quinta-feira, 2 de junho de 2011

Shirodhara: Uma Surpreendente Arma Contra o Stress.


A palavra Shirodhara em Sânscrito significa, Shiro = cabeça e dhara =  fuxo... A terapia do Shirodhara conciste em um delicioso óleo morno e medicinal com ervas caindo em fluxo contínuo na região do Ajna Chakra, que fica entre as sobrancelhas.
Utilizando de diferentes formas em muitos panchakarmas, o óleo tem uma importância particular. Para os indianos, “o homem é uma máquina que deve funcionar oleada”.
Esse derivado, sempre de origem vegetal segundo o Ayurveda, se derramado em fluxo contínuo sobre a testa e a cabeça, é um poderoso tratamento contra depressão, insônia, ansiedade e síndrome do pânico, dores de cabeça, fadiga, vertigem, perda da audição, cansaço, deficiência de libido, entre outros males de fundo emociona e neurológico.
                                                                                
O ritual, denominado no Ayurveda de Shirodhara, é tratamento prescrito isoladamente, mas também integram as opções de purvakarmas, procedimentos pré-operatórios de panchakarmas. Por sua eficácia no combate ao stress é um dos tratamentos que mais têm feito sucesso no Ocidente. Além de executado com fluxo contínuo de óleo aquecido.
Este tratamento pode ser aplicado o ano todo, de preferência pela manhã entre 7 hs e 10 hs. E seu resultado terapêutico é muito melhor quando é realizado após um abhyanga (massagem).

Shirodhara é uma das mais divinas e relaxantes terapias que se possa experimentar.
Após essa terapia o paciente irradia frescor na pele, saúde, vitalidade e profundo bem estar, demonstrando sorriso de serenidade.
Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, então determinados distúrbios onde a causa principal está no sistema neurológico podem encontrar, através da shirodhara, um potente tratamento auxiliar a qualquer outro tratamento médico ortodoxo.

A principal ênfase deste tratamento está na nutrição dos canais energéticos pelo prana, através da shirodhara. Segundo esta filosofia, não adianta cuidar do cérebro separadamente do cerebelo, do hipotálamo, ou do centro motor, é necessário que se nutra o prana, através da nutrição do prana o indivíduo poderá alcançar um harmonioso estado de bem estar.

*Após o Shirodhara o paciente sente-se mais leve, energizado e com uma sensação total de bem estar, e o EU interior e a mente ficam neutralizados.  
É preciso atenção, silêncio e sincronicidade na recolocação do óleo no pote e em seu aquecimento.
É puro extasê... Um dos melhores tratamentos que já recebi!
Namastê! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário