segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jardim...


'Quem não planta jardim por dentro,

Não planta jardins por fora,

Nem passeia por eles'.


'Rubens Alves'.

*Quem não planta com o coração nunca terá flores nem frutos...  JL.

Mentiras...


Quantas mentiras nos contaram; foram tantas, que a gente bem cedo começa a acreditar e, ainda por cima, a se achar culpada por ser burra, incompetente, e sem condições de fazer da vida uma sucessão de vitórias e felicidades.

Uma das mentiras:

É a que nós, mulheres, podemos conciliar perfeitamente as funções de mãe, esposa, companheira e amante, e ainda por cima ter uma carreira profissional brilhante.

É muito simples: não podemos.

Não podemos; quando você se dedica de corpo e alma a seu filho recém-nascido, que na hora certa de mamar dorme e que à noite, quando devia estar dormindo, chora com fome, não consegue estar bem sexy quando o marido chega, para cumprir um dos papéis considerados obrigatórios na trajetória de uma mulher moderna: a de amante.

Aliás, nem a de companheira; quem vai conseguir trocar uma idéia sobre a poluição da Baía de Guanabara se saiu do trabalho e passou no supermercado rapidinho para comprar uma massa e um molho já pronto para resolver o jantar, e ainda por cima está deprimida porque não teve tempo de fazer uma escova?

Mas as revistas femininas estão aí, querendo convencer as mulheres - e os maridos - de que um peixinho com ervas no forno com uma batatinha cozida al dente, acompanhado por uma salada e um vinhozinho branco é facílimo de fazer - sem esquecer as flores e as velas acesas, claro, e com isso o casamento continuar tendo aquele toque de glamour fun-da-men-tal para que dure por muitos e muitos anos.

Ah, quanta mentira!

Outra grande, diz respeito à mulher que trabalha; não à que faz de conta que trabalha, mas à que trabalha mesmo. No começo, ela até tenta se vestir no capricho, usar sapato de salto e estar sempre maquiada; mas cedo se vão as ilusões. Entre em qualquer local de trabalho pelas 4 da tarde e vai ver um bando de mulheres maltratadas, com o cabelo horrendo, a cara lavada, e sem um pingo do glamour - aquele - das executivas da Madison.

Dizem que o trabalho enobrece, o que pode até ser verdade. Mas ele também envelhece, destrói e enruga a pele, e quando se percebe a guerra já está perdida.

Não adianta: uma mulher glamourosa e pronta a fazer todos os charmes - aqueles que enlouquecem os homens - precisa, fundamentalmente, de duas coisas: tempo e dinheiro.

Tempo para hidratar os cabelos, lembrar de tomar seus 37 radicais livres, tempo para ir à hidroginástica, para ter uma massagista tailandesa e um acupunturista que a relaxe; tempo para fazer musculação, alongamento, comprar uma sandália nova para o verão, fazer as unhas, depilação; e dinheiro para tudo isso e ainda para pagar uma excelente empregada - o que também custa dinheiro.

É muito interessante a imagem da mulher que depois do expediente vai ao toalete - um toalete cuja luz é insuportavelmente branca e fria, retoca a maquiagem, coloca os brincos, põe a meio preta que está na bolsa desde manhã e vai, alegremente, para uma happy hour.

Aliás, se as empresas trocassem a iluminação de seus elevadores e de seus banheiros por lâmpadas âmbar, os índices de produtividade iriam ao infinito; não há auto-estima feminina que resista quando elas se olham nos espelhos desses recintos.

Felizes são as mulheres que têm cinco minutos - só cinco - para decidir a roupa que vão usar no trabalho; na luta contra o relógio o uniforme termina sendo preto ou bege, para que tudo combine sem que um só minuto seja perdido.

Mas tem as outras, com filhos já crescidos: essas, quando chegam em casa, têm que conversar com as crianças, perguntar como foi o dia na escola, procurar entender por que elas estão agressivas, por que o rendimento escolar está baixo.

E ainda tem as outras que, com ou sem filhos, ainda têm um namorado que apronta, e sem o qual elas acham que não conseguem viver .
Segundo um conhecedor da alma humana, só existe três coisas sem as quais não se pode viver:
ar, água e pão.

Convenhamos que é seja difícil ser uma mulher de verdade; impossível, eu diria.
Parabéns para quem consegue fingir tudo isso....

'Danuza Leão'.

*As mulheres já sabem, mas os homens...para simples informação! JL.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Quebra-Pedra (Phyllanthus niruri L.).


A Quebra-Pedra (Phyllanthus niruri L.).

O nome Phyllanthus vem do grego phyllon (folha) e anthos (flor), em referência às flores produzidas em ramos que se assemelham a folhas compostas. A maior parte do gênero é de origem paleotropical, com cerca de 200 espécies distribuídas pelas Américas, principalmente Brasil e Caribe.
Cerca de onze espécies atingem latitudes temperadas, mas não são encontradas na Europa e na costa pacífica do continente americano.
No Brasil, as espécies mais conhecidas e chamadas popularmente de quebra-pedra, arrebenta-pedra ou erva-pombinha são as Phyllanthus niruri L.,Phyllanthus amarus Schum. & Thonn e Phyllanthus tenellus Roxb. Müll. Arg., reconhecidas popularmente por suas propriedades diuréticas, sendo utilizadas na eliminação de cálculos renais. Recentes pesquisas descobriram em várias espécies do gênero uma atividade anti-viral, com possíveis aplicações no tratamento da Hepatite-B e câncer.

A espécie mais facilmente encontrada no Brasil - e também a mais utilizada - é a Phyllanthus niruri. O uso praticamente se restringe à medicina popular, uma vez que quase não são vistas espécies deste gênero utilizadas como ornamentais.

Também conhecida como arrebenta-pedra, arranca-pedras, erva-pombinha, erva-pombinha-do-ceará, erva-pombo, fura-parede, quebra-panela, quebra-pedra-branco, rebenta-pedra, saúde da mulher, entre outros nomes.

É adstringente, analgésica, anti-séptica, antiblenorrágica, antidiarréica, antiespasmódica, anti-hipertensora, anti-hipercolesterolêmica, anti-hepatite B, anti-hepatotóxica, antiinflamatória, anti-hidrópica, antilítica, antiinfecciosa das vias urinárias, antinefrítica, anti-séptica, antiictérica, antidiabética, antitumoral, anticancerígena, antivirótica, aperiente, citostática, desobstruente, diurética, estomáquica, febrífuga, hepatoprotetora, hipoglicêmica, inibidora ACE, inibidora da transcriptase reversa do HIV, purgativa, relaxante, sedativa, sudorífera, tônica e vermífuga.

É indicada em casos de ácido úrico, afecções urinárias, da pele, da boca, da garganta, da próstata e do fígado, albuminúria, amenorréia, areias e cálculos renais, catarros vesicais, cistite, cólica renal, contusões, diabetes melitus com polineruropatia, disenteria, edemas, eliminação de urólitos, emético, febre palustre, feridas, gangrenas, gota, hemorragias, hepatite B, hipertensão arterial, icterícia, inapetência, infecções pulmonares, litíases renais, problemas na próstata, úlceras e verrugas, além de ser relaxante muscular, analgésica e inseticida de pulgas e piolhos.

Observação: A quebra-pedra não deve ser utilizada por crianças, gestantes e lactante, bem como por pessoas com alergia a plantas do gênero Phyllanthus.
Em doses altas, é abortiva e purgativa e pode ser tóxica. O uso prolongado (por mais de 21 dias seguidos) ou em altas doses provoca desmineralização do organismo.

Modo de usar:

Para fazer o chá, ferva durante 10 minutos 10 gramas da planta seca em 1 litro de água. Tome 2 a 3 xícaras ao dia. Para cálculos renais, tome o chá à vontade durante o dia por três semanas. Pare sete dias e, se necessário, repita.

Para câncer, use 40 gramas da planta fresca para um litro de água.
Para diabetes, use 75 gramas da erva fresca para um litro de água.
Para distúrbios renais, use 30 gramas da planta fresca para um litro de água.
Para diurese, use 35 gramas da planta fresca para um litro de água.


*Excelente diurético... JL.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Assim Sou Eu... Comportada.


Comportada...
Eu nunca fui uma moça bem-comportada.
Pudera, nunca tive vocação pra alegria tímida, pra paixão sem orgasmos múltiplos ou pro amor mal resolvido sem soluços.
Eu quero da vida o que ela tem de cru e de belo.
Não estou aqui pra que gostem de mim.
Estou aqui pra aprender a gostar de cada detalhe que tenho.
E pra seduzir somente o que me acrescenta.
Adoro a poesia e gosto de descascá-la até a fratura exposta da palavra.
A palavra é meu inferno e minha paz.
Sou dramática, intensa, transitória e tenho uma alegria em mim que me deixa exausta.
Eu sei sorrir com os olhos e gargalhar com o corpo todo.
Sei chorar toda encolhida abraçando as pernas.
Por isso, não me venha com meios-termos, com mais ou menos ou qualquer coisa.
Venha a mim com corpo, alma, vísceras, tripas e falta de ar...
Eu acredito é em suspiros, mãos massageando o peito ofegante de saudades intermináveis, em alegrias explosivas, em olhares faiscantes, em sorrisos com os olhos, em abraços que trazem pra vida da gente.
Acredito em coisas sinceramente compartilhadas.
Em gente que fala tocando no outro, de alguma forma, no toque mesmo, na voz, ou no conteúdo.
Eu acredito em profundidades...
E tenho medo de altura, mas não evito meus abismos.
São eles que me dão a dimensão do que sou.

'Maria de Queiroz'.

*Também estou nessa fase! Intensidade total... JL.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Não Sofras Pelo Que Não Vale à Pena!


Querida Amiga! Não sofras pelo que não vale à pena!

O universo é inteligente e envia-te muitos sinais. Espero que tu saibas ler, esteje atenta para fazer uma boa leitura do que ele envia-te.
É a lei cármica de causa e efeito ou choque de retorno, subordinada ao imperativo ou determinismo de quem com ferro fere, com ferro será ferido.
Se hoje tu vives alguma dor, não se deixa abater, pois a dor serve para quebrar a resistência, acordar, diluir ilusões, abrir caminhos, destruir a couraça de rótulos e fantasias que a gente criou.
A dor é o remédio que ajuda a amadurecer, abrindo a muralha de nossos preconceitos.
O que é a dor senão um alerta da necessidade da mudança?
Tirando a causa, o efeito desaparece.
Pois a aceitação não acontece com o intelecto mas sim com o sentimento.
Amiga, viva o momento, não se apresse em ir em frente...há muito que aproveitar da vida 'agora'.
Não seja tão dura consigo mesmo; vc veio nesta vida para aprender tudo sobre quem vc é, então aproveite a experiência.
Não tenhas medo de nada nem de ninguém, pois existem 2 energias dominantes na vida, amor e medo.
O amor supera tudo.
Fique fora do medo. Não há nada a temer, o medo só traz o caos.


*Beijo, beijo, adoro-te amiga querida. Vc, Filha e Baby, fazem parte da minha vida! E que bom que assim é!!!  Jojô.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Óleo de Coco / Gordura que emagrece.


O óleo do coco é considerado auxiliar no emagrecimento quando incluído no cardápio diário.

Eis um fruto bem aproveitado. Sua polpa permite a preparação de uma infinidade de pratos doces e salgados. E tem mais: a água contida em seu interior é rica em minerais e considerada um isotônico natural. Como se não bastasse, desse alimento também é extraída uma substância que, cada vez mais, ganha a simpatia de quem busca saúde e um corpo enxuto.

Apesar de visto como um vilão no passado, por conter alto teor de gordura saturada, o óleo de coco ressurge como um herói na alimentação. "De fato, a versão extra-virgem, obtida por prensagem a frio, sem refinação - é uma gordura saturada, mas de origem vegetal, sem colesterol e de fácil digestão e absorção pelo organismo, se transformando rapidamente em energia", o melhor desse óleo está no seu alto teor de Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM), um tipo de gordura boa e difícil de ser encontrado em alta concentração. "Quando consumido regularmente, ele auxilia na redução do colesterol ruim (LDL), no aumento dos níveis de energia, no processo de emagrecimento e na redução da adiposidade abdominal. Também eleva a capacidade antioxidante geral do organismo e pode atenuar o processo de envelhecimento cutâneo".

Em diversas ilhas do Oceano Pacífico, o óleo de coco extra-virgem é o principal tipo de gordura utilizada na dieta dos nativos e corresponde, em algumas regiões, a cerca de 60% das calorias diárias ingeridas. Vale dizer que, nestes locais, a incidência de doenças comuns no mundo ocidental, como diabetes, cardiopatias, câncer e obesidade, é baixíssima.
Pesquisadores compararam o cardápio de parte da população que mantinha a dieta local tradicional com a outra parcela que seguia um cardápio ocidentalizado. O resultado mostrou que a saúde e a dentição dos habitantes com dieta tradicional eram excelentes, enquanto a outra parte apresentava mais problemas de saúde e doenças degenerativas. Menos peso, mais saúde.

Como a gordura do óleo de coco não precisa de enzimas especiais para ser absorvida e se transforma rapidamente em energia, não fica depositada no corpo. Por isso, ela é considerada termogênica (aumenta a produção de calor no organismo e queima gorduras) e ajuda no emagrecimento. "O óleo da fruta tem o poder de estimular o metabolismo orgânico, aumentando o gasto calórico, e converte calorias em energia". E isso não ocorre com o consumo de Triglicerídeos de Cadeia Longa (TCL), que estão presentes em outros tipos de óleo, como os de soja, girassol e milho. Emagrecer com a gordura do coco é uma conseqüência desse processo. "O ideal é adotar o seu consumo para melhorar a saúde como um todo. E, nas pessoas com excesso de peso, surge uma agradável surpresa: o emagrecimento, que pode chegar a 3 kg por semana!". E ainda: "Estudos mostram que, mesmo quando se abandona o consumo do óleo, os resultados da dieta são mais duradouros se comparados aos de outros regimes".

Benefícios do coco:


A fruta tem alto poder antioxidante e colabora na diminuição da produção de radicais livres, graças à ação da vitamina E.

Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e promove a elevação do bom (HDL), contribuindo assim para a prevenção e o tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.

O coco, melhora o sistema imunológico, previne e age no combate a bactérias e fungos. Conseqüentemente, facilita a absorção dos nutrientes, aumentando todas as defesas do organismo.

A gordura apresenta grande concentração de ácido láurico, o mesmo presente no leite materno.

Ajuda a regular a função intestinal, tanto nos casos de prisão de ventre como nos de diarréias. E ainda protege a flora intestinal.

Estudos realizados há mais de 30 anos comprovaram que ela estimula a função da tireóide. O bom funcionamento dessa glândula faz com que o mau colesterol (LDL) produza hormônios necessários na prevenção de doenças e outros males crônicos.

Ele controla a compulsão por carboidratos, pois proporciona uma sensação de saciedade e não estimula a liberação de insulina. Dessa forma, diminui a compulsão por doces.

Uso e efeito:

A melhora começa a aparecer após a segunda semana de consumo. A recomendação é de 3 colheres (sopa), distribuídas ao longo das refeições.

Ele pode também ser utilizado como tempero de saladas, misturado ao iogurte, em shakes, passado em torradas, etc... Existe também em cápsulas.

Se ocorrer diarréia, deve-se diminuir a dose.

A substância pode ser tomada pura ou misturada aos alimentos ou em substituição a outros óleos, que perdem as características quando submetidos ao calor. "O óleo de coco é muito resistente à alta temperatura e não elimina suas propriedades quando aquecido".

Na hora da compra, fique atenta! O óleo não deve ser submetido a processo de refinação. Quando refinados, perdem seus antioxidantes e alguns ainda são hidrogenados, transformando-se nas gorduras trans, estas, sim, muito nocivas à saúde.
Segundo os seus defensores, com o consumo é possível eliminar até 3 kg por semana

*O óleo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e orgânicos.
  Temos a venda na loja Organicus, no Tiffany – Lj 75, 2º piso. JL.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

VÍRGULA,



Sobre a Vírgula.

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.

Não, espere.
Não espere...

Ela pode sumir com seu dinheiro.

23,4.
2,34.

Pode criar heróis..

Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.

Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.

Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.

Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Detalhes Adicionais:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

*Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
*Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

*A vírgula é um sinal de pontuação. Tem como função indicar uma pausa e separar membros constituintes de uma frase. JL.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Não Entendo...


Não entendo.
Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender.
Entender é sempre limitado.
Mas não entender pode não ter fronteiras.
Sinto que sou muito mais completa quando não entendo.
Não entender, do modo como falo, é um dom.
Não entender, mas não como um simples de espírito.
O bom é ser inteligente e não entender.
É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida.
É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice.
Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco.
Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.

'Clarice Lispector'.

*E são nas palavras que a catarse se concretiza.
Clarice mexe comigo...  "Não entendo...isto é tão vasto que ultrapassa qualquer entender". JL.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

...além da vã Filosofia...


     ...além da vã Filosofia...                                                     

...não sou pra todos. Gosto muito do meu mundinho. Ele é cheio de surpresas, palavras soltas e cores misturadas. Às vezes tem um céu azul, outras tempestade. Lá dentro cabem sonhos de todos os tamanhos. (...) Todas as pessoas que estão dentro dele não estão por acaso. São necessárias...
C. F. Abreu.

*No meu mundinho cabem sempre muitos sonhos... JL

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Saúde / Alimentação.


Refrigerantes dietéticos elevam risco de infarto e AVC.

Pesquisa mostrou que consumo diário aumentava em 61% a chance de ter problemas cardiovasculares.
Um estudo publicado nesta quarta-feira (9) sugere que os consumidores frequentes de refrigerantes dietéticos correm um risco maior de sofrer ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) do que as pessoas que não consomem refrigerante nenhum.

O estudo acompanhou 2.564 pessoas em Manhattan e descobriu que as que consumiram bebidas dietéticas diariamente tiveram um risco 61% maior de sofrer problemas vasculares do que as pessoas que disseram não beber nenhum refrigerante.

Quando os cientistas estabeleceram relação dos dados com síndrome metabólica, doença vascular periférica, e histórico de doença cardíaca, o risco foi 48% maior, destacou o estudo apresentado na conferência internacional sobre Acidente Vascular da Associação Americana de AVC.

"Se nossos estudos se confirmarem com análises futuras, isto sugeriria que uma dieta forte em refrigerantes dietéticos pode não ser um substituto ideal para bebidas adoçadas com açúcar", disse a chefe dos estudos, Hannah Gardener, da Escola de Medicina da Universidade de Miami.

*Alerta: refrigerantes dietéticos podem não ser, a melhor alternativa para substituir bebidas com açúcar. Esse excesso de açúcar pode causar cáries, conforme a sensibilidade e predisposição de cada indivíduo, sobrepeso, obesidade, flatulência (gases), agravar quadros de gastrite, diabetes  - além de fatores genéticos, estresse, etc, níveis elevados de triglicérides sanguíneos, o que pode levar ao aumento dos níveis do colesterol total e da fração LDL (mau colesterol). JL.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Meditação X Prozac.


Será que a prática milenar dos monges budistas pode substituir os antidepressivos?

Os anos 90 representaram um marco na compreensão da mente humana.
O cérebro foi parar na tela de computadores, segredos da química psíquica foram aos poucos desvendados e, animados com o que viam, os cientistas começaram a desenvolver uma nova safra de moléculas, destinadas a curar toda sorte de males e transtornos mentais.

Freud foi comparado a um xamã e começou a era do prozac, alardeado como a droga da felicidade. Bastava tomar uma pílula e tudo estava resolvido: depressão, ansiedade, o fora da namorada e a angústia existencial. Pois este século começa com mais uma reviravolta nos estudos sobre a mente.

Pesquisas de instituições respeitadas do mundo inteiro sugerem que os mais modernos antidepressivos podem, em muitos casos, ser substituídos ou pelo menos complementados – por uma das mais antigas práticas do budismo: a meditação. “Há vários estudos demonstrando que a meditação é muito útil no tratamento de depressão, da ansiedade e do stress”, afirma S. Lazar, neurocientista do Massachusetts G. Hospital.
Nos Estados Unidos, meditar virou uma mania. Várias escolas de medicina transformaram a meditação em disciplina.
Hospitais oferecem espaços e orientação para tranqüilizar pacientes antes de cirurgias, pois, de acordo com pesquisas, quem medita necessita de doses menores de anestesia.

Instrutores ensinam a técnica nas cadeias para tentar reduzir os índices de violência. Funcionários de repartições públicas e de grandes empresas como o Google e a Hughes Aircraft interrompem o trabalho para meditar porque, segundo consultores, isso aumenta a produtividade.  

‘Existem pessoas preparadas para curas mais sutis’.

*Dois Fatores explicam a atual onda da meditação:
O primeiro é o descontentamento do homem moderno diante de uma rotina de trabalho cada vez mais desgastante. Meditar é uma boa oportunidade para dar um tempo, desligar, ou numa palavra “desacelerar”.
O segundo fator é o aval que a prática milenar de monges tibetanos tem recebido de gente séria ligada à ciência ocidental.
O neurocientista americano R. Davidson, afirma que a meditação altera as estruturas cerebrais e muda o padrão de suas ondas, protegendo contra a depressão, a ansiedade e os efeitos do stress.

Harvard verificou que a massa cinzenta de quem praticava meditação havia cerca de oito anos era mais densa. De acordo com este estudo, para obter tal efeito não era necessário passar dez horas por dia meditando, como os tibetanos – bastavam 40 minutos por dia, em duas sessões.
As diferenças de densidade apareciam nas áreas do cérebro responsáveis pelo raciocínio, pela atenção e pela tomada de decisões. Foi observada também uma redução na deterioração natural dos neurônios provocada pelo envelhecimento. Os cientistas suspeitam que a meditação, como o exercício físico, possa ser uma das atividades capazes de criar novas células cerebrais – o que, até poucos anos atrás, era tido como impossível.

Trabalhos inovadores por mostrar indícios concretos de que a meditação interfere no cérebro.
A hiperatividade e a falta de concentração das crianças também vêm sendo combatidas com meditação.
Problemas de saúde que frequentemente possuem fundo emocional, como hipertensão, distúrbios gastrintestinais e dores crônicas, também podem ser amenizados com a meditação, de acordo com algumas pesquisas.

O que torna a técnica da meditação atraente é uma coincidência de princípios entre a filosofia oriental e a psiquiatria moderna. Para os monges, a meditação põe em prática um princípio filosófico – fixar-se no presente, desprende-se do passado e não alimentar preocupações inúteis sobre o futuro. Para a psiquiatria, os distúrbios que afetam os maiores números de pacientes são caracterizados peça insistência em remoer frustrações passadas – caso da depressão ou angústia exagerada diante do futuro – caso da ansiedade. Em princípio, qualquer um pode aprender a meditar. Basta concentrar toda a atenção num único pensamento, objeto ou som ao mesmo tempo em que se relaxa o corpo.

Na descrição mais comum, meditar é “Esvaziar a Mente”. É um processo simples e, na realidade, não exige que se pare de pensar. Ninguém consegue parar de pensar totalmente – exceto, segundo Márcia, os monges tibetanos, quando decidem que é hora de morrer. Quem medita tenta aumentar cada vez mais a duração dos intervalos entre um pensamento e outro. Só assim segundo os praticantes, é possível acessar por breve instantes aquilo que o escritor e médico indiano Deepak Chopra chama de “campo do potencial puro”, momento em que a mente parece estar totalmente limpa.
Os pesquisadores, por admiração ou crença, não podem abandonar a análise objetiva das descobertas sobre a meditação, sob pena de deixarem de ser cientistas para serem fiéis.

*A meditação é uma prática, um experimentar e sentir o nosso lado interno. Esta prática consiste essencialmente em uma redução de ritmo do nosso corpo e da nossa mente. Ao sentar-se confortavelmente, com a coluna ereta, relaxado e vigilante, focando a entrada e saída do ar das narinas, já produzimos um pequeno milagre: corpo estático, talvez pela primeira vez em anos, dando-nos chance de respirar tranquilamente, sem outro objetivo que não respirar e observar a respiração.
Quando os pensamentos e emoções vierem, apenas observe, sem se deixar levar por eles, aguardando que passem como nuvens no céu, e voltando a observar a respiração tantas vezes quantas forem necessárias. JL.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ano do Coelho / Horóscopo Chinês.

 
Do dia 3 de fevereiro de 2011 a 22 de janeiro de 2012, teremos a influência do Coelho de Metal no Horóscopo Chinês.

Um ano calmo muito bem vindo e muito necessitado após o ano feroz do Tigre. Nós devemos apagar alguns pontos, curar as nossas feridas e começar com algum descanso após todas as batalhas do ano precedente.
O bom gosto e refinamento brilharão em tudo e as pessoas reconhecerão que a persuasão é melhor do que a força. Uma época harmoniosa em que a diplomacia, as relações internacionais e a política darão um grande passo outra vez. Nós agiremos com discrição e faremos concessões razoáveis sem demasiada dificuldade.

Segundo os chineses o ano do coelho é reconhecido por trazer a paz ou ao menos um respeito pelo conflito ou guerra.
Simboliza a graciosidade, as boas maneiras, conselhos sadios, bondade e sensibilidade à beleza.
O coelho é extremamente afortunado nos negócios e em transações financeiras, favorecendo muito quem realmente quer crescer em 2011.
Devemos prestar atenção a tudo que se passa a nossa volta, para não perder as boas oportunidades.
Não se esquecer de cumprir com as regras e regulamentos, pões as leis e a ordem serão o máximo neste ano. Teremos um estilo de vida cheio de lazer.
Ano temperado, mais em ritmo lento. Pode-nos parecer possível ser feliz sem demasiado cuidado.
O momento de prestar atenção ao que se passa à nossa volta. A influência do Coelho tende a estragar os momentos de mais conforto despertando e relevando a eficácia e o sentido do dever.

A lei e a ordem serão as máximas deste ano; as regras e os regulamentos deverão ser cumpridos. No entanto, ninguém parece incomodar-se muito com estas realidades desagradáveis. Estão mais ocupados em se apreciar ou simplesmente a fazer coisas fáceis. O cenário é quieto e calmo, deteriorando-se ao ponto de provocar sonolência. Nós todos teremos uma tendência para por de lado as tarefas desagradáveis por um período o mais longo possível.

Segundo uma lenda chinesa, segundo a qual Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de ano novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes e seriam designados os 12 primeiros animais a chegar, como signos de um ano, respectivamente.
Apenas doze animais compareceram e ganharam m ano de acordo a ordem de chegada.
De acordo com um antigo texto budista, quando os animais terminam suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. O rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigem os defeitos de seu trabalho no 13° dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.

*Não há nenhuma luta interna no grande coração do nativo de Coelho entre as forças do bem e do mal. Acredita na sua própria capacidade de sobreviver, confia em seu próprio julgamento e está em paz com ele próprio. O seu signo é o mais apto para encontrar a felicidade e o contentamento. JL.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O que é a Soja?


Quais são os nutrientes da Soja?

A Soja – Nome científico: Glycine max , é uma leguminosa da família das papilionaceae.
A planta desenvolve-se até atingir dois metros de altura ao fim do primeiro ano, existindo no meio selvagem mais de 1000 variedades diferentes.
A variedade mais comum é a de cor amarela, utilizado devido ao seu elevado valor nutritivo.
A planta apresenta flores brancas ou violetas, que contêm entre um a quatro grãos amarelos. Estes desenvolvem-se sob a forma de vagens que contêm os grãos de soja. Os grãos de soja são igualmente uma fonte de vitaminas e minerais, como o magnésio, o potássio, fósforo, cálcio, Vit. B1 (tiamina), Vit.B2 (riboflavina), B5 (ácido pantoténico), Vit. E e o ácido fólico.

A planta e o grão – Os produtos de soja são produzidos a partir de grãos de soja, uma fonte abundante de elementos nutritivos. Não devem ser confundidos com os rebentos de soja que se compram nos supermercados, pois estes são ‘Rebentos de Feijão-mungo.
Os grãos de soja são um alimento nutritivo e saudável, com uma utilização muito variada.

Quais são os nutrientes da Soja?

A nossa dieta diária – Todos queremos envelhecer saudáveis e felizes e os alimentos desempenham um papel importante na apreciação geral do nosso bem-estar. Afinal de contas, somos o que comemos.
Idealmente, a nossa dieta diária deve combater o stresse e o cansaço criados pela civilização moderna. É por isto que comemos diariamente três refeições equilibradas, intercaladas por lanches saudáveis. E é aqui que entra a soja: Bebidas de soja, sobremesa de soja, tofu de soja, misô de soja, shoyu de soja, pickles de soja, natas de soja, margarina de soja... Todos esses alimentos são 100% isentos de lactose e não contêm quaisquer substâncias de origem animal.
As bebidas de soja (sem açúcar) são muito nutritivas. Ricas em proteínas e hidratos de carbono são pobres em gorduras saturadas, mas ricas em gorduras poliinsaturadas, inclusive os ácidos gordos ômega 3 e ômega 6 . Além disto, os produtos de soja não contêm colesterol. De facto, a soja é uma boa notícia para todos os que desejam uma dieta variada e equilibrada.

Proteínas – O nosso organismo precisa de proteínas para desenvolver os músculos e os órgãos, bem como para produzir sangue, enzimas, hormônios, etc...
A ingestão de proteínas em quantidades suficiente é particularmente importante durante as fases de crescimento e para os vegetarianos e vagens.
Os produtos de soja são uma excelente fonte de proteínas de elevada qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais (componentes essenciais das proteínas).
Os derivados de soja também contêm uma quantidade de proteínas equivalente à dos produtos lácteos, mas sem as desvantagens destes, como os ácidos gordos saturados e o colesterol.

Lípidos (gorduras) – Os lìpidos, além de fornecerem ao corpo grandes quantidades de energia, são necessários para construir as membranas celulares e para produzir várias substâncias reguladoras importantes. Contudo, nem todos os lípidos têm a mesma qualidade. É importante ingerir diariamente uma quantidade suficiente de ácidos gordos poliinsaturados essenciais (necessários à vida) ômega 3 e ômega 6.
A soja é rica neste tipo de gorduras poliinsaturadas, sendo por isso pobre em ácidos gordos saturados. Os ácidos gordos poliinsaturados podem ter um efeito positivo no nível de colesterol do sangue. Como todos os produtos de soja são exclusivamente produzidos a partir de plantas, não contêm colesterol.

Hidratos de carbono – Os hidratos de carbono, acima de tudo, fornecem energia ao organismo. Há vários tipos de hidratos de carbono, entre eles os açúcares.
A lactose (açúcar de leite) encontra-se nos produtos lácteos. Contudo, muitas pessoas sofrem de intolerância à lactose, não a podendo digerir ou apenas a conseguem digerir parcialmente. Isto origina problemas intestinais concretos, como flatulência e sensação de saciedade, cãibras e problemas de pele. Os produtos de soja são isentos de lactose. Por isto, para pessoas com intolerância à lactose, constituem a alternativa ideal aos produtos tradicionais produzidos a partir de leite de vaca.

*A proteína da soja pode alterar ainda o padrão da expressão de genes relacionados ao metabolismo de lipídios no fígado e tecido adiposo, favorecendo a manutenção da homeostase orgânica
Soja alimento funcional – Os alimentos funcionais são considerados essenciais para promoção e manutenção da saúde. São denominados como produtos alimentícios que produzem benefícios específicos, ou que contêm níveis significantes de componentes biologicamente ativos, que melhoram a saúde, além dos seus nutrientes básicos tradicionais. Além de uma dieta equilibrada, é igualmente importante aumentar os nossos níveis de atividade física... Dê preferência à soja orgânica. Melhor forma de ingerir soja: É Fermentada. JL.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Frida Kahlo.

Para se entender as pinturas de Frida Kahlo é necessário conhecer a sua vida.

Frida Nasceu em 1907 no México, mas gostava de declarar-se filha da revolução ao dizer que havia nascido em 1910. Sua vida sempre foi marcada por grandes tragédias; aos seis anos contraiu poliomelite, o que à deixou coxa. Já havia superado essa deficiência quando o ônibus em que passeava chocou-se contra um bonde. Ela sofreu múltiplas fraturas e uma barra de ferro atravessou-a entrando pela bacia e saindo pela vagina. Por causa deste último fez várias cirurgias e ficou muito tempo presa em uma cama. Começou a pintar durante a convalescença, quando a mãe pendurou um espelho em cima de sua cama.
Frida sempre pintou a si mesma: "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor". Suas angustias, suas vivências, seus medos e principalmente seu amor pelo marido Diego Rivera.

Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve também um casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky e com vários outros amores.

Frida kahlo foi uma mulher como poucas, ousou e causou polêmica dentro de uma sociedade conservadora e preconceituosa. Teve em Diego Rivera, seu marido, um grande amigo, companheiro e cúmplice, resumindo, uma linda relação, apesar de não representar o estereotipo de "casal perfeito", se amavam e nunca conseguiram viver um sem o outro. O filme sobre sua vida foi divino, retratou com fidelidade e sensibilidade a vida de Frida, tanto sua vida pessoal como profissional. Frida tinha uma fragilidade e sensibilidade muito grande, tais características a fizeram  retratar sua vida por meio da pintura e suas obras eram muito verdadeiras, o bastante para demonstrar seus sentimentos e sua maneira de ver a vida. O filme foi impecável em maquiagem e cenários. A trilha sonora do filme é magnífica. Outro destaque é para a bissexualidade de Frida, que foi tratada com muita sutileza.

"Espero ter uma partida feliz e nunca voltar". Frida

Curiosidades:
A canção "Burn It Blue", que foi indicada ao Oscar, é cantada por Caetano Veloso e Lilá Brown na trilha sonora de Frida, muito linda a música...adoro.  JL.