quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Teoria de Yin / Yang.

 
Teoria de Yin Yang

As teorias de Yin / Yang e dos Cinco movimentos: São dois aspectos do materialismo simples e da dialética que datam da China antiga. A Medicina Tradicional Chinesa – MTC, emprega estas teorias para explicar as funções fisiológicas do organismo, as mudanças patológicas e as relações internas dos órgãos e, também para explicar as leis gerais do diagnóstico e do tratamento. Serão analisados os conceitos fundamentais de Yin / Yang e dos Cinco Elementos, seu conteúdo e sua aplicação na MTC.

Yin Yang: O conceito de Yin / Yang: Sintetiza as duas partes contraditórias e complementares dos fenômenos da natureza e que se relaciona mutuamente. Podem representar tanto os dois fatores opostos, assim como duas partes que compõem a essência de um aspecto.

As propriedades básicas de Yin / Yang são: todas as coisas com tendência a fluir para cima, para fora, o aspecto da claridade, mobilidade, excitação, vitalidade, calor, atividades funcionais, rápidas e claras pertencem a Yang, ao contrário: todas as coisas com a tendência para fluir para baixo, para dentro, obscuridade, tranqüilidade, inibição, astenia, esfriamento, coisa substancial e pesada pertencem a Yin.

A natureza de Yin ou de yang não é absoluta, mas relativa, já que a existência é determinada pelas condições interiores.
Cada aspecto compreende duas partes contraditórias, Yin e Yang, ambos transformam-se mutuamente sob determinadas circunstâncias, mas dentro da parte Yin e da parte Yang está
Incluída a sua parte oposta, ou seja, dentro da natureza Yang, está o Yin.
Por exemplo: Positivo é Yang e negativo é Yin, o dia é Yang e a noite é Yin, o sol é Yang e a lua é Yin. No corpo humano, o interior é Yin e a superfície é Yang. Com relação à alimentação também usar Yin / Yang.

A teoria do Yin / Yang refere que todos os fenômenos ou fatores no Universo é um íntegro formado por duas partes opostas, Yin / Yang. O aparecimento, a mudança e o desaparecimento de um fato são o resultado do movimento contínuo das duas partes Yin e Yang que tem com lei: a contradição, a interdependência, o crescimento, a diminuição e a mutação entre eles.

A relação de dependência entre Yin / Yang signifique cada uma das duas partes opostas existe na dependência da outra e das duas decresce demasiadamente ou cresce de maneira excessiva, o equilíbrio relativo entre Yin / Yang é destruído, ocorrendo o excesso ou a deficiência de uma parte e, como conseqüência, ocorre a enfermidade.

O corpo humano constitui um todo, integral, formado, energicamente de duas partes opostas, o Yin e o Yang. Assim, o exterior é Yang e o interior é Yin, o dorso é Yang e o abdome é Yin, a parte superior é Yang e a parte inferior é Yin.

Na fisiologia do corpo humano, entre as funções (Yang) e as substâncias (Yin) existem uma interdependência de uma sobre (Yang) outra. Nas funções fisiológicas em que se têm as substâncias como base, sem a essência Yin não se produz a Energia, assim com as substâncias nutritivas (essência Yin) produz-se na dependência das atividades fisiológicas (Yang).
Ambas as partes interdependem uma da outra, a Energia e a Matéria para manterem-se em equilíbrio relativo, de modo a assegurar a atividade fisiológica do corpo.

Como a causa fundamental do desenvolvimento da enfermidade reside na desarmonia entre Yin e Yang, por isso, todos os tipos de doenças,por mais complicado que sejam as manifestações clínicas, podem ser analisadas e sintetizadas pelas características de Yin e Yang segundo as leis do desenvolvimento e da mudança, ao diferenciar as características Yin ou Yang conhece-se a essência da enfermidade.
Todas as síndromes podem ser classificadas em duas categorias: síndromes Yin e síndromes Yang.


*O desequilíbrio entre Yin e Yang constitui a causa fundamental do desenvolvimento de uma enfermidade, os princípios básicos do tratamento também devem ser regulados conforme a predominância ou a deficiência de Yin ou de Yang, com a finalidade de recuperar equilíbrio relativo perdido. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário