terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Poema do Semelhante.



O Deus da parecença
que nos costura em igualdade
que nos papel-carboniza
em sentimento
que nos pluraliza
que nos banaliza
por baixo e por dentro,
foi este Deus que deu
destino aos meus versos.

Foi Ele quem arrancou deles
a roupa de indivíduo
e deu-lhes outra de indivíduo
ainda maior, embora mais justa.

Me assusta e acalma
ser portadora de várias almas
de um só som comum eco
ser reverberante
espelho, semelhante
ser a boca
ser a dona da palavra sem dono
de tanto dono que tem.

Esse Deus sabe que alguém é apenas
o singular da palavra multidão.
É mundão
todo mundo beija
todo mundo almeja
todo mundo deseja
todo mundo chora
alguns por dentro
alguns por fora
alguém sempre chega
alguém sempre demora.

O Deus que cuida do
não-desperdício dos poetas
deu-me essa festa
de similitude
bateu-me no peito do meu amigo
encostou-me a ele
em atitude de verso beijo e umbigos,
extirpou de mim o exclusivo:
a solidão da bravura
a solidão do medo
a solidão da usura
a solidão da coragem
a solidão da bobagem
a solidão da virtude
a solidão da viagem
a solidão do erro
a solidão do sexo
a solidão do zelo
a solidão do nexo.

O Deus soprador de carmas
deu de eu ser parecida.
Aparecida
santa
puta
criança
deu de me fazer
diferente
pra que eu provasse
da alegria
de ser igual a toda gente.

Esse Deus deu coletivo
ao meu particular
sem eu nem reclamar.
Foi Ele, o Deus da par-essência
O Deus da essência par.

Não fosse a inteligência
da semelhança
seria só o meu amor
seria só a minha dor
bobinha e sem bonança
seria sozinha minha esperança.


'Elia Lucinda'.

*Semelhante atrai Semelhante... JL.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Porque que tem Gente que Come Muito e não Engorda?

Genes, hormônios e músculos são cúmplices desse ato de covardia!

São diferenças no metabolismo que fazem com que algumas pessoas queimem mais calorias do que a média para manter o corpo funcionando, ou depositem menos gordura no tecido adiposo. Assim como os carros enchem o tanque com gasolina ou álcool e usam esses combustíveis para rodar, nós nos abastecemos com gordura e a armazenamos, tirando dela a nossa energia.

Bem, a chance é grande de que você já nasça como magro ou como são as pessoas com dificuldade para perder peso. Estudos com gêmeos têm mostrado que a genética contribui com nosso peso corporal em 40 a 70%. Genes da obesidade têm sido identificados, o que mostra que alguns corpos já viriam programados para gastar mais fazendo as mesmas coisas. Seguindo na analogia, se seu corpo é um 4x4, você terá direito a comer mais ou ser abastecido mais frequentemente.

E tem mais: os magros de ‘ruim’ talvez sejam uma (invejada) minoria porque a seleção natural favoreceu o seu oposto, a eficiência energética. Com os grandes períodos de fome que a humanidade enfrentou, sobreviveram principalmente as pessoas poupadoras de reservas e as ávidas por comida. É isso: da próxima vez que encontrar algum magrinho mandando ver no brigadeiro, pare e pense: ‘Coitado, não guarda uma energia’.

Máquina de Emagrecer – Conheça os fatores que favorecem os chamados ‘magros de ruim’.

Metabolismo Acelerado – Para viver, é preciso ingerir diariamente um número x de calorias. Essa é a taxa metabólica basal. A base necessária para respirar, raciocinar, manter os órgãos funcionando. Algumas pessoas nascem com essa taxa basal muito alta, o que permite botar muitas calorias para dentro, pois elas já têm uso definido.

Sorte nos Genes – Alguns genes têm sido associados a acúmulo de gordura. O mais famoso é o FTO. Um estudo alemão recente, publicado na revista Nature, mostrou que ratos que não tem o FTO nunca ficam obesos. Mesmo comendo muito e se mexendo pouco, queimam muitas calorias.

Fome sim, Gordura não – A serotonina, neurotransmissor que controla a fome e a deposição de gordura, faz as duas coisas por canais distintos. Acredita-se que alguns dos comilões que não engordam têm a sinalização da fome funcionando bem, e a da deposição de gordura com alguma falha.

Disciplina – Muito ‘magro de ruim’ por aí pode ser uma farsa. Há magrinhos que comem bastante nas refeições, mas nunca fora de hora. Já alguns com excesso de peso tem almoços e jantares frugais, mas sucumbem a ataques de fome repentinos e beliscam guloseimas entre as refeições.

Músculos – Genética não é tudo. A quantidade de músculos do corpo também faz com que alguns tenham um gasto calórico maior do que outros e, portanto, possam comer mais sem engordar. Para ter uma idéia, 1 quilo de músculo queima 80 calorias por dia simplesmente para existir, enquanto 1 quilo de gordura gasta só 5 calorias.

Juventude – Você conhece alguém em seus 50 ou 60 anos que coma muito e nunca engorda? Nossa massa magra diminui paulatinamente com o avançar da idade, e a quantidade de atividade física diária também costuma diminuir. Mais magros e sedentários, deveríamos comer muito menos para manter o peso. Difícil, né?

*Este texto está com informações que podem causar indigestão a quem luta contra a balança. Resumindo: ou você nasce ‘magro de ruim’ ou, sinto muito, vai ter que malhar, reeducar a alimentação, educar o olho e a boca, pensar sempre no que te convém comer, reduzir calorias, para ficar com o peso ideal... Boa sorte e boa dieta! JL

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Reflexão / Simone de Beauvoir.



Que nada nos defina. 
Que nada nos sujeite. 
Que a liberdade seja a nossa própria substância.... 

'Simone de Beauvoir'.

*Fato! JL

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quanta Criatividade.

Criatividade:
Na antiguidade, sob o ponto de vista da filosofia, a criatividade era vista como parte da natureza humana, um dom divino, um “estado místico de receptividade a algum tipo de mensagem proveniente de entidades divinas”. Havia também a concepção que associava a criatividade à loucura, considerando as manifestações criativas como um ato impensado, que serviria de compensação aos desajustes e conflitos inconsciente da pessoa.

Como quase todas as definições, estas são opacas e difíceis de entender, mas servem para demonstrar como é vasto o repertório de ideias que podem ser postas em conjunto para tentar explicar o que é o fenômeno criativo. Há, no entanto, uma grande tendência em se "assustar" com essas idéias e dessa forma evitar compreendê-las, ficando com aquelas noções batidas de "preparação, incubação, insight".

O gênio do impressionismo, Salvador Dali, dizia que é preciso provocar sistematicamente confusão, pois isto promove a criatividade. “Tudo aquilo que é contraditório gera vida”.
Fernando Pessoa dizia que: “Viver não é necessário. Necessário é criar” e o talentoso e irreverente Raul Seixas, falava que, “A desobediência é uma virtude necessária à criatividade”.

*Por tudo que acabo de ler, chego à conclusão que criatividade então é: criar, inventar, experimentar, cometer erros, ignorar regras, correr riscos, insights?
Então... Sejamos criativos! JL

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Chiclete como Remédio?


Sim, mas só para quem passou por uma cirurgia de intestino.
A goma pode ser de grande valia no pós-operatório, descobriram cientistas do Hospital Santa Barbara Cottage, na Califórnia, nos Estados Unidos.  'Mascar chiclete estimula os nervos usados na mastigação e isso promove a liberação de hormônios que ativam o aparelho digestivo', explica o autor da pesquisa, o cirurgião Regards G. Greaney.

Não raro.pacientes submetidos à cirurgia abdominal sofrem com crises de vômito, dores e paralisação do intestino, o que os impossibilita de comer ou beber qualquer coisa durante alguns dias.
A coisa muda de figura se a goma "sem açúcar"  for oferecida três vezes ao dia. Pelo menos foi o que os pesquisadores do hospital americano observaram por lá.

*Os pacientes que operaram o intestino e mascaram chiclete deixaram o hospital depois de quatro dias, em média. Os demais só tiveram alta após cerca de uma semana. JL

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Frase do Dia!

  
"Dizem que não é pecado matar um animal, mas sim matar um homem. Mas onde começa um e termina o outro"?

‘A indignação e a revolta nos ajudam a lembrar que somos humanos, e não máquinas indiferentes.

Mas, como humanos, nos lembram que estamos sujeitos à mesma barbárie, seja como vítimas, seja como carrascos.
Contra a covardia, respondemos com mais covardia.
E assim a humanidade segue, no seu inevitável caminho de volta ao tempo em que ainda rastejava’.

 Fonte: Filme "Lobisomem"

*Vamos aprimorar a arte de pensar... JL

sábado, 21 de janeiro de 2012

Citronela / Excelente Repelente.

 Citronela / Cymbopogon nardus.

Nomes populares, Citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão.,, cedro-do-paraguai, citronela-de-java.
Nome Científico, Cymbopogon nardus (L.) Rendie. Poaceae / Família Gramíneas.

Origem: A Citronela é originária da ilha de Java, na Oceania. Até o início só século 19, a Citronela do Ceilão era a mais utilizada na produção do Óleo da Planta, mas gradativamente a Citronela de Java dominou o cenário graças a sua maior Pacífico Sul , América Central e África Tropical. O óleo é extraído destas ervas tropicais, acabadas de secar. Cresce junto ao mar, e as melhores variedades vêm do Sri Lanka, Java, Indonésia e das Seicheles.

Existem duas outras espécies distintas da planta de Citronela, rotuladas como Cymbopogon nardus. Também conhecidas outras já citadas acima.
Ainda é muito comum a confusão entre a Citronela e o Capim-limão (Cymbopogon Citratus). Pelo nome científico, já deu para perceber que ambas as plantas pertencem ao mesmo gênero. Embora a aparência seja realmente muito próxima, dá para diferenciá-las pelo aroma: o Capim-limão apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão, enquanto o aroma da Citronela é bem intenso.
As partes usadas da Citronela são as Folhas.

As características e cultivo da Citronela: A Citronela não é muito exigente, mas recomenda-se plantio em solo fértil e úmido. A planta não vai bem à sombra ou meia-sombra. E uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (Óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente, o óleo da Citronela é rico em Geraniol e Citronelal.

Há quem pergunte se apenas cultivando a Citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta.
A resposta é sim, mas com uma ressalva, para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a Citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados. Divisão de  touceiras, em qualquer época do ano, quando não há chuvas, regar 4 vezes por semana.

Princípios Ativos – Os princípios constituintes da Citronela são Citronellal e Geraniol, juntos eles produzem um aroma rosa - floral cítrico. Além destes, contribuem na constituição da planta grupos menores como Camphene, tipo cânfora, Borneol, tipo Camomila e Mwthyleugenol, todos combinando num aroma muito peculiar, lembrando uma vegetação campestre úmida.  O óleo essencial é anti-séptico potente contra insetos e gatos, cheira fortemente a limão, ajuda a eliminar pulgas de animais. É bom para dores e poderoso desodorizante, estimulante geral, refrescante, mata os fungos, antibactericida.

Bem antes do advento de sprays inseticidas químicos a Citronela de Ceilão já era utilizada contra insetos não fazem nenhuma distinção entre as espécies de Citronela, sua aversão é ao Citronellal, constituinte que, descobriu-se, está presente em mais altos níveis na Citronela de Java.

Uso Medicinal – As folhas da citronela eram utilizadas como cataplasma para febre e dores e para acelerar curas. Usa-se na China para dores reumáticas. O Citronellal é usado na preparação da essência artificial de rosa e é um ótimo repelente de insetos. Também é usado para compor aromas cítricos.

Na Aromaterapia – É eficaz em problemas reumáticos, entorses e dores musculares. É um excelente anti-séptico e germicida e aumenta a acuidade mental. Condicionador cutâneo, desodorante, enxaquecas e dores de cabeça. Algumas gotas num lenço ajudam a desanuviar a dor de cabeça.
Na Cosmética, a citronela é bem mais fácil para um perfumista criar novos aromas usando uma combinação de frações individuais em blocos do que combinando óleos e suas complexas misturas.
Citronellal e Geraniol são dois dos mais importantes e usados ‘blocos de construção’ da indústria perfumista.

Indicação e Uso da Citronela – Repelente, calmante, anti-caspa. No mercado, podemos encontrar vários produtos fabricados com óleo de Citronela, entre eles, velas utilizadas como repelentes de insetos, loções e óleos repelentes, utilizados principalmente no verão, em regiões litorâneas, onde há grande incidência de mosquitos e borrachudos.
Outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc...

Precauções – A Citronela é perfeitamente seguro para o uso caseiro, se for bem diluído. Evitar, durante a gravidez.

*A Citronela existe no mercado em forma de óleos essenciais, sabonetes, incensos, velas e repelentes... Vendemos na Loja Organicus! JL

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Confúcio.


Confúcio ensinava que, ao observarmos um homem magnificamente digno e virtuoso, podemos nos regozijar, porque qualquer um da mesma sociedade, ou da espécie humana, poderá atingir o mesmo grau de dignidade e virtude.
Alertava, porém, que, da mesma forma, devemos ficar alertas quando vemos alguém extremamente vil, pois equivalente vileza poderá ser encontrada em qualquer um.
Ou seja, não estamos isolados sobre a face da Terra.
Quem de nós se eleva, eleva os demais, quem de nós decai leva consigo todos.

*...!!!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Veneza em Legos.


A cidade italiana de Veneza, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é famosa por sua história, canais, museus e monumentos. Eis que resolveram recriar a cidade em LEGO. Além de super detalhada, a miniatura ainda conta com efeitos de iluminação durante a noite.

Aqui está uma replica muito semelhante com a realidade, que prima pelos detalhes e beleza em si. Retrata Veneza, com os seus canais, edifícios e principalmente a Praça de São Marcos. Excelente! Não encontrei informação sobre o número de peças utilizadas, tempo, etc, mas mesmo assim, merece ser homenageada.


*Simplesmente magnífico quem fez este trabalho! JL

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Canela / Cinnamomum.

Canela / Cinnamomum.

Nome científico / Cinnamomum zeylanicum Brey Ceilão.

Origem – A canela é uma árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia é conhecida há mais de 2500 anos a.C. pelos chineses. Seu nome científico, “Cinnamomum”, segundo referências, é derivado da palavra indonésia “kayu manis”, que significa “madeira doce”. A canela cresce bem em solo brasileiro, onde já foi bem cultivada no passado, tendo sido introduzida pelos jesuítas.

Era a especiaria mais procurada na Europa e seu comércio era muito lucrativo. O monopólio do comércio da canela esteve nas mãos dos portugueses no século XVI, passou para os holandeses, com a Companhia das Índias Orientais, quando esses expulsaram em 1656 os portugueses do Ceilão, e depois, passou para as mãos dos ingleses, a partir de 1796, quando esses ocuparam essa ilha.
A canela em rama ou em pó foi introduzida na Europa pelos navegantes fenícios.

São algumas das espécies mais antigas conhecidas pela humanidade. A mais difundida é a Cinnamomum zeylanicum, originária do Ceilão, atual Sri Lanka. Outras, entretanto, como a Cássia, chamada de falsa-canela é conhecida como canela-da-China, também tem importância econômica. Esta espécie é uma Laurácea arbórea muito cultivada nas províncias do sudoeste da China.

As partes usadas da canela são os caules, ramos e folhas. As partes mais úteis das canelas são o córtex dessecado e o óleo. O óleo é obtido das folhas por destilação, por arraste a vapor. A casca dos ramos é comercializada em rama (pau), raspas e pó. A canela é utilizada na culinária e na fabricação de bebidas, medicamentos, perfumes e sabonetes. Outras espécies do gênero Cinnamomum e cássia também produzem canela. As flores da canela são de coloração amarela ou esverdeada, numerosas e bem pequenas, agrupadas em cachos ramificados.

Princípios Ativos – Adstringente, afrodisíaco, anti-séptica, aperiente, aromática, carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica e vasodilatadora.
Seu principal constituinte é o aldeído cinâmico, cujo teor pode ser superior a 80%.

Uso Medicinal – A canela tem atividade antioxidante extremamente alta devido a qual tem subsídios por doenças numerosas. Antibacteriana, antifúngica, estomática, carminativa e espasmolítica. Contra gases abdominais, úlceras estomacais causadas por stress, hipertensão arterial, resfriados e dores abdominais. Diminui o colesterol.

Indicação e Uso – Cólica menstrual, dor de barriga, dores digestivas. Estudos mostraram que meia porção de canela incluída em uma dieta diária pode diminuir o colesterol e as triglicérides. Reduz níveis de açúcar no sangue e auxilia no tratamento da diabetes tipo 2. Doença cardíaca: A canela consolida o sistema cardiovascular de tal modo que blinda o corpo de desordens relacionadas ao coração. Cáries. Problemas respiratórios: O canela é remédio caseiro muito útil para os frios comuns ou severos. Canela também pode ajudar a curar a gripe. Tônico do cérebro: A canela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto atua como bom tônico do cérebro. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão. Também, os estudos mostraram que cheirar canela pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração. Infecções. Devido a suas propriedades antibacterianas, antivírus, antiparasitas e anticépticas, é eficaz em infecções externas e internas. A canela pode ser eficaz contra, candidíase, úlceras estomacais e principalmente piolhos. Facilita ciclos da menstruação: A canela também é útil para a saúde das mulheres enquanto que ajuda no abastecimento de alívio de remover o obstáculo menstrual e de outros mal-estares femininos. Reduz dor das artrites: A especiaria da canela contém os compostos antiinflamatórios que podem ser úteis na redução da dor e da inflamação associados a artrites. Reduz infecções de vias urinárias. Ação anticoagulante. Dores de cabeça e enxaqueca. A redução do sangue e melhora a circulação de sangue

Uso em Aromaterapia – Simbolicamente, a canela é uma especiaria ligada ao amor, sendo empregada muitas vezes como ingredientes para perfumes mágicos e porções para conquistar a pessoa amada. Há quem acredite que ela atrai o sucesso nos negócios, trazendo sorte e determinação para a resolução de problemas.

Contra – Indicado. O uso em doses excessivas produz irritação das mucosas. Irritações na pele. E também é contra indicada para gestantes.


*A canela é uma das especiarias mais velhas do mundo. A árvore é nativa do Sri Lanka onde foi achada há milhares de anos. É a melhor especiaria disponível em termos de sua nutrição e saúde. JL

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Fotografias / Sebastião Salgado.


O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é um dos repórteres fotográficos contemporâneos mais respeitados no mundo. Salgado, que foi nomeado Representante Especial da Unicef em 3 de Abril de 2001, dedicou-se a fotografar as vidas dos deserdados do mundo. Esse trabalho está documentado em 10 livros e muitas exposições que lhe valeram a maioria dos prêmios de fotografia em todo o mundo. "Desejo que cada pessoa que entra numa das minhas exposições seja, ao sair, uma pessoa diferente.", comenta Sebastião Salgado. "Creio que toda a gente pode ajudar, não necessariamente dando bem materiais, mas também tomando parte do debate e preocupando-se pelo que sucede no mundo".

Natural de Aimorés, Minas Gerais, onde nasceu em 1944, Sebastião Salgado é o sexto e o único filho homem de uma família com oito filhos. Estudou economia no Brasil entre 1964 e 67. Fez mestrado na mesma área na Universidade de São Paulo e na Vanderbilt University (EUA). Após completar os seus estudos para o doutoramento em economia pela Universidade de Paris, em 1971, trabalhou para a Organização Internacional do Café até 1973. Depois de pedir emprestada a câmera da sua mulher, Lélia, para uma viagem a África, Salgado decidiu, em 1973, trocar a economia pela fotografia. Trabalhou para as agências Sygma (1974-1975) e Gamma (1975-1979). Eleito membro da Magnum Photos, uma cooperativa internacional de fotógrafos, permaneceu na organização de 1979 a 1994.

De Paris, onde vivia, Salgado viajou para cobrir acontecimentos como as guerras na Angola e no Saara espanhol, o sequestro de israelitas em Entebbe e o atentado contra o presidente norte-americano Ronald Reagan. Paralelamente, passou a dedicar-se a projetos de documentários mais elaborados e pessoais. Viajando pela América Latina durante sete anos (1977-1984), Salgado foi a pé a povoados remotos. Neles capturou as imagens para o livro e a exposição Outras Américas (1986), um estudo das diferentes culturas da população rural e da resistência cultural dos índios e de seus descendentes no México e no Brasil. Nos anos 80, trabalhou 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras durante a seca na região do Sahel, na África.

Na viagem produziu Sahel: O Homem em Pânico (1986), um documento sobre a dignidade e a perseverança de pessoas nas mais extremas condições. Entre 1986 e 1992, fez Trabalhadores (1993), um documentário fotográfico sobre o fim do trabalho manual em grande escala em 26 países. Em seguida, produziu Terra: Luta dos Sem-Terra (1997), sobre a luta pela terra no Brasil, e Êxodos e Crianças (2000), retratando a vida de retirantes, refugiados e migrantes de 41 países.

*Fotógrafo reconhecido internacionalmente e adepto da tradição da "fotografia engajada", Sebastião Salgado recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. JL

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Obesidade Causa Danos ao Cérebro.

Estudo revela que comer demais provoca inflamação cerebral, e pode deixar a pessoa neurologicamente incapaz de controlar seu apetite.

Toda a gente conhece os riscos trazidos pela obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, menor expectativa de vida. Mas uma nova descoberta está surpreendendo a comunidade científica: a gordura também causa danos ao cérebro.

Pesquisadores da Universidade de Nova York estudaram o cérebro de 63 pessoas, 44 delas tinham sobrepeso ou obesidade e as demais eram magras. A experiência constatou que, nos indivíduos obesos ou acima do peso, o cérebro apresentava duas alterações importantes: tinha níveis mais altos de fibrinogênio, uma proteína que causa inflamação, e menor córtex orbitofrontal, região cerebral que coordena a tomada de decisões.

Ainda não sabem explicar exatamente como esse processo se desenrola. Mas apostam no seguinte: obesidade gera fibrinogênio, que gera inflamação, que gera danos ao córtex. E tudo isso gera conseqüências permanentes e terríveis. Essa inflamação, ao afetar a integridade do córtex orbitofrontal, pode reduzir o controle da pessoa sobre seus hábitos alimentares, ou seja: indivíduos acima do peso poderiam se tornar neurologicamente incapazes de comer menos. Escravos do próprio apetite.

E com dificuldade para se lembrar das coisas. Uma pesquisa recém-publicada nos EUA constatou que a obesidade afeta a capacidade de memorização. A diferença é que, nesse caso, a seqüela não é permanente, perder peso reverte o efeito.


* Não tenhas um cérebro na medida errada, faça uma dieta! JL

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Emagrecimento.



Antes de iniciar uma dieta saiba qual é o seu peso. E qual é o seu peso ideal?
Assim que o corpo perde 15 ou 20 quilos, verifica-se alterações físicas como o rompimento de cartilagens, flacidez da pele, fadiga cardíaca, e problemas de circulação sanguínea e desequilíbrios psíquicos.

As perdas de peso demasiado rápidas são mais difíceis de manter. Invariavelmente dão origem à recuperação de peso perdido. De qualquer modo, temos que ter atenção com relação aos alimentos que ingerimos, são autorizados, mas dentro de determinados limites e na condição de saber conjugá-los.

Com uma alimentação equilibrada poderá perder exatamente o número de quilos com que deseja. De fato uma dieta com critérios e qualidade e buscando cada vez mais um equilíbrio harmonioso e permissivo, sem, no entanto provocar carências ou admitir excessos. Ou seja, se você tiver algumas gorduras supérfluas, há necessidade seguir a dieta durante o tempo necessário para obter o resultado desejado, tendo sido concebido para permitir modificar, os maus hábitos alimentares de uma forma natural e suave, e aprender boas regras alimentares, desta forma a dieta é um aliado eterno da boa forma.

Cada caso é um caso – a dieta depende da constituição e condição de cada um. É individual, não é igual para todos: Seja qual for o número de quilos que pretende perder, o plano alimentar fica limitado às mil calorias por dia.

É importante que a dieta seja acompanhada e deverá ser precedida de exames como: Exames hormonais, tiróide, sangue, urina, etc...
Perder peso é bom, mas é necessário fazê-lo de maneira inteligente e equilibrada.

Alimentação e saúde andam lado a lado. A nossa saúde e o nosso peso depende da maneira como nos alimentamos. Somos resultados do que comemos, o interior reflete no exterior.

As repercussões dos erros alimentares revelam-se ao fim de alguns anos, alterando todo o nosso organismo, originando problemas graves tais como: obesidade, problemas cardíacos, circulatórios, etc...

A dietética resume-se a uma fórmula simples: Bom Senso, diversidade e equilíbrio.  Basta compreender este mecanismo e saber conter-se nos seus menus diários. Não emagreça descontroladamente.

Na alimentação natural a vários critérios que são essenciais. Na primeira fornece equilíbrio, a seguir fornece os elementos indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Depois conter energia suficiente para todo organismo. Depois conter energia suficiente para evitar patologias graves. Em suma, ser fonte de prazer e de convívio.

Numerosos estudos constatam uma evolução nos hábitos alimentares. A maior parte da população não só come mais do que devia, como ainda o faz de forma errada. Na generalidade, consomem-se produtos de qualidade medíocre.

Para emagrecer, não é só começar uma dieta de baixas calorias. É importante também utilizar as ótimas categorias dos alimentos. Por exemplo, os que fornecem energia e nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo.

Algumas pessoas consomem no dia a dia demasiadas gorduras de origem animal (carne, queijo gordo, manteiga, gorduras saturadas e hidrogenadas, ovos, etc...), ricas em ácidos saturadas e em alto teor de colesterol, que tem efeitos nocivos bem conhecidos.

A alimentação moderna encontra-se constituída em grande parte, por alimentos cheios de calorias, toxinas e açúcares. Alimentos como açúcar branco, chocolates, lácteos, pizzas, coca-cola, farinha branca, resultantes da alimentação e da indústria, fornecem energia, mas poucos elementos nutritivos, considerados alimentos antinutrientes.
O que limita o consumo de cereais integrais, leguminosas, verduras, legumes frescos, algas etc... Fontes de vitaminas e sais minerais diretamente assimiláveis pelo nosso organismo, fortalecendo o nosso sistema imunológico.

Ter atenção as pessoas com excesso de peso, elas cometem erros diariamente no seu comportamento alimentar. Temos que indicar uma dieta que diminua o aumento calórico.
Para emagrecer é necessário o mínimo de sal e condimentos nos alimentos.


* Boa dieta! Faça uma boa reeducação alimentar e reeduque o teu cérebro também! JL