sábado, 28 de agosto de 2010

Ventosa - Ventosaterapia.


Ventosa / Ventosaterapia.

Provocando sucções em regiões específicas do corpo, essa técnica milenar favorece a circulação sanguínea e regulariza o fluxo energético, ajudando a tratar dores, problemas digestivos, cólicas, infecções respiratórias, cefaléia e hipertensão, além de aliviar o estresse.

O homem já procurava métodos para combater as doenças que o acometiam. Mas não pense que a falta de recursos tecnológicos o impedia de descobrir maneiras eficientes de se livrar dessas enfermidades.

Era e continua sendo na Natureza que ele buscava as matérias-primas e os instrumentos que seriam empregados de forma terapêutica. Todos sabem que as plantas eram, e ainda são muito utilizadas para a produção de remédios naturais.
A colaboração do meio ambiente para a saúde, no entanto, era muito maior. Exemplo disso é a ventosaterapia, uma técnica cuja aplicação possui registros com mais de seis mil anos.

Atualmente, existem instrumentos especiais para seu uso, entretanto, sua origem é extremamente rudimentar. As ventosas surgiram a mais tempo do que a própria acupuntura e, ao contrário do que muitos pensam, foi criada nas regiões africanas, se espalhando posteriormente na Ásia e Europa.

No início, sanguessugas e materiais cortantes de todos os tipos eram utilizados para provocar sangrias, enquanto gomos de bambu e até chifres de boi serviam para puxar ou forçar a saída do sangue impuro e ativar a circulação local.

Pelos conhecimentos, de Medicina Tradicional Chinesa, essa arte curativa, que prima pelo equilíbrio da circulação sanguínea e energética, apresenta bons resultados quando aplicada no combate às dores musculares, reumáticas, cefaléia, distúrbios, hipertensão, cólicas menstruais, desintoxicação do organismo, entre outros problemas.

Graças à sua eficácia, muitas pessoas têm se voltado para essa terapêutica milenar, que pode ser usada no tratamento e na prevenção de doenças. Os que sofrem com o desgaste causado pelo estresse também podem optar pelo estilo que combina ventosa com massagem. Além dos benefícios citados, essa técnica também promove uma gostosa sensação de bem-estar e vitalidade, já que faz a energia vital fluir livremente pelo corpo.

Procedimento Eficaz – Tanto as exóticas sanguessugas quanto os rústicos instrumentos foram substituídos pelas ventosas ( espécies de copinhos que exercem uma sucção na pele), que podem ser de vidro, argila, ou acrílico.

As ventosas melhoram a circulação, aliviando dores, fortalecendo tecidos, veias, artérias, órgãos, vísceras e músculos. Quando a terapia é feita em conjunto com a técnica de sangria, o procedimento e o objetivo são um pouco diferentes.

Primeiro – pequenas agulhas com pontas triangulares são postas sobre a pele do paciente. Depois, elas são retiradas a aplica-se a ventosa, que irá puxar o sangue da área perfurada. Geralmente, esse sangue está cheio de impurezas e toxinas. O método visa não só ao estímulo da circulação, mas também à desintoxicação do organismo.

As ventosas podem ser dispostas sob os pontos comuns da acupuntura ou em regiões específicas que apresentam necessidade. Não impõe restrições da faixa etária. Para impedir possíveis efeitos colaterais, como hematomas, no caso da versão seca, e tonturas, na técnica com sangria, é preciso que respeite os limites individuais de cada paciente.

Uma vez que induz as forças reativas do corpo, a terapia pode ser utilizada como recurso preventivo. No caso de doenças crônicas, como por exemplo, as infecções respiratórias, evitam-se as crises.

Tipos de Ventosas:

° Ventosa com Sangria - Bastante usada pelos orientais. Seu principal objetivo é fazer circular o sangue impuro que fica estagnado na região doente, forçando a substituição por outro mais limpo. Durante a sessão, é visível a liberação de toxinas (o sangue sai grosso), Apesar de seguro, esse tipo de procedimento exige muitos cuidados com a assepsia dos materiais para que não haja possíveis contaminações.

° Ventosa Molhada – No copinho utilizado um recipiente próprio para água. Quando a ventosa é colocada no indivíduo, essa água forma bolhas em reação ao dióxido e ao monóxido de carbono, que são liberados pelos poros da pele.

° Ventosa Seca – Costuma deixar marcas na área tratada, por ser feita com pressão relativamente forte. A coloração resultante aponta, se a patologia é recente ou antiga.

° Ventosa com Massagem – Geralmente é realizada nas costas. São empregados óleos aromáticos, que auxiliam o deslizamento da ventosa sobre a pele. Excelente para estimular a circulação sanguínea e promover o relaxamento. Esse tratamento é muito utilizado para fins estéticos.

º Boo Boo – termo proveniente do Okinawa que significa ventosa. Nesse procedimento, o corpo com pressão é aplicada e rapidamente retirado, produzindo uma sonorização que gerou o nome (boo).


*Utilizado para fins terapêuticos e estéticos. Gua-sha: expressão chinesa que quer dizer raspar ou remover. Usa-se uma colher de porcelana para efetuar uma espécie de raspagem sob a pele até que ela apresenta vermelhidão. Esse estímulo, que é seguido pela aplicação de ventosa, elimina do corpo as agressões ocasionadas pelo excesso de Umidade e Vento (termos empregados na MTC). JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário