quinta-feira, 31 de março de 2011

Monja, Ani Zamba.


Monja inglesa ensina como meditar e pacificar a mente.

No Centro Buda da Compaixão, dentro de alguns dias, para quem deseja conquistar uma mente em paz com meditação – mas não sabe bem como fazer isso – terá uma oportunidade e tanto. O centro de Dharma Buda da compaixão, sediado em Vitória, fará um retiro com a venerável Bhikkhuni Zamba Chozom, também chamada de Ani Zamba.

Nascida em Londres em 1948, a monja pratica o budismo há 30 anos e viaja o mundo para oferecer seus ensinamentos em meditação Shamata.

Shamata, em sânscrito significa “pacificação mental”. “A mente é focada sobre um único objeto, sem se deixar influenciar por nenhum pensamento, por nenhuma emoção conflituosa”, explica o Centro Buda da Compaixão.

O encontro com Ani Zamba será entre 1º e 3 de abril, em Domingos Martins, na região Serrana. Mais informações: no Centro Buda da Compaixão.

A Venerável Bhikkhuni Zamba Chözom nasceu em Londres, em 1948. Pratica o Budismo há mais de 30 anos, tendo vivido a maior parte deste tempo na Ásia. É detentora de várias linhagens monásticas não apenas do Budismo Tibetano, mas, também, de tradições chinesas e coreanas, sendo uma das primeiras ocidentais a receber ordenação monástica. Não-sectária, a Venerável Ani Zamba foi aluna de alguns dos mais renomados mestres budistas de diferentes tradições, incluindo Sua Santidade o Dalai Lama e seus tutores, Kyabje Dudjom Rinpoche e Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche, dentre outros. Seus ensinamentos focam-se na percepção mental como sendo a causa da felicidade e do sofrimento; também como sendo um meio para a realização espiritual.

*Começamos a meditação pela consciência... Esteja desperto... JL.
Fonte: Centro Buda da Compaixão.

terça-feira, 29 de março de 2011

ENEAGRAMA.


Original do Grego antigo, Ennea significa nove e Grammos, pontos ou ângulos. Nove Pontos. Nove Visões. Nove Vertentes.

O ENEAGRAMA é a ciência holística representada na Estrela de nove pontas, guardiã da única formula capaz de religar o homem ao seu Ponto Original.

É o sistema que nos permite conhecer as nove Essências e identificar as múltiplas personalidades. Amplia a nossa visão e nos faz perceber, com clareza, que dentro do nosso planeta coexistem nove “mundos”, compostos por seres, formas, costumes e aptidões diferentes.

O estudo vivencial do Eneagrama desperta a nossa consciência mostrando quem somos, de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e onde devemos chegar.

Até o nosso acordar nos comportamos como máquinas que estão sempre a serviço do passado ou do futuro, repetindo atitudes comportamentais que, na maioria das vezes, nos fazem alcançar resultados desastrosos.

O despertador nos mostra que só a nossa idéia em relação ao tempo o divide em passado e futuro. A vida é o agora que contém a realidade da nossa existência na Terra. Viver o presente promove a dissolução do julgamento interno e generalizado, nos conduzindo na busca do entendimento do Todo. Esse entendimento advém da própria sensação e da percepção do outro.

O auto-reconhecimento dissolve as amarras libertando nossa energia vital e fazendo florescer os talentos naturais. O contato com a realidade nos leva ao amadurecimento transformando nossos incômodos relacionamentos afetivos, profissionais e sociais em prazer divino, que nos aproxima mais e mais da Fonte da Essencial.

O segredo revelado na estrela de nove pontas foi resgatado a mais de cinco mil anos na Grécia Antiga, tornando-se precioso tesouro. Conta a historia que Pitágoras quando esteve na Pérsia e tornou-se discípulo de Zoroastro, reconheceu a grandeza dessa Ciência e a partir dela fundamentou todos os seus teoremas, “brincando com os números de 1 a 9”, e a associou a criação do Universo.

Depois da criação do Islamismo esse segredo tornou-se a pérola guardada pelos Sufis, que a repassavam de forma hermética, a discípulos cuidadosamente escolhidos, para que a integridade do ensinamento não se perdesse.

Apesar de milenar, a sabedoria contida no Eneagrama só foi trazida ao Ocidente na década de 20, por G.I. Gurdjieff, pensador russo, que a recebeu de forma tradicional dos místicos guardiões da Irmandade Sarmouni.

A linguagem ocidental do Eneagrama foi desenvolvida por muitos estudiosos, dentre os quais destacamos o psiquiatra chileno Cláudio Naranjo, que por meio de um trabalho minucioso, repassou o conhecimento a muitos alunos; americana Helen Palmer, que tem inspirado propagadores e novos buscadores e a brasileira Amrit Racile que há muitos anos vive na Índia, onde junto aos Mestres Sufis, reencontrou o simples mistério da vida.

Já há algum tempo, em vários lugares do mundo, o Eneagrama é utilizado com sucesso para seleção e capacitação pessoal em empresas e organizações bastante importantes, tais como a NASA e o FBI. As faculdades Estácio de Sá do Rio de Janeiro e Getúlio Vargas São Paulo, adicionaram o Eneagrama aos seus programas, por entenderem a importância da propagação desse conhecimento.

Utilizando esse conhecimento, as Empresas selecionam seus profissionais de forma adequada, o homem certo no lugar certo, facilitando o aprendizado das tarefas de acordo com as habilidades naturais de cada um, melhorando o desempenho profissional. Assim, os desastres diminuem e a produtividade aumenta, levando o projeto ao sucesso esperado.

A identificação correta da personalidade potencializa a utilização dos dons primordiais, maximizando a força produtiva.

O Eneagrama é a ferramenta destinada ao terceiro milênio indispensável a todos, pois sua aplicação traz benefícios imediatos e permanentes aos planos individual e coletivo.

Certamente as relações interpessoais nas empresas serão bem mais cordiais e objetivas, tanto no âmbito do quadro funcional como no contato com clientes e colaboradores externos. No plano pessoal, essa preciosidade ensina que só por intermédio da observação constante pode-se alcançar o entendimento da nossa grandeza divina.

Quando o Mestre interior desperta, o homem torna-se o Ser consciente dos seus atos. Então, ele percebe que o seu maior defeito e o seu pior pecado são apenas as distorções da sua maior habilidade e sublime virtude. Compreende que tudo o que acontece em sua vida,de bom ou de ruim, é de sua inteira responsabilidade. Assume que Deus e o diabo não são responsáveis por nada. Eles apenas colaboram para que a vontade humana determine seu destino, fazendo valer a sagrada lei do Livre Arbítrio.

O ENEAGRAMA é a Quinta Essência que promove a Alquimia lógica, objetiva, amorosa e prática.O reencontro com a nossa verdade pessoal nos permite o equilíbrio da estrutura da nossa vida, formada pelos cantos material, emocional, mental e espiritual, nos ensinando a conquistar o tão sonhado Céu, trazendo-o e vivendo-o aqui na Terra.

Desde 1993 Amrit Racile faz parte da bendita propagação do Eneagrama no Brasil. A essa mestra, nascida da Sabedoria Onisciente, serei sempre grata pois, por meio do trabalho bem feito, me ensinou a linguagem inteligentemente lógica do Eneagrama, que me permite hoje realizar minha tarefa.

'Marise Atmo Salonee'

*Participe deste curso de auto-conhecimento. JL.

sábado, 26 de março de 2011

Mulheres São como Maças em Árvores...


Mulheres são como maçãs em árvores.
As melhores estão no topo.
Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo de cair e se machucar.
Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir.
Assim as maçãs no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, eles estão errados...
Elas têm que esperar um pouco para o homem certo chegar, aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore.

'Machado de Assis'.


“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar”.

“Não se ama duas vezes a mesma mulher”.

“Há coisas que melhor se dizem calando”.

"Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz".


*Joaquim Maria Machado de Assis (1839 - 1908), escritor carioca, brasileiro. Considerado o pai do realismo no Brasil. Escreveu poesia e foi um ativo crítico literário, além de ser um dos criadores da crônica no país. Foi o fundador da Academia Brasileira de Letras. JL.

quinta-feira, 24 de março de 2011

? (O Que É Que Eu Sou).


O que é que eu sou?
Eu vim por quê?
Pra onde eu vou?
Onde é que eu tava?
Onde é aqui?
Quem me mandou?
Qual é o nome da minha alma?

Acho que sou fruto da imaginação.
A imagem viva da ilusão.
Falso faz de conta do que seja uma mulher.
Ou uma miragem de um dejavù qualquer.

Você é quem?
Veio de onde?
O que faz aqui?
Pra onde vai?
Você não sabe,
Eu também não sei...
Somos o todo, feito de nada.
Você é quem?

‘Erasmo Carlos’.

Eu permito a todos serem como quiserem e a mim, como devo ser! (C. Xavier).

*Nos caminhos desviados pelo destino, também podemos encontrar diversas oportunidades. É só apurarmos nossa visão, para que a gente consiga enxergá-las.
A mudança sempre será necessária, essa é a realidade... JL

terça-feira, 22 de março de 2011

Alimentos Orgânicos.


Alimentos Orgânicos - 8 motivos para consumi-los.

1. Alimentos orgânicos fazem bem à saúde:
Todo alimento orgânico é produzido sem o uso de fertilizantes, pesticidas e agrotóxicos. Nosso organismo absorve resíduos dessas substâncias presentes nos alimentos que fazem mal à saúde e contribuem para a perda da nossa energia vital.

2. Alimentos orgânicos protegem a qualidade da água:
Os pesticidas utilizados na agricultura convencional podem invadir o lençol freático poluindo rios e lagos. A agricultura orgânica é um método de produção de alimentos baseados em processos que não agridem a natureza.

3. É mais saborosos e mais nutritivos:
Por não conterem produtos químicos, o solo onde o alimento orgânico é plantado é intacto, produzindo alimentos mais saborosos e nutritivos quando comparado aos produzidos de forma convencional. Experimente, o sabor e aroma são bem mais acentuados.

4. Todos podem consumir:
Gestantes, lactantes, crianças, adolescentes e idosos podem consumir alimentos orgânicos.

5. Alimentos orgânicos são certificados:
Felizmente a agricultura orgânica é definida por lei e regulamentada pelo governo. A qualidade de um produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação, que garante ao consumidor a procedência e aquisição de um produto saudável, isento de qualquer resíduo tóxico. No Brasil este selo é fornecido pelo IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural).

6. Respeita o meio ambiente:
O alimento orgânico preserva a fertilidade do solo, a qualidade da água, a vida silvestre, assim como os demais recursos naturais e assim restaura a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal, criando ecossistemas saudáveis. Seu sistema de produção respeita as leis da natureza e a ordem do universo.

7. Alimentos orgânicos são facilmente encontrados:
Na loja organicus, em feiras livres, já podemos encontrar diversos alimentos orgânicos. Se não for possível você consumir tudo orgânico por serem mais caros, minha dica é trocar principalmente aqueles de uso diário. Os alimentos que possuem mais agrotóxicos são: pimentão, tomate, morango, alface, salsa, etc...

8. Grande variedade:
Além das frutas, verduras e legumes, mercado de produtos orgânicos se ampliou e ganhou novos itens, como: cereais int., leguminosas, misso, shoyu, cogumelos shitake, sucos, soja, lácteos, óleos, doces, açúcar mascavo, palmito, pães, carnes e frango, biscoitos, molhos, café, bebidas alcoólicas, mel, pratos prontos congelados, frutos secos, chás, guaraná em pó e barra de cereais.

* O futuro é Orgânico. JL.
O consumo de produtos orgânicos é uma alternativa para quem está atento com a qualidade da sua alimentação, com sua saúde e com a preservação do meio ambiente. Faz parte da minha alimentação no dia-a-dia.

domingo, 20 de março de 2011

Os 7 Pecados Capitais.


A inveja é um vírus que se caracteriza pela ausência de sintomas aparentes.

O ódio espuma.

A preguiça se derrama.

A gula engorda.

A avareza acumula.

A luxúria se oferece.

O orgulho brilha.

Só a inveja se esconde.

'Z. Ventura'.

*Os sete pecados capitais são atitudes humanas contrárias às leis divinas. Foram definidos pela Igreja Católica, no final do século VI, durante o papado de Gregório Magno.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Terapias Complementares


O monge budista Bhante Yogavacara Rahula está no Brasil para participar de retiros espirituais e ensinar técnicas da meditação.

No Brasil, o budista Bhante Yogavacara Rahula defende a ideia de que a meditação pode ajudar a tratar doenças. Os médicos brasileiros concordam.

