segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Chá Branco.

 
Ainda pouco conhecido no Brasil, ele é ainda mais poderoso que o chá verde. Por serem menos processadas suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera os benefícios, como a queima de gordura do corpo.
Além disso, o chá branco é menos processado que o verde, apesar de ser extraído da mesma planta (Camellia sinensis), razão pela qual suas substâncias benéficas, como os antioxidantes, são mais preservadas.
No momento da colheita, suas folhas são retiradas muito jovens, na fase em que ainda estão cobertas por uma penugem esbranquiçada (o que explica o nome chá branco), concentrando 40% mais catequinas e polifenóis – substâncias extremamente antioxidantes e termogênicas (aceleram o ritmo do metabolismo) – que o chá verde. O branco é coletado antes de as flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos prateados, que lhe dão uma cor clara verde-acinzentada. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos no vapor e submetidos a secagem. Ao contrário do verde e do preto, o chá branco não passa pela fermentação.

Benefícios do chá branco:
O chá branco também protege o coração e combate o envelhecimento. É excelente para emagrecer porque inibe as enzimas responsáveis pela compulsão alimentar, reduz a absorção das gorduras vindas dos alimentos e “varre” as impurezas do organismo, facilitando o emagrecimento.
Contém manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2.
Rico em substâncias antioxidantes.

Fonte de Juventude: 
Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Emagrecedor:
Assim como o chá verde, o branco acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal. Porém, ainda não se comprovou o quanto exatamente o chá branco é mais eficiente do que o verde para emagrecer. Pesquisas indicam que a versão verde aumenta a queima de calorias em cerca de 4%.
Os responsáveis, mais uma vez, são os antioxidantes presentes na Camellia sinensis (a planta que dá origem aos chás verde, branco e preto) e também à cafeína, entre outros compostos.

Pele:
Substâncias encontradas na Camellia sinensis ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.

Coração Protegido:
O chá branco pode atuar na diminuição das taxas de LDL (o colesterol ruim que bloqueia as artérias), evitando problemas cardíacos, como aterosclerose e infarto.

Anticâncer:
Estudos feitos com ratos pelo Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina, da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovaram a eficiência do chá branco em inibir mutações genéticas que podem originar o câncer.
Essa capacidade se deve à existência das substâncias bioflavonóides e catequinas. A cafeína presente no chá branco também ajudaria nesse processo.

Como preparar o chá branco:
Assim como você faz no preparo do chá verde, coloque água para ferver e, antes de surgirem às primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente a erva (2 colheres de sopa rasas para 1 litro de água ou 2 colheres de chá rasas para 1 xícara de água), abafe por cinco minutos e coe.Pelo menos uma ou duas xícaras ao dia, quente ou frio, de preferência sem açúcar.
Beba quente ou frio até 24 horas depois do preparo. Se quiser preparar uma boa quantidade para tomar durante o dia, coloque o chá numa garrafa térmica ou numa jarra de vidro e leve à geladeira.


*Evite adoçar, pois açúcar e adoçante prejudicam o processo de desintoxicação. Mas se você não sabe tomar chá sem um sabor adocicado, use uma colher de chá de mel para um litro de chá branco ou coloque canela em pau na água que será levada ao fogo para preparar o chá. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário