quinta-feira, 7 de março de 2013

Diagnóstico de Câncer de Estômago pelo Hábito.



  Células cancerosas no pulmão Latinstock. 

O olfato humano, capaz de discernir cerca de 10 mil fragrâncias, também pode detectar uma das doenças mais letais da atualidade: o câncer. É o que garantem pesquisadores israelenses, que desenvolveram um aparelho que, através do cheiro, é capaz de apontar imediatamente se alguém sofre de câncer de pulmão ou de estômago, sem a necessidade de exames invasivos ou caros. O aparelho, desenvolvido em laboratório em 2007 por especialistas da Universidade Technion, em Haifa (Norte de Israel), começa agora a entrar na fase de produção com o nome de “Na-Nose” e pode estar disponível nas prateleiras das farmácias até o final desta década.

Em estudo com 37 pacientes com câncer de estômago, 32 com úlcera e 61 com outros problemas estomacais publicados pelo “British Journal of Cancer”, o aparelho conseguiu discernir as doenças e distinguir entre elas 90% das vezes.
Os resultados desse estudo são promissores, mesmo que necessitemos de testes em mais larga escala para confirmá-los — disse à BBC a diretora de pesquisas clínicas do Centro de Pesquisas de Câncer do Reino Unido, Kate Law.

O aparelho funciona como uma espécie de bafômetro. Os pacientes respiram por um tubo e o aparelho analisa rapidamente cerca de mil gases que saem dele e detecta se há algo de errado. O exame é feito através da mistura das substâncias expelidas no hálito com nanomateriais — formados por partículas microscópicas — específicas dentro do aparelho, através de uma técnica conhecida como detecção por compostos orgânicos voláteis (COVs).

Segundo o inventor, Hossam Haick, da Unidade de Nanotecnologia do Departamento de Engenharia Química do Technion, a máquina já passou por diversos testes clínicos internacionais. Ele afirma que se inspirou na aparente capacidade que cães têm de detectar certos tipos de câncer em seres humanos, entre eles os de pele, bexiga, mama, ovário e pulmão.

O problema é que não podemos levar cachorros para dentro de hospitais por causa da higiene. Fora isso, não tem como nos comunicar com cães de maneira eficiente — explica Haick, de 37 anos, incluído na lista dos 35 cientistas jovens de mais futuro do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 2008.
A invenção é significante porque, atualmente, só é possível detectar a maioria dos tipos de câncer através de tecnologias caras, à disposição apenas em hospitais (como a tomografia computadorizada), ou de práticas invasivas, como biópsias. Justamente por isso, o câncer acaba sendo diagnosticado somente depois que os pacientes reclamam dos sintomas e, na maioria das vezes, já é tarde demais para um tratamento efetivo. Com o aparelho israelense, no entanto, será possível perceber os estágios mais iniciais da doença, o que multiplicaria as chances de cura, segundo especialistas.

O aparelho também pode ajudar durante o tratamento anticâncer, monitorando as diversas fases da luta contra a doença. O aparelho deve custar U$ 10 (pouco menos de R$ 20) e caberá no bolso.
Fonte: Época. 

*Que ótima notícia... Novo aparelho diagnosticará câncer de estômago pelo hálito... E já citaram os futuristas que equipamentos de check-up de saúde em breve seriam acessórios de celulares... JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário