quarta-feira, 27 de abril de 2011

Quiropraxia / Medicina Alternativa.

 
O nome quiropraxia provê do grego quiros (mãos) e praxis (exercer, praticar) e sua historia, de pouco mais de um século, torna-a um dos mais novos ramos da medicina alternativa e de difusão mais rápida nos últimos anos nos Estados Unidos.

A quiropraxia foi fundada em 1895 nos Estados Unidos por D.D. Palmer e é praticada em mais de 100 países. Desde o começo a quiropraxia vem sendo objeto de controvérsia na comunidade médica e científica, particularmente a respeito do enfoque metafísico exposto pelos seus fundadores. Tal controvérsia existe também entre os quiropraxistas, sendo que alguns enfatizam o enfoque neuro-músculo-esquelético no seu currículo educacional, afastando-se das explicações metafísicas originais para aquelas que parecem mais científicas.

A quiropraxia é uma medicina alternativa, ou complementar, que focaliza no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas mecânicos do sistema músculo esqueléticos e seus efeitos nas funções do sistema nervoso e saúde geral.
Quiropraxia enfatiza a terapia manual incluindo ajustes na coluna e outras manipulações das articulações e tecidos moles. Tradicionalmente a quiropraxia é baseada na premissa que subluxações vertebrais ou disfunções das articulações da coluna podem interferir com o sistema nervoso e resultar em muitos problemas de saúde diferentes.

É uma técnica terapêutica corretiva que com o uso exclusivo das mãos, através da correta manipulação da coluna vertebral e articulações permite tratar e prevenir sérios problemas de saúde.
Trata dores lombares e nas costas, formigamento nas mãos e nos pés, enxaqueca, dores nos ombros ou joelhos, dores ciáticas, fibromialgias, entre outras.
Melhorando os movimentos, o equilíbrio, a disposição física e mental, o humor e a auto confiança.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

Os quiropraxistas usam uma combinação de tratamentos que são prescrevidos de acordo com as necessidades individuais do paciente. O programa de tratamento do quiropraxista pode incluir ajustes na coluna, terapia nos tecidos moles, exercícios físicos e aconselhamento para saúde e estilo de vida.

Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.
O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.

A Quiropraxia atua em situações de:

Dores na coluna lombar
Hérnia de disco e dor ciática
Dores no pescoço
Dores de cabeça
Dores e tensão muscular
Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
Restrições às movimentações
DORT/LER

 Fonte: Assoc. Brasileira de Quiropraxia.

 *Precisamos ter a profissão regulamentada, porque virá a beneficiar, com segurança, não só a nós, que nos beneficiamos com ela, mas o custo do nosso sistema de saúde. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário