sexta-feira, 30 de setembro de 2011

História do Oriente.


Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-l-o da água, mas quando o fez, o escorpião o picou.

Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando. O mestre tentou tirá-lo novamente e outra vez o animal o picou.

Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:
Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?


O mestre respondeu:
A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.

Então, com a ajuda de uma folha, o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida, e continuou:

Não mude sua natureza se alguém lhe faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Quando a vida lhe apresentar mil razões para chorar, mostre- lhe que tem mil e uma razões para sorrir. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você.
E o que os outros pensam…é problema deles.

*Hoje mais uma primavera em mim se faz! JL

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Psico-Somaterapia. (Y. Requena). M.T.C.



A Madicina Tradicional Chinesa, explica a origem das doenças, por três tipos de causas: as cósmicas, as alimentares e as psíquicas.

As cósmicas, apóiam-se tal como o nome deixa transparecer, em questões relacionadas com a cosmogénese. E se facilmente constatamos, que as influências astrais são indiscutíveis em determinados casos, tais como, a coincidência dos enfartes com as erupções solares ou a dos ataques de loucura, com a fase da Lua Cheia, outras extrapolações não são facilmente digeridas pelos ocidentais, ainda que aconteçam com alguma percentualidade comprovante.
Questões culturais, no entanto, advertem-se de que não devemos pôr esta causalidade totalmente de parte, pois não temos a certeza exata de estar a entender a questão, pelo mesmo prisma dos orientais.

Quanto às causas alimentares, elas traduzem o mesmo ponto de vista dos dietistas ocidental, quando fala em má nutrição e em desequilíbrio alimentar, só que os chineses classificam os alimentos por sabores, ajustando-os aos órgãos que os tutelam pelo que se torna quase impossível, criar-se uma frente comum para as causas alimentares.

No respeitante às causas psíquicas, os chineses classificaram-nas de tal maneira que as grandes tendências do comportamento emocional se englobam perfeitamente no estudo feito pelo neuro-fisiologista Mac Lean, o qual distingue seis emoções principais, a saber:

*O desejo, que leva à procura.
*A cólera, que produz a agressividade.
*O medo, de que resulta a necessidade de proteção.
*A tristeza, que leva ao abatimento.
*A alegria, que faz nascer à gratidão.
*O afeto, que se manifesta pelo carinho.

Os chineses acreditam, que qualquer dessas tendências por si só, poderá vir a afetar não apenas o sistema, desorganizando-o, mas também muito particularmente o meridiano e o órgão respectivos, sobre os quais atua. Quando tal acontece, dá-se certo esvaziamento energético, que é altamente favorável à penetração de energias perversas, contendo em si agentes patogênicos. Cada órgão interno principal, ou seja, o fígado, o coração, o baço, o pulmão e o rim, são alimentados por sangue e energia.

O primeiro é conduzido através de vasos e a segunda por canais chamados meridianos. Só assim cada órgão, pode cumprir acertadamente, a sua função relativamente ao sangue, designadamente, o fígado depurá-lo, o coração distribuí-lo, o baço armazená-lo, o pulmão trocá-lo e finalmente o rim eliminar-lhe as impurezas.

Do ponto de vista da energia, ou seja, do chamado JING QI, sabe-se que cada órgão elabora uma energia específica essencial, que vai circular pelos oito meridianos curiosos e pelos doze vasos secundários, os quais se irão naturalmente ligar no final dos seus trajetos, aos doze meridianos principais. Todos os meridianos curiosos e restantes vasos têm  trajetos centrípetos. Partem de qualquer dos membros, vão ao órgão interno que lhes dá o nome, encaminham-se para o coração e ascendem ao cérebro. No coração, elabora-se com esse JING outra essência de natureza psíquica, sendo que consoante a origem do órgão que a elabora, tomará diferentes nomes, em virtude de servir também distintos fins.

Assim teremos o seguinte quadro:

No Fígado aparece o HUN, que governa o movimento psíquico de exteriorização e que se manifesta pela Cólera.
No Coração aparece o SHEN, que governa as emoções e que se manifesta pela Alegria.
No Baço aparece o YI, que governa a consciência e se manifesta pela Reflexão.
No Pulmão aparece o PO, que governa o movimento de interiorização e se manifesta pela Tristeza.
No Rim aparece o ZHI, que governa o instinto de conservação e que se manifesta pelo Medo.

O termo “Shen” traduz-se por “Alma Vegetativa”. Alma para dar um conteúdo metafísico, Yang ao seu princípio originário e vegetativo, para dar conteúdo metafísico e conseguentemente Yin.

Temos então que compreender, que qualquer excesso do órgão fígado, por exemplo, levará a um excesso de HUN e, portanto, a um comportamento colérico. Pelo contrário, se existir deficiência de fígado, também o haverá de HUN, o que levará a um comportamento tímido. Ansioso e pouco determinado.
A relação contrária é também verdadeira, ou seja, alguém que desenvolve a sua cólera, a sua agressividade, acabará certamente por perturbar o funcionamento do órgão fígado.

Temos de compreender que o JING do ponto de vista endocrinológico, deverá representar as secreções hormonais de cada órgão. No caso, por exemplo, do rim, (que como sabemos os chineses, relacionam com as gônadas) o seu JING deverá corresponder à secreção de testosterona e de progesterona, enquanto o shen representará as conseqüências sobre o comportamento psíquico, da secreção endócrina do ZHI.

Tudo isto nos parecerá ainda mais plausível, se estabelecermos um paralelismo entre o excesso do vento do fígado e o hipertiróidismo, que se revela por efeito da irritabilidade, originando enervamento, que é acompanhado de hipertonicidade muscular. Este mesmo excesso está também relacionado com a produção de foliculina, daí surgirem as mastites e as menstruações dolorosas.

Quer o JING, quer o shen circulam segundo a M.T.C., imaterialmente e de forma autônoma, pelos vasos sanguíneos e pelos meridianos, como acontece com as hormonas. Além disso, e contrariando a neuro-fisiologia ocidental, que considera o cérebro ou mais especificamente o tálamo, o hipotálamo e a hipófise, como os diretores do sistema neuro-endócrino, a M.T.C., estabelece, que é ao coração que cabe esse papel de grande controlador. De fato nós ocidentais cremos, que o coração é como que uma bomba hidráulica, que apenas tem por função manter ininterrupta, a circulação sanguínea. Acontece, porém, que o coração de que falamos, não é o órgão anátomo-fisiológico em si, mas outro, com uma estrutura imaterial, centro organizador energético, em perfeita comunhão com os meridianos na sua globalidade.

Chegados a este ponto temos de clarificar o seguinte: os ocidentais acham que tudo se organiza no cérebro, sendo este maestro do comportamento. Enquanto isto, os chineses acreditam que numa fase inicial, o comportamento é elaborado pelo coração e que só ulteriormente, ascenderá ao cérebro para ser executado.

Passando em revista todas as culturas tradicionalistas, vemos que elas estão todas em sintonia, desde o Yoga, que considera que o EU está alojado, no centro energético do coração, até a nossa própria cultura tradicional, que nos faz dizer frases como estas: “tem um coração enorme”, “tem um coração de santo”, expressões metafóricas, carregadas de sentido e que se complementam com o provérbio que nos diz ter o coração razões, que a razão desconhece, são ótimos exemplos do ascendente que o coração tem sobre o cérebro.

Voltando a M.T.C., temos de salientar a extrema importância do coração na fisiologia chinesa, tanto mais realçada, pela linguagem alegórica chinesa, em que é considerado, o Imperador, sendo todos os outros órgãos, ministros ou funcionários ao serviço do Imperador.

*Podemos, portanto, deduzir que o cérebro não tem liberdade total, de organizar os fenômenos bioquímicos e que estes são primeiramente, comandados pelo coração.
O Coração, em Medicina Tradicional Chinesa, é visto como o rei, o governante supremo e estabelece a ordem em todo o Sistema Corpo / Mente. Pertence ao elemento Fogo. Este é o elemento que irradia luz e calor. JL

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Para Refletir...



Cultivar a paciência ensina a desenvolver a compaixão em relação aos que nos ofendem sem, no entanto aceitarmos que nos destruam.
A compaixão é a melhor terapia para o espírito.
Liberta-o de todas as amarras e do domínio das emoções conflituais.


'Dalai Lama'.
*A vida é bela na impermanência! JL


Dalai Lama

domingo, 25 de setembro de 2011

Poema / Chico Xavier.


"....Teu destino está constantemente sob teu controle.

 Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.

 Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes...

 São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.

 Não reclames nem te faças de vítima.

 Antes de tudo, analisa e observa.

 A mudança está em tuas mãos.

 Reprograma tua meta,

 Busca o bem e viverás melhor.

 Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,

 Qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

 Chico Xavier.

*Mestre é Mestre...iluminado seja! JL

sábado, 24 de setembro de 2011

O Que é Pecado? O Que é Moral?





'O grande problema não é definir o que é pecado ou o que é moral,
Mas sim entendermos tudo que tem de bom no pecado,
E tudo que tem de ruim na moral'.


Porque tudo que é intrinseco a nossa natureza, tem que ser proibido... Satanizado?
*PQ...? JL

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Porque Hoje Começa a Primavera!

Queixo-me às rosas. Mas que bobagem. As rosas não falam. Simplesmente as rosas exalam. O perfume que roubam de ti, ai...
Cartola

Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.
Che Guevara

“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la."
Cecilia Meireles
Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela… Exatamente porque nunca são as mesmas flores.
Clarice Lispector

Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.
Cecília Meireles

 O inverno cobre minha cabeça, mas uma eterna primavera vive em meu coração.
Victor Hugo
 Quase novembro, a ventania de primavera levando para longe os últimos maus espíritos do inverno. Caio F. Abreu
E assim como a primavera, eu me deixei cortar para vir mais forte...
Clarice Lispector

Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar! E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, que me saiba perder... para me encontrar...
Florbela Espanca

Nasci na primavera, sou da primavera, amo a primavera com suas formas fálicas e  aromas exóticos... JL

*A primavera chegou. Uma das mais belas estações do ano, nessa estação a natureza fica bela e nos presenteia com flores coloridas e perfumadas, tudo fica mais colorido, alegre e cheiroso. Afinal o que seria de nós, sem a beleza e seu aroma das flores? Hoje é dia de festa... e se puderes veja flores nas coisas pelo menos hoje...Viva a primavera! JL

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Beterraba.

 
A beterraba trata-se de uma raiz tipo tubérculo rica em açúcar da família das Amarantáceas. Há diversas espécies conhecidas, sendo que aquelas de coloração branca geralmente são usadas na extração de açúcar, enquanto que as de coloração vermelha são empregadas na alimentação.

Especialistas afirmam que a cor e a forma de uma fruta ou verdura, combinam com suas propriedades. Daí cabe lembrar que não é lenda associar o vermelho-escuro da beterraba a propriedades que fazem bem ao sangue.
Essas hortaliças contêm minerais como, ferro, cálcio, enxofre e potássio, além de substâncias como clorina, betacaroteno e vitaminas C. Os sais minerais encontrados na beterraba contribuem diretamente para o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar, construindo glóbulos sanguíneos e células, estimulando as glândulas linfáticas, rins e bexiga.

Suas folhas também são aproveitadas, pois apresentam carotenóides, que ajudam a prevenir certos tipos de câncer, e manganês, que também fortalece o fígado, os glóbulos vermelhos, contribui para o bom desempenho do cérebro, das funções reprodutoras, estrutura óssea e metabolismo da glicose. Não é recomendável tomar o suco de beterraba puro, pois o mesmo poderá causar uma paralisia temporária nas cordas vocais, urticária, taquicardia, arrepios de frio e febre. Beba-o diluído com outro mais suave, como o de maçã, cenoura ou pepino.

A beterraba ajuda a combater a inflamação – As pessoas cujas dietas têm uma maior dose de consumo de Colina (encontrada na soja) e seu metabólito Betaína (encontrada naturalmente em vegetais como a beterraba e espinafre), têm níveis mais baixos de inflamações, pelo menos, 20% menor do que indivíduos com um menor consumo médio.

Os marcadores de inflamação crônica tem sido associados a uma ampla gama de condições incluindo doenças cardíacas, osteoporose, declínio cognitivo, doenças de Alzheimer e diabetes tipo 2.
A ingestão diária recomendada de Colina foi estabelecida em 1998 a 550 miligramas por dia para homens e 425 miligramas por dia para as mulheres.
No IDI foi definido para Betaína, que uma vez que é um metabólito da Colina, não é considerado um nutriente essencial.

 A Beterraba Protege Contra Defeitos Congênitos – beterrabas são especialmente ricos em Folato vitamina B, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em Folato é especialmente importante durante a gravidez, desde que sem Ácido Fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural.  A necessidade diária de Ácido Fólico é de 400 microgramas. Apenas um copo de cozido, beterraba cortada contém 136 microgramas de Folato.

A beterraba tem várias funções terapêuticas: Anemia, distúrbios da bexiga, câncer, circulação linfática, distúrbios cardíacos, hepáticos, menstruais, renais e visuais.
Doenças de pele, fadiga, gravidez, parto, menopausa, excesso de peso e pressão sanguínea alta ou baixa.

Ação dos principais micro-nutrientes encontrados na beterraba: Substâncias / Indicação.

Colina – Inchaço no fígado, pressão alta e hemorragia nos rins.
Vitamina A – Cegueira noturna, pele seca e áspera, fadiga, perda de olfato e apetite.
Vitamina B6 – Anemia, nervosismo, fraqueza muscular, dermatite, edemas e alergias.
Vitamina C – Sangramento nas gengivas, dores nas articulações, cura lenta de
Ferimentos e fraturas, equimoses, corrimento nasal, má digestão.
Ferro – Fraqueza geral, imperfeições da pele.
Sódio – Perda de peso, cãibras musculares, desidratação, língua seca e alcalose.
Potássio – Arritmia, rins intoxicados, nervosismo, pressão alta e fraqueza em geral.

Escolhas beterrabas lisas e firmes, de preferência orgânicas e pequenas, que costumam ser novas e macias.


*O pigmento que dá a beterraba as suas ricas cores, roxo e vermelho Betacianina também é um poderoso agente de combate ao câncer. As Beterrabas têm eficácia contra câncer de cólon, em particular, tem sido demonstrado em vários estudos. JL 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia Mundial da Árvore.


Oração da Árvore.
"Tu que passa e levantas contra mim teu braço,
antes de fazer-me mal,
olha-me bem.
Eu sou o calor de teu lar nas noites frias de inverno.
Eu sou a sombra amiga que te protege contra o sol.
Meus frutos saciam tua fome e acalmam tua sede.
Eu sou a viga que suporta o teto de tua casa,
a tábua de tua mesa,
a cama em que descansas,
sou cabo de tuas ferramentas,
a porta de tua casa.
Quando nasces tenho madeira para o teu berço,
quando morres,
em forma de ataúde,
ainda te acompanho ao seio da terra.
Sou pão de bondade e flor de beleza.
Se me amas como mereço,
defende-me contra os insensatos".


http://youtu.be/5GexGl_311E
*Belíssima homenagem á árvore.
Cada ano que passa mais incêndios em florestas, os interesses de alguns monopólios fazem com que cada vez mais o nosso planeta sofra modificações climáticas exatamente devido a falta de árvores. Daí a importância do dia mundial dedicado à arvore! JL

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Técnicas para Chás.


Como usar o princípio ativo das plantas.

O tratamento feito com as plantas medicinais pode ser realizado de diversas formas.
Entre elas, o consumo mais tradicional é realizado por meio de chás, que por sua vez, são preparados de maneiras diferenciadas e de acordo com a sua necessidade.
Para folhas e flores, utiliza-se o processo de infusão. Já para as partes mais duras da erva, como raízes e cascas, deve-se utilizar a decocção.

Não são regras específicas a serem seguidas, pois algumas composições são formadas por folhas, raízes e sementes. O correto é utilizar a solução orientada pelo profissional fitoterapeuta, pois o consumo das ervas é variado entre chás, cremes, etc...

Chá Tradicional – A erva é jogada na água fervente e deixada por cerca de meio minuto a ferver em recipiente tampado. Deixá-lo tampado por alguns minutos.

Infusão – A água fervente é despejada sobre as plantas, e o recipiente tampado durante 10 a 15 minutos. Ideal para flores e folhas. Podem se utilizados: água, vinho, vinagre ou álcool.

Decocção – A planta é levada ao fogo brando entre 3 e 30 minutos. Desligue o fogo, deixe descansar por alguns minutos, coe e tome em seguida.
Esta forma é mais apropriada para raízes, cascas e sementes, porém essas devem ser cortadas em pequenos pedaços ou esmagadas antes de serem utilizadas.

Maceração – A planta fica de molho em água fria. O período é de 12 a 18 horas para as partes tenras da planta e de 18 a 24 horas para as partes mais duras. Aqueça tudo e, em seguida, coe e tome o chá.
Neste caso, as vitaminas e sais minerais não são alterados pela fervura.

*Beba chá no seu dia-a-dia! JL

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Porcos Tatuados / Wim Delvoye.


O artista conceitual belga Wim Delvoye não poderá expor em seu país sua última intervenção: alguns porcos vivos tatuados. O artista foi proibido pelo ministério da Saúde do país porque violaria a lei sobre proteção e bem-estar dos animais caso expusesse a obra.

Os porcos já foram expostos no Museu de Arte Contemporânea de Londres e na galeria Laura Pecci, em Milão, "onde não tive problemas com as autoridades", disse Delvoye. O artista se manifestou "profundamente surpreendido, porque sempre acreditei que na Bélgica as pessoas eram muito tolerantes".

Wim Delvoye se prepara para expor, na China, porcos tatuados com símbolos, como o da grife Louis Vuitton. Wim apresentará em sua exposição oito animais tatuados, que posteriormente devem ser vendidos, segundo informa nesta quinta-feira o diário online Ana Nova.

O Centro de Exposições de Xangai concordou com a exposição dos porcos, desde que eles não tenham um cheiro desagradável.

Wim Delvoye, que vive em Pequim, importou da Europa os animais para o projeto, que chama de "Art Farm", e os tatuou ainda pequenos.

Um porta-voz da galeria de arte de Pequim disse que os animais não estão à venda, mas que futuramente a pele dos porcos será vendida por aproximadamente 60 mil libras cada.
Durante a exposição, os suínos usarão protetor solar para evitar danos à pele, que deve garantir lucros ao artista.

*Wim Delvoye é um vegetariano, apesar de ter uma fazenda de porcos nas cercanias de Beijing, China. Mas ele não pensa no toucinho defumado - Wim tem outros planos para seus porcos: ele faz tatuagens neles. Segundo Wim, os porcos vivem mais e melhor do que aqueles que os comem. JL

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Frase do Dia!


 




A alma mais temerosa torna-se corajosa com a necessidade.


*Quem disse que crescer é fácil? JL.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Medo do Amor.

 
Medo de amar? Parece absurdo, com tantos outros medos que temos que enfrentar: medo da violência, medo da inadimplência, e a não menos temida solidão, que é o que nos faz buscar relacionamentos. Mas absurdo ou não, o medo de amar se instala entre as nossas vértebras e a gente sabe por quê.

O amor, tão nobre, tão denso, tão intenso, acaba. Rasga a gente por dentro, faz um corte profundo que vai do peito até a virilha, o amor se encerra bruscamente porque de repente uma terceira pessoa surgiu ou simplesmente porque não há mais interesse ou atração, sei lá, vá saber o que interrompe um sentimento, é mistério indecifrável. Mas o amor termina mal-agradecido, termina, e termina só de um lado, nunca se encerra em dois corações ao mesmo tempo, desacelera um antes do outro, e vai um pouco de dor pra cada canto. Dói em quem tomou a iniciativa de romper, porque romper não é fácil, quebrar rotinas é sempre traumático. Além do amor existe a amizade que permanece e a presença com que se acostuma romper um amor não é bobagem, é fato de grande responsabilidade, é uma ferida que se abre no corpo do outro, no afeto do outro, e em si próprio, ainda que com menos gravidade.

E ter o amor rejeitado, nem se fala, é fratura exposta, definhamos em público, encolhemos a alma, quase desejamos uma violência qualquer vinda da rua para esquecermos dessa violência vinda do tempo gasto e vivido, esse assalto em que nos roubaram tudo, o amor e o que vem com ele, confiança e estabilidade. Sem o amor, nada resta, a crença se desfaz, o romantismo perde o sentido, músicas idiotas nos fazem chorar dentro do carro.

Passa a dor do amor, vem a trégua, o coração limpo de novo, os olhos novamente secos, a boca vazia. Nada de bom está acontecendo, mas também nada de ruim. Um novo amor? Nem pensar. Medo, respondemos.

Que corajosos somos nós, que apesar de um medo tão justificado, amamos outra vez e todas as vezes que o amor nos chama, fingindo um pouco de resistência, mas sabendo que para sempre é impossível recusá-lo.

‘Martha Medeiros’.

*Fell in love... Pela vida! Tá com dúvidas? Pergunta. Não gostou? Fala. Gostou? Fala mais. Tá com vontade? Faz. Quer algo? Pedir é a melhor maneira de começar a merecer... JL

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 de Setembro / Sinto Vergonha de Mim...

 
Sinto vergonha de mim, por ter sido educador de parte deste povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade, e por ver este povo já chamado varonil, enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim, por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o ‘eu’ feliz a qualquer custo, buscando a tal ‘felicidade’ em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos ‘floreios’ para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre ‘contestar’, voltar atrás e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim, pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer…

Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir, pois amo este meu chão, vibro ao ouvir o meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor, ou enrolar o meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo deste mundo!
‘De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude.
A rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto’.

“A pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade”.

'Rui Barbosa'.

*Hoje acordei, abri a janela e gritei:" Independência ou Morte"! JL

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Óleo de Coco / A Gordura Saudável.

 
Uma revolução nas crenças e mitos sobre as gorduras, colesterol e saúde.

Reabilitar a gordura saturada natural, como a do óleo de coco, é um salto de qualidade para dias melhores.
Por 60 anos, as autoridades médicas nos fizeram acreditar que gordura saturada elevava colesterol, causava doenças cardíacas, obesidade e até o mal de Alzheimer. Nós, pobres mortais, deixamos de consumi-la esperando dias melhores. Mas essas doenças continuam aumentando. Algo deve estar errado. Até porque, em populações de ilhas do Pacífico, que retiram de 30 a 60% de suas calorias diárias do óleo de coco, rico em gordura saturada, os índices de doenças cardiovasculares, por exemplo, são ínfimos.

O fato é que nem todas as gorduras saturadas são iguais. Há as naturais, como a de coco, e as criadas em laboratórios, por meio da hidrogenação. O processo causa o endurecimento do óleo, o que beneficia alimentos processados, permitindo que resistam mais tempo no mercado. Este tipo de gordura é condenável. Mas parece haver luz no fim do túnel: grande parte da comunidade médica e científica já admite que óleos vegetais hidrogenados devam ser evitados. Enfim, gordura hidrogenada é veneno!

Cerca de 50% da gordura de coco é ácido láurico, a maior concentração encontrada na natureza. No corpo, ele se transforma e ajuda a destruir camadas de gordura que protegem vírus, bactérias e protozoários.
Sua  presença é importante no combate a HIV, herpes, influenza, bactérias patogênicas e protozoários, como Giárdia lamblia, comum no intestino humano. Junto com o ácido caprílico, também encontrado na gordura de coco, aumenta seu poder antimicrobial. A maioria de óleos de sementes e outros produtos vegetais contêm triglicérides de cadeia longa, que exigem enzimas especiais para a digestão, sobrecarregam o sistema digestivo (em especial fígado e pâncreas), deposita-se no corpo como gordura e nas artérias sob a forma de colesterol. É notável a diferença entre eles, e o óleo de coco natural, que apresenta cerca de 2/3 de ácidos graxos da cadeia média, TCM, é a fonte mais rica de TCM encontrada na natureza.

De tamanho menor, não requerem enzimas especiais, passando com facilidade pelas membranas celulares.
São fáceis de digerir, não sobrecarregam o sistema digestivo.
Vão direto para o fígado onde logo se convertem em energia em vez de serem depositados como gordura.
Estimulam o metabolismo, levando à perda de peso.

O Óleo de Coco tem Benefícios Irresistíveis em algumas situações:

No Combate ao Diabetes – Como os carboidratos, o óleo de coco é poderosa fonte de energia imediata, mas com uma vantagem: não causa picos de insulina na corrente sanguínea e seus efeitos debilitantes associados aos carboidratos. É perfeito para diabéticos e pré-diabéticos, que se beneficiam com perda de peso, ganham energia e controlam melhor a evolução da doença.
Gordura trans interfere com receptores de insulina na célula. Substituir essas gorduras trans por óleo de coco e outras gorduras saudáveis é o primeiro passo na prevenção e reversão da resistência à insulina, tão característico no diabetes tipo II.

Na Compulsão Alimentar – Ela ocorre quando o corpo não está recebendo os nutrientes que precisa. O óleo de coco ajuda a combatê-la pelo fato de conter vitaminas lipossolúveis, o que permite maior assimilação de vitaminas e minerais.

Em Dietas para Emagrecer – A associação de gorduras saturadas da cadeia média com vitaminas A e D melhoram as funções da tireóide e combate o acúmulo de gorduras. Seu consumo constante queima aproximadamente 200 calorias a mais por dia.

Hipoglicemia – O uso de óleo de coco em todas as refeições previne a queda do açúcar sanguíneo.

Ansiedade – A combinação dos ácidos graxos e nutrientes no óleo de coco previne não só a hipoglicemia, mas ajuda o corpo a produzir hormônios adrenais que são necessários para lidar com o estresse. As gorduras trans, por outro lado, inibem a produção desses hormônios, portanto, a retirada destas gorduras da alimentação já alivia a ansiedade.

Infecções Bacterianas – Óleo de coco contém triglicérides de cadeia média com ação antimicrobial, quando associado à vitamina A e D, promovem uma combinação ideal no ataque às infecções bacterianas.

Fungos (Cândida) – O óleo de coco tem forte propriedade antifúngica, tanto no trato digestivo quanto na pele. Eliminando-se carboidrato refinado e dando-se preferência a produtos integrais, pode-se ajudar no tratamento de candidíase.

Demência e Mal de Alzheimer – Estudos atuais mostram que o uso de gordura saturada, como a do óleo de coco, em doses adequadas, ajuda a reverter problemas cerebrais pela melhora da produção de fosfolípides, tendo resultados bem promissores.

Gases e Distensão Abdominal – O óleo de coco, com a sua propriedade antimicrobial, combate as bactérias produtoras de gases.

Suporte para o Fígado – A combinação da gordura saturada do óleo de coco com as vitaminas lipossolúveis A, D, E, K, facilita aporte de aminoácidos fundamentais ao fígado para promover desintoxicação e excelente suporte na função hepática.

Aparelho Digestivo – O óleo de coco é a gordura ideal para quem tem problemas de vesícula, pois não necessita de bile para ser digerido. E, quando associado à vitamina A, melhora o sistema imunológico, o que é muito importante para quem sofre de problemas digestivos, como síndrome do cólon irritável e doença de Chron.

Dermatite Seborreica – Caspa, e queda de cabelo, a combinação da gordura saturada do óleo de coco com as vitaminas lipossolúveis melhora a função tireoidiana, resultando, tambémm, em cabelos saudáveis e brilhantes.

Para a Pele – Funciona como antioxidante. Rebate os efeitos lesivos da radiação ultravioleta, suaviza rugas e combate a flacidez: alimentação cheia de gordura saturada é essencial para evitar rugas. O excesso de óleo poliinsaturado deixa a parede de célula flácida, contribuindo para o aparecimento de rugas. Além disso, esses óleos invariavelmente rancidificam e contêm radicais livres que lesam as células, contribuindo para o envelhecimento.

*O óleo de coco age como um produto de proteção da pele, diminuindo oxidação e formação de radicais livres. É na verdade um antioxidante. Tem ação também contra os efeitos lesivos da radiação ultravioleta. JL.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Oração da Serenidade.

 



"Deus, conceda-me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar aquelas que posso e sabedoria para reconhecer a diferença entre elas"...

*Boa reflexão... JL