domingo, 18 de julho de 2010

Flor de Lótus.


Curiosidades sobre a planta.

Origem: Sudeste da Ásia.
Família: Ninfeáceas.
Porte: Sua haste pode alcançar mais de um metro acima do nível da água.
Período de floração: primavera e início do verão.
Flores: Produz flores brancas, roxas, lilás, cor-de-rosa ou brancas com as bordas rosadas.
Multiplicação: por meio de sementes ou divisão de rizomas.
Luminosidade: sol pleno.

Esoterismo - Os povos orientais têm esta flor como símbolo da espiritualidade, pois acreditam que ela desabrocha aqui na Terra somente depois de ter nascido no mundo espiritual.
O lótus também representaria a pureza, pois emerge limpa e imaculada do meio de águas turvas e lodosas.

O Lótus e o Sexualismo Chinês:

Os chineses têm uma interpretação um tanto quanto exótica. Associavam a flor ao órgão genital feminino.

Na China antiga não havia elogio melhor para uma cortesã do que ser chamada de “lótus de ouro”.
Explica-se assim porque entre os chineses a planta é associada ao nascimento e a criação. Mesmo assim o lótus não deixa de contribuir religiosamente para a tradição religiosa daquele país.
A deusa do amor e da compaixão Kuan Yin - a mais venerada entre as divindades chinesas femininas, é representada com flores de lótus ainda fechadas nas mãos e nos pés. Como o botão da flor tem o formato de coração, os fiéis acreditam que a planta teria o dom de aflorar os sentimentos amorosos.
Os chineses acrescentam ainda outras qualidades preciosas à lótus. Segundo eles, a haste dura simboliza a firmeza, a opulência de sementes estaria relacionada a fertilidade e prosperidade, as folhas - como nascem juntas - indicariam felicidade conjugal.
O passado, presente e o futuro também estão simbolizados respectivamente pela flor seca, pela aberta e pela semente que irá germinar.

Além de tudo, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a planta é consumida principalmente como chá por possuir qualidades terapêuticas que vão desde a cura de doenças renais e pulmonares até o combate do estresse e insônia.

O Lótus no Hinduísmo:

O lótus também é essencial para a prática do Yoga.
Desenvolve-se por meio de práticas avançadas de meditação a posição sentada que é denominada “Padmasana” ou “Postura de Lótus” na qual os pés são colocados sobre as coxas do lado oposto. Acreditam que a posição do lótus “propicia” o aumento da consciência interna e induz a calma profunda. Estes crêem que a flor vista de cima infere uma idéia de interiorização, introspecção e centralização, vista de perfil alude a postura de um iogue sentado com um raio de luz emanando dele.

O Lótus no Budismo:

Nas pinturas tibetanas linhagens de budas e homens santos aparecem flutuando sobre flores de lótus - uma representação dos tronos da suprema espiritualidade.
Nas escrituras budistas, no Tibete, conta-se que milagrosamente o pequeno Buda já podia andar ao nascer e que a cada passo que a criança “iluminada” dava, brotavam-lhe flores de lótus de suas pegadas – uma das assinaturas de sua origem divina.
Hoje muitos monges e fiéis dessa religião visualizam esta mesma cena enquanto caminham, imaginando que flores de lótus surgem debaixo de seus pés.
Com esta prática acreditam estarem espalhando o amor e a compaixão de Buda simbolizados pela flor.
O Budismo afirma que Sidharta Gautama (nome histórico de Buda), possui olhos de lótus, pés de lótus e coxas de lótus. O Guru que introduziu o budismo no Tibete é denominado Padmasambhava, que significa aquele que nasceu do lótus.
*Muito usado na Medicina Tradicional Chinesa, a raiz de lótus e as folhas de lótus. Raiz, indicada para problemas como, tosse, resfriado, gripe e para dilatação cardíaca. Folha, indicado para aliviar dores causadas por inflamação e inchaço nos seios.
Beba chá de Raiz de Lótus...e caminhe sobre Lótus ! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário