domingo, 4 de dezembro de 2011

Derivados da Soja.

 
Um pouco de história...

A soja pertence à família das leguminosas, ao lado do feijão, do grão-de-bico, da lentilha e da ervilha. A soja teria surgido como cultura doméstica por volta do século XI a. C., no norte da China. Seu provável local de origem seria o Vale do Rio Amarelo, berço da civilização Chinesa.

Ela era considerada um dos cinco grãos sagrados, juntamente com arroz, trigo, cevada e painço. Lentamente, expandiu-se para o sul da China, Coréia, Japão e sudeste asiático. No Ocidente, a introdução do produto ocorreu há aproximadamente 300 anos.

No Brasil, o plantio teria começado em 1882, na Bahia. Em 1908, foi levada para São Paulo por imigrantes japoneses e, em a914, chegou ao Rio Grande do Sul, onde começou a ser cultivada em larga escala.

Das terras gaúchas, a soja expandiu-se para o restante do país. Atualmente, é cultivada em praticamente todo o território nacional, sendo que o Brasil responde por 30% da produção mundial. É o segundo maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos.

Derivados – Além do grão existem os derivados da soja que são:

Seus principais produtos são a farinha, shoyu, o tofu (queijo de soja), o tempeh, o extrato solúvel (ou leite), a proteína texturizada (PTS ou carne de soja) e o missô (pasta fermentada). Outros subprodutos são o óleo de soja e o molho de soja (shoyu). Conforme o tipo de processamento pode haver perda de nutrientes. Por isso, é aconselhável verificar o rótulo dos produtos, para ver a concentração de soja e a composição nutricional.

Farinha – Para enriquecer pães, biscoitos, macarrão e sopas, entre outros produtos. A versão integral é chamada de kinako, muito nutritiva e rica em fibras.

Shoyu – Molho de soja, usado como tempero na culinária japonesa e chinesa. Contém muito sal e é pobre em fitoestrógenos.

Tofu – Nome oriental do ‘queijo’ de soja, é elaborado a partir do extrato do grão.

Extrato – Conhecido como ‘leite de soja’, pode ser apresentado na forma líquida ou em pó.

Proteína Texturizada de Soja (PYS) – Usada no preparo de ‘carne’, hambúrgueres, almôndegas e salsichas vegetais.

Proteína Isolada de Soja – É praticamente livre de carboidratos e gorduras, têm 90% de proteína em peso seco e é bastante utilizada por fisiculturista. Pode ser adicionada a alimentos como sucos e vitaminas.

Missô – Pasta de soja fermentada, rica em lactobacilos, muito utilizada na cozinha oriental para confecção de sopas e na cozedura de legumes.

Tempeh – Iguaria de soja fermentada, originária da Indonésia, muito rica em vitamina B12.  Usa-se cozida com legumes e temperada com shoyu.

Soja Torrada – Semelhante a um amendoim torrado.

Óleo de Soja – É um dos tipos mais consumidos no mundo. Porém, não contém isoflavonas ou fito-hormônios, pelo fato de ser refinado.

Farelo – resíduo proveniente da extração do óleo de soja.

Composição nutricional em 100 g do produto integral:

Proteínas: 38G. Lipídios: 19G. Carboidratos: 23G.
Vitaminas: A, E, B1, B2, e niacina.
Fibra Alimentar: 17,1G. Energia: 417 calorias.
Minerais: cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, zinco e cobre.

*A soja é considerada um alimento funcional porque, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde. Mas para obter todos os seus benefícios, o ideal é que se consuma 25 gramas ao dia de proteína de soja... JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário