quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Gênio da Arquitetura / 1907 - 2012.




“A gente imagina que daqui a 300 anos ainda vão falar de nós, mas é ilusão. Vão lembrar só do Oscar. Sempre haverá alguém estudando a obra dele”. A frase do antropólogo Darcy Ribeiro
E essa pessoa qualquer do futuro tentará decifrar quem foi Oscar Niemeyer, um homem que não superou apenas a expectativa de vida de seu tempo, sendo considerado um dos gênios da humanidade.

O Brasil tem 511 anos e Oscar Niemeyer tem 104, completaria em 15 de dezembro 105 anos. Desses 100, 70 anos são de produção ininterrupta, o que elevou a nossa arquitetura ao status de internacional, afirmou o professor de arquitetura da Unicamp, Marco Antônio do Valle, autor e orientador de diversas teses sobre o mais influente arquiteto brasileiro. A obra de Niemeyer foi a que mais se dedicou à plástica da arquitetura do concreto e aos desafios existentes entre a técnica e a beleza. É uma arquitetura figurativa que possibilita a simpatia e a compreensão popular.  Apesar de muito influenciado pelo modernista Le Corbusier, desde cedo ele traçou um caminho próprio na arquitetura. Com o surgimento do concreto armado e das estruturas de metal, Le Corbusier revolucionou a sustentação dos prédios, trocando paredes por pilares. Le Corbusier fazia sua revolução basicamente sobre linhas retas. Niemeyer fez o concreto curvar-se às suas idéias. “Esse jovem tem as montanhas do Rio nos olhos”, teria dito Le Corbusier sobre Niemeyer.

Morre, aos 104 anos, o arquiteto Oscar Niemeyer Ele faleceu às 21h55 desta quarta-feira, ao lado da mulher e do sobrinho, dez dias antes de completar 105 anos. Diariamente, milhares de pessoas trabalham, residem, rezam ou apenas visitam as construções projetadas pelo grande gênio da arquitetura moderna.

'Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito'. Oscar Niemeyer

*Partiu o Mestre para a vida eterna, fica a Obra. O arquiteto das mais belas curvas inconfundíveis do traço de Niemeyer, que deixa ao mundo um legado de beleza e audácia.
Pouca gente sabe que aquela estrutura da Praça da Apoteose é o bumbum da mulata brasileira, que sempre foi apreciada por este gênio das artes! #RIP Niemeyer, siga a luz... JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário