sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ame o Seu CORAÇÃO.


 Prevenção é a palavra-chave no combate às doenças cardiovasculares, principal causa de morte no Brasil e no mundo. Alimentação saudável, atividade física, controle do peso, etc .São fatores importantes contra uma epidemia que não vê caras, nem corações...

“Não morra pela boca, faça uma alimentação saudável” foi o que mais ouvi em Maio de 2005 em Lisboa, durante um seminário dedicado por excelência ao coração, principal causa de morte em muitos países ocidentais. A existência de familiares com este tipo de doença, o sexo masculino e a mulher na menopausa são alguns fatores inalteráveis a ter em atenção, mas não só. Os indicadores mais graves e por ironia do destino, os mais fáceis de serem evitados, são os denominados fatores alteráveis, precisamente porque podem ser combatidos, basta querer.

Destacam-se a hipertensão, a hipercolesterolemia, o stress, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo e a Diabetes.

Males que tem origem nos hábitos de uma sociedade de consumo em que cada vez mais há menos tempo para viver, em que o recurso aos fast foods e a correria diária já ganharam raízes há muito...
A verdade é que muitos ainda cedem aos prazeres da gula (um dos pecados capitais), e a obesidade revela-se, por isso mesmo, uma preocupação da sociedade brasileira, em particular, ganhando dimensões mais preocupantes a nível mundial. Cerca de 25% da população do nosso país sofre desta doença e outros 35%, hoje 45% tem excesso de peso, sendo estes mais susceptíveis à hipertensão arterial e ao desenvolvimento de Diabetes.
No ano passado, perto de 41 mil pessoas morreram na sequência das doenças cardiovasculares, que atingem quase metade da população nacional.
O objetivo principal é informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância e a forma de evitar as doenças do coração.
A Organização Mundial de Saúde projeta que pelo menos até 2025, as doenças cardiovasculares vão crescer ainda mais por todo o mundo. Sendo, portanto, um problema que se vai manter para as nossas gerações e que deve ser encarado de forma preventiva, porque é altamente evitável... É, sobretudo, uma questão de educação, a bem de nós mesmos e da nossa espécie.

*Bate, bate coração... Com os nutrientes necessários:
Suplementos / Terapias:
*Coenzima Q10 - Evita danos ao coração causados pela falta de oxigênio.
*Germânio - Melhora a oxigenação dos tecidos e órgãos.
*Cápsulas de Alho - Estimulante geral, orgânico e intelectual.
*Facilita a limpeza de gorduras nas artérias.
*L - Carnitina = aminoáciso - Reduz os níveis de gordura e triglicerídeos no sangue.
*Lecitina de Soja - Atua como emulsionador de gordura.
*A vitamina E - acelera a assimilação da lecitina pelo corpo.
*L-taurina (aminoácido) - Ajuda a estabilizar o batimento cardíaco ao corrigir arritmias cardíacas.
*Vitamina E - Fortalece o sistema imunológico e o músculo cardíaco, melhora a circulação e destrói os radicais livres.
*Crataegus - Estabiliza a tensão arterial.

O Coração na Medicina Tradicional Chinesa:
*O Coração (Xin) na MTC, tem por funções:
*O controle do sangue e dos vasos sanguíneos.
*Regulação da atividade cardíaca.
*Regulação das faculdades mentais e funções fisiológicas cerebrais.
* Controle da mobilidade da língua.

*No entanto tudo deve ser feito ponderando os prós e os contras, analisando principalmente a capacidade de resposta de cada paciente que normalmente está relacionada com a sua idade, hábitos alimentares e de vida... JL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário