domingo, 28 de março de 2010

Conceito de Saúde Integral e a Lei de Hering.


“The power of gentleness is magnificent.”
Constantine Hering
Father of American Homeopathy
1800 - 1880 .

"O Conceito de Medicina Integral, encerra muitos "segredos" nos quais qualquer técnico, seja ele convencional ou não, tem obrigação de conhecer profundamente as suas vantagens, para um melhor desempenho das suas reais competências e, sobretudo, sucessos terapêuticos.

Como muita gente sabe, o médico Constantine Hering era, na sua época, um dos mais brilhantes técnicos da alopatia da Europa. Hering, tendo um espírito crítico e muito observador, foi responsável por uma contribuição altamente importante para a Medicina Homeopática e, claro, para a Medicina em geral, desenvolvendo metodologicamente um maior e mais correta entendimento de como se deverá promover a verdadeira cura do organismo humano. Essa contribuição é denominada: Lei de Hering.

Esta filosofia ensina-nos que devemos entender o conceito de saúde integral da seguinte forma: da zona mental para o físico. Em primeiro lugar, num verdadeiro processo de cura, muito antes de se tentar melhorar os sintomas físicos de um paciente, devemos saber como melhorar os sintomas mentais, fazendo a correlação entre esses eventuais sintomas, que provêm da parte mais alta do organismo, que é, sem dúvida, a cabeça, tendo a perfeita noção de que é aí que está situado o cérebro.

Em segundo lugar, é necessário e muito importante verificar que já no campo mais físico, por exemplo, se ocorrer num paciente uma lesão no rosto, e na vigência de uma terapêutica homeopática essa lesão migrar para outras regiões inferiores do corpo, este facto sugere com segurança um prognóstico positivo, segundo Hering.

Na continuidade deste esclarecimento, a Lei de Hering fala-nos da importância de reconhecer que uma verdadeira cura passa pelos órgãos mais nobres para os menos vitais. Por exemplo, tem-se conhecimento que a asma brônquica, a rinite alérgica e o eczema atípico constituem um mesmo problema, todavia com manifestações diferentes.

Em termos do equilíbrio homeostático, serão preferível que essa manifestação ocorra em órgãos menos vitais, que estão aptos a suportar essa manifestação, do que, por exemplo, nos pulmões, que são por excelência órgãos vitais.

Neste contexto, o organismo, numa natural e constante tentativa de autoprotecção e auto-desintoxicação, servir-se-á dos cinco canais de eliminação das toxinas, que são a pele, o aparelho respiratório, o aparelho urinário, o intestino e o sistema linfático para eliminar com segurança a carga tóxica.

Em suma, a Lei de Hering ensina-nos que a verdadeira cura do organismo deve começar de cima para baixo, de dentro para fora, e na ordem inversa ao aparecimento dos sintomas.


Aqui estão alguns aspectos sobre a Lei de Hering, sem a qual, sobretudo sem um perfeito entendimento da mesma, nenhuma Cura na verdade pode ter lugar.

*Fonte: Beija flor/ A.

*A Medicina Tradicional Chinesa também tem essa visão holística, uma séries de fatores que determina uma condição. Mas... Tudo é de dentro para fora... o interior reflete no exterior!!! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário