sábado, 31 de outubro de 2009

O Amargo Doce AÇÚCAR.


 Sacarose refinada, produzida pelo múltiplo processamento químico do suco de cana-de-açúcar ou da beterraba e pela remoção de toda fibra e proteína, que representa 90 por cento da planta – alimento vazio e anti- nutriente.

Sente-se cada vez mais esquecido, com dificuldade em concentrar-se, deprimido sem razão aparente? O seu corpo está a ficar flácido e o sistema digestivo funciona mal? Tem dor de cabeça constante? Respondeu-se sim à maioria destas perguntas, é bem possível que esteja viciado num alimento, que em alguns casos é mais difícil de abdicar do que algumas drogas ou medicamentos. O açúcar branco, sacarose.

É verdade, o açúcar branco é uma substância aditiva (palavra moderna que se traduz por viciante). É dos poucos alimentos completamente vazio nutricional mente - tem calorias, mas nada nos traz em relação a substâncias protéicas, (minerais, oligo-elementos, aminoácidos ou vitaminas), apesar de a maioria das pessoas comerem uma quantidade diária aceitável deste moderno produto: o consumo médio no Brasil é de 45 a 50 Kgs de açúcar por pessoa em cada ano e a produção mundial ultrapassa os 50 milhões de toneladas por ano.

Antes da Revolução Francesa, muito poucas pessoas consumiam açúcar, com exceção da classe rica, a única que na altura tinha cáries dentárias. Desde essa altura, o consumo tem vindo a subir assustadoramente: Atualmente podemos encontrar açúcar em produtos como o pão ou mesmo o sal, para além da enorme quantidade presente em chocolates, balas, bolos, sorvete, granola, enfim em quase todos os alimentos. Na realidade, a maioria das pessoas nem se dá conta do volume de açúcar consumido, uma vez que está escondido (camuflado) nos mais diversos alimentos.

O problema com tudo isto é que o açúcar, apesar de doce, tem resultados muito amargos na nossa saúde.

O PROBLEMA DO AÇÚCAR:

*O açúcar não é digerido na boca – chega muito rapidamente ao estômago, o que provoca uma reação maciça de sucos gástricos. A reação de secreção embala-se, provocando a hiperacidez estomacal, que conduz à aparição de gastrites, úlceras estomacais e acidez digestiva.

*Uma vez que a assimilação do açúcar é feita ao nível dos intestinos – e este não tem qualquer tipo de vitamina do grupo B, o organismo mobiliza as reservas de vitamina B do corpo. Como as vitaminas do grupo B regem os fenômenos de calcificação, o consumo da sacarose bloqueia a calcificação, conduzindo ao primeiro efeito de descalcificação dos ossos, dentes e sistema nervoso.

*O açúcar descalcifica – retira cálcio dos ossos - também porque provoca uma hiperacidez estomacal. Para manter um PH do sangue na área de saúde, mobilizamos sais alcalinos que constituem a reserva mineral do corpo, particularmente sais de cálcio, ferro e de magnésio. Neste processo dá-se o segundo efeito descalcificador. Segundo alguns autores, uma colher de chá de açúcar rouba mineral ao organismo durante 3 horas seguidas.

*O açúcar bloqueia o metabolismo de magnésio – um elemento sinergético de calcificação. O magnésio desempenha um papel importante nas moléculas que constituem os corpos imune-protetores. Atua também como relaxante muscular. Ajuda a eliminar a fadiga, melhora a memória, reduz a irritabilidade e contribui para prevenir a osteoporose.

*O açúcar tem um efeito negativo sobre o sistema nervoso parassimpático – e os órgãos por ele comandados. O cerebelo torna-se mais passivo, o que diminui as capacidades intelectuais.

*Segundo o Dr. Kendall, o açúcar provoca lesões arteriais – e afeta o sistema cardiovascular.

*O Dr. Brckitt demonstrou que a ausência de fibras no açúcar – contribui para o aumento de diverticulite e de câncer no cólon.

*A sacarose (açúcar) – diminui as defesas do organismo, ao neutralizar a ação imunitária dos glóbulos brancos e das reservas orgânicas.

*O açúcar é a causa número um da diabetes - e contribui de uma forma muito séria para um problema muito comum nos tempos atuais: Hipoglicemia ou níveis baixos de açúcar no sangue. Sofre-se de hipoglicemia e pensa que comer sacarose resolve o problema está enganado – a sacarose cria um círculo vicioso de hipoglicemia, do qual é muito difícil sair.

Considerações finais:

Utiliza-se indevidamente o termo nutritivo nos rótulos das embalagens de produtos com açúcar branco refinado, é uma propaganda falsa, pois todo "alimento" que contém açúcar branco é anti-nutriente - interesses puramente comerciais que sustentam a indústria de consumo.

Para além de todas as razões enunciadas, que espero poderem fazer com que pensem duas vezes sempre que decidir comer este alimento vazio, (o açúcar branco), pois contribui para a obesidade, trombose coronária e infecções primárias nos intestinos, causa ansiedade, depressão, melancolia, revestido de medo, desconforto físico, um verdadeiro estado de Sugar Blues = múltiplas penúrias físicas e mentais causadas pelo consumo de sacarose refinada - chamada açúcar.

É possível obtermos o sabor doce através de alimentos muito mais saudáveis como o malte de cevada ou malte de arroz, mel de abelhas, frutas, purês de frutas, amasake, açúcar mascavo. Quanto à frutose e ao melado, devem ser utilizados com mais moderação, apenas em situações especiais.

*Evite o aspartame e a sacarina, são “adoçantes sintéticos”- causadores de câncer da bexiga, intestinos, cólon, esclerose múltipla e Alzheimer, entre outros...

*Açúcar branco - Considerado na Medicina Tradicional Chinesa, como extremo yin (negativo) Processado, refinado e clareado artificialmente e ainda contém uma quantidade enorme de enxofre.

*Provavelmente nesta altura já está a pensar que sou uma radical numa cruzada anti-prazer. Mas não, o que estou a escrever é mesmo verdade e as verdades devem ser ditas, para que pelo menos possamos ter consciência daquilo que fazemos. JL.

*Segundo Mário Quintana "diabético é quem não consegue ser doce".

*Sejamos doces, com afeto e sem açúcar!
*Sugiro-lhes a leitura do livro Sugar Bleus. JL.

2 comentários:

  1. Eu estou com alguns desses sintomas de quem é viciado em açúcar. Está passando mesmo da hora de repensar meus hábitos. Muito legal o que escreveu Jô.

    ResponderExcluir
  2. Para Saber Como é Extraido e Produzido esse tipo de Açúcar e muitos outros, Visitem o Site www.sacaroseonline.com.br, Onde irá encontrar o mais completo conteúdo sobre a produção de açúcar e alcool!!!

    ResponderExcluir