sábado, 31 de março de 2012

Suco de Romã...


Romã. Nome Científico: Púnica granatum.

A Romã contém um poderoso antioxidante que supera o vinho e o chá verde, ela previne o câncer de próstata, amenizando os sintomas da artrite, entre outros benefícios!

Não é exagero dizer que a romã é um dos melhores alimentos funcionais do reino vegetal. A fruta oferece uma série de nutrientes como cálcio, ferro, potássio, magnésio, sódio, fósforo, vitamina C e o ácido elágico.
Seu maior e principal benefício, contudo, é ser uma poderosa arma antioxidante e neutralizar os radicais livres.  Dessa forma, a romã previne doenças relacionadas ao estresse oxidativo, como câncer, doenças neurodegenerativas, diabetes, entre outras.

O Poderoso Ácido Elágico -   esse ácido é responsável pela brilhante coloração avermelhada da romã, e ainda tem ligação com as moléculas de cobre e de ferro. Com isto, ele inibe a formação dos chamados radicais livres e, além disso, impede que eles ataquem as células. O ácido elágico também tem o poder de reduzir sintomas da artrite, de acordo com uma recente pesquisa da Universidade Case Western reserve, situada nos EUA.

Outros Benefícios da Romã:

Pele – a romã possui uma capacidade antioxidante três vezes maiores do que o chá verde, segundo pesquisa da Universidade de Baroda, na Índia: uma arma contra o envelhecimento precoce.

Coração – pesquisas da Universidade Queen Margaret, na Escócia, mostram que o consumo diário de ½ litro de suco de romã, diminuiu a gordura abdominal e controlou a pressão arterial.

Músculos – o consumo do suco acalma as dores musculares causadas pela prática de exercícios físicos. Entre os homens o benefício foi a diminuição de 25% nas dores corporais.

Antibactericida – a casca é fonte de ácido gálico, útil contra vírus e bactérias. O extrato é um poderoso antisséptico, combatendo bactérias gram-positivas e gram-negativas.

Queres saber qual a relação da romã com o câncer de próstata?
Um estudo da Universidade da Califórnia sugeriu que o consumo do suco da romã tem como propriedade a capacidade de redução do antígeno prostático específico (PSA), além de combater a multiplicação de células cancerígenas, A partir dessas evidências, a fruta vem sendo relacionada à prevenção dessa doença.

*Esta pode ser a chave para melhorar nossa saúde global. A romã melhora o bem-estar geral, aumentando a vitalidade e potência... Romã poderá virar um ‘Viagra Natural’! JL

quarta-feira, 28 de março de 2012

Frases de Millôr Fernandes.

Sexo CAUSA gente...
Todo homem nasce original e morre plágio.
Nem só comer e coçar é questão de começar. Viver também.
Não devemos resistir às tentações: elas podem não voltar.
O pior casamento é o que dá certo.
O pior não é morrer. É não poder espantar as moscas.
Roube ainda hoje! Amanhã pode ser ilegal.
Não é segredo. Somos feitos de pó, vaidade e muito medo.
Eu sofro de mimfobia, eu tenho medo de mim mesmo e me enfrento todo dia.
Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem.
Chama-se celebridade um débil mental que foi à televisão.
Chato... Indivíduo que tem mais interesse em nós do que nós temos nele.
De todas as taras sexuais, não existe nenhuma mais estranha do que a abstinência.
As pessoas que falam muito acabam sempre contando coisas que ainda não aconteceram.
Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.
Qualquer idiota consegue ser jovem. É preciso muito talento pra envelhecer.
É melhor ser pessimista do que otimista. O pessimista fica feliz quando acerta e quando erra.
Por mais imbecil que você seja sempre haverá um imbecil maior para achar que você não o é.
As pessoas que falam muito mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades.
Para o entendedor, uma palavra basta. Não é imbecil? "A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades."
Com muita sabedoria, estudando muito, pensando muito, procurando compreender tudo e todos, um homem consegue, depois de mais ou menos quarenta anos de vida, aprender a ficar calado.

Sobre Política:
Pergunta pro Presidente Lula: "Em que exato momento histórico nossa ignorância passou a ser virtude cívica"?
Eu sei, no Brasil do século XXI: "A concordância gramatical é a primeira mostra da degradação moral do Congresso". Eu sei também: "A maior parte de nossos homens públicos pensa que a regência acabou com a proclamação da República".
Todo governante se compõe de 3% de Lincoln e 97% de Bush.
A diferença fundamental entre Direita e Esquerda é que a Direita acredita cegamente em tudo que lhe ensinaram, e a Esquerda acredita cegamente em tudo que ensina.
Essa gente que fala o tempo todo contra a corrupção está apenas cuspindo no prato em que não comeu.
Político profissional jamais tem medo do escuro. Tem medo é da claridade.

Sobre o Brasil:
E no oitavo dia Deus fez o Milagre Brasileiro: um país todo de jogadores e técnicos de futebol.
O Brasil é o museu do índio.
Aumentou um pouco o número de alfabetizados no país. E aumentou muito mais o número de ignorantes cultos.
O brasileiro é o único ser humano que acredita que pode se aperfeiçoar.
Conseguiram o que queriam: transformar o povo num cão que não morde. Mas também não abana o rabo.
Tantos anos o país se descuidou do meio ambiente que agora, se quiser salvar alguma coisa, vai ter que tratar do ambiente inteiro.
Um otimista é uma pessoa que não tem certeza sobre o futuro desse país.
Este é o país onde há a maior possibilidade de se criar um mundo inteiramente novo. Caos não falta.
É evidente que Deus, o supremo-arquiteto, projetou o Brasil como uma sala de estar. Mas os proprietários preferiram usá-lo como depósito de lixo.
No Brasil o sol nasce pra todos. A chuva, só pro sul do país.
Então fica assim, os Três Poderes são: o Legislativo, o Excecutivo e a Corrupção.
*Millôr, acompanho-te desde o O Pasquim e já amava o seu humor inteligente que fazia-me rir e pensar, extremamente irreverente, sagaz e por vezes assustador, mas de uma sabedoria e uma criatividade ímpar. Estou triste, por tu teres partido para a vida eterna, mas aceito, vou ter saudades das coisas inteligentes e humoradas que você escrevia com tanta maestria. Foi-se o Mestre, ficou a obra, serei eternamente fã.  JL!

Arte...



'Aquele que empresta o corpo para a arte, experimenta o gosto amargo do preconceito e o doce prazer de ter o direito de ser diferente'. 

*Boa Noite! Com muito Amor-Próprio e Auto-Estima... JL

segunda-feira, 26 de março de 2012

Arroz Integral / O Alimento Principal.



O arroz integral só apresenta vantagens em relação ao arroz branco. Enquanto o integral tem grãos intactos, preservando assim à película e o gérmen, onde se encontra a maior concentração de nutrientes; o arroz branco polido não tem a película, vitaminas, minerais e fibras, por conseqüência tem menor valor nutricional.

O arroz branco é processado nos moinhos, até que fique completamente branco, perdendo com isto muito mais da metade de seu valor nutritivo (pode chegar a 75% de perdas), que está justamente na película escura que faz o revestimento do grão. Isto depois é dado aos porcos no farelo e este animal cresce forte e sadio, enquanto o homem come o alimento empobrecido em nutrientes, o resto, a sobra do arroz, o amido totalmente sem farelo. E é justamente o farelo, esta casquinha grudada no grão do arroz integral, que ajuda a combater a prisão de ventre tão comum e prejudicial à maioria das pessoas.

Nosso intestino precisa de alimento fibroso, celulose, farelo, para funcionar bem. Já o arroz branco prende o intestino, pois é rico em goma, amido, cola e gruda nas vilosidades intestinais.

O arroz integral é rico em, proteínas, aminoácidos, minerais e vitaminas A, B1, B2, B6, C e E, e fibras, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.  Como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz branco que é processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido. O arroz integral é mais saboroso e que a fibra protetora do grão (parte mais importante do produto), possui a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para formação de novas células.

A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Quando é retirada a película, a grande maioria destes componentes e nutrientes se perde.

Consumo regular do arroz integral traz muitos benefícios:

Diminui os problemas intestinais como a constipação.
Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos.
Protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1.
Melhora o metabolismo da contração muscular, sendo excelente para todos, e especialmente para atletas.
É isento de glúten, portanto celíacos podem consumir.
Combate, inclusive, o excesso de colesterol e é excelente eliminador de toxinas em geral.
Da alcalinidade sanguinea e digestiva / intestinal.

Aumentar a quantidade de fibras é uma boa dica para quem deseja emagrecer, pois as fibras demoram mais tempo para serem digeridas, assim prolongam a sensação de saciedade. Mas, ao se aumentar a quantidade de fibras, deve-se aumentar também a quantidade de água.

Apesar de ter um valor calórico um pouco maior, tem o índice glicêmico menor. Portanto, não há alteração calórica significativa na dieta. Por ser um carboidrato, desse modo um alimento energético, deve ser consumido em porções que condizem com a necessidade de cada pessoa.

O arroz integral dá uma saciedade mais prolongada, já que ele é rico em fibras e carboidratos de absorção mais lenta, o que faz com que os níveis de glicose não aumentem rapidamente (ideal para quem tem diabetes e para preveni-la), por isso recomendado para quem quer perder peso. Mas eu recomendo para toda gente, por suas enormes quantidades de nutrientes.

Há três tipos de arroz integral: o cateto, o agulha e o vermelho, que se diferem principalmente quanto à cor e forma, já que as propriedades nutricionais são bem semelhantes. O arroz cateto e o vermelho em minha opinião são os melhores.
O alimento deve nutrir e nos fazer pessoas saudáveis. Desse modo, devemos comer para viver e não viver para comer! O arroz integral é uma ótima opção para iniciar uma alimentação saudável ou uma reeducação alimentar natural e saudável.

*Quando se refina o arroz até deixá-lo branco completamente, destrói-se também o gérmen e ele não tem mais vida; é, portanto um alimento morto. Mas um grão de arroz integral continua tendo vida e, se for plantado, germina! Eu indico o arroz integral na maioria das dietas pelo fato de ter uma maior concentração de nutrientes. A película tem uma maior concentração de fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e diminuem a fome e reduz nossa taxa de glicemia. Vamos comer alimentos com viva. JL

quinta-feira, 22 de março de 2012

Saber Viver...


Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura... Enquanto durar.

'Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina'.

 ‘Cora Coralina’.

 *Nunca é tarde para compartilhar uma poesia, ainda mais de Cora Coralina!
Simples e verdadeiro! JL

terça-feira, 20 de março de 2012

Cadeiras.


Criada em 1960 pelo genial e colormaníaco Verner Panton (1926-1998), designer dinamarquês que foi pupilo (e enfant terrible) de Arne Jacobsen, a cadeira produzida pela Vitra. 
Também conhecida como "Stacking Chair" ou "S Chair" (adivinhe o porquê?).
Talvez seja o móvel de plástico mais famoso do século XX. 
Se não for, certamente, é o mais sensual deles. 
Adoraria ter uma cadeira dessa, em minha casa. 

*Achei super original e muito criativa. JL

segunda-feira, 19 de março de 2012

Arroz Branco, um Veneno para o Diabético.

Consumir arroz branco frequentemente favorece o aparecimento do diabetes tipo 2, enquanto que o risco de ter a doença é reduzido com o consumo de arroz integral, revela um estudo americano. Cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard acompanharam o consumo de arroz branco e integral por 157.463 mulheres e 39.765 homens, que foram seguidos em três estudos diferentes durante 14 a 20 anos.
 
Os cientistas descobriram que as pessoas que consumiam arroz branco cinco vezes por semana tinham 17% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 que aqueles que o comiam uma vez por semana apenas.

O diabetes tipo 2, se manifesta em geral na idade adulta. Há quase 24 milhões de diabéticos nos Estados Unidos (8% da população). Acreditamos que substituir o arroz branco e outros grãos refinados por grãos integrais, como o arroz integral, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2.
 
Mas desde o século XX, os progressos feitos nas tecnologias do tratamento do cereal possibilitaram uma produção em massa de cereais refinados. Durante este processo, a casca do grão, assim como as partes intactas do germen, é retirada para produzir arroz branco que, de fato, consiste em um endospermo cheio de amido.
 
Deveríamos eliminar de nossa dieta tudo o que é refinado: açúcar, farinha, arroz branco. Tudo o que é industrializado já não faz bem ao nosso organismo, agora o que é refinado, processado e clareado, é pior ainda! O arroz (assim como o açúcar e a farinha) passa por processos químicos para que fiquem branquinhos e soltinhos, e isso fazem com que percam praticamente todas as suas propriedades nutritivas, tornando-se antinutrientes, alimentos vazios e que só contém calorias e de quebra ainda contém ingredientes que podem fazer mal.

Há séculos o arroz é um alimento de base nos países asiáticos. Mais de 70% do arroz consumido nos Estados Unidos é arroz branco. Especialistas da Escola de Saúde Pública de Harvard e da Escola de Medicina de Harvard analisaram dois estudos asiáticos (feitos com chineses e japoneses) e dois com populações ocidentais (americanos e australianos).

Eles constataram que os povos asiáticos tendem a comer mais arroz branco do que os ocidentais: ingerem o alimento em média três ou quatro vezes ao dia, enquanto os ocidentais comiam uma ou duas porções por semana. O trabalho mostrou que os asiáticos tinham maior chance de desenvolver diabetes do tipo 2 e que, quanto maior a ingestão de arroz branco, maior o risco. Mesmo entre as populações ocidentais, que consumiam muito menos deste alimento, os pesquisadores disseram que o consumo relativamente alto de arroz branco pode aumentar, modestamente, o risco de diabetes.
 
Considerando-se todos os indivíduos estudados, os pesquisadores afirmaram que, a cada porção extra de arroz branco (considerando-se que cada uma tenha 158 gramas) ingerida, o risco de diabetes 2 crescia 11%. Os estudos levaram em conta uma série de fatores, como peso dos participantes, quantidade de exercício que eles faziam e alimentação — como, por exemplo, quanta carne e álcool ingeriam. No início do estudo, nenhum deles tinha diabete. Mas, ao final das pesquisas, que duraram de quatro a 22 anos, cerca de 13.200 haviam desenvolvido a doença. Ela pode ser decorrente de outros fatores relativos ao estilo de vida dos participantes.
 
As descobertas da revisão sugerem que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 é maior entre a população asiática, mas, se isso é devido ao consumo de arroz ou à predisposição genética, não pôde ser determinado.

*Quanto mais alimentos que contêm amido (como o arroz) nós ingerimos, mais nós ingerimos de qualquer outro tipo de comida. Neste sentido, a única coisa que se pode afirmar é que manter o peso ajuda a prevenir o diabetes e também a mantê-lo sob controle. O arroz branco é um carboidrato que transforma em açúcar de uma forma muito rápida, principalmente ingerido após as 18 hs. Faça uma reeducação alimentar, substitua  o arroz branco pelo integral e orgânico. JL

sábado, 17 de março de 2012

Sobre Como Amar Uma Mulher:



Você pode não ser o primeiro homem dela, o último homem dela ou o único homem dela.
Ela amou antes, pode ser que ela ame de novo.
Mas se ela te ama agora, o que mais importa?
Ela não é perfeita... Você também não é, e vocês dois podem nunca ser perfeitos juntos, mas se ela te faz rir, te faz pensar duas vezes, e admite ser humana e cometer erros, segure-se a ela e dê a ela o máximo que você puder.
Ela pode não estar pensando em você a cada segundo do dia, mas ela te dará uma parte dela que ela sabe que você pode quebrar...o coração dela.
Então não  a machuque, não a mude , não analise e não espere mais do que ela pode dar.
Sorria quando ela te fizer feliz, diga a ela quando ela te deixar com raiva, e sinta a falta dela quando ela não estiver por perto.

‘Bob Marley’

*Voltei no tempo por algumas horas... Gosto de você porque gosto de mim... Se não fosse eu a pensar, não haveria você... Apartir de mim surgiu nós! JL

quarta-feira, 14 de março de 2012

E se Einstein Não Tivesse Existido?

Se Albert Einstein não tivesse vindo a Terra, pode ter certeza que sua vida seria diferente.

A história do século XX teria sido radicalmente diferente se o físico alemão Albert Einstein (1879-1955) não tivesse nascido nem descoberto, portanto, para espanto geral da humanidade, que matéria e energia são duas faces de uma mesma moeda e que podem ser transformadas uma na outra. A Teoria da Relatividade, exposta pela primeira vez pelo físico alemão em 1905, mas apresentada na íntegra 13 anos mais tarde, reformulou a  Física, até então presa aos princípios do inglês Isaac Newton, ainda no século XVII.
 
Sem Albert Einstein, o mundo da reflexão sobre a física ficaria deserto de algumas das idéias mais instigantes da ciência do século XX. Einstein passou a vida sonhando com a unificação da teoria física, coisa à qual o astrofísico inglês Stephen Hawking (autor do best-seller Uma Breve História do Tempo) – entre outros pesquisadores modernos – começou a dar forma somente nas últimas décadas, graças à mudança de mentalidade no mundo da ciência, atualmente muito mais aberto à integração entre as disciplinas. A unificação da Mecânica Quântica com a Teoria da Relatividade, desejada por Einstein, somente aconteceu nas últimas décadas. E desse casamento surgiram inovações formidáveis e essenciais como a microeletrônica, o raio laser e os supercondutores.
 
Sem o legado de Einstein, certamente um grande número de reflexões sobre o universo não seria hoje assunto nos jornais do mundo inteiro. (Mesmo a expressão popular “tudo é relativo” pago tributo à teoria do físico alemão. Imagine um mundo sem ela...) Até porque a  Física newtoniana não teria o mesmo fôlego para explicar os mundos virtuais propostos por intrincadas equações matemáticas em campos como informática e inteligência artificial. Sem a revolução proposta por Einstein, provavelmente nenhuma dessas conquistas tecnológicas existiria.
Foi a relatividade de Einstein que levou à fórmula da bomba atômica.

 'Deus é a lei e o legislador do Universo'.
 
*Hoje é o aniversário de Albert Einstein...
Se Albert Einstein não tivesse vindo à Terra, pode ter certeza que sua vida seria diferente. Dificilmente você iria esquentar alimentos no forno de microondas, jogar videogame, ir ao médico e ser examinado por tomógrafo, visualizar a tela de cristal líquido de seu laptop, entre outras inovações que só foram possíveis com as intrincadas teorias do físico alemão. JL

segunda-feira, 12 de março de 2012

Farinhas Para Todos os Gostos.


A proposta dos alimentos em pó veio para ficar. No começo, os cereais e os grãos dominavam a dieta com alto teor de fibras e outros princípios ativos ligados ao emagrecimento saudável. Pois bem, agora é a vez das farinhas de frutas conquistarem adeptos. Elas também têm fibras, mas a novidade é que carregam nutrientes importantes e enriquecem as refeições.

Farinha de Açaí (Euterpe oleracea):  

Rica em fibras, proteínas, gorduras do bem, potássio, vitaminas B1, B2 e E, além de um mix poderoso de compostos antioxidantes e antiinflamatórios fazem parte do pacote de nutrientes da farinha de açaí. Ela age prevenindo lesões que os radicais livres podem causar, isto faz com que as nossas células e, em conseqüência, nossos órgãos funcionem adequadamente, prevenindo uma série de doenças.
Mas será que a versão em pó preserva todos os nutrientes da fruta?
Segundo estudo, não há diferença significativa entre as gorduras benéficas encontradas na fruta daquelas encontradas no caroço, que serve de matéria prima para o preparo da farinha. Sendo assim, podemos afirmar que os benefícios das gorduras insaturadas, que estão associados à boa aparência da pele e ao desenvolvimento mental, e os benefícios antioxidantes da vitamina E são mantidos.
A farinha de açaí pode ser também uma aliada importante na hora da atividade física. Ela é indicada para atletas, divido à sua ação energética e revigorante.
Uma novidade para os atletas é a farinha do açaí, que possui todos os benefícios revigorantes da fruta, e tem a metade das calorias da polpa.

P.S: A farinha de açaí é rica em potássio e tem alto teor de proteínas, por isso, pessoas com problemas renais não devem consumi-la

Farinha de Banana -Verde (Musa spp.):

Comer a fruta antes do amadurecimento não parece ser boa idéia. E em sua forma in natura, realmente não é. A única pessoa que eu conheço que come banana verde in natura é a minha filha Cátia, que desde criança que tem este habito.
A saída é apostar no consumo da farinha de banana-verde. O xis da questão é um nutriente que só é encontrado antes que a fruta esteja madura: o amido resistente, um tipo carboidrato que não é digerido pelo nosso organismo e possui ação parecida com as fibras.
Um estudo realizado com diabéticos na Nova Zelândia comprovou os benefícios da substância no controle da glicemia.  O alimento é bom para diabéticos, porque o amido retarda a absorção de glicose e evita picos de glicemia.
A farinha também apresenta benefícios contra o câncer intestinal. Ao chegar ao intestino grosso, o amido resistente é digerido pelas bactérias, produzindo substâncias benéficas tanto para o órgão quanto para o organismo em geral.
E os benefícios dessa fermentação vão além. Por servirem de alimento às bactérias benéficas do nosso intestino, a substância também é responsável pela melhora do sistema imune, já que a maioria das nossas células de defesa é fabricada no órgão intestino.
A farinha de banana verde contém uma fibra conhecida como amido resistente, e está entre as mais procuradas. Essa fibra vai alimentar as bactérias boas que nós temos no intestino, diminuindo a absorção de glicose, de gordura e promovendo um melhor funcionamento intestinal.

Farinha de Uva (Vitis vinifera):

Sabe os tão aclamados benefícios do vinho tinto e do suco de uva?
Então, eles também estão presentes na farinha de uva. Além das fibras, o alimento é boa fonte de diversas substâncias antioxidantes que varem os nocivos radicais livres para fora do organismo. Ela combate o envelhecimento celular, previne doenças degenerativas e ajuda a manter as paredes arteriais flexíveis, melhorando a circulação e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
O alimento é um excelente aliado para combater e prevenir os diversos problemas ligados à má circulação. Ela melhora a circulação cerebral, diminui o aparecimento de varizes, auxilia na prevenção da flacidez do tecido cutâneo e melhora quadros de artrite.
Abra os olhos e aceite umas colheradas, pois a farinha também ajuda na saúde da visão.
Há evidências de que os compostos presentes na farinha aliviam o cansaço dos olhos, diminuindo a degeneração macular e melhorando a circulação nos pequenos vasos oculares, evitando danos à visão.
Alguns estudos já comprovam que a farinha de uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. Também é rica em resveratrol, ajudando a evitar o câncer.

 Farinha de Maçã (Malus SP):

Saiba que tanto a farinha de maçã quanto a fruta in natura são ricas na substância Pectina. O nutriente é um tipo de fibra solúvel que não é absorvido pelo organismo e se liga facilmente à água, transformando-se em uma espécie de gel, que reduz a absorção de gorduras e açúcares e protege a microbiota intestinal. Ela é eficaz na regulação dos níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, além de prevenir doenças degenerativas e crônicas, como câncer de cólon e reto, aterosclerose e diabete.
A pectina também contribui para a perda de peso, já que ocupa espaço no estômago, proporcionando sensação de saciedade e fazendo com que a pessoa coma menos quantidade na hora da refeição. Além disso, a absorção da glicose de forma lenta minimiza os picos de insulina, evitando a transformação do açúcar em gordura.
A maçã em pó também exerce um efeito benéfico em pessoas que sofrem com dores articulares. O alimento é fonte de ácido málico, que age diretamente no sangue e nos tecidos, eliminando o ‘lixo’ originado pelo metabolismo, responsável pela inflamação nas articulações. Outro ponto a favor é a presença de quercetina, que possui ação antiinflamatória.
 
P.S: A pectina, encontrada na farinha de maçã e na de maracujá, contribui para a perda de peso.
Sabendo escolher o tipo certo para a sua necessidade e sem fazer loucuras, como substituir refeições por um suco com uma colherada de algum alimento em pó, as farinhas podem (e devem) fazer parte do seu cardápio. Elas podem ser utilizadas em vitaminas, iogurtes, salada de frutas, musses e preparações como pães, bolos, tortas e biscoitos.

Farinha de Laranja (Citrus):

O suco de laranja (sem açúcar) além de saboroso, ele também é muito nutritivo. Mas será que desta forma você está aproveitando todos os benefícios da laranja? Infelizmente, não. Quando chupamos uma laranja ou tomamos o seu suco, desprezamos a casca e o bagaço, que contêm óleos essenciais e fibras, principalmente as do tipo solúvel. Coisa que não acontece quando consumimos a farinha, já que ela é feita com essas partes da fruta.
A farinha de laranja ficou famosa por ajudar a enxugar alguns quilos. O alimento possui um composto bioquímico chamado sinefrina, que aumenta o metabolismo e promove a quebra de gordura. O composto é estimulante e acelera as reações do organismo, auxiliando no emagrecimento.
Assim como a farinha de maçã, o alimento também possui a pectina, que aliada a uma alimentação equilibrada também contribui para o emagrecimento. A farinha de laranja melhora o funcionamento intestinal e diminui as taxas de colesterol e o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois ‘sequestra’ o mau colesterol (LDL) das artérias e o elimina pelas fezes.

Farinha de maracujá:

Facilmente encontrada em casas de produtos naturais, a farinha é proveniente da casca da fruta, onde estão depositadas boas quantidades de pectina (olha aqui de novo). Essa substância dificulta a absorção de gorduras, carboidratos e açúcar, diminuindo os riscos de diabete.
E os benefícios não param por aí. O nutriente também carrega, durante a digestão, parte do colesterol vindo de outros alimentos, facilitando a eliminação nas fezes. A melhor forma de consumo é misturar o alimento em sucos, vitaminas, iogurtes, frutas amassadas ou picadas.
Dica: a farinha também pode ser ingerida sozinha, antes do almoço e do jantar, assim já estará pronta para captar as gorduras do que será consumido a seguir. E vale lembrar: a  apenas 30 gramas diariamente. Em excesso, pode causar diarréia e até perda de nutrientes.
 P.S: Ajuda no emagrecimento.

*Para quem quer emagrecer, deve-se consumir as farinhas trinta minutos antes das refeições, e no máximo quatro colheres de sopa por dia. Comece devagar, tomando uma colher por dia, e aos pouco vá aumentando. As farinhas também podem ser misturadas as refeições, como, por exemplo, no feijão e arroz, sucos, vitaminas, saladas de frutas, sopas, Etc...
Vendemos todas estas farinhas na loja organicus... JL

domingo, 11 de março de 2012

Para Viver um Grande Amor!

 
É preciso abrir todas as portas que fecham o coração.
Quebrar barreiras construídas ao longo do tempo,
Por amores do passado que foram em vão.
É preciso muita renúncia em ser e mudança no pensar.
É preciso não esquecer que ninguém vem perfeito para nós!
É preciso ver o outro com os olhos da alma e se deixar cativar!
É preciso renunciar ao que não agrada ao seu amor...
Para que se moldem um ao outro como se molda uma escultura,
Aparando as arestas que podem machucar.
É como lapidar um diamante bruto...para fazê-lo brilhar!
E quando decidir que chegou a sua hora de amar,
Lembre-se que é preciso haver identificação de almas!
De gostos, de gestos, de pele...
No modo de sentir e de pensar!
É preciso ver a luz iluminar a aura,
Dando uma chance para que o amor te encontre.
Na suavidade morna de uma noite calma...
É preciso se entregar de corpo e alma!
É preciso ter dentro do coração um sonho.
Que se acalenta no desejo de: amar e ser amada!
É preciso conhecer no outro o ser tão procurado!
É preciso conquistar e se deixar seduzir...
Entrar no jogo da sedução e deixar fluir!
Amar com emoção para se saber sentir.
A sensação do momento em que o amor te devora!
E quando você estiver vivendo no clímax dessa paixão,
Que sinta que essa foi a melhor de suas escolhas!
Que foi seu grande desafio...e o passo mais acertado.
De todos os caminhos de sua vida trilhados!
Mas se assim não for...
Que nunca te arrependas pelo amor dado!
Faz parte da vida arriscar-se por um sonho...
Porque se não fosse assim, nunca teríamos sonhado!
Mas, antes de tudo, que você saiba que tem aliado.
Ele se chama TEMPO...seu melhor amigo.
Só ele pode dar todas as certezas do amanhã...
A certeza que...realmente você amou.
A certeza que...realmente você foi amada.
 
 'Drummond'.
 
* A vida e seus muitos sabores e amores...é um desfrutar constante! JM

Pensamento da Noite!

Se você ainda tem um amor escondido no armário, no fundo de alguma gaveta, trancafiado em algum lugar, não jogue fora. 
Dê para alguém que esteja precisando. 
Ou guarde. Sou uma otimista: a moda pode voltar.
 
'Martha Medeiros'.

*Muito sábia! JL

sexta-feira, 9 de março de 2012

Abelhas Também Teriam Uma Personalidade.



 Pesquisa aponta paralelos entre o comportamento humano com os dos insetos.

Pesquisadores apontaram diferenças no comportamento das abelhas sobre tudo em relação à busca por comida. À simples vista as abelhas e os seres humanos não têm muito em comum, mas um estudo publicado nesta quinta-feira na revista 'Science' indica que, tal qual o Homo sapiens, estes insetos também têm personalidade.

De acordo com a pesquisa, há abelhas exploradoras e de comportamento mais ousado, enquanto outras optam por atividades mais cautelosas e uma vida 'caseira'.As abelhas têm distintas funções na colônia. Algumas ficam dentro da colméia e cuidam dos filhotes, enquanto outras saem para conseguir comida.
O estudo das abelhas e suas possíveis implicações para entender o comportamento de mamíferos, e até o dos humanos, são interessantes porque esses são insetos sociais, que vivem em comunidades altamente organizadas. Durante os experimentos, os pesquisadores instalaram as fontes de alimento das abelhas em uma grande área protegida e observaram quais saíam para explorar em busca por mais comida. Os cientistas depois compararam a expressão genética cerebral das abelhas aventureiras com a daquelas que ficaram próximas os seus ninhos.

Ficamos focados em determinar os genes e a base molecular que motivam estas abelhas a um comportamento explorador, algo que nos humanos é conhecido como o comportamento em busca de novidade.
A partir da observação das abelhas exploradoras, os cientistas descobriram que as mesmas que buscaram o lugar para a nova colméia e levaram para lá um grupo de abelhas da colônia antiga são as que passam a procurar comida. Leva em seus genes essa 'inquietação. Primeiro, saem em busca de um lugar; depois, de comida.

Genética - Há uns 1 mil genes, 15% do total, que se expressam mais nas abelhas exploradoras que nas não exploradoras. São genes com função associada à comunicação, e essas diferenças se expressam na dopamina, na octopamina, no glutamato e no ácido gama-aminobutírico. Nos seres humanos, essas moléculas se relacionam com a sensação de satisfação e também com a dependência. Os seres humanos que têm tendência a buscar atividades inovadoras também têm um maior risco de desenvolver a dependência.

Em outras fases do estudo, os cientistas acrescentaram doses maiores de octopamina e glutamato na dieta das abelhas exploradoras, e o resultado foi que exploravam ainda mais. Por outro lado, a adição de agentes bloqueadores em sua dieta lhes inibiu a vontade de explorar, e as abelhas normais, as que não tendem a explorar, exploraram ainda menos.
 
Fonte: Época.


*Abelhas é parte integral e necessária dos sistemas agrícolas e ecológicos, já que produzem mel e especialmente, polinizam novas plantas.
A utilização dos produtos das abelhas com fins terapêuticos é denominada APITERAPIA, que vem-se desenvolvendo consideravelmente nos últimos anos, com a realização de inúmeros trabalhos científicos. JL!

quinta-feira, 8 de março de 2012

A Todas as Mulheres / Dia Internacional da Mulher.

A Todas as Mulheres...
Que driblam a vida para entregar o melhor de si em tudo que fazem...
Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes.
Sou a Miss Imperfeita, muito prazer.
Uma imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado três vezes por semana, decido o cardápio das refeições, levo os filhos no colégio e busco, almoço com eles, estudo com eles, telefono para minha mãe todas as noites, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e-mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos, participo de eventos e reuniões ligados à minha profissão e ainda faço escova toda semana - e as unhas!
E, entre uma coisa e outra, leio livros.
Portanto, sou ocupada, mas não uma workaholic.
Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.
Primeiro: a dizer NÃO.
Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás.
Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.
Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros.
Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.
Você não é Nossa Senhora. Você é, humildemente, uma mulher. E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável.
É ter tempo.
Tempo para fazer nada.
Tempo para fazer tudo.
Tempo para dançar sozinha na sala.
Tempo para bisbilhotar uma loja de discos.
Tempo para sumir dois dias com seu amor. Três dias. Cinco dias!
Tempo para uma massagem.
Tempo para ver a novela.
Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza.
Tempo para fazer um trabalho voluntário.
Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto.
Tempo para conhecer outras pessoas.
Voltar a estudar.
Para engravidar.
Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado.
Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir.
Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal.
Existir, a que será que se destina?
Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.
A mulher moderna anda muito antiga.
Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada.
Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem.
Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si.
Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo!
Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente.
Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir.
Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.
Desacelerar tem um custo.
Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C.
Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores.
E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante.

‘Martha Medeiros’.

*Que o nosso dia seja cheio de motivos para sorrir e continuar o percurso...trabalhar, estudar, meditar e ainda reservar espaço para sonhar... Desejo a todas as mulheres: vontade e inquietude, o puro amor por amor, um desejo pulsante e uma vida delirante. 
Sou Mulher, sou Mãe, sou Avó e sou Feliz! JL.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Lugar Nenhum...



Sempre estou à procura de um lugar, com a sensação de "não pertencer" a lugar nenhum.


 *...estar confusa enche a vida de possibilidades... JL

terça-feira, 6 de março de 2012

Reflexão da Tarde!

 

Só se pode viver perto de certa pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor.
Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso da loucura.

'Guimarães Rosa'

*...infinitamente perfeito! JL

segunda-feira, 5 de março de 2012

Pepino / Cucumis sativus.


Além de ser um diurético natural, o vegetal colabora no controle da pressão arterial e previne o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Aliado ao emagrecimento saudável, o pepino é uma boa pedida em saladas, pickles, sucos e preparações de quem está de dieta, pois possui apenas 20 calorias em 100 gramas do alimento. E não é só isto, o vegetal é rico em água (apresenta 96% do líquido), a água  garante um efeito de hidratação natural, o que colabora com o funcionamento adequado dos rins, além de hidratar e nutrir o organismo. Fora as fibras, que regularizam o trânsito intestinal. E, cá entre nós, essas funções são bem requisitadas quando o assunto é perder os quilos indesejáveis.

Os pepinos são ricos em minerais, principalmente o potássio, são encontrados em abundância na composição do alimento. Pepino contém Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco. O pepino contém ácido ascórbico (vitamina C) e ácido caféico, ótimos para tratar irritações na pele e também para diminuir inchaço.
 
A substância melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos e ajuda a eliminar o sódio do organismo, contribuindo assim para o controle da pressão arterial. Ao consumir o alimento, o seu coração estará fora de perigo.
Ótimo tônico para o fígado, rins, veicula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.

O pepino contém muitos benefícios, como por exemplo, o selênio que ajuda a preservar a elasticidade da pele e a combater o envelhecimento precoce.  Já o fósforo, também contido no alimento, em combinação com o cálcio, auxilia na formação dos ossos e dentes. E, por se um alimento alcalinizante, ajuda a equilibrar a acidez do sangue, neutraliza também o nível de acidez bucal (pH) e elimina resíduos que ficam na superfície dos dentes, o que pode favorecer a prevenção de cáries.

A melhor forma de consumo do vegetal é in natura, seja em saladas ou sucos. Também é comum em conserva, como pickles, cozido, recheado, em sopas ou suflês. Mas se o seu organismo tem dificuldade em digerir os alimentos, o melhor é consumi-lo sem a casca, pois a digestão dela é mais demorada.

A casca do pepino também é muito rica em nutrientes. Ela contém substâncias fitoquímicas, como a clorofila (responsável pela coloração verde-escura), que atuam como antioxidantes, neutralizando os radicais livres e prevenindo as doenças degenerativas.

O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais.  É rico em potássio, o “mineral da juventude”, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.

A melhor forma para comer este vegetal é listando tipo: retire 2 cm de casca no seu comprimento e deixe outros 2 cm de casca  no comprimento, em torno de todo o pepino, assim ele ficará listado e mais digerível.

*Pepino o grande aliado do emagrecimento saudável... JL.

sábado, 3 de março de 2012

Palavras do Meu Mestre!



A mente não pode ser transformada pela força, pelo uso de facas e armas. 
Ela até pode parecer fraca por não ter cor ou forma, mas, é, na verdade, difícil de vencer. 
A única maneira de mudar a mente é usando a própria mente, pois só ela pode distinguir entre o que tem de ser feito e o que tem de ser deixado para trás. 
É assim que as trevas e a ignorância podem ser dissipadas. 
Quando a mente consegue enxergar os benefícios temporários e definitivos de se empenhar na virtude, e de abandonar os enganos das más ações, nós somos, então, capazes de agir de maneira positiva.

‘Dalai Lama’

*Possa todos os seres ter a felicidade e as causas da felicidade... Boa Noite! JL

A Paz...


A paz vem de dentro de você mesmo. 
Não a procure à sua volta.

'Buda'


*Uma máxima mínima! JL

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sem Amor...


A inteligência sem amor, te faz perverso;
A justiça sem amor, te faz implacável;
A diplomacia sem amor, te faz hipócrita;
O êxito sem amor, te faz arrogante;
A riqueza sem amor, te faz avaro;
A docilidade sem amor, te faz servil;
A pobreza sem amor, te faz orgulhoso;
A beleza sem amor, te faz ridículo;
A autoridade sem amor, te faz tirano;
O trabalho sem amor, te faz escravo;
A simplicidade sem amor, te deprecia;
A oração sem amor, te faz introvertido;
A lei sem amor, te escraviza;
A política sem amor, te deixa egoísta;
A fé sem amor, te deixa fanático;
A cruz sem amor, se converte em tortura;
A Vida Sem Amor, Não Tem Sentido...

'Catia Menezes'.

*Minha Filha Linda, Minha Vida Sem o seu Amor, Não Tem Sentido! JL

quinta-feira, 1 de março de 2012

Derrame Cerebral.

Derrame: memorize as três primeiras letras... S.T. R.

Agora existe um 4º indicador: A língua

Disse um neurologista que se levarem uma vítima de derrame dentro das primeiras três horas, ele pode reverter os efeitos do derrame totalmente.
Ele disse que o segredo é reconhecer o derrame, diagnosticá-lo e receber o tratamento médico correspondente, dentro das três horas seguintes, o que é difícil.

Reconhecendo um Derrame.

Muitas vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, nossa falta de atenção, torna-se desastrosa. A vítima do derrame pode sofrer severa consequência cerebral quando as pessoas que o presenciaram falham em reconhecer os sintomas de um derrame.

Agora, os médicos dizem que uma testemunha qualquer pode reconhecer um derrame fazendo à vítima estas três simples perguntas:

S* (Smile) Peça-lhe que SORRIA.

T* (Talk) Peça-lhe que FALE ou
Apenas diga uma frase simples. (com coerência), ex: Hoje o dia está ensolarado.

R* (Rise your arms) Peça-lhe que levante Ambos os Braços.

Se ele ou ela têm algum problema em realizar ‘Qualquer’ destas tarefas, chame a emergência imediatamente e descreva-lhe os sintomas, ou vão rápido à clínica ou hospital.

Novo Sinal de derrame - Ponha a língua fora.

NOTA: Outro sinal de derrame é este: Peça à pessoa que ponha a língua para fora...
Se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro, é também sinal de derrame.


*Algo que todos devemos saber.
Está artéria, chama-se carótidas, todos nós temos duas artéria, que leva sangue para o cérebro. Se ficarmos com placa de ateromas, e se soltar, qualquer indivíduo, pode ter uma Esquemía (derrame cerebral). JL