quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Quanta Criatividade.

Criatividade:
Na antiguidade, sob o ponto de vista da filosofia, a criatividade era vista como parte da natureza humana, um dom divino, um “estado místico de receptividade a algum tipo de mensagem proveniente de entidades divinas”. Havia também a concepção que associava a criatividade à loucura, considerando as manifestações criativas como um ato impensado, que serviria de compensação aos desajustes e conflitos inconsciente da pessoa.

Como quase todas as definições, estas são opacas e difíceis de entender, mas servem para demonstrar como é vasto o repertório de ideias que podem ser postas em conjunto para tentar explicar o que é o fenômeno criativo. Há, no entanto, uma grande tendência em se "assustar" com essas idéias e dessa forma evitar compreendê-las, ficando com aquelas noções batidas de "preparação, incubação, insight".

O gênio do impressionismo, Salvador Dali, dizia que é preciso provocar sistematicamente confusão, pois isto promove a criatividade. “Tudo aquilo que é contraditório gera vida”.
Fernando Pessoa dizia que: “Viver não é necessário. Necessário é criar” e o talentoso e irreverente Raul Seixas, falava que, “A desobediência é uma virtude necessária à criatividade”.

*Por tudo que acabo de ler, chego à conclusão que criatividade então é: criar, inventar, experimentar, cometer erros, ignorar regras, correr riscos, insights?
Então... Sejamos criativos! JL

Um comentário:

  1. Oi. Qual o numero de telefone de vocês. Estou tentando ligar para esse que apareçe no site e só dá ocupado o dia todo. Agradeço. Luciane.

    ResponderExcluir