quinta-feira, 22 de julho de 2010

Geléia Real Liofolizada.

A Geléia Real Liofilizada = Desidratada por congelamento brusco e alta pressão em vácuo.

A geléia real liofilizada é um produto natural, produzido pelas abelhas jovens obreiras para alimentar a rainha. É o alimento das abelhas rainhas – Originalmente para as abelhas rainhas, mas também benéfico para humanos. As abelhas não nascem rainhas: são preparadas, e sua alimentação com geléia real é a chave do processo. Sem esse alimento especial, as rainhas não conseguiriam desenvolver-se adequadamente. Vivem exclusivamente de geléia real e isso é responsável por seu incrível tamanho, fertilidade e longevidade.

As abelhas rainhas nascem exatamente dos mesmos ovos que as operárias e, talvez mais espantoso, a rainha vive de 40 a 50 vezes mais tempo que as operárias e produzem 2- 21/2 vezes seu próprio peso em ovos a cada dia – e todos os dias. Essa extraordinária fertilidade reprodutiva, energia, tamanho e longevidade da rainha são simbólicos na tremenda melhora da saúde endócrina por causa da geléia real.

A geléia real é um líquido cremoso, cor de leite, extremamente nutritivo, espesso, secretado pelas glândulas hipofaríngeas das abelhas enfermeiras.

Contêm notáveis quantidades de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas, substâncias minerais, fatores vitais específicos, substâncias biocatalizadoras nos processos de regeneração das células, desenvolvendo uma importante ação fisiológica. Não se conhece na biologia e medicina, outra substância com semelhante efeito sobre crescimento, longevidade e reprodução das espécies.

A geléia real liofilizada tem alto teor de aminoácidos necessários à vida humana e animal. Contêm Pelo menos 17 aminoácidos, inclusive os 8 aminoácidos indispensáveis, mais 5 compostos relacionados não identificados. Alguns autores referem ainda a existência de uma "fracção vital indeterminada".
Como o pólen de abelha, a geléia real é uma rica arca de tesouros de nutrientes e energéticos. Têm lipídios benéficos, inclusive os importantes ácidos graxos e contêm o espectro completo de vitaminas A, B, C, D, E e B12, reconhecido por sua capacidade de reduzir os níveis de Stress. Fornecem os minerais, cálcio, cobre, ferro, fósforo, potássio, silício, enxofre, frutose, glucose, enzimas, etc. O ácido aspártico é um aminoácido dos mais importantes – necessário ao crescimento e à formação dos tecidos.

Contêm esteróides, compostos fosfóricos e acetilcolina. A acetilcolina é necessária à transmissão das mensagens dos nervos de uma célula para outra. Muito pouco desse composto torna os indivíduos propensos a diversas perturbações nervosas, incluindo-se doenças de Parkinson, o mal de Alzheimer e a esclerose múltipla.
Rico também em amino gamaglobulina, que auxilia o sistema imunológico a derrotar as infecções.

Importância da Geléia Real Liofilizada:

As indicações do uso da geléia real foram descritas assim: “é um estimulante biológico com ação energética e regeneradora do organismo. Recomenda-se em casos de cansaço, astenia, falta de apetite, nos estados de esgotamento físico e nervoso, transtornos de comportamento, de adaptação social e escolar (rendimento psíquico baixo), nos jovens durante o período de puberdade e adolescência, assim como se recomenda como tonico geral nas enfermidades com evolução crônica, anemia, anorexia e outros. Não apresenta efeito secundário, portanto, não tem contra indicações.

A geléia real tem como efeito retardar o envelhecimento e aumentar a longevidade. Ajuda manter a saúde, a beleza e a juventude. Ajuda a normalizar as funções do corpo, protege contra infecções, aumenta a resistência a doenças e aumenta a resistência física e os níveis de energia. É bactericida e antivirótica, especialmente contra estreptococos.
Acelera a formação do tecido ósseo e ajuda a cicatrizar ferida.

Indicada em variadas disfunções como: Hipertensão, controle dos níveis de glicose, problemas digestivos, úlceras, gastrites, insônia, esgotamento físico e mental, fadiga, senilidade (envelhecimento), problemas do envelhecimento, arteriosclerose, fadiga nervosa, depressão, stress (tensão), distúrbios circulatórios, problemas de memória, reumatismo, artrose, Alzheimer, impotência sexual, etc...

*Comparar uma colmeia a um laboratório, não será tão grande exagero como à primeira vista poderá parecer. Na verdade, as abelhas, na sua laboriosa atividade, produzem diversas substâncias mais ou menos complexas de grande proveito preventivo e terapêutico para o homem, como é o caso do própolis, do pólen, do ácido fórmico, mel e geléia real.
Para ser liofilizado, o produto deve estar congelado a uma temperatura bem baixa, geralmente abaixo de -30ºC, e depois ser submetido a uma pressão negativa (vácuo), fazendo com que a água dos produtos seja retirada por sublimação, ou seja, passe diretamente do estado sólido para o estado gasoso. O resultado final é um produto com uma estrutura porosa livre de umidade e capaz de ser reconstituída pela simples adição de água.
Desta forma, os produtos liofilizados não sofrem alterações de tamanho, textura, cor, sabor, aroma, teor de vitaminas, sais minerais, proteínas, etc. e, quando conservados adequadamente, mesmo em temperatura ambiente, resistem intactos por muitos anos. JL.

Um comentário: