domingo, 21 de abril de 2013

Mais Um Trecho do Novo Livro:


A educação brasileira, especialmente em função da herança do regime militar tornou-se refém de um sistema disciplinar que trata como “grade” o currículo, como “disciplina” os conteúdos, como “prova” o dispositivo de avaliação; eliminou a filosofia e os saberes reflexivos e críticos em prol de um modelo fundado na passividade, e na repetição. Não a criatividade, a inteligência viva, mas o bom comportamento, a disciplina, a ordem. Sem contar as seqüelas deixadas na sociedade, em conseqüência especialmente do medo de pensar, de se posicionar criticamente, instaurado por um regime que perseguiu pessoas conscientes e cultas, proibiu livros, restringiu condutas. 

Os professores, os estudantes universitários e secundaristas, os artistas, os intelectuais foram o grande alvo deste regime, e a formação dos jovens e crianças a grande prejudicada. Durante vinte anos foi proibido pensar na sociedade brasileira, especialmente na escola, foco de resistência ao regime militar.

Com tudo isso, a escola acabou tornando-se um espaço explicitamente afastado das questões que movem a vida das pessoas, dos desafios da sociedade. Os jovens e crianças, afastados das questões humanas e sociais, vão sendo treinados a ver o mundo apenas a partir de si mesmo, de sua condição social. E raramente são estimulados a ler o mundo, a pensar e a atuar nesta sociedade, com sua complexidade, com os seus jogos e contradições. Não formamos pessoas, mas fragmentos desconectados, especialistas cada vez mais fragmentados, desvinculados das grandes questões humanas, planetárias, acoplados a uma parcela tão pequena da realidade que chegam a esquecer quem são o que buscam, e acabam guiados pelos desejos dos outros, dos mais espertos, dos que falam mais alto...

Com os desafios trazidos pela democracia da informação, ou a escola abre mão do sistema de repetição e passividade, em nome da produção de saberes, da criatividade, da ação, em um espaço onde a vida seja exercida no presente, ou se tornará obsoleta, fadada ao desaparecimento.

‘Viviane Mosé’, a maravilhosa filósofa capixaba.

*Excelente texto. JL

quinta-feira, 11 de abril de 2013

As Virtudes das Urtigas!

A urtiga é riquíssima em vitaminas, sobretudo as do grupo B, também vitaminas C e K, betacaroteno, minerais como o magnésio e o ferro, oligo-elementos, aminoácidos e proteínas, cálcio, sais e fosfatos. 

É maravilhosa para combater a queda do cabelo e a fragilidade das unhas, devido à presença de ferro, de silício e das vitaminas B2 e B5, pelo que tem um excelente poder de remineralização. Como é rica em vitamina C, indispensável para uma boa absorção do ferro, torna-se um forte inimigo da anemia e dos problemas circulatórios, sendo recomendada para um bom equilíbrio feminino aquando da menopausa.

As folhas da urtiga não contêm grande força nem sabor de especiaria; empregam-se, porém, como condimento pelo seu efeito excitante sobre as glândulas dos órgãos digestivos, cortando-as em pequenos pedaços para saladas, pratos vegetais silvestres, sopas de legumes, purês de batatas, quando não se quiser consumi-ias como alimento principal de salada ou guisados de legumes.

*urtiga na sopa de misô é tudo de bom...comia muita urtiga quando vivia na  Europa, por lá é comum.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Reflexão do Dia!




(...) Não destes nada, Não trouxestes nada contigo, qualquer coisa que possuas, recebestes aqui. Qualquer coisa que tomastes, foi tomada de Deus. Tudo o que seja que tenham te dado, Ele te deu ... Chegastes de mãos vazias e voltarás de mãos  vazias.Tudo que tens hoje, pertencia a outra pessoa ontem e pertencerá a outra no dia de amanhã. Erradamente desfrutastes da ideia que isso te pertence. É esta falsa felicidade a causa de seus sofrimentos. A mudança é a lei do universo. (...). Em qualquer momento tu podes ser um milionário e, no seguinte, podes cair em pobreza. Teus e meus grandes e pequenos, apagues essas ideias de tua mente, então tudo te pertencerá e todos serão donos. (...) Também tu não és desse corpo. O corpo é feito de fogo, água, ar, terra e éter, e retornará para esses elementos. Mas a alma é permanente, então quem és tu? Dediques teu ser a Deus. Ele é o único em quem se deve confiar. Aqueles que conhecem esta verdade são para sempre livres do medo, preocupação e dor. Aconteça o que acontecer, faças como uma oferta a Deus. Isso te levará a experimentar da alegria, da liberdade e da vida para sempre... B.Gita

*No juízo final...provavelmente a humanidade vai ser condenada por apropriação indébita. Hare...Hare! JL