domingo, 21 de outubro de 2012

Jabuticaba / Myrciaria caulifora.



Nome científico: Myrciaria cauliflora.

"Jabuticaba" origina-se do termo tupi ïapotï'kaba, que significa "frutas em botão".

A mais brasileira das frutas tem aparência de durona. Puro disfarce. Um apertão...e ploct.
A jabuticaba explode e expele sem resistência sua polpa doce e esbranquiçada. Bom mesmo é comer arrancando direto do pé, escolhendo as mais graúdas. Ou de baciada, uma atrás da outra. Atinge a fase madura durante a época da primavera.

Da família das mirtáceas - a mesma da pitanga, a jabuticaba é uma fruta exclusivamente brasileira, típica da Mata Atlântica. Apesar de haver cerca de 20, variedades da fruta, pouca gente distingue bem uma da outra. É que a única jabuticaba amplamente comercializada é uma espécie chamada sabará (Myrciaria jaboticaba), considerada a mais doce. A paulista (Myrciaria cauliflora), maior e mais azedinha, também pode ser encontrada. Esta fruta cresce grudada aos troncos e ramos da jabuticabeira. É muito utilizada na culinária para a fabricação de doces, sucos, geléias, licores e até mesmo vinho. Cada 100 gramas de jabuticaba apresenta, aproximadamente, 45 calorias. Portanto, é uma fruta pouco calórica.

Fruto difícil de encontrar nos mercados, pois como dizia Carlos Drummond de Andrade, "jabuticaba se chupa no pé". Em Minas Gerais era comum o hábito de alugar um "pé de jabuticaba": o inquilino tinha o direito de passar ali o dia inteiro chupando as frutas, as doces "pretinhas", até o quando pudesse aguentar... Quem nunca provou um "beijo de jabuticaba" roubado do pé carregadinho, que se apresse, pois a safra, mesmo abundante, dura pouco. O tamanho, a robustez e a longevidade alcançada pela jabuticabeira sugerem frutos de natureza mais resistente, duráveis e até maiores.

Componentes: Estão presentes na polpa da jabuticaba: Possui uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e também vitamina C, rica em sais minerais como, cálcio, fósforo, ferro, e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, além de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul-arroxeada da jabuticaba. No reino vegetal, a cor da jabuticaba é devido à presença de antocianina, serve para atrair os passarinhos. Isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie.

Usos Medicinais: Para a Medicina Natural o interesse nas antocianinas é outro: elas têm uma potente ação antioxidante, ou seja, ajudam a eliminar do organismo moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para se compreender porque a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento. Ultimamente, surgiram estudos apontando uma nova ligação: as substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o nível de açúcar no sangue dos diabéticos. Como a maior concentração de antocianinas está na casca da jabuticaba, é recomendável batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geleias (as altas temperaturas não afetam suas substâncias benéficas).

A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes, é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma. O suco extraído da jabuticaba é culturalmente chamado em Minas Gerais de "jabuticabada", nome que já se espalhou por todo o Brasil. A famosa jabuticabada era usado por muitas tribos indígenas para alimentar principalmente gestantes, por ser rica em ferro.

*Essa frutinha típica da Mata Atlântica é rica em vitaminas B e C. Também rica em sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, possuem uma polpa branca e suculenta. Com ou sem caroço? Não tem certo e errado, mas "jabuticaholics" juram que é melhor cuspir. Por três motivos: se você engole o caroço de uma vez, não ‘curte’ a polpa que o envolve - e a ideia é que antes de cuspir você o chupe. Se engolir direto, perderá a chance de mordiscá-lo e sentir o sabor azedinho. Por último, o caroço causa prisão de ventre. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário