segunda-feira, 13 de junho de 2011

Unha de Gato / Uncaria tomentosa.


Nome Científico: Uncaria tomentosa / Família Rubiaceae.
Nome Popular: Unha de gato.
Origem: Originária da Colômbia e do Peru. No entanto, hoje está distribuída em toda a Amazônia, em particular nas bacias dos rios da selva central do Peru.
Partes Usadas: Casca, folhas, raízes.

A unha-de-gato é um cipó trepador lenhoso, que ocorre na Amazônia Ocidental.
Esta planta vem sendo utilizada por populações tradicionais, especialmente aquelas de origem peruana, para tratamento de disenteria, reumatismo e musculares, diabetes, câncer no trato urinário e digestivo, cirrose, gastrite, inflamação, tumores, febres, abscessos, auxiliar para os casos de desequilíbrios orgânicos que provocam a redução ou alteração da capacidade de defesa do organismo (gripe, viroses em geral, nas alergias, nas doenças inflamatórias de auto-agressão, artrite reumatóide, etc) entre outras doenças.

Estimula e fortalece o sistema imunológico. Possuem duas substâncias, a isomitrafilina e a pteropodina que inibem a multiplicação de vírus, o que a torna num imunoestimulante poderoso, melhorando as estruturas de defesas do organismo. Combate alergias. Também é antialérgica porque inibe a liberação de histamina, substância que gera os processos alérgicos. A unha de gato aumenta a tolerância contra as alergias.
Elimina o execesso de ácido úrico no organismo (gota).
Forma colágeno para a recuperação do tecido orgânico, gengiva e vasos sanguíneos.
Estimula as funções gástricas e hepáticas. Auxilia na diminuição do colesterol.
A parte mais usada é a casca do cipó e da raiz.

Uma planta medicinal popular, com nome popular e poder antiinflamatório, antioxidante, antitumoral, antiviral, diurética, hipotensora, antimutagênica, depurativa e regeneradora celular. Os mais antigos habitantes do Peru conheciam muito bem a riqueza de sua flora e transmitiram esse conhecimento para os seus descendentes, e assim, a utilização da unha de gato chegou até nossos dias.
Recomendada no tratamento de inúmeras doenças como artrite, bursite, sinusite, úlcera, principalmente relacionadas a processos inflamatórios e imunológicos.

Internacionalmente, o interesse pela planta fortaleceu-se a partir de 1970, com a realização de várias pesquisas realizadas na Europa, as quais mostraram que a unha de gato é uma planta de grande valor terapêutico, com propriedades farmacológicas bastante promissoras. Os princípios ativos de maior interesse são os alcalóides oxindólicos e os compostos glicosídeos do ácido quinóvico que demonstram serem os responsáveis pelos efeitos aantiinflamatórios.

 As propriedades medicinais da unha de gato vêm surpreendendo o meio científico a cada dia. Em 1995, essa selvagem planta peruana foi de grande importância no tratamento das vítimas do acidente nuclear ocorrido em Chernobil, na Ucrânia.
Atualmente, a unha de gato está sendo estudado no tratamento de doenças como o câncer e a AIDS, em razão de seu poder modulador do sistema imunológico.

Contra Indicação -  Mulheres grávidas e lactantes, crianças menores de três anos, pacientes com ou a receber transplantes de órgãos, enxertos de pele, em terapia de imunosupressão, usuários de hipotensivos (pois ela é hipotensiva). Enfermidade autoimune, esclerose múltipla, tuberculose.
Efeitos Colaterais: Pode provocar diarréia, alternar a consistência dos intestinos, náusea moderada.
Encontra-se na forma de: cápsulas, extrato, tintura e chá.

*Excelente antiinflamatório das articulações... JL

3 comentários: