domingo, 23 de dezembro de 2012

Mantra...




Mantra significa “o som que liberta a mente”. Segundo as antigas escrituras da Índia e de outras tradições, ao longo da coluna vertebral e no cérebro, existem sete centros de energia ou “chakras”.

A ideação e a vibração acústica sutil do mantra ressoam nos centros energéticos dos chakras e nas glândulas endócrinas a elas associadas, equilibrando o fluxo de energia do corpo e refletindo diretamente na saúde corpóreo-mental do praticante.

*Málá, (foto acima), em sânscrito, significa guirlanda, colar, terço ou simplesmente um "cordão de contas". Japa significa repetição, portanto japamálá é uma forma de colar com 108 contas que é utilizado principalmente para a prática de repetição de mantras, com isso se obtém uma excelente concentração o que facilita a entrada em um estado de meditação. O mais tradicional é que o málá possua 108 contas, mas existem málás com 54 ou 27 contas, ou seja, metade ou um terço de 108.
Quem mantra seus males espanta. JL

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pensamento da Noite!


Quero colo, quero beijo, quero cafuné,
abraço apertado, mensagem na madrugada,
quero flores, quero doces, quero música,
vento, cheiros, quero parar de me doar e
começar a receber.

‘CFA’.

*Quero boca...quero o céu da tua boca! JL

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ciático.



O nervo ciático é o maior e mais longo nervo do corpo. Vai do final da coluna, passa pelo bumbum e pela parte de trás da perna até chegar nos pés. Quando ocorre algum tipo de compressão ou de inflamação em qualquer parte deste percurso o nervo pode doer. 

A dor pode acontecer em qualquer momento, na forma de pontadas, pequenos “choques”, formigamento ou queimação. Costuma atacar com mais freqüência a parte mais baixa da coluna, um dos lados do bumbum ou atrás da coxa. A intensidade e duração variam de pessoa para pessoa e dependem da causa da dor.
O que causa a dor ciática?

A hérnia de disco é uma das causas mais comuns. A gravidez pode dar dor, pois também pode ocorrer a compressão do nervo quando o útero aumenta de tamanho. Outras formas de compressão: ficar muito tempo sentado de forma incorreta ou dormir em posições que causem compressão na região do nervo. Porém, a verdadeira dor ciática, a que é mais forte e mais intensa, tem origem na coluna vertebral.
O que fazer para melhorar a dor ciática?

O mais importante é tratar a causa da dor. Por isso, sempre que você tiver este tipo de dor, consulte um médico ortopedista para que ele possa orientar o tratamento corretamente. Nunca se automedique.

Como prevenir?
Pratique exercícios físicos regularmente e faça alongamentos. Alongar-se é muito importante para a saúde de músculos, tendões e nervos.
Procure se sentar em posições corretas. Nunca fique “torto”, colocando o peso do corpo em cima de uma perna só. Sua circulação funciona melhor se o sangue puder transitar livremente.
 Evite causar em você mesmo congestionamentos desnecessários!

*Viva livre e com saúde! Uma boa parte dos casos de dor ciática está relacionada com a hérnia discal, porém não é a única causa, temos os casos de artrite da coluna, as fraturas, os traumas e outros processos infecciosos. Excelente tratamento para a dor ciática é massagem  mais acupunctura...JL

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Obesidade Infantil.

 Dieta açucarada e gordurosa faz criança ter coração de idoso.
Documentário expõe os riscos do fast-food à saúde mostrando crianças com doenças crônicas da obesidade, mas incapazes de reconhecer frutas e legumes in natura.

Yan de 4 anos, obeso, cardiopata e com insuficiência pulmonar, mora no interior do Amazonas. Ele se joga no chão para comer salgadinho antes do almoço, mas perde o ar durante a malcriação.

O pai cede à guloseima e come junto com a criança. A birra é infantil, mas a falta de fôlego sugere que o coração e o pulmão já são típicos de um idoso.

O menino é um dos personagens do documentário ‘Muito Além do Peso’, que acaba de estrear nas salas de cinema do Brasil. Percorrendo as histórias de crianças brasileiras com excesso de peso – todas com quadro clínico de doenças crônicas que no passado só apareciam após os 60 anos – a obra estimula a reflexão sobre a maior epidemia infantil da história, a obesidade.

“Encontramos crianças que não conseguem reconhecer o que é um mamão, uma pera”, disse ela em referência a uma das cenas do filme em que uma menina, moradora de uma casa de palafita no interior do Pará, só reconheceu a batata quando ela estava ensacada, na forma de salgadinho. Ao pegar o tubérculo in natura nas mãos, a menina não soube dizer o que era e arriscou a palavra “cebola”. Não foi o único exemplo retratado.
É grave e triste. A obesidade antecipa outras epidemias da modernidade, como diabetes problemas cardíacos e depressão.

Vilões: O documentário coloca a indústria alimentícia e a publicidade infantil como dois dos principais motivos para explicar o aumento da obesidade na infância. Os brinquedos que são entregues junto com os lanches nas grandes redes de fast-food, a utilização de personagens infantis nas embalagens de biscoitos recheados e chocolates, além das peças publicitárias que dizem “ser mais felizes” aqueles que consomem uma marca de refrigerante foram apontados pelos especialistas entrevistados no filme – e pelas próprias crianças participantes do documentário – como os responsáveis pela alimentação maléfica e engordativa.

Mas outros “vilões” também são explorados. O endocrinologista infantil Amélio Godoy, que participou do filme e do debate realizado após a estréia, na última segunda-feira (12), citou a genética como um dos culpados para o aumento recorde de obesidade no Brasil.

O açúcar é aquisição nova em nossa alimentação. A substância é extremamente agressiva ao organismo e nossos genes não são adaptados para ela.

O açúcar sobrecarrega os órgãos, impõe a falência celular, esgota a capacidade de produção de insulina (o gatilho do diabetes) e não ajuda na saciedade. Ao contrário. Por promover maior liberação de hormônios, somos incentivados a comer mais. O açúcar acarreta uma terrível sensação de bem-estar.

Além da inabilidade do organismo para lidar com o açúcar e a atuação viciante da substância no corpo, a chefe e psicóloga Ann Cooper – mentora do programa de Michele Obama para conter a obesidade infantil nos EUA – citou as merendas escolares e os rótulos dos alimentos pouco informativos.

“As lanchonetes das escolas precisam estar alinhadas para a alimentação saudável e isso vai fazer com que as crianças não precisem comer maçãs escondidas no banheiro, por vergonha, como tem acontecido hoje”.

“No nosso programa colocamos bufês de saladas nas escolas e eliminamos o refrigerante e as frituras em 1.500 colégios. Acreditem: foi muito difícil, tivemos reclamações, mas nenhuma criança morreu por falta de refrigerante”, brincou Ann que também participou do debate.
Conheça o programa implementado em Nova York.

“Os rótulos dos alimentos também precisam ser mais claros. Mas a minha dica é: se você lê e não entende o que aquilo significa, por que vai dar aquela substância para o seu filho"?

Para os especialistas, todas as ações tem como objetivo diminuir uma tendência já detectada pelas pesquisas internacionais e dita, no documentário, pelo chefe pop e denfensor da dieta saudável, Jamie Oliver.

“Se nada mudar, o seu filho vai viver 10 anos a menos do que você".
* Atenção mães, reeduque a alimentação do teu filho, para no futuro ser um adulto saudável. JL

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Clarice Lispector Completaria 92 anos hoje.




Na certidão: Tchetchelnyk, 10 de dezembro de 1920. Nome de batismo, Haia. Mas esses dados duraram apenas dois anos. Com a vinda da familia para o Brasil, Haia viraria Clarice e a sua naturalidade seria mais brasileira do que ucraniana. Um dos nomes mais fortes, e cada vez mais populares da literatura brasileira, Clarice Lispector completaria 92 anos nesta segunda-feira.

Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham às vezes erro completamente, o que prova que não se trata de intuição, mas de simples infantilidade. Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. Há um perigo: se reflito demais, deixo de agir. E muitas vezes prova-se depois que eu deveria ter agido. Estou num impasse. Quero melhorar e não sei como. Sob o impacto de um impulso, já fiz bem a algumas pessoas. E, às vezes, ter sido impulsiva me machuca muito. E mais: Nem sempre os meus impulsos são de boa origem. Vêm, por exemplo, da cólera. Essa cólera às vezes deveria ser desprezada; outra, como me disse uma amiga a meu respeito, são: cólera sagrada. Às vezes minha bondade é fraqueza, às vezes ela é benéfica a alguém ou a mim mesma. Às vezes restringir o impulso me anula e me deprime às vezes restringi-lo dá-me uma sensação de força interna. Que farei então? Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.

Ela acreditava em anjos e, porque acreditava, eles existiam.

E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano.

'Clarice Lispector'.

*Ganhei o primeiro livro de Clarice quando fiz 15 anos, presente do meu pai, "Perto do Coração Selvagem". O livro apresenta Joana como protagonista, a qual narra a infância e o início da vida adulta. Dai pra frente li e reli todos os livros que ela escreveu. Clarice Lispector emociona-me sempre! JL

Alimentos Nocivos para Crianças.



 Chocolates, refrigerantes, salgadinhos e doces: por que devemos evitar?

Aí está um assunto que sempre me chamou a atenção e provavelmente da maioria das mães.
Por que não dar esses alimentos para as crianças? A resposta é sempre a mesma: “porque faz mal”.
Mas…por que faz mal? Por que devemos postergar ao máximo a introdução desses alimentos na dieta das crianças?

Chocolate: O chocolate tem vários benefícios – desde que seja aquele com a porcentagem maior de cacau: possui propriedades antioxidantes, melhora o fluxo arterial, ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim), entre outros. Porém, os chocolates com baixa porcentagem de cacau (que são os mais comumente encontrados) possuem muito açúcar e gordura, contribuindo assim para que a criança ganhe peso de maneira pouco saudável. Nesse caso é melhor evitá-los.

Açúcar Refinado: Ao passar pelo processo de refinamento o açúcar perde vitaminas e sais minerais, ficando apenas as “calorias vazias”. Nesta forma, traz prejuízos ao organismo, tornando-o propenso a varias doenças, entre elas o diabetes. Prefira o açúcar mascavo ou o demerara, que não recebem aditivos químicos, por isso conservam as vitaminas e minerais. Evite as guloseimas como balas, pirulitos e doces em geral que entre muitos outros problemas, podem causar cáries.

Gordura: A gordura tem seu charme: ajuda a manter a temperatura corporal, protege contra impactos e ajuda a metabolizar as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), além de dar sabor aos alimentos. Porém ao esquentar o óleo são liberadas muitas toxinas e o excesso traz prejuízos ao organismo como colesterol alto, obesidade, baixo desempenho físico, etc. Os salgadinhos de pacote geralmente possuem muitos carboidratos, sódio (principal vilão da hipertensão) e gorduras saturadas. Para não restringir totalmente, procure os que são assados, com menos gorduras. O mesmo vale para os salgadinhos fritos como coxinha, risólis, bolinha de queijo: prefira sempre os salgados assados.

Refrigerantes: Os refrigerantes não contribuem em nada para a nossa saúde. Prejudicam o organismo deixando o Ph do nosso sangue mais ácido, portanto mais propício a doenças. Vejam a explicação do Ph em relação à água. “Uma água mineral de boa qualidade deve ter um pH compreendido entre 7,0 e 7,5. O sangue de um ser humano saudável tem um pH de 7,35 a 7,45 e contém cerca de 90 a 95% de água.
O nosso corpo tenta a todo custo manter o pH sanguíneo dentro destes valores, extraindo minerais do organismo para manter o pH. Quando não consegue equilibrar o pH, o nosso corpo torna-se ácido e propenso à infestação por parasitas e todos os males que eles trazem.

Um pH levemente alcalino do sangue aumenta a oxigenação das células e a imunidade, uma vez que, vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver. Assim como o fogo precisa de oxigênio para existir, os vírus e bactérias necessitam de um meio ácido para se manterem  vivos. Sendo assim, beber água com um pH neutro ou levemente alcalino contribui, também, para que o nosso corpo mantenha o seu pH nos níveis adequados”.

Isso significa que a água é saudável, já o refrigerante faz muito mal. Para mantermos nossos filhos saudáveis e longe de doenças, o ideal é dar opções de sucos naturais e água, água de coco, ficando longe dos refrigerantes. Ao optar por essas restrições na dieta do seu filho, você provavelmente irá ouvir: “coitadinho dele"!

Na verdade, deveríamos “sentir pena” das crianças que desde cedo tomam refrigerante e se alimentam de muitos doces e salgadinhos fritos. Muitas calorias, poucos (ou quase zero) nutrientes.
É importante encontrar um equilíbrio, claro. Mas lembre-se que ao dizer não, você está zelando pela saúde do seu filho, que é mais importante do que qualquer prazer que um doce ou refrigerante possam proporcionar.

Ajude seu filho a cultivar hábitos saudáveis de alimentação e fuja da influência da mídia, que nos induz a consumir produtos que prejudicam nossa saúde, nos fazendo mais tarde, investir em medicamentos.

*Enfim um texto sobre alimentação que as crianças não devem consumir, pois trata-se de alimentos anti nutrientes, vazios em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, estes "alimentos" relacionados acima contém muitas calorias, corantes, conservantes,  etc...  JL

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Gênio da Arquitetura / 1907 - 2012.




“A gente imagina que daqui a 300 anos ainda vão falar de nós, mas é ilusão. Vão lembrar só do Oscar. Sempre haverá alguém estudando a obra dele”. A frase do antropólogo Darcy Ribeiro
E essa pessoa qualquer do futuro tentará decifrar quem foi Oscar Niemeyer, um homem que não superou apenas a expectativa de vida de seu tempo, sendo considerado um dos gênios da humanidade.

O Brasil tem 511 anos e Oscar Niemeyer tem 104, completaria em 15 de dezembro 105 anos. Desses 100, 70 anos são de produção ininterrupta, o que elevou a nossa arquitetura ao status de internacional, afirmou o professor de arquitetura da Unicamp, Marco Antônio do Valle, autor e orientador de diversas teses sobre o mais influente arquiteto brasileiro. A obra de Niemeyer foi a que mais se dedicou à plástica da arquitetura do concreto e aos desafios existentes entre a técnica e a beleza. É uma arquitetura figurativa que possibilita a simpatia e a compreensão popular.  Apesar de muito influenciado pelo modernista Le Corbusier, desde cedo ele traçou um caminho próprio na arquitetura. Com o surgimento do concreto armado e das estruturas de metal, Le Corbusier revolucionou a sustentação dos prédios, trocando paredes por pilares. Le Corbusier fazia sua revolução basicamente sobre linhas retas. Niemeyer fez o concreto curvar-se às suas idéias. “Esse jovem tem as montanhas do Rio nos olhos”, teria dito Le Corbusier sobre Niemeyer.

Morre, aos 104 anos, o arquiteto Oscar Niemeyer Ele faleceu às 21h55 desta quarta-feira, ao lado da mulher e do sobrinho, dez dias antes de completar 105 anos. Diariamente, milhares de pessoas trabalham, residem, rezam ou apenas visitam as construções projetadas pelo grande gênio da arquitetura moderna.

'Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito'. Oscar Niemeyer

*Partiu o Mestre para a vida eterna, fica a Obra. O arquiteto das mais belas curvas inconfundíveis do traço de Niemeyer, que deixa ao mundo um legado de beleza e audácia.
Pouca gente sabe que aquela estrutura da Praça da Apoteose é o bumbum da mulata brasileira, que sempre foi apreciada por este gênio das artes! #RIP Niemeyer, siga a luz... JL

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Na Origem...



Ambição? Doença? Crença? Comichão? Incúria? Tédio? Luxuria? Ardência? Preguiça? Impaciência? Frio e carência? Ânsia? Arrogância? Fome? Medo? Pranto? Canto? Dor? Pavor? Espanto? Tristeza? Teimosia? Incerteza? Morrinha? Picuinha?
Adão já tinha.

‘Millôr’.

*Uma visão realista sobre o conceito "Homem". Apreciei bastante a perspectiva histórica da evolução / regressão do Homem, bem como a ênfase que deste acerca das lacunas e falhas que permitem o desenvolvimento da Humanidade. De facto, sem elas nós seríamos seres despojados de sentimentos e emoções, mas acima de tudo, seres com ausência de AMOR.
Será realmente o Homem a mais bela criação de Deus? JL

sábado, 1 de dezembro de 2012

Reflexão da Noite!

Meu coração tá ferido de amar errado. 
 De amar demais, de querer demais, de viver demais. 
Amar, querer e viver tanto que tudo o mais em volta parece pouco.

 'Caio'.
*Resume o sentimento de hoje... JL