Nesta semana, o respeitado Hospital das Clínicas de São Paulo – uma das maiores instituições de saúde do país, referência em pesquisa médica – abriu suas portas para uma visita inusitada e inédita: um monge budista, Bhante Yogavacara Rahula. A convite do ortopedista Rafael Ortiz, professor da Faculdade de Medicina da USP, o americano fez uma palestra a médicos e demais interessados nos benefícios da meditação à saúde, especialmente em casos de depressão, pressão alta, câncer e doenças psicossomáticas. Ex-combatente da Guerra do Vietnã, monge Bhante descobriu na Ásia, após desligar-se das Forças Armadas americanas, o budismo, que o levou a renunciar à vida laica e ordenar-se monge, em 1975. Ali, começaria a aprender as lições que quer ensinar aos médicos.

"Acredito que a meditação é mais uma forma de prevenção do que de cura", diz Bhante. Da meditação, prática essencial da filosofia budista, tirou o que prega serem as lições efetivas de cuidados com a saúde e prevenção de doenças. Surpreso, constata que é o Ocidente, reino da razão e da ciência, o território em que mais cresce o interesse pela meditação aplicada à saúde. "Nessa porção do mundo, as pessoas têm o costume de tratar seus problemas a partir dos sintomas. É como olhar de fora para dentro", diz. "Ao contrário disso, deveríamos nos esforçar para sintonizar mente e corpo, para perceber os sinais que o organismo nos envia. Isso se faz por meio da meditação."

A prática é especialmente indicada para combater os problemas recorrentes da vida nas grandes cidades. O monge gosta de contar, por exemplo, a história, quase transformada em parábola, de um grande executivo tratado por ele que sofria de terríveis enxaquecas. Depois de recorrer, sem sucesso, a diversos tratamentos da tradicional medicina ocidental, enfim curvou-se à meditação. O executivo livrou-se da dor de cabeça, garante o monge. "Aquele executivo conseguiu restabelecer a conexão entre mente e corpo e entender os sinais que vinham de seu organismo: stress e ansiedade eram os seus inimigos. Faltava-lhe viver o presente, desgarrando da angústia do controle do passado e do futuro", diz Bhante. "A meditação não vai tratar todos os problemas físicos, mas é importante entender que existem muitos problemas que se originam na mente." É o que a ciência ocidental chamaria de efeito psicossomático.

Não é preciso acreditar em tudo o que o religioso diz. Mas é importante saber que ele não prega no deserto. A palestra realizada no teatro do HC de São Paulo estava lotada de médicos de diversas especialidades. A audiência se explica. A prática da meditação vem se tornando mais e mais reconhecida como recurso terapêutico auxiliar a uma série de tratamentos convencionais. A ciência revela por quê. "Os exames de ressonância magnética e tomografias identificam as mudanças de padrão de funcionamento em áreas cerebrais quando se pratica a meditação", diz Ortiz, o ortopedista. Regiões relacionadas à felicidade passam a ser ativadas, enquanto aquelas ligadas à fuga e à luta – reações ao stress – deixam de serem ativadas. "Isso tem reflexo direto na maneira como o organismo mantém seu equilíbrio interno."

Marcelo Saad, fisiatra e acupunturista do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que as doses extras de hormônios liberadas em situações de stress são extremamente desgastantes ao organismo: aumentam a frequência cardíaca e desequilibram os níveis de glicose e do sistema imunológico. "Quando a rotina diária, o trânsito ou mesmo o chefe passam a ser vistos como elementos desagradáveis em nossas vidas, há um desgaste precoce do organismo", diz Saad. "A meditação possibilita um restabelecimento do equilíbrio da atividade cerebral e, consequentemente, do organismo."

O próprio hospital Albert Einstein realiza pesquisas para aprofundar o conhecimento na área. E a meditação já é prática oferecida a pacientes do setor de oncologia. Os resultados são positivos, segundo o cirurgião Paulo de Tarso Lima, responsável pela Área de Medicina Integrativa do Centro de Oncologia e Hematologia do Einstein. Na visão dele, com a prática, os pacientes desenvolvem a capacidade de lidar com a dura tarefa de combater a doença e ao mesmo tempo dar continuidade à rotina. "É como se o paciente se religasse ao seu presente, o que inclui seu trabalho, sua família e tudo que continua à sua volta, a despeito da doença", diz Tarso Lima.

Recurso terapêutico: pesquisas científicas confirmam benefícios da meditação à saúde
Os esforços científicos para determinar os benefícios da meditação à saúde estão centrados em cinco áreas: distúrbios do sono, dor, pressão sanguínea, câncer e aids. Nos pacientes com aids, por exemplo, pesquisas realizadas pela Universidade da Califórnia e pela Universidade de Emory mostram que uma redução na tensão emocional corresponde ao fortalecimento do sistema imunológico. Isso é o suficiente para que os linfócitos CD-4 (células de defesa atacadas pelo vírus HIV) não sucumbam a infecções típicas da doença.

Desde 2006, o Ministério da Saúde oferece pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sessões de meditação na rede pública nacional pela Política de Práticas Integrativas e Complementares. Só em 2010, foram 580.000 sessões. É provável que um bom número de pessoas atendidas no serviço, além de outras tantas que o fazem no âmbito privado, procurem atingir o estado emocional que o monge promete por meio da meditação. "Uma existência simples, com pensamentos positivos." Se a prática oriental ajudar nesse processo terá feito muito pela saúde.

*Meditar...meditar...meditar... JL.
Fonte: Veja.

terça-feira, 15 de março de 2011

Bebida de Soja x Leite de Vaca.


Uma bebida de soja é comparável ao leite?

Composição diferente – O leite é de origem animal, enquanto que as bebidas de soja são de origem vegetal.
As bebidas de soja têm uma excelente composição em termos de gorduras, sendo naturalmente isentas de colesterol.

A alergia ao leite de vaca é a alergia mais freqüente nas crianças. Esta alergia faz com que os mecanismos de defesa do corpo reajam mesmo à mínima quantidade de proteína de leite de vaca que for absorvida pelo trato gastrointestinal.

Os produtos derivados da soja são isentos de produtos lácteos, lactose e colesterol, não contêm qualquer proteína do leite de vaca.

Lactose – A lactose é um açúcar que está naturalmente presente no leite de vaca, e consequentemente em todos os produtos produzidos a partir de leite de vaca.
As pessoas que sofrem de Intolerância à Lactose não conseguem digeri-la.
Essencialmente, o corpo reage a esta situação através de problemas intestinais.
Os produtos de soja isentos de lactose, sendo por isso uma excelente alternativa aos produtos tradicionais, à base de leite de vaca.

Gorduras e Ácidos Gordos – Necessitamos de gorduras, mas na quantidade certa e da qualidade adequada.
As gorduras utilizadas na culinária e para barrar no pão deveriam ser ricas em ácidos gordos insaturados, pois estes podem diminuir o nível de colesterol.
Os ácidos gordos insaturados encontram-se, essencialmente nos óleos vegetais.
Mas os produtos de soja, em particular, são uma fonte excelente de ácidos gordos polinsaturados.

Colesterol – Ao contrário do leite de vaca, as bebidas de soja são isentas de colesterol.
A agência FDA, do governo norte-americano, aprovou a seguinte afirmação: “A ingestão diária de 25 gr. de proteína de soja, como parte de uma dieta pobre em gorduras saturadas e em colesterol, pode reduzir o nível de colesterol”.

Bebida de Soja*                                                                      

100% - Isento de produtos lácteos.                                           
0 mg de colesterol.                                                                         
18% - ácidos gordos saturados.                                                
23% - ácidos gordos monoinsaturados.                                   
59% - ácidos gordos poliinsaturados.                                        
88% - ômega 6.                                                                   
12% - ômega 3.

Leite de Vaca* (leite meio-gordo).

100% - Lácteo.
5 mg de colesterol.
66% - ácidos gordos saturados.
33% - ácidos   gor. monoinsatuados.
0% - ácido gor. poliinsaturados.
0% - ômega 6.
0% - ômega 3.                                                                 

*Cultivada pelos chineses há mais de cinco mil anos, a soja é um dos alimentos mais completos e versáteis que o homem conhece. Considerada um alimento funcional, a soja e seus derivados são ricos em proteínas de alta qualidade, minerais como: ferro, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.
Pode tomar as bebidas de soja simples, ou misturá-las no café ou no chá, vitaminas, sucos, usá-las com cereais, granolas, sou como ingredientes nas receitas. Ricas em proteínas.  Recomendo!!! JL.

domingo, 13 de março de 2011

Os Frutos Secos.


Os frutos secos fazem bem ao organismo.

Os frutos secos fazem bem à saúde porque são ricos em vitaminas, minerais, oligoelementos e fibras.
Os frutos secos em geral concentram micros e macro-nutrientes e contêm muitas fibras, enquanto as oleaginosas são ricas em óleos graxos insaturados, essenciais no combate aos radicais livres e ao mau colesterol. Mas é bom não exagerar, pois algumas são mais calóricas!

No início da década de 1990, um estudo de grande escala, constatou que o consumo de uma porção de frutos secos, mais do que uma vez por semana, parecia proteger contra o enfarte do miocárdio e cerebral, e que quanto maior a frequência deste consumo, mais a proteção contra estas doenças.
Outros estudos confirmaram esta descoberta, demonstrando também que os frutos secos apresentam um efeito positivo na saúde cardiovascular dos homens, mulheres, idosos e pessoas com ou sem hipertensão arterial.
Os frutos secos são alimentos com uma elevada quantidade de gordura (cerca de 80% das calorias destes alimentos provêm da gordura), o que intrigou muitos cientistas. Assim, decidiu-se investigar os componentes nutricionais responsáveis por este efeito, e a forma como estes afetam beneficamente o organismo.

Frutos secos ricos em gordura boa.
A maioria da gordura dos frutos secos é essencialmente gordura mono insaturada e polinsaturada, e contém uma baixa percentagem de gordura que aumenta o nível de colesterol.
A gordura monoinsaturada, e particularmente a polinsaturada, baixa o colesterol LDL (mau colesterol) e os níveis de lípidos no sangue.
No entanto, e tendo em conta o perfil lipídico dos frutos secos, a sua capacidade para reduzir o colesterol é maior do que a esperada.
Assim, é provável que, sendo o seu consumo habitualmente em baixas quantidades, os seus efeitos se façam sentir para além da redução dos níveis de colesterol.

Cheios de nutrientes e outros componentes benéficos.
Cada tipo de fruto seco contém uma combinação específica: de vitaminas e minerais além, das gorduras, proteínas e fibras. A maioria destes frutos contém, habitualmente, uma elevada quantidade de vitamina E, um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres e os impede de atacar células saudáveis; ácido fólico, que previne o aumento da concentração de homocisteína (um aminoácido presente no sangue, que é um fator de risco para a doença cardíaca); e magnésio, mineral envolvido no controlo da pressão sanguínea. Os frutos secos também contêm outros componentes benéficos, como os esteróis vegetais, fitoestrogénios e outros fito-nutrientes, que contribuem para uma boa saúde do coração.

Ação antiinflamatória.
Recentemente, tem sido sugerido que os frutos secos ajudam a reduzir a inflamação das artérias, que é um sintoma precoce da doença cardíaca.
Estes alimentos são particularmente ricos em arginina, um aminoácido protéico.
Arginina é necessária na produção de óxido nítrico, um composto que ajuda a relaxar e dilatar as artérias e outros vasos sanguíneos, promovendo uma boa circulação sanguínea. Um estudo espanhol recente concluiu que uma dieta rica em nozes reduz a inflamação arterial e pode neutralizar os efeitos de uma refeição rica em gordura.
Contudo, ainda não é claro se este efeito se deve às gorduras poliinsaturadas (as nozes são ricas em ácidos gordos ômega-3), arginina, antioxidantes, ou à combinação dos três fatores.

Proteção contra outras doenças.
Alguns destes estudos evidenciaram que o consumo frequente de frutos secos está associado a um menor risco de Diabetes mellitus tipo II, também conhecido como diabetes do adulto.
Acredita-se que esta associação se possa dever à sua atividade antiinflamatória. Também se supõe que estes alimentos possam ter uma ação protetora contra certos tipos de cancro.
Por exemplo, o Estudo Prospectivo Europeu sobre Cancro e Nutrição (EPIC) constatou que quantos mais frutos e sementes a mulher consumir, menor é o risco de cancro no cólon; no caso dos homens, não se encontrou esta associação.

Algumas frutas e suas propriedades:

'Ameixa: Por ser laxante, é indicada contra hemorróidas e prisão de ventre. Atua na fraqueza em geral e na debilidade cerebral. Previne doenças como reumatismo, artrite e arteriosclerose, por ser rica em vitaminas do complexo B. Deve ser consumida moderadamente, pois em excesso pode afetar os rins.

'Amêndoa: Tem grande quantidade de fibras, zinco, ômega-3 e vitamina E. Protege o organismo contra as toxinas e os efeitos nocivos da poluição. Por ser muito calórica, deve ser consumida moderadamente.

'Avelã: Contém vitaminas C e B-1, que ajudam as células a produzir energia por meio de carboidrato. É a fruta seca mais rica em cálcio.

'Castanha de caju: É rica em fibras, carboidratos e proteínas. Ajuda a reduzir a pressão sanguínea, auxiliando no controle da hipertensão. Contém elementos anticancerígenos e grande quantidade de gordura monossaturada, que aumenta os níveis do bom colesterol e retarda o declínio das atividades cerebrais, característico do envelhecimento.

'Castanha-do-pará: É rica em substâncias antioxidantes, importantes no combate aos radicais livres, que danificam as células, causam doenças e aceleram o envelhecimento. O consumo de apenas uma castanha-do-pará por dia fornece a quantidade de selênio de que o corpo precisa.

'Damasco: Rico em vitaminas A e B e ferro, fundamental no transporte de oxigênio para as células. Contém poucas calorias, não tem gordura e é muito nutritivo.

'Noz: Protege contra doenças cardiovasculares, previne doenças como Alzheimer, reforça o sistema imunológico e ajuda na circulação do sangue.

'Pistache: Contém cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitaminas A, B-1 e B-6. Atua no funcionamento cerebral, aumenta os níveis de colesterol bom e ajuda na cicatrização de feridas.

'Tâmara: Ótima contra resfriado, gripe, viroses, câncer, infecção urinária, alterações hepáticas e anemia. Tem um suave efeito laxante.

'Uva-passa: Contém fibras, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, fósforo e cálcio.


*Excelente para quem anda em dieta. Boa fonte de açúcar.
Amendoins não são verdadeiros frutos secos, mas são leguminosas, como as ervilhas e o feijão. Contudo, nutricionalmente são mais semelhantes aos frutos secos e tão benéficos como estes para a nossa saúde. JL.

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia das Mulheres.


"Mulher boa para casar, para mim, não é a virgem,
 mas aquela que já transou com todo mundo e,
ainda assim, me escolheu".

'Xico Sá', escritor e jornalista.

*Amo todos os amores que já tive!
Todos eles foram bem diferentes mas, complementares para o meu corpo e minha alma.
Sendo amores castos ou pagãos, todos me trouxeram à tona para respirar. JL.

domingo, 6 de março de 2011

Viver como as Flores...


Viver como as flores...

*Mestre, como faço para não me aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.
Algumas são indiferentes.
Sinto ódio das que são mentirosas.
Sofro com as que caluniam.

*Pois viva como as flores! – advertiu o mestre.

*Como é viver como as flores? – perguntou o discípulo.

*Repare nestas flores – continuou o mestre, apontando para uma Flor de Lótus que crescia num pequeno banhado.
Elas nascem num lugar imundo, entretanto, são puras e perfumadas.
Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus.
Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora.
Isso é viver como as flores.

'Davi'.

*Na tradição budista e em muitas outras crenças orientais a imagem do lótus está ligada à elevação e expansão espiritual.
A flor branca e delicada que emerge de águas lodosas, revelando toda a sua beleza e força, é um símbolo poderoso e transreligioso do convite a que todo ser humano possa evoluir em direção ao Mais, ao Magis para o qual foi sonhado e criado. JL.

sábado, 5 de março de 2011

Bardana - "Arctium lappa”.


Bardana ,  Arctium lappa.

A fama da bardana vem de muito tempo: os gregos a utilizavam como medicamento e nos tempos medievais ela era incluída em várias formulações destinadas à cura. Algumas referências sugerem que o seu nome científico "Arctium lappa" deriva do grego "arctos" (= urso) e "lambanô" (= eu tomo), em alusão ao aspecto peludo da planta.

A bardana (Arctium lappa) é uma planta herbácea perene, da família das compostas, podendo alcançar um metro de altura.
Apresenta um caule robusto, normalmente avermelhado, e uma raiz com 60 cm de comprimento.
Tem folhas ovaladas em forma de coração, bastante grandes, verdes na parte superior e esbranquiçadas na inferior.
As suas flores, de cor púrpura. O fruto que dá é um aquênio avermelhado com manchas negras.
Também conhecida como gobó, é depurativa, diurética (eliminador do ácido úrico), colerética, laxativa, diaforética, anti-séptica, estomáquica e antidiabética.

Em fitoterapia emprega-se a raiz fresca e seca (em forma de chá). As folhas tenras podem utilizar-se na culinária como verdura e os talos tenros como se fossem espargos.
O óleo extraído das sementes (contêm entre 15 a 20% de gordura) é utilizado como óleo comestível, para a elaboração de linimentos e também para o fabrico de sabões e verniz.

Colhem-se as raízes de um ano, ou antes, da floração da planta. As raízes da bardana em flor são demasiado lenhosas. Ao retirá-las da terra são cuidadosamente limpas e as maiores são divididas e secas com calor suave.

Dores Reumáticas:
Devido às propriedades mencionadas anteriormente, a bardana é muito eficaz no combate às dores.
A raiz da bardana é utilizada também na homeopatia (Radix bardanae). A tintura da raiz, dinamizada homeopaticamente, costuma ser empregada contra afecções dermatológicas (acne, furúnculo, eczema do couro cabeludo) e nos bloqueios do metabolismo.

Povos orientais consomem a bardana para combater vários problemas. Raízes e sementes são ingeridas para combater cálculos renais, reumatismo e problemas da vesícula. A infusão das folhas também é utilizada com a mesma finalidade.
Do ponto de vista nutricional, esta raiz apresenta boas qualidades: Fornecem proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, B1, riboflavina, niacina e vitamina C.

Propriedades Nutricionais:
Usada como alimento, a bardana é altamente nutritiva e estimulante do sistema nervoso e imunológico, eliminando, também, o ácido úrico. Fornece proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, B1, riboflavina, niacina e vitamina C.
Assim como todas as raízes, a bardana também é rica fonte de sais minerais.
Assim como todas as raízes, a bardana também é rica fonte de sais minerais.

As potencialidades da raiz da bardana estão concentradas na casca, tanto que a sabedoria popular afirma que ela não deve ser retirada, para que não sejam perdidas suas propriedades.
Para usá-la, é preciso remover bem a terra, escovando-a, mas não descascando-a.
Durante o cozimento, a coloração escurece, o que é normal, em razão do ácido tânico, uma substância sem sabor e inofensiva ao organismo.
Para evitar esse escurecimento, é só deixar a raiz de molho em água com algumas gotas de vinagre ou limão.

*Há quem diga que as propriedades anti-sépticas da bardana ganharam fama, pois tiveram uma comprovação digna da realeza: a planta teria livrado o rei Henrique III de França de uma grave doença de pele... JL.
Muito usada na Med. Trad. Chinesa, na alimentação, fitoterápicos, chás, etc...

sexta-feira, 4 de março de 2011

Morre uma Grande Brasileira / Aracy.


Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, fez a passagem...

Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, paranaense de 102 anos, viúva do escritor Guimarães Rosa, morreu nesta segunda feira em São Paulo.

Ela estava internada no Hospital Albert Eisntien. Sofria de Mal de Alzheimer, mas morreu de causas naturais.

Na Alemanha às vésperas da segunda Guerra Mundial, Aracy e Guimarães se conheceram, se amaram, casaram e viveram felizes...

Trabalhavam no Consulado Brasileiro em Hamburgo. Aracy ajudou várias famílias judias a saírem na Alemanha nesse período. Ela trabalhava como encarregada da seção de vistos do Consulado. Conseguiu visto de refugiado para muitos judeus.
Era um momento difícil porque a política de Vargas proibia estes vistos através de uma Carta Secreta que definia a posição brasileira para os funcionários diplomáticos.

Nos museus do holocausto de Jerusalém e Washington, Aracy foi homenageada no jardim dos justos, por salvar muitas vidas. Única mulher mencionada no Museu do Holocausto, é importante ressaltar sua existência e exaltá-la na história do Brasil na II Guerra Mundial.

*Guimarães Rosa fez uma dedicatória à mulher: “A Aracy, minha mulher, Ara, pertence este livro”, na obra “Grande Sertão: Veredas”... Um dos livros fundamentais da Moderna Literatura Brasileira... JL.

terça-feira, 1 de março de 2011

Ela é Tão Livre Que um Dia Será Presa....


Ela é tão livre que um dia será presa.

Presa por quê?

Por excesso de liberdade.

Mas essa liberdade é inocente?

É. Até mesmo ingênua.

Então por que a prisão?

Porque a liberdade ofende.

Clarice Lispector.


*Liberdade: tempero essencial do sentir.
 Clarice, foi uma escritora brasileira de origem judaica que nasceu na Ucrânia!!! JL.