sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Banksy.


Bem-vindos a uma viagem de aversão e desafio ao poder e a sociedade, uma viagem apaixonante ao universo de Banksy.

Banksy é um dos mais conhecidos artistas de rua do mundo. Seus stencils são facilmente encontrados nas ruas de Londres. Não se sabe sua identidade, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo. Sua obra é carregada de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Iniciou sua carreira aos 14 anos, quando foi expulso da escola e preso por pequenos delitos.

Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade.
Faz grafites um pouco por todo mundo, com um radical sentido de humor, que visa à sociedade, a política e o quotidiano.

É também conhecido por introduzir clandestinamente, em reputados museus, obras suas, como se fosse parte do acervo original, esperando para ver quanto tempo demora, até descobrirem a falsificação. Em alguns casos os trabalhos de Bansky, acabaram por serem comprados pelo museu, que sofreu o ataque de vandalismo.
O secretismo à sua volta é tão grande, que Banksy afirma, que nem os seus pais sabem o que ele faz.

A sua arte (como é óbvio, para lá da obra de arte em si) tem como objetivo chocar o observador e choca mesmo!
Há muitas organizações que consideram o trabalho de Banksy puro vandalismo, mas o artista adquiriu projeção internacional quando fez a ilustração da capa do disco Think Tank, da famosa banda britânica, Blur, editado em 2003.
Uma das intervenções mais conhecidas de Banksy, foi um plano coordenado para infiltrar obras suas, nos quatro mais importantes museus de Nova Iorque no mesmo dia.

Uma das suas obras mais polemica é uma montagem com a célebre foto de Nick Ut, que simboliza toda a tragédia que foi a Guerra do Vietname. A fotografia retrata a pequena Kim Phuc, e outras crianças, a correrem momentos depois da sua aldeia ter sido bombardeada pelos americanos com bombas de Napalm. Na montagem de Bansky, Kim Phuc aparece ao lado do Mickey e de Ronald McDonald, numa implícita crítica ao capitalismo.


*Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário