terça-feira, 9 de outubro de 2012

Curiosidades da Alcachofra!




As alcachofras foram trazidas para o Brasil pelos imigrantes europeus, há cerca de 100 anos. Nativa do sul da Europa e norte da África é uma planta de clima temperado a frio e áreas úmidas. Floresce na primavera entre agosto e setembro nos pratos mais nobres da gastronomia.

Existem vários tipos de alcachofras no mercado: Alcachofra roxa de São Roque, alcachofras Violeta de Proença, Verde Lion e Verde Grande da Bretanha.
A colheita da alcachofra se dá de agosto a novembro. É quando a encontramos com ótima qualidade e melhores preços também.

Do jardim à mesa. Conta-se que a alcachofra saiu do jardim e foi para a mesa na época do Império romano, quando suas propriedades nutritivas e medicinais foram descobertas e ela passou a ser privilégio apenas da mesa de nobres e reis.

Segundo a lenda por volta do século XVI, o consumo de alcachofras na França chegou a ser proibido para mulheres. É que a esposa do rei Henrique II, a italiana Catarina de Medicis, adorava alcachofras e corria a fama de que a iguaria era um poderoso afrodisíaco. As recatadas damas, portanto, não deveriam comer alcachofras.

A alcachofra tem um coração, parte mais nobre, saborosa, versátil e nutritiva, ele é carnudo e tem um sabor único.

Considerada como a flor do Mediterrâneo, a alcachofra pode ser feita de várias formas: cozido e servida com molho, saladas, antepastos, grelhada, empanada e grelhadas, conservas, tiras fritas, etc...

Fica a Dica – O ideal é consumir a alcachofra no mesmo dia da compra, pois ela começa a perder suas qualidades logo depois de colhida.
Depois de cozida, deixe de molho em água com sal e algumas gotas de limão ou vinagre para não escurecer.

*Na primavera floresce a Alcachofra... É tempo da exuberante Alcachofra. Amor de primavera e chuva de verão não se pode desfrutar da iguaria todo o ano. Afrodisíaco e nutritivo, esse botão de flor é indispensável na Med. Trad. Chinesa e Med. Oriental, por suas qualidades terapêuticas. Estes buquês exóticos e afrodisíacos (foto do post), são para mim, presentes de Lenita,  das Minas Gerais. Lambuzei-me de alcachofras, de joelhos, são as melhores que já comi na  vida! JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário