terça-feira, 31 de maio de 2011

O Inverno e o Frio.

 
Na Medicina Tradicional Chinesa, o Inverno está associado ao frio, e aos órgãos bexiga e rins.
Este fator é predominante no Inverno, mas que pode aparecer noutras estações. O frio pode ser exterior / ambiental, ou uma manifestação patológica da deficiência / vazio de yang-qi e perda de calor interior.
O corpo com vazio de yang e frio interno é mais provável que seja afetado pelo frio exterior. Assim, quando o frio exterior entra no corpo e acumula sem dispersão, vai prejudicar o yang-qi o que resulta em frio interior. Este é o caso de pessoas que tem muita tendência para se constiparem, o que resulta da falta de yang e corresponde a um sistema imunitário mais fraco. Mas, mesmo numa pessoa muito saudável o yang pode diminuir, levando-o até à morte, se tiver durante muito tempo exposta ao frio exterior.

O frio patogênico tem várias características, tais como:
É de natureza yin, o que tende a prejudicar o yang-qi do corpo humano.
É coagulativo e obstrutivo, pois pode bloquear ou coagular qi e o sangue nos canais impedindo a sua circulação, causando vários tipos de dor.
Contrai os músculos, tendões, artérias e veias, o que dificulta a normal circulação do sangue (um exemplo deste caso é quando uma pessoa após ter estado exposta ao ar condicionado, sente uma pontada nas costas ou ombros, ficando com os músculos rígidos).

A soltura intestinal, dores menstruais, infertilidade, dores de estômago, mãos e pés frios, queimaduras causadas pelo frio, articulações dolorosas e infecções urinarias são algumas das doenças causadas pelo frio. Em MTC existem 8 métodos terapêuticos para cada causa do fator patogênico, mas no caso do frio utiliza-se o método do Aquecimento. Este método aquece o interior (o estômago), ajuda a reforçar o sistema digestivo e a aumentar o yang. Afasta e dispersa o frio patogênico, ajuda a recuperar o yang, remove as obstruções dos canais e regula os canais sanguíneos. Para a má circulação, deve-se aquecer o yang, tratando assim a sua diminuição. E aquecer os canais para expelir o frio patogênico, é aplicado essencialmente a sindromas em que os canais estão bloqueados devido a esse frio, estagnando o qi e o sangue, tendo as funções de aliviar as dores e de melhorar a circulação sanguínea.

A Acupunctura, Moxabustão, manipulação de Aquecimento Tui-Na, e vários produtos de Fitoterapia, são ótimas  terapias para estimular o yang-qi, fazer fluir o sangue e descontrair os músculos. Aqui ficam alguns conselhos para prevenir estas doenças: não ande descalço nem se sente em chão frio, e mantenha o estômago e costas cobertas.

A Solução Natural – Gripe.
A gripe é uma doença respiratória aguda, extremamente contagiosa, e causada pelos vírus Influenza, sendo muito comum no Inverno.
O vírus influenza atinge anualmente cerca de 600 milhões de pessoas no mundo, o que corresponde a 10 a 15% da população mundial, podendo acontecer na mesma pessoa, 2 a 3 vezes por ano.
Isto acontece porque o vírus da gripe sofre mutações com grande facilidade, e as defesas que se criam num 1º ataque, podem não ser eficazes para outros posteriores.

Os sintomas são variados, e bastante conhecidos por todos nós. Caracterizam-se por febre, calafrios, abruptos, dores de cabeça, garganta e musculares, mal-estar geral, tosse, espirros e secreção nasal.

Geralmente, a medicina alopática recorre a antiinflamatórios analgésicos e antibióticos, sendo muitas vezes ineficazes, tendo o paciente que esperar pelo menos três dias para que os sintomas desapareçam.
Estes medicamentos além de serem mais demorados na eliminação da doença, também provocam vários efeitos secundários nefastos à saúde.

Na MTC a gripe é chamada de “Shixing Ganmao”, e é provocada pelo vento-frio, vento-calor, gastrointestinal, vazio de Qi, vazio de yang, vazio de sangue, ou vazio de yin, sendo por isso essencial eliminar o vento, aumentar o Qi, sangue (o sistema imunitário) e equilibrar o yin – yang.

Para esse tratamento, recorre-se à acupunctura (tratando o meridiano Du, do intestino grosso e delgado, havendo depois pontos suplementares consoantes os casos), à acupunctura auricular, e à fitoterapia.
Para a tosse também se utiliza, raiz de lótus, ervas como guaco, assapeixe, própolis, e vários xaropes.
Estas propostas são tão eficazes e rápidas, que os próprios pacientes a chamam de ‘remédio santo’.

*Esta estação do ano está associada a vários fatores patogênica exteriores, como o clima frio e húmido, que pode influenciar a nossa saúde, consoante a nossa resistência, condição física e sistema imunitário. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário