domingo, 8 de maio de 2011

Oliveira / Olea europaea.


Oliveira.
Nome Científico – Olea europaea / família das Oleáceas.
Nome Popular – Oliveira.
Origem: Originária da região mediterrânea, Sul da Península Ibérica, norte de África e costa mediterrânica.

Parte usada, toda a planta. A oliveira é uma árvore de porte médio. As folhas são compridas e estreitas, verdes escuras. As flores estão reunidas em cachos, são pequenas, brancas e aromáticas. Os frutos são constituídos por um caroço, que contém a semente, e por uma camada exterior carnuda.
Este fruto tem um alto teor em óleo que é extraído com lugares, obtendo-se a partir dele, o precioso líquido dourado a que chamamos Azeite.
A madeira é forte. É uma árvore com grande longevidade e de crescimento lento, mas com uma vida muito longa. O fruto é oval e contém uma semente grande.
Os frutos, as azeitonas, são a princípio verdes e quando maduros, variam entre o violáceos e o preto.  São comestíveis, depois de curados ou transformadas em azeite.

Princípios Ativos – Antiinflamatória, eupéptica. Uma colher de sopa de azeite contém 120 calorias e 14 gramas de gordura. A maior parte dessa gordura, porém, é monoinsaturada, com efeito benéfico sobre os níveis de colesterol do sangue e de fácil digestão.

A mucilagem suave do azeite protege o aparelho digestivo. Quando ingerido, o azeite de oliva estimula o metabolismo, promove a digestão e lubrifica as mucosas. Os ácidos graxos monoinsaturados no azeite ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL (o mau colesterol) sem afetar os níveis de HDL (o bom colesterol) ou de triglicérides.
Para reduzir seu colesterol, pelo menos 15% de suas calorias diárias devem provir de azeites de 1ª pressão a frio, (ácidos graxos monoinsaturados).

Indicação e Uso – Cálculos biliares, regula a menstruação, prisão de ventre, caspa seca, eczemas, coceira e para hidratar cabelos muito secos.
Antigas civilizações usavam o produto para ajudar a curar ferimentos. Hoje, o azeite é considerado um ótimo remédio para problemas de pele e um hidratante eficaz.

O óleo é eficaz em inflamações do estômago e intestinos. Indicado também para inflamações da bexiga, estômago e rins. Hemorróidas, úlceras, eritemas, cólica hepática, feridas e chagas, para regular a menstruação, tratar prisão de ventre e cálculos biliares.
Tome uma colher de sopa do azeite, depois do almoço.

O Azeite de Oliva é usado na Culinária, (Sempre que puder, use na cozinha azeite de oliva no lugar da manteiga ou de outros óleos vegetais).
Na cosmética, ( massageie os cabelos e couro cabeludo, para hidratar a pele secas e estrias.  
Na aromaterapia, (a flor da vitalidade, exaustão que se segue a um longo período de tensão ou doença física.

Curiosidades: Boa parte da colheita de azeitonas é destinada à produção do azeite. Nesse processo, as azeitonas são descaroçadas e amassadas até tornarem-se uma polpa  espessa. Uma prensa extrai o suco, que é centrifugado para separar a água do óleo.

*Azeite de Oliva é um símbolo de paz e prosperidade.
* Em países como Portugal, Grécia, Itália e Espanha, onde o azeite de oliva é consumido extensivamente, há uma incidência menor de doenças cardiovasculares.
Chá de folhas de Oliveira  é emagrecedor, recomendo. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário