sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Conceitos Holísticos de Hipócrates


A Medicina que Hipócrates realizava 460 a.C.,é hoje um modelo para medicina holística.
Observamos uma tendência muito salutar da Medicina em estar atenta a tratar o paciente novamente como uma pessoa única e não apenas como um número de estatísticas ou um nome codificado de doenças.

O mundo sofreu uma grande fragmentação pelo grande avanço da especialização, na medicina, como aconteceu em todos os setores da vida no planeta acompanhamos a separatividade acontecer por séculos a fio. Com o advento do terceiro milênio, com os movimentos religiosos, hyppies, pacifistas e ecológicos, proliferaram como tentativas já desesperadas de certos grupos em despertar a consciência do homem em prol da conservação da vida planetária vimos que a ciência começou também a dar ouvidos a vozes que surgia do povo e uma retomada lenta, porém gradativa tem sido observada, no sentido de reunir o que foi fragmentado, devolvendo ao ser humano a inteireza perdida.

Hipócrates, na sua arte de curar, seguia um método de trabalho extremamente criterioso levando em conta quatro pontos básicos.

*Observação:

Grande parte da arte consistia em observar. Tudo era levado em consideração, o médico concentrava todos os sentidos no observar e se abstinha totalmente de qualquer pré-conceito ou julgamento e o raciocínio deveria estar acima da intuição e deveriam basear-se apenas nos fatos observados e situações concretas, apenas a observação científica contava. A observação deveria ser isenta da interferência do médico.

*Estudar cada caso individualmente:

Parte do princípio de que existem doentes e não doenças. Vimos aqui a preocupação de considerar o doente como um todo, Hipócrates buscava conhecer o indivíduo em seu todo, levando em consideração suas condições de vida para conhecer seu modo de adoecer. Observava a dieta, o local onde vivia, sua forma de falar, seu silêncio, seus hábitos, seu semblante, seu sono, o conteúdo se seus sonhos, seus sentimentos, sua visão de mundo, sua felicidade ou não, enfim, a sua vida como um todo e desta forma firmava preceitos holísticos que são usados até hoje e cada Vez mais a cada dia.

*Avaliar honestamente:

Apontando com segurança os casos graves onde o paciente corria algum risco nada omitindo aos pacientes mesmo quando o prognóstico não era favorável.

*A ajuda da natureza na cura:

O tratamento das enfermidades implica em dois pontos fundamentais: Ser útil e não causar nenhum dano. Nossa arte engloba três aspectos: a enfermidade, o enfermo e o médico; o médico é um servidor da arte, o enfermo deve lutar contra a enfermidade junto com o médico. Essa conduta de Hipócrates baseia-se que a natureza tende à cura e que muitas vezes a não intervenção do médico é a melhor terapêutica.
Nos tempos de Hipócrates, os conhecimentos de anatomia eram muitos escassos, pois a prática de dissecação de cadáveres era rejeitada.

Os conhecimentos de fisiologia se resumiam em alguns poucos postulados. O ser humano era considerado composto de 4 elementos: terra, água, fogo e ar e esses elementos conferiam qualidades de seco, úmido, quente e frio e esses elementos combinados com as qualidades formavam os quatro humores do corpo. A saúde era considerada a harmonia entre estes humores.
O sangue era o quente e úmido; a bile era quente e seca; a fleuma era fria e úmida; a bile preta era fria e seca.
Hoje esse equilíbrio é conhecido como sendo a homeostasia.
Depois de séculos de fragmentação, observamos o ser humano voltar-se para si mesmo para redescobrir a inteireza que foi perdida na trajetória da história.
Na medicina está de volta o conceito de holograma.“ O homem como parte do ecossistema, integrante e interdependente do todo”.


*Sou otimista quanto ao futuro do Homem como espécie!
*Hipócrates tinha uma visão licopodium, (visão futurista) usada na Medicina Tradicional Chinesa - Holísmo.
*Visão Holística do Ser o do mundo! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário