No grão ou semente está toda a potencialidade de gerar uma nova planta. E o gérmen é precisamente o embrião, a parte da semente que vai formar essa planta e é onde concentram as reservas mais nobres de cada espécie.
Os nutrientes mais importantes dos germinados são, as vitaminas do complexo B e E, enzimas e um grande aumento também no teor de minerais como: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, enxofre e também contém excelentes lipídios.
O trigo germinado por ex: contém 7 vezes mais vitamina do complexo B que a própria farinha de trigo.
Os grãos germinados são assimilados com mais facilidade pelo nosso organismo, regeneram nossa flora intestinal e estimulam a digestão.
A germinação:
Sem dúvida que a melhor forma de consumir o gérmen será comendo o cereal integral, que o contém de forma equilibrada e bem preservada. Mas o gérmen pode ser sublinhado se promovermos a germinação e toda a semente, desde que integral e de preferência orgânica, pode ser germinado, inclusivamente as leguminosas e as dos legumes. No processo de germinação, dá-se um aumento significativo dos micronutrientes naturalmente existentes na semente.
Os cereais, arroz, cevada, trigo, quinoa e milhos germinados, ricos em enzimas digestivas, ao serem levemente salteados, têm como efeito aumentar a assimilação de nutrientes e dinamizar a estagnação digestiva. Estes e também os geminados de centeio, da quinoa e da aveia são um remédio excepcional para problemas de fungos, como por exemplo, a candidíase. A germinação transforma muito do amido em açucares simples e da proteína em aminoácidos livres. Por isso a germinação de cereais, leguminosas e outras sementes torna-os muito mais fáceis de digerir.
O que pode ser germinado:
*Os cereais integrais – arroz, trigo, cevada, centeio, quinoa, amaranto, aveia, milho.
*Leguminosas – soja, lentilha, grão de bico, ervilhas, feijão, tremoço.
*Crucífera – agrião, mostarda, rabanetes, girassol, gergelim, feno-grego, linhaça, alfafa.
Método de Germinar:
*Técnica caseira para germinar:
1 – Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água filtrada.
2 – Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
3 – Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico.
4 – Colocamos o vidro para baixo de forma inclinada, num escorredor em lugar fresco e na sombra.
5 – Enxaguamos pela manhã e a noite. Nos dias mais quentes é preciso lavar mais vezes.
Á seguir, ás 8 horas despejamos a água do vidro e enxaguamos bem sob a torneira
Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo de nascimento do gérmen, quando ficam prontos para serem consumidos.
*Que tenhas uma boa germinação! Sucesso, JL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário