quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Poder dos Sonhos.


É libertador parar de sonhar com aquilo que nos angustia, que causa pavor, atribulações, ansiedade, taquicardia etc.
Hoje, graças ao bom Deus, isto me ocorreu.
Pode dizer o que quiser, mas os sonhos têm sim, uma grande influência sobre nós.

Quando sonhamos, com algo que ainda não foi bem digerido, dentro de nós, passamos a esconder em nosso inconsciente. O problema, é que isso não quer dizer que ele esteja tão bem ocultado, a ponto de não poder se impor diante de nós, um dia.

E é exatamente nos sonhos e pesadelos que isto tende a acontecer.
Infelizmente não dá para ter uma convivência harmoniosa, com todas as pessoas que nos rodeiam. Por alguns, sentimos até um certo rancor, odiosidade, ira, mágoa etc., que fica ainda mais palpável quando estamos em um estado alterado de consciência, o que quer dizer: sonhando.
É ao dormir que resolvemos solucionar as questões pendentes e colocar os pingos nos is.

Nos enchemos de coragem e dizemos tudo aquilo que sempre sonhamos em declarar.
São brigas mais que homéricas.

Contudo, isto pode ser bom, porque acordamos aliviados por termos exposto toda essa raiva, mas claro, existe o outro lado da moeda também, podemos entretanto acordar com mais raiva, rs,  por termos tido esta coragem toda, apenas no sonho. Porque a realidade foi outra, bem diferente e vergonhosa: ficamos calados, mudos, anestesiados.

E pode ter certeza, que é o que mais acontece, ou você vai dizer-me que nunca passou por uma situação semelhante: a pessoa te enfureceu ao extremo, mas você não abriu a boca, permaneceu diante dela ou dele, sem saber o que responder? Eu já passei muitas vezes por essa situação e sei o quanto isso nos deixa com aversão. Quando mais precisamos de uma resposta rápida e à altura do que a pessoa nos disse, nada parece adequado é doloroso o bastante.

Só quando vamos para casa, ou estamos debaixo do chuveiro é que as palavras começam a formar frases, a língua começa a coçar, a adrenalina vai aumentando e aí, num ímpeto, você mais parece um orador. Se estivesse em cima de um palco, certamente seria aplaudido por todos. Mas agora já é tarde, a situação já aconteceu e você nada fez!

Mas há ainda aqueles sonhos, em que acordamos e permanecemos o dia inteiro meio desgostosos, acuados, pensativos. É aquele, por exemplo, que você sonha com seu ex, em momentos super especiais mas ele te despreza, aparece com outra, diz na sua cara, quase soletrando ou desenhando, que não te quer mais e ponto final.
Mas como eu estava dizendo, no começo do texto, os melhores são aqueles que você consegue exorcizar o que estava mal resolvido dentro de si.

É o caso de sonhar com a pessoa de quem sente cólera. Um dia você pode ter a sorte de repousar e imaginar que está conversando com a pessoa em vez de estar guerreando. Não há exaltações nos tons de voz, não há mais impulsos potencializados, quem sabe, vocês se abracem e neste momento, notem o quanto de afinidade vocês têm em comum. Quando acordar, metade ou quase toda a raiva terá passado, pode acreditar.

No exemplo, do ex-namorado, você pode sonhar que está passando diante dele e para sua surpresa nada mexer com seus sentimentos; não sentirá mais o aperto no coração e a secura na boca. Você simplesmente sentirá ternura em estar diante dele. Não o quererá como antes, apenas almejarás guardá-lo dentro da alma. Não existirá mais a dor da nostalgia, mas esperança no futuro que cada um terá, mesmo que longe um do outro.

O enigma para amenizar o tormento não é parar de pensar nele (a), e sim, pensar com carinho e com paz no coração, só assim a aflição tornar-se-á suportável.
Os sonhos têm este poder: amenizar desordens emocionais.
Sonhar é o mesmo que estar voando de asa delta e assistir seus problemas do alto, bem menores do que parecem ser, quando se está em terra firme.

Quando acordamos, sentimos uma leveza na alma, o sorriso transparece no nosso rosto com mais naturalidade e tudo parece se assimilar.
Um simples sonho, pode trazer alegria ao seu dia e esperança ao seu futuro.

Que tal, depois que terminar de ler este texto, dar uma cochiladinha? Pode ser esta a solução dos seus problemas. Só não pode hibernar.
Problemas, todos nós temos! Os sonhos podem ajudar, mas é preciso coragem para encará-los de frente também, de preferência, acordada. 
*Sonhar mais um sonho possível... JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário