segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Canela / Cinnamomum.

Canela / Cinnamomum.

Nome científico / Cinnamomum zeylanicum Brey Ceilão.

Origem – A canela é uma árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia é conhecida há mais de 2500 anos a.C. pelos chineses. Seu nome científico, “Cinnamomum”, segundo referências, é derivado da palavra indonésia “kayu manis”, que significa “madeira doce”. A canela cresce bem em solo brasileiro, onde já foi bem cultivada no passado, tendo sido introduzida pelos jesuítas.

Era a especiaria mais procurada na Europa e seu comércio era muito lucrativo. O monopólio do comércio da canela esteve nas mãos dos portugueses no século XVI, passou para os holandeses, com a Companhia das Índias Orientais, quando esses expulsaram em 1656 os portugueses do Ceilão, e depois, passou para as mãos dos ingleses, a partir de 1796, quando esses ocuparam essa ilha.
A canela em rama ou em pó foi introduzida na Europa pelos navegantes fenícios.

São algumas das espécies mais antigas conhecidas pela humanidade. A mais difundida é a Cinnamomum zeylanicum, originária do Ceilão, atual Sri Lanka. Outras, entretanto, como a Cássia, chamada de falsa-canela é conhecida como canela-da-China, também tem importância econômica. Esta espécie é uma Laurácea arbórea muito cultivada nas províncias do sudoeste da China.

As partes usadas da canela são os caules, ramos e folhas. As partes mais úteis das canelas são o córtex dessecado e o óleo. O óleo é obtido das folhas por destilação, por arraste a vapor. A casca dos ramos é comercializada em rama (pau), raspas e pó. A canela é utilizada na culinária e na fabricação de bebidas, medicamentos, perfumes e sabonetes. Outras espécies do gênero Cinnamomum e cássia também produzem canela. As flores da canela são de coloração amarela ou esverdeada, numerosas e bem pequenas, agrupadas em cachos ramificados.

Princípios Ativos – Adstringente, afrodisíaco, anti-séptica, aperiente, aromática, carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica e vasodilatadora.
Seu principal constituinte é o aldeído cinâmico, cujo teor pode ser superior a 80%.

Uso Medicinal – A canela tem atividade antioxidante extremamente alta devido a qual tem subsídios por doenças numerosas. Antibacteriana, antifúngica, estomática, carminativa e espasmolítica. Contra gases abdominais, úlceras estomacais causadas por stress, hipertensão arterial, resfriados e dores abdominais. Diminui o colesterol.

Indicação e Uso – Cólica menstrual, dor de barriga, dores digestivas. Estudos mostraram que meia porção de canela incluída em uma dieta diária pode diminuir o colesterol e as triglicérides. Reduz níveis de açúcar no sangue e auxilia no tratamento da diabetes tipo 2. Doença cardíaca: A canela consolida o sistema cardiovascular de tal modo que blinda o corpo de desordens relacionadas ao coração. Cáries. Problemas respiratórios: O canela é remédio caseiro muito útil para os frios comuns ou severos. Canela também pode ajudar a curar a gripe. Tônico do cérebro: A canela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto atua como bom tônico do cérebro. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão. Também, os estudos mostraram que cheirar canela pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração. Infecções. Devido a suas propriedades antibacterianas, antivírus, antiparasitas e anticépticas, é eficaz em infecções externas e internas. A canela pode ser eficaz contra, candidíase, úlceras estomacais e principalmente piolhos. Facilita ciclos da menstruação: A canela também é útil para a saúde das mulheres enquanto que ajuda no abastecimento de alívio de remover o obstáculo menstrual e de outros mal-estares femininos. Reduz dor das artrites: A especiaria da canela contém os compostos antiinflamatórios que podem ser úteis na redução da dor e da inflamação associados a artrites. Reduz infecções de vias urinárias. Ação anticoagulante. Dores de cabeça e enxaqueca. A redução do sangue e melhora a circulação de sangue

Uso em Aromaterapia – Simbolicamente, a canela é uma especiaria ligada ao amor, sendo empregada muitas vezes como ingredientes para perfumes mágicos e porções para conquistar a pessoa amada. Há quem acredite que ela atrai o sucesso nos negócios, trazendo sorte e determinação para a resolução de problemas.

Contra – Indicado. O uso em doses excessivas produz irritação das mucosas. Irritações na pele. E também é contra indicada para gestantes.


*A canela é uma das especiarias mais velhas do mundo. A árvore é nativa do Sri Lanka onde foi achada há milhares de anos. É a melhor especiaria disponível em termos de sua nutrição e saúde. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário