 1 cm a 3 cm de diâmetro. Estas raízes possuem quase sempre aspecto antropomorfo (fazem lembrar o corpo humano), sendo a sua parte exterior branco-amarelada, com secção branca, frágeis e de sabor inicialmente doce e, posteriormente, um pouco acre e amargo.

A identificação botânica da raiz de ginseng remete-nos para uma planta perene de raiz aprumada e dividida, tendo o ginseng oriental folhas em forma de palma e pequenas flores esverdeadas que aparecem no fim do verão.

Tem origem nos radicais gregos pan (todo) e axos (Cura). A raiz de ginseng tem vindo a ser utilizada na China há mais de 4000 anos devido às suas propriedades tonificantes, estimulantes e afrodisíacas. Para os chineses é uma autêntica panacéia capaz de curar uma grande quantidade de doenças. No entanto, só a partir do século XVIII é que a raiz de ginseng surge na Europa, tornando-se igualmente popular nos países ocidentais pelos seus efeitos afrodisíacos. Em função das suas extraordinárias virtudes o ginseng é hoje objeto de numerosos estudos científicos realizados em todo o mundo.

*Propriedades:

O ginseng possui essencialmente propriedades tônicas, estimulantes e afrodisíacas. Age sobre o sistema neuro vegetativo. Manifesta uma ação catalisadora do metabolismo, aumentando o anabolismo protéico e a produção de ATP (dos substratos glicídios e lipídicos), conduzindo a uma regeneração funcional do organismo. Estimula a atividade cortiço supra-renal regula o metabolismo dos glicídios (reduzindo a hiperglicemia) e o metabolismo dos lípidos (reduzindo o colesterol e os triglicerídeos). Possui ainda uma ligeira ação cardiotônica e estimulante do aparelho respiratório.

Os princípios ativos da raiz do ginseng são de uma grande complexidade química e ainda não foi possível sintetizá-los na totalidade. Porém, salienta-se a presença significativa de ginsenósidos cujas ações terapêuticas são reforçadas por minerais e oligo elementos (entre os quais se assinalam o enxofre, germânio, manganésio, magnésio, cálcio e zinco). Verificando-se igualmente em quantidades significativas a presença de vitaminas B, B1, B2, B6, biotina, ácido pantotênico, fitosteróis, ácido nicotínico, mucilagem, enzimas e outras substâncias.

*Tipos de ginseng:

Existem atualmente vários tipos de ginseng. Convém por isso especificá-los a fim de clarificar a sua origem.

*Ginseng-coreano ou vermelho (Panax ginseng C.A. Meyer) - é o ginseng por excelência, isto é, o mais rico em princípios ativos.

*Ginseng-chinês (Panax repens Max) - é aquele que é cultivado na China e na Indochina.

*Ginseng-americano (Panax quinquefolium L.) - é cultivado no nordeste dos E.U e sudeste do Canadá.

*Ginseng-russo ou siberiano (Eleutherococus senticosus Maxim) - é cultivado com fins medicinais e apresenta propriedades muito semelhantes às do ginseng-coreano.

*Modo de Utilização:

A raiz de ginseng pode ser tomada sob a forma de pó, extratos, cápsulas, ampolas bebíveis, xaropes, entre outros preparados amplamente disponíveis no mercado natural. O fato de esta raiz ser muito cara tem-se verificado que alguns produtos à base de ginseng não oferecem muita qualidade. Isto é, as percentagens de ginseng existentes no produto são, por vezes, muito mais baixas do que aquilo que se menciona no rótulo.

No caso de se obter a raiz deve-se tomá-la deixando em decocção durante 15 minutos 10g de raiz finamente cortada, por litro de água, deixando depois em infusão 1 hora. Tomar 2 xicaras por dia.

É importante mencionar que o uso de doses excessivas pode causar dores de cabeça e nervosismo. Não convém igualmente associar o uso interno da raiz de ginseng com: o café ou o chá preto, uma vez que isso também pode favorecer excitação nervosa e também com medicamentos que contenham ferro, dado que este mineral interfere quimicamente com os princípios ativos do ginseng, reduzindo os seus efeitos.

*Uso Medicinal:

O uso tradicional do ginseng remete-nos para os casos em que é necessário fortalecer a digestão, os pulmões, acalmar o espírito, incrementar energia no organismo. Por exemplo, os chineses usam o ginseng para tratar a falta de apetite, esquecimento, inquietação, palpitações, insônia, transpiração e debilidade em geral.

Durante o século XX, o ginseng foi-se popularizando no Ocidente como sendo, sobretudo um estimulante sexual, mas atualmente é recomendado em casos relacionados com: esgotamento físico, astenia (em especial, a senil) stress, convalescenças, impotência e frigidez, alterações funcionais cardiovasculares, depressão, ansiedade, insônia, doenças psicossomáticas como: gastrites, colites, enxaquecas, asma, palpitações, hiper ou hipotensão arterial, anemia, insuficiência hormonal, esterilidade masculina e feminina.

O ginseng não pode ser utilizado durante a gravidez e em tratamentos prolongados, pois pode provocar uma síndrome que se caracteriza especialmente por cefaléias, perturbações visuais, hipersensibilidade e hiperemotividade.

*Efeitos Variados:

Os efeitos do ginseng sobre o organismo são muito variados. O primeiro de todos eles é, sem dúvida, a sua ação tonificante – graças aos ginsenósidos que, ao contrário do efeito excitante provocado, por exemplo, pelo café, chá preto, cocaína e outras drogas, melhoram os processos metabólicos e aumenta a produção de energia nas células, proporcionando assim um melhor rendimento físico e uma maior resistência à fadiga. O ginseng tonifica sem excitar e sem criar dependência.

Ao nível do sistema nervoso o ginseng possui efeitos antidepressivos e ansiolíticos (elimina a ansiedade) uma vez que favorece a atividade mental, aumentando a capacidade de concentração e de memória.

O fato de o ginseng aumentar a capacidade de adaptação do organismo aos esforços físicos ou psíquicos promove simultaneamente a estimulação e equilíbrio das glândulas do sistema endócrino. Sendo também recomendado em casos de hiper ou hipotensão arterial, o ginseng tem, ao nível do sistema cardiovascular, um efeito vasorregulador, normalizando a pressão arterial.
Convém lembrar que o ginseng não é um afrodisíaco no sentido restrito da palavra. A sua ação ao nível do sistema reprodutor não consiste em excitar o desejo sexual, mas em melhorar a capacidade e o funcionamento dos órgãos genitais. Daí que estimula as glândulas sexuais, aumenta a produção de hormônios e a capacidade sexual.

*Mais saúde com ginseng! JL.

sábado, 2 de janeiro de 2010

2010 - Orixás Africanos regentes - Yemanjá / Oxalá.


2010 será governado por Yemanjá. Senhora dos mares e mãe de quase todos os outros orixás, essa divindade traz fartura, romantismo e gravidez.
Ela avisa que março, abril, junho, julho e agosto são os meses mais favoráveis para as mulheres e os mais rentáveis para homens que trabalham com produtos dirigidos ao público feminino.
Será um ano de realizações intelectuais, de transformações e mudanças. Geralmente, a natureza se manifesta nestes anos com muitas chuvas e enchentes.
A cor de Yemanjá é azul e branco. Procure usar roupas nessas cores e decore seu ambiente com vasos de flores brancas.
Ela governará 2010 juntamente com pai Oxalá e pai Odé. Oxalá, Deus supremo do candomblé, vai encher de beleza, perfeição, evolução, amor e progresso o ano de 2010.
*Ano do Tigre, segundo o Horóscopo Chinês:

O ano de 2010, começará com um estrondo e acabará com um choramingo.
Nada será feito numa escala pequena, ou tímida.
Tudo, bom e mau, pode e será levado aos extremos. As fortunas podem ser feitas e perdidas. Se você tiver uma possibilidade poderá agarrá-la mas nunca esqueça que tem grandes obstáculos pela frente.
Será uma época de testar a sua diplomacia. Como o tigre, nós tenderemos a agir sem pensar e a terminar lamentando-nos pela pressa que tivemos.
Entretanto, o ano forte e vigoroso do tigre pode também ser usado para injetar vida e vitalidade em causas perdidas, em riscos, em indústrias que se afundam.
*Ano de Vênus, segundo a Astrologia:
O ano  de 2010, promete destaque na realização de nossos desejos e a tudo aquilo que nos traz prazer e satisfação. Recomeço, transformação e busca da identidade e valores serão marcas nesse ano.
Sob a regência de Vênus, as pessoas buscarão o entendimento, os acordos de paz, os tratados, e estarão mais propensas a dividir o pão de cada dia com seus semelhantes.
Os assuntos ligados à saúde e à proteção da mulher serão salientados pela mídia e não faltarão grande eventos de moda, sociais e artísticos.

*Ano do número 3, segundo a Numerologia:
A virbração do número 3 fornece força suficiente para as as pessoas se expressarem melhor, terem mais inspiração e criatividade.
Entretanto, elas devem se esforçar para captar e transformar essas vibrações em situações adequadas à sua realidade Isso trará bons resultados no trabalho e nos estudos.

*Ano de 2010 - Orixá regente Yemanja.
No próximo ano de 2010 temos como orixá regente a nossa mãe Yemanja, seu nome provém do yoruba e significa "mãe cujo os filhos são peixes", mãe Yemanja é a dona dos mares das aguas salgadas da fartura e dos pensamentos.
Existe muitas lendas sobre essa mãe deusa das aguas, sendo ela esposa de Oxalá dos quais tiveram muitos filhos alguns orixás, denomina-se Yemanja sendo uma das primeiras deusas da criação do mundo.
Mãe yemanja nos auxília nos casos de saúde, paz, amor é a deusa protetora dos pescadores, marinheiros !
A cor indicada para entrarmos o ano novo com boa sorte e com sua proteção é azul e branco, sendo que mãe yemanja governará o próximo com pai Oxalá e pai Odé.
Oração a mãe Yemanja:
Ascenda uma vela azul ,
Ó soberana mãe das aguas venha a mim nesse momento de aflição,
Com minha fé e devoção ascendo te esta vela para iluminar meus pedidos e caminhos
Ó mãe Yemanja assim como contróla a senhora a força das aguas venha e ajude-me no que eu nescessito (fazer o pedido)
Com seu manto azul perolado cubra a minha vida de alegrias e todos aqueles que me estão ao redor, e aqueles que pensam ser meus inimigos esses mãe soberana mude lhe os pensamentos para que tornem-se dignos e lhe tire o ódio do coração,
Ajude me mãe a resolver o que me aflige e me acompanhe nesta jornada para que males não me alcance
Ó soberana mãe Yemanja desde ja lhe agradeço pois tenho fé que estarás comigo,
Omio omiodo ya!!!

*Lenda:
Yemanjá era filha de Olokum, deus (em Benim) ou deusa (em Ifé) do mar. yemanjá foi casada com Orumila, deus da adivinhação mais tarde casou dom Olofin, Rei de Ifé, com que teve dez filhos, que correspondem a Orixás.

Yemanjá foge em direção a oeste, pois se cansara de Ifé. Olokum lhe dera uma garrafa contendo um preparado para usar se precisasse, ela deveria quebrar somente em caso de extremo perigo.


Yemanjá foi viver no entardecer da terra, o oeste Olofin Odùduà, Rei de Ifé, põe todo o seu exército a procura de sua mulher. yemanjá cercada resolve quebrar a garrafa conforme lhe foi dito. No mesmo instante criou-se um rio levando Yemanjá para Okun, o oceano, lugar onde vive Olokun.

Por isso Yemanjá é representada na imagem com grandes seios, simbolizando a maternidade e a fecundidade.

*Yemanjá:
Deusa da nação de Egbé, nação esta Ioruba onde existe o rio Yemojá (Iemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares. Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás. Por isso a ela também pertence a fecundidade.Em todos os lugares, no dia 2 de fevereiro ou no ano novo fazem-se homenagens a grande mãe yemanjá. É protetora dos pecadores e jangadeiros.

*Salve a rainha do mar...Iemanjá!!! JL