quinta-feira, 21 de março de 2013

Espinafre.

Este vegetal da família das quenopodiáceas, de folhas comestíveis, cuja denominação botânica é ´Spinacia oleracea, é de origem persa e foi introduzido na Europa no século XII. 
Seu uso expandiu-se a partir da década de 1920, quando se conheceu seu rico conteúdo de ferro e das vitaminas A e B2.
 
Na verdade, o conteúdo de ferro do espinafre é apenas superior ao da maior parte das verduras, porém esta crença popular aparece respaldada pela Encarta e pela Encyclopêdia Britânica.
 
Com base nestas informações, o desenhista americano Elzie Crisler Segar desenvolveu a partir de 1929 a história fantástica do marinheiro Popeye, que adquiria força sobre-humana ingerindo apenas um bocado de espinafre, como um precursor dos super-heróis que surgiriam poucos anos mais tarde na mídia americana.

O nome original do espinafre em língua persa era ´aspanakh´ e passou ao árabe como ´isfinai´, que foi adaptado pelo latim vulgar como ´spinachia´, dando origem ao português espinafre.

*O espinafre contêm ferro, potâssio, rico em clorofila e combate a anemia, é tônico e laxante. Eficiente como calmante,ajuda nas menstruações difíceis.
Não é recomendado aqueles que sofrem de ácido úrico, gota e cálculos renais! JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário