quarta-feira, 30 de setembro de 2009
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
MEDITAÇÃO - A Ginástica da Mente.
MEDITAÇÃO ZAZEN - Corpo e Mente num Só.
*Nunca começamos a meditação pelo relaxamento, começamos a meditação pela consciência. Depois o relaxamento surge de forma espontânea, esteja desperto.
*Não basta reconhecer, identificar uma emoção consciente ou uma tendência latente que seria trazida à superfície; É preciso "libertar" os pensamentos. Libertar os pensamentos e conseguir que eles não deixem marcas em nosso espírito, que não o arrastem para a confusão.
* O mesmo ocorre com o sofrimento, o desejo, a arrogância, o ciúme, o medo etc... Estas insatisfações vêm de uma multidão de emoções pertubadas.
*O sofrimento resulta da ignorância, portanto, é a ignorância que é preciso dissipar. E a ignorância, em essência, é o apego ao EU, e à solidez dos fenômenos . Há que trabalhar o desapego.
*O desapego é a maior liberdade.
** Pratique Zazen.
** Boa Meditação! JL.
domingo, 27 de setembro de 2009
REEDUCAÇÃO ALIMENTAR - MTC.
Por: Cátia Menezes.
A ciência comprova e os médicos confirmam: há alimentos que podem prevenir doenças e manter a juventude. Por conta disso, é cada vez maior o número de pessoas que se rende à alimentação saudável. Quando o francês Jean Anthelme Brillat - Savarin cunhou, em 1825, a expressão "Diga-me o que comes e eu direi o que és”, referia-se, sobretudo, aos prazeres de uma boa refeição. Em seu tratado de gastronomia a Fisiologia do Gosto, a primeira obra sobre a relação do homem com a comida, ele dizia que a elaboração de um novo prato causava mais felicidade à espécie humana do que a descoberta de uma estrela.
Pouco mais de um século depois, na década de 1950, o sabor de uma boa refeição ganhou um tempero de culpa com a descoberta de que a gordura, em excesso, trazia malefícios à saúde. De lá para cá, uma série de estudos vem contribuindo para medicalizar o pão ( e a carne, e a massa, e o doce) nosso de cada dia. Para o bem e o para mal. Alguns alimentos passaram a ser vistos como venenos e outros, como remédios. Entre os dois extremos , está você, fazendo a conta de quantas calorias vai ingerir no almoço, imaginando se suas artérias entupirão de vez com a feijoada programada para o sábado e pensando se, afinal de contas, não seria melhor evitar beber o quinto copo de vinho tinto da semana.
É claro que as descobertas de médicos nutrólogos e nutricionistas são para ser levadas a sério. Mas não é igualmente evidente que elas não devem servir para criar neuroses. Você é, sim, o que você come - desde que entenda que, quando nos sentamos à mesa, o fazemos por motivos que vão além da nutrição pura e simples. Entre eles, degustar iguarias, compartilhar um grande momento com os amigos, participar de rituais e cerimônias familiares e até explorar novas culturas. Tudo isso se perde quando você começa a encarar uma refeição como uma ida à farmácia. Qual a saída? Ter uma dieta equilibrada - em qualidade e quantidade.Tão equilibrada que lhe dê a chance de, vez por outra, cometer alguns “crimes” nutricionais. Já está provado que, das dez doenças que mais matam no mundo, cinco estão diretamente associadas a uma dieta de má qualidade: obesidade, infarto, derrame, diabetes e câncer - sobretudo o de mama, o de próstata e o de intestino. Uma, das soluções, para este mal que assola toda a sociedade, seria recorrer para a reeducação alimentar chinesa.
O conceito de saúde, na medicina oriental, é: Viver em equilíbrio (harmonia). Com as leis do universo. Seguir estas leis implica em alimentar-se de acordo com as estações do ano, com o clima e entre outros, de acordo com a constituição e condição de cada individuo. Este tipo de reeducação alimentar preocupa - se em satisfazer as necessidades de energia vital do organismo, a partir dos alimentos vivos e orgânicos (cereais integrais, leguminosas, algas, legumes, verduras, sementes, frutas). Trata-se de reformular o estilo de vida, incluindo uma alimentação integral e orgânica, a fim de entendermos como a natureza funciona e que vivamos segundo suas leis. “A boa alimentação favorece o metabolismo, o sono e a regularidade do intestino e controla os radicais livres, as moléculas responsáveis pelo envelhecimento celular”, diz a naturóloga Joara Letícia Menezes. Não é preciso ser um freqüentador compulsivo de spas de emagrecimento para perceber que basta uma semana de alimentação regrada e saudável para o organismo funcionar melhor. “O cabelo ficou mais sedoso, a pele mais viçosa. Surge o ânimo para acordar mais cedo e, por que não, fazer inclusive uma caminhada”, diz Karine santos, uma jovem de 25 anos, assídua dos produtos naturais e orgânicos.
Alguns podem estranhar, mas as algas marinhas, por exemplo, são aliadas da alimentação saudável. Ricas em sais minerais, cálcio, ferro, vitaminas C, D, K e B12, entre outras substancias, elas fortalecem órgãos como fígado, pâncreas e os órgãos sexuais. A naturóloga Joara Letícia defende o uso de algas no dia-a-dia: “Também contribui para o fortalecimento do cabelo, pele e unhas. Como são ricas em cálcio previne a osteoporose, sendo excelentes para a gengiva e para os dentes”. Dentre a variedade de algas, uma é a Agar-Agar, que é usada como gelatina. O fato, é que, se tivemos motivação para nos privar de nossa alimentação habitual, conseguiremos combinar tais ingredientes de forma a construir uma dieta variada e saudável. Graças, a nossa capacidade de adestrarmos nosso paladar de modo a extrair prazer de comidas antes intragáveis.
Modo de vida mais saudável:
- Faça alimentação natural integral e orgânica.
- Alimente-se de acordo com as estações do ano.
- Atividade física / faça regurlamente.
- Deve-se mastigar, no mínimo, 80 vezes cada garfada.
- Tente deitar-se cedo, e levantar-se cedo.
- Utilize roupas intimas 100% algodão.
- Evite cozinhar com eletricidade e microondas.
- Evite aparelhos elétricos no quarto.
- Tome sol, passeie ao ar livre, e caminhe uma hora por dia.
- Beba apenas se sentir sede. Ingerir líquidos demais causa retenção de líquidos.
- Esfregue todo o corpo com uma toalha unida, para ativar a circulação.
- Esfregue todo o corpo com uma toalha unida, para ativar a circulação.
- Evitar comer duas a três horas antes de dormir.
- Tenha pensamentos positivos.
- Faça sexo seguro.
* Cátia Menezes!!!
sábado, 26 de setembro de 2009
QUINOA REAL - O Alimento do Século.
Quinoa – Palavra de origem Quéchua que significa “Grano Madre” ou mãe dos seres humanos.
A Quinoa Real é originária da Bolívia e Peru. Descoberta a mais de 8 mil anos pelos incas que a chamavam de ”Grano de Oro” e a consideravam um alimento sagrado.
Segundo historiadores, a importância que se dava ao grão era tanta que o próprio imperador iniciava anualmente o plantio, usando ferramentas de ouro maciço e depois de colhida, a quinoa era colocada em potes de ouro e oferecida ao Deus Sol. Foi base da alimentação dos andinos desde os primórdios da civilização.
A Quinoa Real é qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, foi selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração, por ser um excelente oxigenador celular e por seu extraordinário valor nutritivo comparável apenas ao leite materno.
O cereal contém 1,4 vezes mais lisina que a soja, o milho, o trigo e o leite. Suas propriedades estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como memória e aprendizagem. Os aminoácidos precursores das proteínas necessárias para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, sendo indicadas para quem quer ganhar ou cultivar músculos, na recuperação de tecidos e células e na produção de hormônios e enzimas.
Vale ressaltar que a Quinoa Real tem boa dose de triptofano, outro aminoácido importante, porque está ligado à produção de serotonina na massa cinzenta. Como a substância tem a ver com a sensação de ânimo e de bom humor, é provável que o consumo regular da Quinoa Real ajude a espantar a fadiga e a depressão e faz prevenção a doença de Alzheimer, memória.
Existem estudos (ainda não concluídos) que apontam para a possibilidade de a Quinoa Real conter fito estrógenos – substância natural que imitariam a ação de certos hormônios, ajudando a combater os sinais da menopausa.
Como se vê, a Quinoa Real é indicada para todas as idades e faixas de peso, atuando no combate a diversas doenças e em sua prevenção.
QUALIDADES NUTRICIONAIS:
Embora seja um alimento de origem vegetal, possui proteínas de alto valor biológico – muito bem assimilado pelo organismo. Oferece todos os aminoácidos essências que o organismo não produz e necessitam ser obtidos pela alimentação.
Com 23% de proteínas possui um leque de aminoácidos atrativo para a nutrição humana devido ao seu alto nível de lisina e metionina. Em especial a lisina – que é importante para o desenvolvimento celular e para o crescimento.
Na Quinoa Real, são encontradas as vitaminas A, B6 e B1 em menos quantidades as vitaminas E e C. É rica em minerais como: ferro, fósforo, cálcio, magnésio etc...
Sua qualidade nutricional é considerada melhor que a da soja, com sais minerais e aminoácidos balanceados. Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem glúten (proteína encontrada no trigo, aveia e centeio, que impede pessoas celíacas = intolerantes ao glúten) de comer pão, macarrão, biscoito e bolos.
O QUE PODE FAZER POR SI:
O consumo regular de Quinoa Real ajuda a combater: anemias, problemas urinários, tuberculose, doenças do fígado, desnutrição crônica e osteoporose. Atuando também na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos. Excelente oxigenador celular, atuando também nas inflamações por ser rico em ômega 3, 6, que são importantes auxiliadores no armazenamento do glicogênio nos músculos. Ajuda a fortalecer a imunidade e melhora a memória. Indicados para vegetarianos, gestantes, lactantes, idosos e crianças, podem receber os benefícios da quinoa real que por todas as suas qualidades é o alimento do momento.
*Excelente para diabéticos por reduzir açúcar no sangue.
*Oxigenador celular - para situações cancerígenas e doenças relacionadas a memória, esquecimentos, falta de memória, etc...
*Doença de Alzheimer - Uma realidade difícil de esquecer. Associada ao envelhecimento do ser humano a doença de Alzheimer enfraquece penosamente um bem precioso: A Memória. Bom p/ oxigenar melhor a memória.
*A Quinoa Real é encontrada na forma de cereal em grão, flocos, farinhas, macarrão e barrinhas.
*Bom Apetite! JL.
sábado, 19 de setembro de 2009
COLESTEROL
ALIMENTOS INTEGRAIS SÃO EXCELENTES FONTES DE FIBRAS, SUBSTÂNCIAS CAPAZES DE DIMINUIR OS NÍVEIS DE COLESTEROL DO SANGUE.
O colesterol é uma substância gordurosa que circula nas artérias, juntamente com o sangue e tem como função servir da base a centenas de processos químicos desenvolvidos no organismo.
Embora seja indispensável ao organismo, sua concentração excessiva na corrente sanguínea, podem causar enfermidades graves, tais como: Angina de peito, arteriosclerose, cálculos renais e biliares, trombose coronária, etc... Pelo menos dois terços do colesterol do nosso organismo são produzidos pelo fígado ou intestinos. A elevação dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, está diretamente relacionada com dietas ricas em alimentos gordurosos, alimentos de origem animal e vida sedentária.
Algumas pessoas, porém, por deficiência orgânica, não conseguem metabolizar devidamente o colesterol, favorecendo sua concentração no sangue.
Quando falamos dos níveis de colesterol, referimo-nos à quantidade total de colesterol existente no sangue. Este é quantificado em miligramas por decilitro e os níveis aceitos – qualquer pessoa não deve exceder os 200mg/dl.
A proporção de HDL (colesterol benéfico) em relação ao LDL (colesterol nocivo) é tão importante como a proporção de HDL relativamente ao nível total de colesterol.
Assim, quanto mais HDL tiver, maior proteção terá contra destruições arteriais.
Para evitar ou combater excessos de colesterol, evite os alimentos de origem animal, as gorduras, frituras, laticínios, chocolates, tabaco, cafeína, açúcares e derivados e o sedentarismo.
Use cereais integrais e orgânicos, legumes, verduras, frutas, sementes e plantas medicinais, faça exercícios físicos para combater o sedentarismo.
ALIMENTOS E NUTRIENTES QUE CONTRIBUEM PARA BAIXAR O COLESTEROL DE FORMA NATURAL:
*CEREAIS INTEGRAIS E ORGÂNICOS: Arroz, aveia, cevada, quinoa, amaranto, millet (painço), centeio, trigo em grão, fibras em geral.
*HORTALIÇAS: Alcachofra, berinjela, nabo, jiló, cebola, alho seco, gengibre, cenoura crua e pimenta.
*SEMENTES E OLEOGINOSAS: Linhaça dourada ou preta, gergelim, girassol, nozes, castanha do Pará, amêndoas, avelãs, entre outras, são ricas em selênio e gorduras poliinsaturadas ( ômega 3 e 6). Mas não abuse!
*PLANTAS: Alfafa, carqueja, jurubeba, cavalinha, sete sangria, picão, cardo mariano, etc...
*FRUTAS: Maça, pêra, mamão, Abacaxi, melancia, limão e frutas secas.
*FITOTERÁPICOS: Ômega 3, ômega 6, lecitina de soja, levedura de cervaja, óleo de salmão, quitosana, niacina, vitamina C e E, crômio, naturan, etc...
*Se o seu colesterol é acima da média, acho bom ter cuidados, associados a uma boa dieta, se não corres o risco de ficares como a escultura de Botero postada acima, rsrsrs, JL.
*Boa Dieta! JL.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
COMO PEDIR UMA PIZZA EM 2015.
* Telefonista: Pizza Hot, boa noite!
* Cliente: Boa noite! Quero encomendar pizzas...
* Telefonista: Pode me dar o seu NIDN?
* Cliente: Sim, o meu número de identificação nacional é 6102-1993-8456-54632107.
* Telefonista: Obrigada, Sr.Lacerda. Seu endereço é Avenida Paes de Barros, 1988 ap. 52 B, e o número de seu telefone é 5494-2366, certo? O telefone do seu escritório da Lincoln Seguros é o 5745-2302 e o seu celular é 9266-2566.
* Cliente: Como você conseguiu essas informações todas?
* Telefonista: Nós estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.
* Cliente: Ah, sim, é verdade! Eu queria encomendar duas pizzas, uma de quatro queijos e outra de calabresa...
* Telefonista: Talvez não seja uma boa idéia...
* Telefonista: Consta na sua ficha médica que o Senhor sofre de hipertensão e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a sua saúde.
* Cliente: É você tem razão! O que você sugere?
* Telefonista: Por que o Senhor não experimenta a nossa pizza Superlight, com tofu e rabanetes? O Senhor vai adorar!
* Cliente: Como é que você sabe que vou adorar?
* Telefonista: O Senhor consultou o site 'Recettes Gourmandes au Soja' da Biblioteca Municipal,dia 15 de janeiro, às 4h27minh, onde permaneceu conectado à rede durante 39 minutos. Daí a minha sugestão...
* Cliente: OK está bem! Mande-me duas pizzas tamanho família!
* Telefonista: É a escolha certa para o Senhor, sua esposa e seus 4 filhos, pode ter certeza.
* Cliente: Quanto é?
* Telefonista: São R$ 49,99..
* Cliente: Você quer o número do meu cartão de crédito?
* Telefonista: Lamento, mas o Senhor vai ter que pagar em dinheiro. O limite do seu cartão de crédito já foi ultrapassado.
* Cliente: Tudo bem, eu posso ir ao Multibanco sacar dinheiro antes que chegue a pizza.
* Telefonista: Duvido que consiga! O Senhor está com o saldo negativo no banco.
* Cliente: Meta-se com a sua vida! Mande-me as pizzas que eu arranjo o dinheiro. Quando é que entregam?
* Telefonista: Estamos um pouco atrasados, serão entregues em 45 minutos. Se o Senhor estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar duas pizzas na moto não é aconselhável, além de ser perigoso...
* Cliente: Mas que história é essa, como é que você sabe que eu vou de moto?
* Telefonista: Peço desculpas, mas reparei aqui que o Sr. não pagou as últimas prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga, e então pensei que fosse utilizá-la.
* Cliente: @#%/§@&?#>§/%#!!!!!!!!!!!!!
* Telefonista: Gostaria de pedir ao Senhor para não me insultar... Não se esqueça de que o Senhor já foi condenado em julho de 2006 por desacato em público a um Agente Regional.
* Cliente: (Silêncio)
* Telefonista: Mais alguma coisa?
* Cliente: Não, é só isso... Não, espere... Não se esqueça dos 2 litros de Coca-Cola que constam na promoção.
* Telefonista: Senhor, o regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo 3095423/12, nos proíbe de vender bebidas com açúcar a pessoas diabéticas...
* Cliente: Aaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!! Vou me atirar pela janela!!!!!
* Telefonista: E machucar o joelho? O Senhor mora no andar térreo!
LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO.
Adorei, muito futurista! JL.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
GÉRMEN - A CENTELHA DA VIDA
No grão ou semente está toda a potencialidade de gerar uma nova planta. E o gérmen é precisamente o embrião, a parte da semente que vai formar essa planta e é onde concentram as reservas mais nobres de cada espécie.
Os nutrientes mais importantes dos germinados são, as vitaminas do complexo B e E, enzimas e um grande aumento também no teor de minerais como: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, enxofre e também contém excelentes lipídios.
O trigo germinado por ex: contém 7 vezes mais vitamina do complexo B que a própria farinha de trigo.
Os grãos germinados são assimilados com mais facilidade pelo nosso organismo, regeneram nossa flora intestinal e estimulam a digestão.
A germinação:
Sem dúvida que a melhor forma de consumir o gérmen será comendo o cereal integral, que o contém de forma equilibrada e bem preservada. Mas o gérmen pode ser sublinhado se promovermos a germinação e toda a semente, desde que integral e de preferência orgânica, pode ser germinado, inclusivamente as leguminosas e as dos legumes. No processo de germinação, dá-se um aumento significativo dos micronutrientes naturalmente existentes na semente.
Os cereais, arroz, cevada, trigo, quinoa e milhos germinados, ricos em enzimas digestivas, ao serem levemente salteados, têm como efeito aumentar a assimilação de nutrientes e dinamizar a estagnação digestiva. Estes e também os geminados de centeio, da quinoa e da aveia são um remédio excepcional para problemas de fungos, como por exemplo, a candidíase. A germinação transforma muito do amido em açucares simples e da proteína em aminoácidos livres. Por isso a germinação de cereais, leguminosas e outras sementes torna-os muito mais fáceis de digerir.
O que pode ser germinado:
*Os cereais integrais – arroz, trigo, cevada, centeio, quinoa, amaranto, aveia, milho.
*Leguminosas – soja, lentilha, grão de bico, ervilhas, feijão, tremoço.
*Crucífera – agrião, mostarda, rabanetes, girassol, gergelim, feno-grego, linhaça, alfafa.
Método de Germinar:
*Técnica caseira para germinar:
1 – Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água filtrada.
2 – Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
3 – Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico.
4 – Colocamos o vidro para baixo de forma inclinada, num escorredor em lugar fresco e na sombra.
5 – Enxaguamos pela manhã e a noite. Nos dias mais quentes é preciso lavar mais vezes.
Á seguir, ás 8 horas despejamos a água do vidro e enxaguamos bem sob a torneira
Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo de nascimento do gérmen, quando ficam prontos para serem consumidos.
*Que tenhas uma boa germinação! Sucesso, JL.
domingo, 13 de setembro de 2009
DIETA - Luis Fernando Veríssimo
Cada semana, uma novidade.
A última, foi que pizza previne câncer do esôfago.
Acho a maior graça.
Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema.
Qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas, peraí, não exagere...
Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.
Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal prá minha saúde.
Prazer faz muito bem.
Dormir deixa-me 0 km.
Ler um bom livro, faz-me sentir novo em folha.
Viajar deixa-me tenso antes de embarcar, mas, depois, rejuvenesço uns cinco anos!
Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias!
Brigar, provoca-me arritmia cardíaca.
Ver pessoas tendo acessos de estupidez, embrulha-me o estômago!
Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro, faz-me perder toda a fé no ser humano...
E telejornais...
Os médicos deveriam proibir...
Como doem!
Caminhar faz bem, namorar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo faz muito bem: você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.
Acordar de manhã, arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite, isso sim, é prejudicial à saúde.
E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda.
Não pedir perdão pelas nossas mancadas, dá câncer, guardar mágoas, ser pessimista, preconceituosos ou falso moralista, não há tomate ou muzzarela que previna!
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau!
Cinema é melhor prá saúde do que pipoca.
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Perguntar é melhor do que dúvida.
Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada!
Luis Fernando Veríssimo.
*Muito interessante! JL.
sábado, 12 de setembro de 2009
PLANETA
*Lindo Poema! JL
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
PAIXÃO = FOME E SEDE?
O novo amor pode parecer para todo o mundo como uma doença mental, uma mistura de mania, demência e obsessão que afasta as pessoas de amigos, parentes e leva a um comportamento incomum: telefonemas compulsivos, serenatas, gritar dos telhados. Que poderia quase ser confundido com psicose.
Agora, pela primeira vez, os neurocientistas produziram imagens do cérebro desta atividade febril, antes dela se estabelecer na fase vinho e rosas do romance ou da rotina conjunta dos cartões de festas assinados por ambos do compromisso de longo prazo.
Em uma análise das imagens que aparece na revista "The Journal of Neurophysiology", pesquisadores de Nova York e Nova Jersey argumentam que o amor romântico é um impulso biológico distinto da excitação sexual.
Ele está mais próximo em seu perfil neural a impulsos como fome, sede ou anseio por drogas, do que os estados emocionais como excitação ou afeição. À medida que o relacionamento se aprofunda, sugerem os escaneamentos do cérebro, a atividade neural associada ao amor romântico sofre leve alteração, e em alguns casos estimula áreas profundas do cérebro primitivo que estão envolvidas no compromisso de longo prazo.
A pesquisa ajuda a explicar o motivo de o amor produzir emoções tão díspares, de euforia e raiva até ansiedade, e o motivo de parecer se tornar ainda mais intenso quando se é privado dele. Em uma experiência separada, em andamento, os pesquisadores estão analisando imagens do cérebro de pessoas que foram rejeitadas pela pessoa amada.
"Quando você sofre deste amor romântico ele é esmagador, você fica fora de controle, irracional, você vai à academia às 6h todo dia. Por quê? Porque ela está lá", disse a Dra. Helen Fisher, uma antropóloga da Universidade Rutgers e co-autora da análise.
"E quando rejeitadas, algumas pessoas contemplam perseguição, homicídio, suicídio. Este impulso por amor romântico pode ser mais forte do que a vontade de viver."
A tecnologia de imagens do cérebro não pode ler a mente das pessoas, alertam os especialistas, e um fenômeno com tantos aspectos e influências sociais como o amor transcende simples gráficos de computador, como os produzidos pela técnica empregada no estudo, chamada de Imagem por Ressonância Magnética (IRM) funcional.
Ainda assim, o Dr. Hans Breiter, diretor da Colaboração de Neurociência da Motivação e Emoção do Hospital Geral de Massachusetts, disse: "Eu desconfio de 95% da literatura de IRM, mas daria um 'A' para este estudo; ele realmente promove um avanço em termos da compreensão do amor passional".
Ele acrescentou: "Os resultados se enquadram muito bem dentro de um corpo maior e crescente de literatura que descreve o sistema de recompensa e aversão no cérebro, e coloca esta construção intelectual do amor diretamente no mesmo eixo das recompensas homeostáticas como comida, calor, anseio por drogas".
No estudo, Fisher, a Dra. Lucy Brown da Faculdade Albert Einstein de Medicina, no Bronx, e o Dr. Arthur Aron, um psicólogo da Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook, lideraram uma equipe que analisou cerca de 2.500 imagens do cérebro de 17 estudantes universitários que estavam nas primeiras semanas ou meses de um novo amor.
Os estudantes olhavam para uma foto da pessoa amada enquanto um aparelho de IRM ,escaneava o cérebro deles. Os pesquisadores então compararam as imagens com outras obtidas enquanto os estudantes olhavam para uma foto de um conhecido.
A tecnologia de IRM funcional detecta o aumento ou diminuição do fluxo de sangue no cérebro, o que reflete mudanças na atividade neural.
No estudo, um mapa gerado por computador das áreas particularmente ativas mostrou pontos acesos nas profundezas do cérebro, abaixo da consciência, em áreas chamadas de núcleo caudado e área ventral tegumentar, que se comunicam uma com a outra como parte de um circuito.
Estas áreas possuem alta densidade de células que produzem ou recebem uma substância química do cérebro chamada dopamina, que circula ativamente quando as pessoas desejam ou antecipam uma recompensa.
Em estudos envolvendo apostadores, usuários de cocaína e até mesmo pessoas jogando jogos de computador por pequenas quantias de dinheiro, estes pontos de dopamina se tornam extremamente ativos quando as pessoas vencem, disseram os neurocientistas.
Mas se apaixonar está entre os comportamentos humanos mais irracionais, não apenas uma questão de satisfazer um simples prazer ou obter uma recompensa. E os pesquisadores descobriram que um ponto em particular nas imagens por ressonância magnética, no núcleo caudado, ficava particularmente ativo em pessoas que marcaram muitos pontos em um questionário que media o amor passional.
Esta região ligada à paixão estava no lado oposto do cérebro de outra área que registra atração física, descobriram os pesquisadores, e parece estar envolvida no anseio, desejo e na atração inexplicável que as pessoas sentem por alguém, entre muitos parceiros alternativos atraentes.
Esta distinção, entre achar alguém atraente e desejá-lo ou desejá-la, entre gostar e querer, "acontece em uma área do cérebro mamífero responsável pelas funções mais básicas, como comer, beber, o movimento dos olhos, tudo em um nível inconsciente, e não acho que alguém esperaria que esta parte do cérebro fosse tão especializada", disse Brown.
A intoxicação do novo amor abranda com o tempo, é claro, e resultados de escaneamentos do cérebro refletem alguma evidência desta mudança, disse Fisher.
Em um estudo anterior de IRM funcional do romance, publicado em 2000, pesquisadores da University College London monitoraram a atividade cerebral de homens e mulheres jovens que mantiveram relacionamentos por cerca de dois anos.
As imagens do cérebro, também obtidas enquanto os participantes olhavam fotos da pessoa amada, mostraram a ativação de muitas das mesmas áreas apontadas no novo estudo, mas significativamente menos na região ligada ao amor passional, ela disse.
No novo estudo, os pesquisadores também viram diferenças individuais em seu grupo de amantes aflitos, baseado em quanto tempo os participantes estavam nos relacionamentos.
Comparados com os estudantes que estavam nas primeiras semanas de um novo amor, aqueles que foram separados por um ano ou mais mostraram maior atividade significativa em uma área do cérebro associada ao compromisso de longo prazo.
No verão passado, cientistas na Universidade Emory em Atlanta informaram que ao injetar um único gene em um animal chamado rato-calunga, isto transformou machos promíscuos em pais que ficam em casa. Ao ativar precisamente a mesma área do cérebro onde os pesquisadores no novo estudo encontraram aumento de atividade com o tempo.
"Isto é muito sugestivo de como ocorrem os processos de compromisso", disse Brown. "É possível imaginar um tempo em que em vez de ir ao (site) Match.com, você poderá fazer um teste para descobrir se é do tipo que se compromete ou não."
Um motivo para o novo amor ser de parar o coração é a possibilidade, o medo sempre presente, de que o sentimento possa não ser inteiramente correspondido, de que o sonho possa acabar repentinamente. ROMPIMENTO E CAOS:
Em uma experiência posterior, Fisher, Aron e Brown realizaram escaneamentos dos cérebros de 17 homens e mulheres jovens que tinham sido recentemente abandonados por seus parceiros.
Como no estudo do novo amor, os pesquisadores compararam os dois conjuntos de imagens, um realizado quando os participantes estavam olhando para a foto de um amigo ou amiga, o outro quando olhavam para a foto do namorado (a) ou da ex.
Apesar de ainda estarem analisando as imagens, os pesquisadores notaram um resultado preliminar: o aumento da atividade em uma área do cérebro associada ao amor passional.
"Isto parece sugerir o que a literatura psicológica, a poesia e as pessoas já notaram há muito tempo: o fato de ser rejeitado na verdade acentua o amor romântico, um fenômeno que chamo de frustração-atração", disse Fisher.
Uma voluntária do estudo foi Suzanna Katz, 22 anos, de Nova York, que sofreu com o rompimento com seu namorado há três anos. Katz disse que se tornou hiperativa para se distrair após a separação, mas disse que ainda sente momentos de sofrimento físico, como se estive se curando de uma droga.
"Tinha pouco a ver com ele, e mais com o fato de que havia algo lá, dentro de mim, uma esperança, um conhecimento da existência de alguém lá fora para você e que você é capaz de se sentir desta forma, e repentinamente me senti como se isso tivesse sido perdido", disse ela em uma entrevista.
E NÃO É DE SE ESTRANHAR:
Em uma série de estudos, os pesquisadores descobriram que, entre outros processos, o novo amor envolve a internalização psicológica da pessoa amada, absorvendo elementos das opiniões da outra pessoa, hobbies, expressões e personalidade, assim como o compartilhamento dos seus próprios.
"A expansão do eu ocorre muito rapidamente, é uma das experiências mais estimulantes que existem e, tirando a ameaça à nossa sobrevivência, é uma das que mais nos motiva", disse Aron, da Estadual de Nova York, um co-autor do estudo.
Perder tudo isto, de uma só vez, enquanto ainda está apaixonado, provoca o caos nas áreas emocionais, cognitivas e de recompensa mais profundas do cérebro. Mas o aumento da atividade nestas áreas inevitavelmente se acalma. E os circuitos no cérebro relacionados à paixão permanecem intactos, disseram os pesquisadores. Intactos e capazes de com o tempo serem ativados por uma nova pessoa.
*Entendi que não somos nada nesta vida e que não temos nada sob controle! JL.
domingo, 6 de setembro de 2009
ALIMENTOS FUNCIONAIS.
“ Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio seja a sua alimentação”. Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, viveu em 460 a.C e já preconizava isto.
Os primeiros a descobrirem os poderes dos alimentos foram os japoneses. Há mais de 30 anos, os pesquisadores daquele país estudaram os benefícios de alimentos. Estabeleceram critérios rigorosos para avaliação e autorização de uso de alegações de saúde na rotulagem dos alimentos funcionais.
Embora os alimentos sejam a base da saúde desde os primórdios da humanidade, foi somente nas últimas décadas do século 20 que pesquisadores e cientistas começaram a reconhecer a importância de determinadas substâncias para a prevenção de doenças, em especial as cardiovasculares e crônico-degenerativas.
Os alimentos funcionais são estudados e desenvolvidos para além de cumprirem sua função nutricional básica, resultar em benefícios à saúde, como auxiliar na redução de doenças crônico-degenerativas, entre elas a dos sistemas imunológico e circulatório.
Alimentos Funcionais:
São aqueles que possuem componentes muitos benéficos para o corpo, fornecem energia e uma nutrição adequada, produzindo outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças. De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças.
A conceituação dos alimentos funcionais tem sido discutida por diferentes grupos e tende e refletir os interesses de cada segmento. Há grupos que atribuem e esses produtos a função de curar ou prevenir doenças, enquanto outros preferem restringir suas discussões a propriedades que possam ir além da nutrição.
Alimentos Funcionais: Na linha de frente.
Cereais, (arroz, aveia), grãos, (soja), verduras, laticínios, peixes,( fonte de ômega-3/ômega-6) castanha-do-pará,( anti-oxidante) alho, azeite de oliva,( fonte de ômega-6) frutas, chá verde, alimentos probióticos, estão na linha de frente dos alimentos funcionais, por conter uma série de componentes ativos com influência comprovada sobre a saúde.
O que esses alimentos podem fazer por si:
*Ajuda a diminuir o colesterol ruim – LDL.
*Melhora a prisão de ventre -(Fator de risco p/ câncer de intestino)
*Reduz a pressão arterial
*Prevenção de tumores malignos.
*Aumenta os níveis do colesterol bom – HDL
*Ajuda na melhora do movimento peristáltico e flora intestinal (alimento probiótico).
Os probióticos: (substâncias bio ativas)
São microorganismos vivos que ao serem ingeridos, chegando vivos aos intestinos e liberam ácidos como o lático(da espécie dos lactobacilos e estreptococos) e o acético, que têm a capacidade de melhorar a atividade intestinal e facilitar a digestão e absorção de nutrientes. Ajuda no movimento peristáltico dos intestinos e na flora intestinal também.
Os probióticos (microorganismos) inibem as bactérias patogênicas e ajudam, a prevenir infecções), diminuem a produção de substâncias nocivas, absorvem e eliminam as substâncias causadoras de doenças relacionadas ao estilo de vida, como arteriosclerose, hipertensão e colesterol, entre outras.
Substâncias Consideradas Funcionais: substâncias bio ativas.
São encontradas em cereais, grãos, peixe, hortaliças, e apresentam funções antioxidantes, reguladoras presentes nos pigmentos ou outros compostos químicos de sua composição.
*Ômega-3, (peixe, frutos do mar).
*Ômega-6, (Óleos vegetais como: (azeite, canola, girassol, soja, gergelim, nozes e milho)
*Isoflavónas - soja, inhame.
*Carotenóides – abóbora, cenoura, mamão.
*Betacaroteno - provitamina A.
*Licopeno - Tomate, frutos vermelhos.
*Flavonóides - cerejas, amoras, morangos, berinjelas, uvas.
*Probióticos * Fibras solúveis * Fibras insolúveis.
Os efeitos imunológicos dos probióticos estão sendo intensamente estudados para descobrir outros benefícios que os microorganismos desempenham na manutenção das defesas do organismo.
A ciência ainda não consegue determinar uma dieta diária de alimentos funcionais que atenda a todas as necessidades do organismo.
Estas substâncias não são novidades, como às vezes prega a indústria de alimentos.
As isoflávonas são, por exemplo, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos Chineses, há mais de 5000 anos. O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir, em larga escala, alimentos funcionais formulados, ou melhor, dizendo “alimentos artificiais”, como leites enriquecidos e fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais ricos em fibras. Mas não se entusiasme demais com os rótulos; pois um litro de leite enriquecido com ômega-3, por exemplo, oferece menos desse ácido graxo que uma posta de salmão.
*A vida sempre requer mudanças! JL.
Os primeiros a descobrirem os poderes dos alimentos foram os japoneses. Há mais de 30 anos, os pesquisadores daquele país estudaram os benefícios de alimentos. Estabeleceram critérios rigorosos para avaliação e autorização de uso de alegações de saúde na rotulagem dos alimentos funcionais.
Embora os alimentos sejam a base da saúde desde os primórdios da humanidade, foi somente nas últimas décadas do século 20 que pesquisadores e cientistas começaram a reconhecer a importância de determinadas substâncias para a prevenção de doenças, em especial as cardiovasculares e crônico-degenerativas.
Os alimentos funcionais são estudados e desenvolvidos para além de cumprirem sua função nutricional básica, resultar em benefícios à saúde, como auxiliar na redução de doenças crônico-degenerativas, entre elas a dos sistemas imunológico e circulatório.
Alimentos Funcionais:
São aqueles que possuem componentes muitos benéficos para o corpo, fornecem energia e uma nutrição adequada, produzindo outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças. De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças.
A conceituação dos alimentos funcionais tem sido discutida por diferentes grupos e tende e refletir os interesses de cada segmento. Há grupos que atribuem e esses produtos a função de curar ou prevenir doenças, enquanto outros preferem restringir suas discussões a propriedades que possam ir além da nutrição.
Alimentos Funcionais: Na linha de frente.
Cereais, (arroz, aveia), grãos, (soja), verduras, laticínios, peixes,( fonte de ômega-3/ômega-6) castanha-do-pará,( anti-oxidante) alho, azeite de oliva,( fonte de ômega-6) frutas, chá verde, alimentos probióticos, estão na linha de frente dos alimentos funcionais, por conter uma série de componentes ativos com influência comprovada sobre a saúde.
O que esses alimentos podem fazer por si:
*Ajuda a diminuir o colesterol ruim – LDL.
*Melhora a prisão de ventre -(Fator de risco p/ câncer de intestino)
*Reduz a pressão arterial
*Prevenção de tumores malignos.
*Aumenta os níveis do colesterol bom – HDL
*Ajuda na melhora do movimento peristáltico e flora intestinal (alimento probiótico).
Os probióticos: (substâncias bio ativas)
São microorganismos vivos que ao serem ingeridos, chegando vivos aos intestinos e liberam ácidos como o lático(da espécie dos lactobacilos e estreptococos) e o acético, que têm a capacidade de melhorar a atividade intestinal e facilitar a digestão e absorção de nutrientes. Ajuda no movimento peristáltico dos intestinos e na flora intestinal também.
Os probióticos (microorganismos) inibem as bactérias patogênicas e ajudam, a prevenir infecções), diminuem a produção de substâncias nocivas, absorvem e eliminam as substâncias causadoras de doenças relacionadas ao estilo de vida, como arteriosclerose, hipertensão e colesterol, entre outras.
Substâncias Consideradas Funcionais: substâncias bio ativas.
São encontradas em cereais, grãos, peixe, hortaliças, e apresentam funções antioxidantes, reguladoras presentes nos pigmentos ou outros compostos químicos de sua composição.
*Ômega-3, (peixe, frutos do mar).
*Ômega-6, (Óleos vegetais como: (azeite, canola, girassol, soja, gergelim, nozes e milho)
*Isoflavónas - soja, inhame.
*Carotenóides – abóbora, cenoura, mamão.
*Betacaroteno - provitamina A.
*Licopeno - Tomate, frutos vermelhos.
*Flavonóides - cerejas, amoras, morangos, berinjelas, uvas.
*Probióticos * Fibras solúveis * Fibras insolúveis.
Os efeitos imunológicos dos probióticos estão sendo intensamente estudados para descobrir outros benefícios que os microorganismos desempenham na manutenção das defesas do organismo.
A ciência ainda não consegue determinar uma dieta diária de alimentos funcionais que atenda a todas as necessidades do organismo.
Estas substâncias não são novidades, como às vezes prega a indústria de alimentos.
As isoflávonas são, por exemplo, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos Chineses, há mais de 5000 anos. O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir, em larga escala, alimentos funcionais formulados, ou melhor, dizendo “alimentos artificiais”, como leites enriquecidos e fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais ricos em fibras. Mas não se entusiasme demais com os rótulos; pois um litro de leite enriquecido com ômega-3, por exemplo, oferece menos desse ácido graxo que uma posta de salmão.
*A vida sempre requer mudanças! JL.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Vitamina E (tocoferol)
A vitamina E previne a formação de um gênero de células designadas por “espumosas”, que origina a placa de ateroma que se agrega à parede interna da artéria. Estas células inicialmente são monócitos – um tipo de glóbulos brancos, que normalmente capturam e destroem bactérias e outros microorganismos invasores. Os monócitos circulam pela corrente sanguínea e absorvem as LDL (lipoproteínas de baixa densidade) oxidadas. À medida que vão “engolindo”, vão aumentando de tamanho e adquirindo um aspecto espumoso, migrando então e colando-se às paredes das artérias. Ainda sobre a atividade antioxidante da vitamina E, os suplementos desta vitamina diminuem em 50% a quantidade de radicais livres libertados pelos monócitos e em 80% as interleuci!nas 1 beta (outras das componentes fundamentais do Sistema Imunitário).
Lipossolúvel, é armazenada no fígado, tecido adiposo, coração, músculos, testículos, útero, sangue, glândulas supra-renais e pituitária.
É um antioxidante ativo, impedindo a oxidação dos lipídios no processo de cicatrizações, da vitamina A, do selênio, de dois dos aminoácidos sulfurados e parte da vitamina C.
Aumenta a atividade da vitamina A. Ao contrário das outras vitaminas, a vitamina E é armazenada no organismo por um período relativamente curto, de modo semelhante às vitaminas B e C.
É importante pelo seu papel vasodilatador e anticoagulante.
O QUE PODE FAZER POR SI:
-Ajuda-o a conservar-se jovem e a retardar o envelhecimento celular devido à oxidação.
-Proporciona oxigênio ao organismo e dá-lhe maior resistência.
-Protege os pulmões da poluição, atuando em conjunto com a vitamina A.
-Previne e dissolve os coágulos sanguíneos.
-Atenua a fadiga.
-Impede a formação de tecido fibroso no processo de cicatrização.
-Acelera a cicatrização das queimaduras. Como diurético pode baixar a pressão sanguínea.
-Ajuda a prevenir os abortos espontâneos.
-Alivia as câimbras dos membros inferiores e os espasmos musculares.
-Reduz o risco de doenças cardíacas isquêmica.
-Diminui a progressão da arteriosclerose.
A DEFICIÊNCIA DA VITAMINA E:
Destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, degeneração muscular, algumas anemias e distúrbio da reprodução.
FONTES DA VITAMINA E:
Sementes de soja, gérmen de trigo, óleos vegetais, frutos secos, vegetais de folha verde, espinafres, farinhas enriquecidas, trigo integral, cereais integrais, milho e peixes gordos.
OBSERVAÇÕES:
As mulheres grávidas, ou a amamentar, bem como as que tomam pílula anticoncepcional ou hormônios, tem maior necessidade de vitamina E. Se beber habitualmente água da torneira com cloro, necessita de mais vitamina E. As mulheres na fase da menopausa devem aumentar o consumo desta vitamina.
*Boa prevenção Cardíaca ! JL.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
PRODUTOS ORGÂNICOS - O ALIMENTO INTELIGENTE
O alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas e insetos), conservando-os à longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. Deste modo para se obter um alimento verdadeiramente orgânico é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências como: agronomia, ecologia, sociologia, entre outras, para que o produtor, através de um trabalho harmonizado com a natureza, possa ofertar ou consumir alimentos que promovem não apenas a saúde do homem, mas também a saúde do planeta como um todo.
Alimentos orgânicos são obtidos em um sistema de produção, onde não são utilizados fertilizantes sintéticos, solúveis, agrotóxicos e transgênicos, apresentam-se mais seguros para o consumo do dia a dia.
São também características fundamentais na produção responsabilidades sociais e ambientais.
Os sistemas orgânicos de produção têm como base os princípios agros ecológicos que contemplam o uso saudável e responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, de modo a reduzir as formas de contaminação e desperdício desses elementos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
As propriedades orgânicas buscam diversificar e integrar a produção de espécies vegetais com o objetivo de criar ecossistemas mais equilibrados e que ajudam a manter a biodiversidade.
DE PREFERÊNCIA A ALIMENTOS ORGÂNICOS:
O alimento orgânico de origem vegetal é mais saudável, têm mais sabor e qualidades energéticas acentuadas no conteúdo de alguns sais minerais essenciais, vitaminas e outras substâncias importantes para a nossa saúde, como a vitamina C.
Isto se deve ao modo de cultivo diferenciado que é dado as plantas, onde o equilíbrio nutricional do sistema produtivo ajuda a gerar produtos mais saudáveis.
Ao consumir produtos orgânicos você está contribuindo para o fortalecimento dessa grande rede de pessoas e instituições que trabalham em prol de uma melhor qualidade de vida para as gerações atuais, futuras e para o planeta.
Nossos hábitos de consumo influenciam diretamente sobre como serão produzidos os nossos alimentos.
Cabe a nós consumidores valorizar e assim, garantir que aumentem a produção e produtores que tem responsabilidades sociais e ambientais.
POR QUE É BOM CONSUMIR ALIMENTOS ORGÂNICOS?
Para termos mais qualidade de vida e mantermos nosso corpo e nossa mente em equilíbrio, harmonia e a saúde em dia são fundamentais uma alimentação natural, integral e orgânica.
Por estas razões conheçam os alimentos orgânicos que são: cereais, leguminosas, legumes, verduras, sementes, frutas, chás, entre outros.
Produzidos com respeito ao meio ambiente e sem colocar em risco a saúde dos produtos e consumidores.
O resultado são produtos mais nutrientes, saborosos e de melhor qualidade que certamente trarão mais saúde para todos nós e para todo o planeta também.
*Boas compras de orgânicos! JL.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Produtos Orgânicos no Gazeta Online
"A proprietária da loja Organicus, em Vitória, Joara Letícia Menezes, formada em Medicina Oriental e Tradicional Chinesa, recomenda comprar orgânicos nas feiras livres. "Não vejo muita diferença entre os preços das leguminosas nas feiras livres. Nos supermercados é mais caro. Nas feiras têm de tudo: leguminosas, frutas e folhas. Tem também mudas para plantar em casa", indica. Segundo ela, o grande problema é que o capixaba não tem muita cultura de consumir o orgânico. "Pela produção ser menor, acaba ficando mais caro. Na Europa as pessoas comem muito mais", destaca Joara. "
Para ler a reportagem na íntegra, clique na imagem acima.
Esperamos a opinião de vocês sobre o assunto!
Deixe seu comentário aqui!
Assinar:
Postagens (Atom)