sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ame o Seu CORAÇÃO.


 Prevenção é a palavra-chave no combate às doenças cardiovasculares, principal causa de morte no Brasil e no mundo. Alimentação saudável, atividade física, controle do peso, etc .São fatores importantes contra uma epidemia que não vê caras, nem corações...

“Não morra pela boca, faça uma alimentação saudável” foi o que mais ouvi em Maio de 2005 em Lisboa, durante um seminário dedicado por excelência ao coração, principal causa de morte em muitos países ocidentais. A existência de familiares com este tipo de doença, o sexo masculino e a mulher na menopausa são alguns fatores inalteráveis a ter em atenção, mas não só. Os indicadores mais graves e por ironia do destino, os mais fáceis de serem evitados, são os denominados fatores alteráveis, precisamente porque podem ser combatidos, basta querer.

Destacam-se a hipertensão, a hipercolesterolemia, o stress, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo e a Diabetes.

Males que tem origem nos hábitos de uma sociedade de consumo em que cada vez mais há menos tempo para viver, em que o recurso aos fast foods e a correria diária já ganharam raízes há muito...
A verdade é que muitos ainda cedem aos prazeres da gula (um dos pecados capitais), e a obesidade revela-se, por isso mesmo, uma preocupação da sociedade brasileira, em particular, ganhando dimensões mais preocupantes a nível mundial. Cerca de 25% da população do nosso país sofre desta doença e outros 35%, hoje 45% tem excesso de peso, sendo estes mais susceptíveis à hipertensão arterial e ao desenvolvimento de Diabetes.
No ano passado, perto de 41 mil pessoas morreram na sequência das doenças cardiovasculares, que atingem quase metade da população nacional.
O objetivo principal é informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância e a forma de evitar as doenças do coração.
A Organização Mundial de Saúde projeta que pelo menos até 2025, as doenças cardiovasculares vão crescer ainda mais por todo o mundo. Sendo, portanto, um problema que se vai manter para as nossas gerações e que deve ser encarado de forma preventiva, porque é altamente evitável... É, sobretudo, uma questão de educação, a bem de nós mesmos e da nossa espécie.

*Bate, bate coração... Com os nutrientes necessários:
Suplementos / Terapias:
*Coenzima Q10 - Evita danos ao coração causados pela falta de oxigênio.
*Germânio - Melhora a oxigenação dos tecidos e órgãos.
*Cápsulas de Alho - Estimulante geral, orgânico e intelectual.
*Facilita a limpeza de gorduras nas artérias.
*L - Carnitina = aminoáciso - Reduz os níveis de gordura e triglicerídeos no sangue.
*Lecitina de Soja - Atua como emulsionador de gordura.
*A vitamina E - acelera a assimilação da lecitina pelo corpo.
*L-taurina (aminoácido) - Ajuda a estabilizar o batimento cardíaco ao corrigir arritmias cardíacas.
*Vitamina E - Fortalece o sistema imunológico e o músculo cardíaco, melhora a circulação e destrói os radicais livres.
*Crataegus - Estabiliza a tensão arterial.

O Coração na Medicina Tradicional Chinesa:
*O Coração (Xin) na MTC, tem por funções:
*O controle do sangue e dos vasos sanguíneos.
*Regulação da atividade cardíaca.
*Regulação das faculdades mentais e funções fisiológicas cerebrais.
* Controle da mobilidade da língua.

*No entanto tudo deve ser feito ponderando os prós e os contras, analisando principalmente a capacidade de resposta de cada paciente que normalmente está relacionada com a sua idade, hábitos alimentares e de vida... JL!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

" GUERNICA " - Picasso.


A Guernica de Picasso.

Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo representa o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães. Actualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

Estéticamente quem melhor captou esse sentimento foi Pablo Picasso. Vivendo em Paris desde o início do século, já era uma celebridade quando o Governo da Frente Popular o procurou para que fizesse algumas telas para arrecadar fundos para a República. A violência e a indignação que causou o bombardeio fez com que ele se concentrasse por 5 meses numa grande tela, quase um mural (350,5 x 782,3). Sua primeira aparição deu-se numa Exposição Internacional sobre a Vida Moderna em Paris, no dia 4 de junho de 1937. O público virou-lhe as costas. Não era algo belo de ser visto. Picasso, para retratar o clima sombrio que envolvia o desastre, utilizou-se da cor negra, do cinza e do branco. Como nunca a máxima de Giulio Argan segundo a qual a "arte não é efusão lírica, é problema" tenha sido tão explicitada, como na composição de Picasso. O painel encontra-se dominado no alto pela luz de um olho-lâmpada - símbolo da mortífera tecnologia - seguida de duas figuras de animais. No centro um cavalo apavorado, em disparada, representa as forças irracionais da destruição. A direita dele, impassível, um perfil picassiano de um touro imóvel. Talvez seja símbolo da Espanha em guerra civil, impotente perante a destruição que a envolvia. Logo a baixo do touro, encontramos uma mãe com o filho morto no colo. Ela clama aos céus por uma intervenção. Trata-se da moderna pietá de Picasso. Uma figura masculina, geometricamente esquartejada, domina as partes inferiores. A direita, uma mulher, com seios expostos e grávida, voltada para a luz, implora pela vida, enquanto outra, incinerada, ergue inutilmente os braços para o vazio, enquanto uma casa arde em chamas. Naquele caos a tecnologia aparece esmagando a vida.

*Uma obra-prima do século XX.
Foi uma das grandes premonições histórico-estéticas do século. Dois anos depois teria o início o martírio das populações de Varsóvia, de Londres, de Berlim, de Hamburgo, de Leningrado, de Dresden, de Hiroxima e de Nagasaki, que padeceriam, devido aos bombardeamentos em massa, dos mesmos tormentos das imagens dilaceradas do quadro de Picasso. Exatamente por não ter nenhum signo específico de agressão, nenhuma suástica ou distintivo franquista ou falangista, a composição transcendeu os acontecimentos da infausta Guerra Civil espanhola, tornando-se um manifesto estético dos horrores provocados por uma tecnologia a serviço da desumanização. Picasso pintou a obra-prima do século, onde se misturam as contradições da nossa época: progresso e violência, catástrofe e prosperidade.

"Guernica de Pablo Picasso: uma obra assombrosa sobre a violência".

*Existem algumas controvérsias e suspeitas de que esta obra seria uma “farsa”.
Qual foi a intenção de Picasso ao pintar Guernica? Seria uma obra anacrônica? Feita por outros motivos, em outro ano, anterior a 1937?
Bem, a mim, tais interrogações não interessam. Acredito ser uma obra belíssima, eloquente, em uma palavra, grandiosa. Os detalhes sobre sua produção, deixo para que os historiadores da arte discutam ... o importante é que vi Guernica em Barcelona, adorei, adoro... JL.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ração Humana ou Nutrição Humana? Fibras que Emagrecem.

 
O que é Nutriçao Humana?

É um suplemento nutricional natural a base de farelos e flocos integrais, quinoa real, colágeno, linhaça partida, levedura, sementes e etc. Recomenda-se ser adicionado diariamente às refeições para enriquecer a quantidade e a variedade de vitaminas, proteínas, fibras, lignanas, oligoelementos, minerais, ômega 3 e 6, que nem sempre são encontradas nas refeições habituais. Não basta apenas ingerir todos estes nutrientes, pois a absorção deles através da digestão depende de uma combinação balanceada, ou seja, os ingredientes têm que estar biodisponíveis, caso contrário não será absorvido. Esta composição tem o princípio de limpar o aparelho digestivo / intestinal através de uma grande quantidade de fibras. Estando sempre limpo e livre de toxinas, que às vezes ficam depositadas durante anos, o estômago e os intestinos conseguem absorver todos os nutrientes e micro-nutrientes dos ingredientes que provocam as mudanças e benefícios ao organismo.

É um suplemento nutricional natural composto por vários ingredientes como: flocos de aveia, quinoa real, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de linhaça, levedura de cerveja, gelatina agar-agar, leite de soja em pó, sementes de gergelim, açúcar mascavo, etc... Com o objetivo de enriquecer as refeições, minimizar riscos à saúde e promover a qualidade de vida. Pode ser adicionado ou até mesmo substituir uma refeição leve, preferencialmente o café da manhã ou lanche da tarde.

Por ser rica em fibras, a ração humana atua causando a sensação de saciedade, já que as fibras ao entrarem em contacto com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que ocupa espaço, auxiliando na redução do apetite e dessa forma, auxilia no processo de emagrecimento quando associado a uma dieta ou reeducação alimentar e atividade física.

Para pessoas que não se alimentam bem e por algum motivo não praticam atividades físicas é um excelente complemento com elevado valor nutricional. Ajuda a regular as funções do organismo iniciando pelo bom funcionamento dos intestinos, que é o princípio de uma boa absorção de nutrientes. Um organismo equilibrado gera mais disposição física e mental, estimulando gradativamente a incorporação de hábitos mais saudáveis.

Para os que já se alimentam de forma equilibrada e para atletas com elevado gasto diário de energia durante os treinos, visa proporcionar o aumento da resistência, fortalecer e manter as fibras musculares, evitando lesões e a perda de massa muscular.

Adiciona-se o ingrediente farinha de casca de maracujá, que tem como propriedade principal o controle da taxa de açúcar no sangue por ser rica em uma substância chamada pectina.

Ideal como suplemento nutricional para quem tem hipertensão, gestantes / lactantes, e pessoas com problemas estomacais (hérnia de hiato, gastrite, azia, má digestão) e com tendência à diabetes (hiperglicemia). Previne a obstrução das artérias através da diminuição do colesterol e dos triglicerídeos circulantes. Eficaz para regular as funções intestinais, gerando bem estar e disposição.

Alguns benefícios da Ração Humana:

*Auxilia no funcionamento e regularização do intestino.
*Aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia.
*Lubrifica e regenera a flora intestinal.
*Excelente para a redução de peso / emagrecimento.
*Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos.
*Ideal para prisão de ventre e acidez estomacal.
*Diminui os riscos de doenças cardiovasculares e arterioesclerose.
*Seu consumo regular favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
*Combate a flacidez e celulite. Tensão pré-menstrual (TPM).
*Ação antiinflamatória / desintoxicante.

*A Ração Humana, encontra-se em lojas de produtos naturais ou tem também a opção de fazer em casa, levando em consideração a Constituição e Condição de cada indivíduo.

Sugestões de ingredientes para fazer uma ração humana em casa.

*Flocos de aveia, ou de arroz.
*Farelo de trigo tostado.
*Gérmen de trigo tostado.
*Linhaça dourada ou marrom, triturada.
*Semente de gergelim tostada.
*Leite de soja em pó.
*Farinha de maracujá / farinha de casca de laranja.
*Farinha de feijão branco.
*Colágeno / gelatina agar-agar (algas).
*Castanha-do-pará tostada, passas.
*Quinoa real em flocos. 
*Chá verde - beba chá para ajudar na digestão.
*Guaraná (não misturar a ração, à parte) uma colher de café. No horário da manhã. Não usar em caso de pressão alta, hipertensão, gravidez...
*Contém Glúten.


*De preferência a produtos orgânicos... Alimento inteligente... Mais saúde e qualidade de vida.
* Emagreça Naturalmente, boa dieta!!! JL.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

ECOLOGIA / EDUCAÇÃO - Internacionalização da Amazônia.


Senador Cristóvam Buarque

Em um debate numa Universidade americana, Cristóvam Buarque, ex-governador de Brasília, foi perguntado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.
Quem perguntou disse que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro.

*Esta foi a resposta do Senador Cristóvam Buarque:

"Como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia.

Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.
Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
Se sob uma ética humanista, a Amazônia deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro.
O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro.
Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço.
Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar que esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.
Neste momento, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos Estados Unidos. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza especifica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.
Se os Estados Unidos querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos Estados Unidos. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus debates, os candidatos a presidência dos Estados Unidos em defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de comer e de ir a escola. Internacionalizemos as crianças tratando todas elas como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro, ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, ou que morram quando deveriam viver.
Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa.
Só nossa!"

Cristóvam Buarque.


*A literatura torna as pessoas muito mais sensíveis ao mundo em que vivem, forma cidadãos inconformados.
Um público impregnado de boa literatura é muito mais difícil de manipular, de subjugar, de domesticar do que um público inculto. JL.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ESCOLHO MEUS AMIGOS PELA PUPILA ...


"Escolho meus amigos não pela pele ou outro arque tipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. 

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. 

Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco. 

Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. 

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. 

Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. 

Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. 

Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. 

Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. 

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. 

Não quero amigos adultos nem chatos. 

Quero-os metade infância e outra metade velhice! 

Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
E velhos, para que nunca tenham pressa. 

Tenho amigos para saber quem eu sou.
“Pois os vendo, loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."

*Oscar Wilde.


*Um dos prazeres da vida é fazer amigos...
Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga.
Que a distância não esquece,
Que a maldade não destrói... JL.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

YOGA - Arte de Viver em Equilíbrio.

Numa abordagem ou visão holística, o yoga conduz-nos a um estado de saúde integral, isto é, o nosso físico, mente e espírito experimenta uma maior capacidade de sobrevivência, de alegria e boa-disposição e energia.
YOGA é a transformação da consciência humana em consciência divina.
É uma filosofia prática que permite ao ser humano acordar de seu sono e vivenciar a felicidade permanente que ele é.

O ser humano, não percebendo que ele já é a felicidade, busca incessantemente esta felicidade fora de si, nos objetos externos. Mais cedo ou mais tarde, percebe que a causa do seu sofrimento está na limitação de sua mente, e que a felicidade não é encontrada fora, mas em cada momento em que está consigo mesmo, sem desejos, sem pensamentos, em paz.

Yoga é a suspensão dos processos mentais. (Yoga Chitta-vrittti nirodhah).
A mente oscilante é o grande obstáculo à percepção do Eu Real. Segundo o Vedanta este Eu é a base de tudo o que existe e sem esse Eu, que é consciência, a mente não seria possível, mas a mente não é real e encobre o Eu. Por essa razão o Yoga tem por objetivo interromper esse fluxo de pensamento e a identificação com a mente, percebendo assim a base da mente que é a consciência e alcançar o Samadhi (união, super consciência).

*Visão Filosófica do Yoga:

Filosoficamente, o Yoga postula que, a própria essência do Universo, deriva das interações entre a consciência, que se designa em Sânscrito por Purusha, e a matéria, designada em Sânscrito por Prakriti. Numa percepção mais profunda sobre a dualidade, na qual, aparentemente vivemos, ela (dualidade), através da prática do Yoga – se funde num só princípio transcendental que se pode designar por Consciência Universal, que no Oriente se designa por Brahman.

Ao adquirirmos a consciência universal passamos a ter uma visão interna monístico, que os orientais chamam de Advaita e que implica a Unidade nas Diversidades.
Através da prática regular e diária do Yoga, o ser humano alcança a expansão da mente. Com isso, penetra na abrangência natural de todos os componentes do consciente e do inconsciente, dando-lhe a percepção da complementaridade, que determina o comportamento e a personalidade humana.

É muito importante, que o homem adquira um melhor conhecimento e uma melhor harmonização entre o seu consciente e inconsciente. Na vida do mundo moderno, a existência do ser humano tende a exacerbar – de forma atordoada, a análise dos fatos que advém da cognição, usando desmesurada mente o hemisfério cerebral esquerdo, hipertrofiando-o, unilateralmente.

Assim dessa forma, o hemisfério cerebral direito fica atrofiado nas suas funções, que deveriam dar à vida humana na Terra a abrangência, a totalidade, a integridade, isto é, a função Holística da nossa vida neste planeta. Por outras palavras, a prática do Yoga levar-nos à indiscutivelmente, a um equilíbrio bio fisiológico mental perfeito, completamente livre de oposto, que na Índia é designado por Nirdvandva e que os chineses chamam de Tao.

Portanto, através da prática do Yoga, o homem objetiva a unificação do consciente e do inconsciente, e também, o desenvolvimento integral da sua personalidade.

*A Palavra Yoga:

A palavra Yoga significa união, cooperação, integração e reintegração. Efetivamente, o Yoga é uma síntese entre as mais diversas funções provenientes das expressões e aspectos complementares da Natureza. Quero com isto dizer, que a sua abordagem e prática é, sem dúvida alguma, transdisciplinar.

O conhecimento da interdependência e do inter-relacionamento entre o corpo, a mente e o espírito nos estados mórbidos (patológicos) do corpo sugere a todos os terapeutas (abertos e predispostos a este tipo de abordagem) uma abordagem espiritual, isto é, em linguagem cientificamente profissional, psicossomática, em termos de uma melhor prevenção, que é inexistente. No respectivo controle e na própria recuperação dos estados mórbidos orgânicos.

Como será óbvio, este tipo de abordagem permite utilizar a prática do Yoga como terapia complementar ao tratamento médico convencional, não convencional, à nutrição, à homeopatia e à psicoterapia, à Med. Trad. Chinesa e Med. Oriental, etc...

Na realidade, a prática do Yoga é complementar e baseada numa abordagem sistêmica. De acordo com a Prática da Med. Trad. Chinesa, Tibetana e Ayurvédica, essa abordagem está baseada na existência de cinco camadas, que se designam por Koshas, interligadas, que constituem a totalidade do ser humano. Essas camadas correspondem aos vários níveis de consciência.

Se o indivíduo tiver uma maoir capacidade de aumentar os seus níveis de consciência sobre si próprios, entrará no centro da Consciência Cósmica (Purusha), podendo aproveitar em seu proveito a energia total que brota desse Estado Alterado de Consciência.

De fato, dependerá do nível de compreensão mais profunda, a noção da interdependência e do inter-relacionamento entre o corpo, a mente e a alma. Por isso, é que se sugere uma base mais espiritual, isto é, psicossomática, no equilíbrio da saúde e da “doença”. Para que isso aconteça, realmente será necessária uma prática diária de Yoga, elevando-se assim os níveis energéticos que possam estar ‘desalinhados’, bloqueados, ou seja, entupidos, que correspondam a estados mórbidos orgânicos, como câncer, artritismo, hipertensão arterial, depressão, distúrbios neurovegetativos, etc...

O Yoga como terapia é muito importante para o ser humano que queira ter saúde, mas os seus objetivos não param na mera aquisição do equilíbrio psico- fisiológico.
O Yoga tem como objetivo primordial uma melhoria do relacionamento humano, na fraternidade e na simbiose com outros seres de qualquer origem, cor, crença, cultura, religião e nacionalidade.

“A mente é como o vento, o corpo como a areia. Se você quer conhecer o vento, observe o movimento da areia” – Bhogar. Séc. XVIII.

*Vamos viver, buscando o equilíbrio!!! JL.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MUDE - Clarice Lispector.

 
Mude,

mas comece devagar,
porque a direção é mais importante
que a velocidade.

Sente-se em outra cadeira,
no outro lado da mesa.
Mais tarde, mude de mesa.

Quando sair,
procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas,
calmamente, observando com atenção
os lugares por onde
você passa.

Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.

Tire uma tarde inteira
para passear livremente na praia,
ou no parque,
e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas
e portas com a mão esquerda.

Durma no outro lado da cama...
depois, procure dormir em outras camas.

Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais...
leia outros livros,
Viva outros romances.

Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame à novidade.
Durma mais tarde.
Durma mais cedo.

Aprenda uma palavra nova por dia,
numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos,
escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores,
novas delícias.

Tente o novo todo dia.
o novo lado,
o novo método,
o novo sabor,
o novo jeito,
o novo prazer,
o novo amor.
a nova vida.

Tente.
Busque novos amigos.
Tente novos amores.
Faça novas relações.

Almoce em outros locais,
vá a outros restaurantes,
tome outro tipo de bebida
compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo,
jante mais tarde ou vice-versa.

Escolha outro mercado...
outra marca de sabonete,
outro creme dental...
tome banho em novos horários.

Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito,
cada vez mais,
de modos diferentes.

Troque de bolsa,
de carteira,
de malas,
troque de carro,
compre novos óculos,
escreva outras poesias.

Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente
esses horrorosos despertadores.

Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas,
outros cabeleireiros,
outros teatros,
visite novos museus.

Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só.
E pense seriamente em arrumar um outro emprego,uma nova ocupação,
um trabalho mais light,
mais prazeroso,
mais digno,
mais humano.

Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.
Seja criativo.

E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.

Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.

Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores do que as já conhecidas,
mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança,
o movimento,
o dinamismo,
a energia.
Só o que está morto não muda !

Repito por pura alegria de viver:
a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena!!!!

*Clarice Lispector.*

*Acho que estamos precisando desta mudança, não é mesmo? Mudar é necessário! JL.
*Amo eternamente, C. Lispector!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

12 Razões para Escolher uma Alimentação Natural.


Tudo por uma Alimentação Natural.
*SAÚDE:
O estado normal de existência é a saúde. São as condições inadaptadas às espécies que as levam a adoecer.
A utilização continuada de uma alimentação antinatural, quimicalizada, manipulada e desequilibrada, torna inevitável a debilitação das resistências do organismo.

*ALIMENTOS NATURAIS:
Alimentos geneticamente manipulados, irradiados, com corantes, conservantes, espessantes, emulsionantes, reguladores de acidez, aromatizantes, potenciadores de sabor, edulcorantes, antibióticos, hormônios, etc... Criam condições propícias a todo o tipo de doenças e sofrimentos, a começar pelas alergias e a acabar no câncer.

*ALIMENTOS INTEGRAIS:
Numerosas carências, doenças metabólicas e degenerativas, derivam da refinação de cereais, de açúcar, de sal e de outros alimentos, privando-os de numerosos e preciosos nutrientes e fibras.

*ECOLOGIA:
A agricultura química é altamente poluente e tem consequências desastrosas para os solos, as águas, o ar, os alimentos e o próprio Homem.

*EQUILIBRIO ALIMENTAR:
Problemas de toda a ordem, agudos e crônicos aos mais diversos níveis, têm como uma das principais causas nos desequilíbrios alimentares e os alimentos desequilibrados, tão comuns hoje em dia.

*FIBRAS:
Problemas de intestinos da vulgar obstipação às doenças degenerativas, digestivas, circulatórios, coronários, diabetes, obesidade e muitos outros, têm como uma das principais causas, as poucas ou ausências de fibras alimentares da alimentação moderna.

*GORDURAS INSATURADAS:
Problemas circulatórios, coronários e vasculares, hepáticos e digestivos ou obesidade, tem como uma das grandes causas, o excesso de gorduras saturadas.

*VALOR NUTRITIVO:
Anemias, debilidade e susceptibilidade a uma gama variada de doenças, é o resultado dos estados de carência e deficiência nutricional, nomeadamente de vitaminas, minerais e oligo elementos, que frequentemente a par das doenças típicas da nossa sociedade: as de excesso!

*SABOR:
As estimativas mais baixas indicam que várias refeições foram servidas nos últimos anos, nas cantinas, restaurantes naturais, etc... Muitos adeptos comprovam ser uma comida nutritiva, gostosa e variada.

*PREVENÇÃO:
Problemas como o câncer, doenças cardio vasculares e do sistema imunitário, a obesidade, a osteoporose, a arterosclerose, a degeneração senil, tem como principal causa a falta de prevenção no dia-a-dia da população, ao longo de anos.

*TRADIÇÃO:
As chamadas doenças de civilização têm como uma das principais causas o abandono dos padrões alimentares tradicionais e a difusão da alimentação moderna, comida artificial e fast food.

*FUTURO:
As doenças de civilização que o século XX nos trouxe, serão com certeza acrescentada por outras, talvez mais terríveis no século XXI, tendo como uma das grandes causa a degradação alimentar nas sociedades industrializadas.

"Diga-me o que comes e eu direi o que és" - Jean Anthelme (1825).

*No futuro, o mundo precisará de mais profissionais que ajudam a propagar saúde e sustentabilidade! JL.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DÚVIDA CRUEL ...


 O que acontece com o silicone após a morte?

O Espírito é Santo, mas a carne é fraca ... Um cadáver é reduzido a ossos em semanas. Já o silicone é antes de tudo um forte: só começa a se decompor após 100 anos. Desde que descanse em paz, o que não é o caso da maioria dos restos mortais.

Se a siliconada (ou siliconado) for enterrada em um cemitério público, após 3 anos o corpo passa por uma exumação. Nessa ocasião solene, ao menos um familiar precisa assistir a um funcionário do cemitério, abrir o túmulo, desenterrar o caixão e juntar seus ossos para colocar no ossuário (as famosas gavetinhas). Em um jazido comum de cemitério particular, o constrangimento é o mesmo, mais demora dois anos a mais para acontecer. Se a pessoa tinha implantes, eles estarão lá, intactos, e costumam ir do túmulo para o lixo.

Caso a leitora turbinada esteja pensando economizar o suficiente para garantir uma morada eterna, saiba que nem ela é garantida de sossego: você ainda corre o risco de ser exumada junto com seu par de 250 mililitros caso seus descendentes queiram dividir o espaço.

Agora, se o implante é um segredo e assim deve permanecer para todo o sempre, só tem um caminho: cremação.
Nesse processo, o silicone vira fumaça junto com outros anexos sintéticos, como dentes falsos, um DIU ou, quem sabe, uma prótese peniana.

"No mundo atual esta se investindo cinco vezes mais em remédios para virilidade masculina e silicone para mulheres do que para a cura do mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos teremos velhas com seios grandes e velhos com pinto duro, que não se lembrarão para que servem”.

Dráuzio Varella.

*Atenção algumas escolhas são para sempre... Pensem nisto!!! JL.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

YEMANJÁ - A Rainha do Mar.

 Iemanjá (Yemanjá), a Rainha do Mar, mãe de quase todos os orixás, é exaltada por negros e brancos. Iemanjá, possui vários nomes: sereia do mar, princesa do mar, rainha do mar, Inaé, Mucunã, Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Sereia, Maria, Dona Iemanjá; dependendo de cada região, mas sua origem vem da África. "A Iemanjá brasileira é resultado da miscigenação de elementos europeus, ameríndios e africanos.

"Afrodite brasileira", Iemanjá é a padroeira dos amores e muito solicitada em casos de desafetos, paixões conflituosas, desejos de vinganças, tudo pode ser conseguido caso ela consinta. Iemanjá exerce fascínio nos homens, sua beleza é o esteriótipo da beleza feminina: Longos cabelos negros, feições delicadas, corpo escultural e muito vaidosa.

Têm poderes sobre todos aqueles que entram em seu domínio, o mar. Venerada e respeitada por pescadores e todos aqueles que vivem no mar, pois a vida dessas pessoas estão em suas mãos, segunda a lenda é ela quem decide o destino das pessoas que adentram seu império: enseadas, golfos e baías. Dona de poderes, a tranquilidade do mar ou as tempestades estão sob o seu domínio.

No sincretismo religioso, Iemanjá tem identidade correspondente a outros santos, como na igreja católica é Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e a Virgem Maria.
Os devotos oferecem oferendas: Velas, espelhos, pentes, flores, sabonetes e perfumes... na esperança de que ela leve todas as tristezas, problemas e aflições para o fundo do mar e traga dias melhores. Na Bahia sua data é comemorada no dia de Nossa Senhora das Candeias, 2 de fevereiro. Venerada nos Candomblés da Bahia, recebe muitas homenagens e oferendas.

Iemanjá também é conhecida como deusa lunar, rege os ciclos da natureza que estão ligados a água e caracteriza a "Mudança", na qual toda mulher é submetida devido a influência dos ciclos da lua.
Mãe de quase todos os orixas, é a deusa da compaixão, do perdão e do amor incondicional.
Casada com Oxalá, Iemanjá é o arquétipo da maternidade. Outras vezes Iemanjá continua bela, mas pode apresentar-se como a Iara, metade mulher, metade peixe, as sereias dos candomblés do caboclo.


MITOLOGIA:
Com o casamento de Obatalá, o Céu, com Odudua, a Terra, que se iniciam as peripécia os deuses africanos.
Dessa união nasceram Aganju, a Terra, e Iemangá (Yeye ma ajá=mãe cujos filhos são peixes), a Água. Como em outras antigas mitologias, a Terra e a Água se unem. Iemanjá desposa o seu irmão Aganju e tem um filho, Orungã.
 
Orungã, o Édipo africano, representante de um motivo universal, apaixona-se por sua mãe, que procura fugir de seus ímpetos arrebatados. Mas Orungã não pode renunciar àquela paixão insopitável. Aproveita-se, certo dia, da ausência de Aganju, o pai, e decide-se a violentar Iemanjá. Essa foge e põe-se a correr, perseguida por Orungã. Ia esse quase alcançá-la quando Iemanjá cai no chão, de costas e morre. Imediatamente seu corpo começa a dilatar-se. Dos enormes seios brotaram duas correntes de água que se reúnem mais adiante até formar um grande lago. E do ventre desmesurado, que se rompe, nascem os seguintes deuses: Dadá, deus dos vegetais, Xango deus do trovão, Ogum deus do ferro e da guerra, Olokum deus do mar; Oloxá deusa dos lagos,Oxum deusa do rio Oxum, Obá deusa do rio Obá, Orixá Okô deusa da agricultura, Oxóssi deus dos caçadores ,Oké deus dos montes, Ajê Xaluga deus da riqueza, Xapanã (Shankpannã) deus da varíola, Orum do Sol, Oxu da Lua...

A Lenda tem um simbolismo muito significativo, contando-nos que da reunião de Obatalá e Odudua (fundaram o Aiê, o "mundo em forma"), surgiu uma poderosa energia, ligada desde o princípio ao elemento líquido. Esse Poder ficou conhecido pelo nome de Iemanjá.
Quando convocada pelos soberanos, Iemanjá foi até o rio Ogun e de lá partiu para o centro de Aiê para receber seu emblema de autoridade: o abebé (leque prateado em forma de peixe com o cabo a partir da cauda), uma insígnia real que lhe conferiu amplo poder de atuar sobre todos os rios, mares, e oceanos e também dos leitos onde as massas de águas se assentam e se acomodam.

Obatalá e Odudua, seus pais, estavam presentes no cerimonial e orgulhosos pela força e vigor da filha, ofereceram para a nova Majestade das Águas, uma jóia de significativo valor: a Lua, um corpo celeste de existência solitária que buscava companhia. Agradecida aos pais, Iemanjá nunca mais retirou de seu dedo mínimo o mágico e resplandecente adorno de quatro faces. A Lua, por sua vez, adorou a companhia real, mas continuou seu caminho, ora crescente, ora minguante..., mas sempre cheia de amor para oferta.
Muitos foram os lagos e rios presenteados pela mãe Iemanjá a seus filhos, mas quanto mais ofertava, mais recebia de volta. Aqui se subtrai o ensinamento de que "é dando que se recebe".

* Salve Yemanjá, com seus encantos e doçura... soberana das Águas !!! JL.
*Fonte uol.