sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pata-de-vaca / Bauhinia forficata.


Nome popular: Pata-de-vaca.
Nome científico: Bauhinia forticata.

Detectada a existência da pata-de-vaca desde a pré-história, porém, os primeiros estudos registrados sobre a planta foram realizados em 1929, os quais associam os compostos da erva no controle da glicose em pacientes diabéticos. O que se sabe, é que a pata-de-vaca, pode potencializar o efeito das drogas utilizadas no tratamento da doença.
Os compostos bioativos da pata-de-vaca não se encaixam no conceito de nutrientes, mas sim, em propriedades medicinais, como: antidiarreica, desintoxicante, diurética, hiperglicêmica, laxante, tônica renal e vermífuga. Também há dados de que a erva age na redução das taxas de colesterol.

Propriedades: É analgésica, depurativa, diurética, Abre o apetite, auxilia em casos de anemia, regimes de emagrecimento, obesidade, Cuida de afecções, hepáticas do estômago e do baço, problemas na vesícula, Indicada em casos de cálculos da bexiga, cálculos nos rins, diabete, diarréia, diurese, doenças do coração, doenças urinárias, gota.
Chá de Pata de vaca combate a diabetes, promovendo no pâncreas a produção de mais insulina, reduz o colesterol, emagrecedor e diurético. Usado também para problemas no fígado, intestinos e estômago, rins, diarréias, impedindo o aparecimento de açúcar na urina, insuficiência urinária, prisão de ventre, nos casos de poliúria ou urina solta.
No início dos estudos imaginava-se que esta planta ativava as células do pâncreas a produzir mais insulina. Posteriormente alguns pesquisadores informaram que esta planta era rica em Cromo, e era por isso que funcionava no tratamento da diabetes, pois este elemento parece estimular o aumento da produção de insulina. Mais recentemente descobriram que esta planta possui uma molécula quase que idêntica à insulina humana, tanto é que foi denominada de insulina vegetal. Isto foi realmente uma grande descoberta, pois mais uma vez a ciência confirma aquilo que a população já conhecia há muito tempo.

A pata-de-vaca é uma árvore que atinge, em geral, de 4 a 9 metros de altura. Suas folhas têm o tamanho de 7 a 10 centímetros de comprimento e possuem a forma da pata de uma vaca, daí o surgimento do nome. Ela produz grandes flores brancas e uma vagem castanha. As partes que podem ser consumidas são as cascas, as flores e as folhas, sendo a última a mais empregada no tratamento da diabete (chá), além de reduzir o acúmulo de gorduras no sangue.
Já a casca e as flores têm ação diurética e são indicadas para tratar úlceras e elefantíase.

O chá feito com as folhas da pata-de-vaca ajuda a reduzir o acúmulo de gorduras e de açúcar no sangue e combate também o colesterol
No uso culinário, a erva pode ser utilizado como base de sucos. Basta misturar o chá da planta com frutas e ingerir.
Encontra-se a pata-de-vaca, em forma de chá, cápsula e extrato.
Cuidados: é necessário prestar bastante atenção para na confundir a pata-de-vaca com outra planta do mesmo gênero – Bauhinea variegata, que é utilizada em ornamentação e possui flores róseas.

*Além de auxiliar na redução do colesterol, a planta faz parte de um estudo promissor que associa seus benefícios ao combate da diabete... JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário