sábado, 21 de janeiro de 2012

Citronela / Excelente Repelente.

 Citronela / Cymbopogon nardus.

Nomes populares, Citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão.,, cedro-do-paraguai, citronela-de-java.
Nome Científico, Cymbopogon nardus (L.) Rendie. Poaceae / Família Gramíneas.

Origem: A Citronela é originária da ilha de Java, na Oceania. Até o início só século 19, a Citronela do Ceilão era a mais utilizada na produção do Óleo da Planta, mas gradativamente a Citronela de Java dominou o cenário graças a sua maior Pacífico Sul , América Central e África Tropical. O óleo é extraído destas ervas tropicais, acabadas de secar. Cresce junto ao mar, e as melhores variedades vêm do Sri Lanka, Java, Indonésia e das Seicheles.

Existem duas outras espécies distintas da planta de Citronela, rotuladas como Cymbopogon nardus. Também conhecidas outras já citadas acima.
Ainda é muito comum a confusão entre a Citronela e o Capim-limão (Cymbopogon Citratus). Pelo nome científico, já deu para perceber que ambas as plantas pertencem ao mesmo gênero. Embora a aparência seja realmente muito próxima, dá para diferenciá-las pelo aroma: o Capim-limão apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão, enquanto o aroma da Citronela é bem intenso.
As partes usadas da Citronela são as Folhas.

As características e cultivo da Citronela: A Citronela não é muito exigente, mas recomenda-se plantio em solo fértil e úmido. A planta não vai bem à sombra ou meia-sombra. E uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (Óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente, o óleo da Citronela é rico em Geraniol e Citronelal.

Há quem pergunte se apenas cultivando a Citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta.
A resposta é sim, mas com uma ressalva, para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a Citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados. Divisão de  touceiras, em qualquer época do ano, quando não há chuvas, regar 4 vezes por semana.

Princípios Ativos – Os princípios constituintes da Citronela são Citronellal e Geraniol, juntos eles produzem um aroma rosa - floral cítrico. Além destes, contribuem na constituição da planta grupos menores como Camphene, tipo cânfora, Borneol, tipo Camomila e Mwthyleugenol, todos combinando num aroma muito peculiar, lembrando uma vegetação campestre úmida.  O óleo essencial é anti-séptico potente contra insetos e gatos, cheira fortemente a limão, ajuda a eliminar pulgas de animais. É bom para dores e poderoso desodorizante, estimulante geral, refrescante, mata os fungos, antibactericida.

Bem antes do advento de sprays inseticidas químicos a Citronela de Ceilão já era utilizada contra insetos não fazem nenhuma distinção entre as espécies de Citronela, sua aversão é ao Citronellal, constituinte que, descobriu-se, está presente em mais altos níveis na Citronela de Java.

Uso Medicinal – As folhas da citronela eram utilizadas como cataplasma para febre e dores e para acelerar curas. Usa-se na China para dores reumáticas. O Citronellal é usado na preparação da essência artificial de rosa e é um ótimo repelente de insetos. Também é usado para compor aromas cítricos.

Na Aromaterapia – É eficaz em problemas reumáticos, entorses e dores musculares. É um excelente anti-séptico e germicida e aumenta a acuidade mental. Condicionador cutâneo, desodorante, enxaquecas e dores de cabeça. Algumas gotas num lenço ajudam a desanuviar a dor de cabeça.
Na Cosmética, a citronela é bem mais fácil para um perfumista criar novos aromas usando uma combinação de frações individuais em blocos do que combinando óleos e suas complexas misturas.
Citronellal e Geraniol são dois dos mais importantes e usados ‘blocos de construção’ da indústria perfumista.

Indicação e Uso da Citronela – Repelente, calmante, anti-caspa. No mercado, podemos encontrar vários produtos fabricados com óleo de Citronela, entre eles, velas utilizadas como repelentes de insetos, loções e óleos repelentes, utilizados principalmente no verão, em regiões litorâneas, onde há grande incidência de mosquitos e borrachudos.
Outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc...

Precauções – A Citronela é perfeitamente seguro para o uso caseiro, se for bem diluído. Evitar, durante a gravidez.

*A Citronela existe no mercado em forma de óleos essenciais, sabonetes, incensos, velas e repelentes... Vendemos na Loja Organicus! JL

Um comentário:

  1. Caso a loja Organicus não venda a muda de Citronela gostaria de iniciar parceria para divulgação mútua

    ResponderExcluir