sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo! Que Venha 2012!


A todos os leitores do blog... Um ano bastante auspicioso!

Minha alma ficou feliz por vós conhecer e minha mente muito grata, pelo toque curativo das palavras pelas vossas abençoadas mãos.
Que Buda fortaleça vosso Espírito, o Universo vos abençõe com todas as bênçãos que mereces e que os Mestres de Sabedoria, que trabalham em vos, mantenham saudável o vosso corpo físico na longa estrada do trabalho amoroso que realizas por cá.
Espero que possamos continuar a compartilhar o que destinado a nós estiver.
Em amor e gratidão, Feliz Ano Novo.
Namastê.
'Joara Letícia'.

*Boas entradas e melhores saídas para 2012... JL
Próspero Ano Novo!
Feliz Año Nuevo!
Buon Anno!
Happy New Year!
Bonne Année!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Cortar o Tempo.


Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um individuo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente.

Para você, desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.
Para você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir
Todas as músicas que puder emocionar.
Para você neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,
Que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas.
Mas nada seria suficiente para
Repassar o que realmente desejo a você.
Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes, que eles possam te mover a cada minuto
Ao rumo da sua FELICIDADE!
Feliz Vida Nova!

‘Drummond’

*Genial...encerrar o ano com Carlos Drummond de Andrade, é luxo!
Entra apenas outro numero e nossos corações se enchem de esperança.
É a espécie humana num momento de absoluta fé...
Feliz Ano Novo aos meus leitores do blog!
E um Mundo Ainda Melhor! JL

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ano do Dragão de Água / 2012.

Ano do Dragão de Água.

Na Astrologia Chinesa, o ano de 2012 é regido pelo Dragão de Água, que representa o 5º ano no ciclo de 12 anos do zodíaco chinês. Governado pelo elemento Água, cor preta, polaridade Yang, terá seu início será no dia 23 de janeiro de 2012 e seu término no dia 09 de fevereiro de 2013. Será um ano de poder, dinheiro e negócios.  Dentre todos os signos chineses, o Dragão é o mais forte e poderoso. Este signo simboliza a figura do imperador e esta associada à riqueza, felicidade e boa sorte. Um bom ano para os que possuem metas definidas, conhecimento, força de vontade e muito bom-senso.
A impulsividade, arrogância e excesso de otimismo deverão ser evitados, e há risco de excesso de autoritarismo e fanatismo. Este ano favorecerá as atividade intelectuais, as pesquisas, os negócios em geral, projetos à longo prazo, os grandes empreendimentos e as viagens.

O elemento água ressalta as lideranças, as inovações, a sensibilidade às necessidades dos outros e a diplomacia. O Dragão Água é mais pacífico e age com sabedoria, diferentemente dos outros Dragões de Terra, Metal, Fogo e Madeira. Na China, o Dragão Celestial simboliza a potência e a benevolência, por isso os anos do Dragão são considerados benéficos para obter dinheiro com mais facilidade, podendo impulsionar a economia mundial e as fortunas individuais.

O Dragão Água é um grande negociador de sucesso, adepto de marketing, que sabe aplicar sua força quando é necessário. Algumas vezes, esse Dragão estabelece grandes projetos, mas não realiza uma boa estrutura que possa suportar as suas ideias. No entanto, é notado por sua calma, seu equilíbrio que combina lógica com muita criatividade.

É um visionário que sabe angariar simpatia e apoio dos outros em seus projetos. Nos anos do dragão evidenciam-se as profissões de analistas de sistemas, inventores, engenheiros, arquitetos, advogados, filósofos, psicanalistas, corretores, gestores, agentes de publicidade, as forças armadas, ativistas e políticos.

A influência do Dragão de Água em 2012 aumentará a probabilidade de sucesso para aqueles que apostarem no progresso e na produção de tecnologias, um desafio para todas as corporações do mundo. A conservação de energia natural, a proteção ambiental, o uso de recursos dos mares e das águas serão renovadas em 2012. As virtudes do Dragão Água são de harmonia e longevidade, entretanto, não devemos manter excessivas expectativas, o que poderia nos levar ao fracasso.

Também favorece o casamento, as uniões, as sociedades e o nascimento de filhos. Muitos casais na China planejam seus filhos para nascerem sob o signo do Dragão, pois este é o signo que dá liderança e sucesso nos negócios. Entretanto, o espírito do Dragão é indomável e tem tendência a tornar tudo maior, exagerar ou fazer grandes apostas. O Dragão é um grande apostador e não joga para perder. Este é um ano para bons empreendimentos, desde que não vejamos as coisas melhores do que são. O Dragão pode nos estimular a ultrapassar os limites da prudência nos gastos.

Este é um ano em que devemos moderar o nosso entusiasmo e usar de muita prudência. Embora o Dragão seja afortunado e traga sorte, também pode nos levar à derrota devido aos nossos erros de avaliação. Da mesma forma que amplia o sucesso pode ampliar os fracassos. Este será um ano de grandes surpresas, mas também a atmosfera do Dragão pode nos surpreender com sua força. Pode ser um ano de revoltas contra às restrições.

No Oriente, o dragão simboliza o imperador ou o grande macho. Representa o poder, padrões elevados e perfeição. O poderoso dragão não admite contestação e tende a intimidar aqueles que ousam desafiá-lo. Apesar do seu temperamento forte, pode ser um grande aliado desde que se respeitem as suas regras. Símbolo do poder e da riqueza, segundo a lenda, o dragão surge do interior da terra para amedrontar a humanidade.
Os anos do Dragão são de grandes realizações, mas também podem ser marcados pelo medo. O último ano do Dragão em 2000 foi marcado pelo medo do colapso tecnológico, o bug do milênio, que trouxe grande expectativa ao mundo. Isso justifica o medo das profecias maias e outras para 2012. Se suas expectativas tendem mais para o desastre, então você pode esperar tsunamis, furacões e extremas mudanças climáticas. No entanto, se as expectativas se focarem em algo construtivo, é certeza de que você terá um ano de muitas realizações. A vida tem tendência a atender às nossas expectativas.

*Os orientais consideram que este é um ano auspicioso, bom para casar, ter filhos ou começar um negócio novo, porque o dragão benevolente traz a boa fortuna e a felicidade. Algo que para os chineses é interessante é que este é um ano Dragão do elemento água, ou seja, possui todos os aspectos do Dragão e também os aspectos da água, como sua fluidez, ser maleável entre outras ótimas características, pois Dragão é um símbolo muito forte, que sendo abrandado através da água se torna menos danoso. JL

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Reflexão do Mestre.


*O mundo precisa disso o tempo todo... Namastê! JL

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal / Por um viver mais inteiro...


O que a gente não pode fazer mais ou menos...

“A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos…
Tudo Bem!
O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum, é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos. 

‘Chico Xavier’. 
'É Natal.
Tempo de fé.
Felicidade nos corações humanos.
Esperança de dias melhores.
Inspirações de amor.
Família reunida.
União cristã.
Encontros acontecendo.
Festa preparada.
Estrela brilhando,
Cristo nascendo.
Tempo preparado, para vê-lo chegar.
Céu aplaudindo.
Caminhos se abrindo.
Vida florindo.
Mundo sorrindo.
Fraternidade se manifestando.
Gente perdoando.
Mãos se juntando.
Humanidade agradecendo.
Tudo é prece.
E momento de paz.
Ele veio para nos salvar…
Por isto
É Natal'!

*É tempo de despertar, renovar, transformar, criar, sublimar, continuar e evoluir.
Desejo a todos os amigos e leitores do blog, um belo Natal, recheado de muito amor e muita luz.
Que possamos em 2012 sermos seres mais conscientes, coerentes e práticos!
Um grande beijo em vossos corações. JL

*Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
 Feliz Navidad y Feliz Año Nuevo!
 Buon Natale e Buon Anno!
 Merry Christmas and a Happy New Year!
 Joyeux Noël et Bonne Année! JL

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Minerva, a Deusa da Sabedoria e das Artes.


Equivalente romana da deusa grega Atena, Minerva era filha de Júpiter, após este engolir a deusa Métis (Prudência). Com uma forte dor de cabeça, pediu a Vulcano que abrisse sua cabeça com o seu melhor machado, após o qual saiu Minerva, já adulta, portando escudo, lança e armadura. Era considerada uma das três deusas virgens, ao lado de Diana e Vesta.

Deusa da sabedoria, das artes e da guerra, era filha de Júpiter. Minerva e Netuno disputaram entre si qual dos dois daria o nome à cidade que Cécropes, rei dos atenienses, havia mandado construir na Ática. Essa honra caberia àquele que fizesse coisa de maior beleza e significado. Minerva, com um golpe de lança, fez nascer da terra uma oliveira em flor, e Netuno, com um golpe do seu tridente, fez nascer um cavalo alado e fogoso. Os deuses, que presidiram a este duelo, decidiram em favor de Minerva, já que a oliveira florida, além de muito bela, era o símbolo da paz. Assim, a cidade nova da Ática foi chamada Atenas.

Minerva representa-se com um capacete na cabeça, escudo no braço e lança na mão, porque era deusa da guerra, tendo junto de si um mocho e vários instrumentos matemáticos, por ser também deusa da sabedoria. A Minerva é o símbolo oficial dos engenheiros.
Minerva era para os atenienses a deusa da excelência, da misericórdia e da pátria.


*Minerva era a filha predileta de Zeus, que concedeu-lhe muitas das suas prerrogativas. Ela tinha o dom da profecia e tudo que autorizava com um simples sinal de cabeça era irrevogável. Ora conduz Ulisses em suas viagens, ora ensina às mulheres a arte de tapeçaria. A oliveira foi seu presente especial a Atenas, um presente que produziu o cultivo das azeitonas. JL

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fernando Pessoa.


Um dia de chuva é tão belo,

Como um dia de sol.

“Ambos existem; cada um é como é."

 *Que a vida, por mais vicissitudes que tenha
é o maior presente da natureza, a chuva e o sol. JL

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Osteoporose, O Mau Silencioso.


A doença corrói pouco a pouco a densidade dos ossos e os torna porosos e frágeis, elevando o risco de fraturas sérias.
A osteoporose aparece mais frequentemente em mulheres depois da menopausa, porque os ovários param de produzir os hormônios sexuais, principalmente o estrógeno, e com esta falta os ossos começam a perder cálcio. Também pode ser desenvolver em pessoas que, por algum problema, como asma ou no tratamento de tumores, precisam usar altas doses de corticóides (medicamentos ‘inimigos’ dos ossos). Além disto, existe uma predisposição em pessoas com doenças reumatológicas, jovens que ficaram muito tempo sem menstruar ou quando a menopausa chega cedo e não há reposição hormonal. Ainda fazem parte deste grupo indivíduos de baixo peso, sedentários, aqueles que têm histórico da doença na família e fumantes.

Para diagnosticar a osteoporose é necessário um exame chamado densitometria óssea. Não existe outro tão exato para determinar a quantidade de massa óssea e se há perdas significativas. Para auxiliar, há também a ultrasonometria óssea, que mede a transmissão do som pelo osso e também dá uma ideia de sua densidade.

Por se tratar de uma enfermidade silenciosa e não apresentar sintomas, a pessoa só vai saber que tem o problema no momento em que os exames acusarem ou se o mal estiver em estado adiantado, quando aparecem as primeiras fraturas. Por isso, a principal medida de prevenção é começar a fazer exames para detectar o risco da doença o quanto antes. Para as mulheres, é recomendado que sejam feitos no início da menopausa e para os homens, depois dos 65 anos. A osteoporose é um mal que se instala no organismo com o passar dos anos, quando os ossos vão enfraquecendo, perdendo cálcio e ficando mais frágeis. E trata-se de um mal grave – o distúrbio deixa os ossos tão fracos, a ponto de quebrarem com traumas muito leves e até espontaneamente. Mesmo um espirro ou um abraço mais forte é capaz de lesar uma vértebra. Sem tratamento, as fraturas são inevitáveis e costumam seguir uma sequência: primeiro ocorrem as do punho, pelo esforço em uma queda, a seguir, as mais comuns e dolorosas são as vertebrais, e mais tarde, em geral em torno dos 70 anos, o risco é de fraturas do colo do fêmur.

Para a prevenção da osteoporose, é importante uma alimentação natural e orgânica e também rica em minerais como, cálcio, magnésio, fósforo. A recomendação é de que, no mínino, seja consumido 1 g de cálcio todos os dias. Isso equivale ingerir, algas, sementes de soja, sementes de gergelim, linhaça, salmão, nozes, girassol, leguminosas secas, cereais, salsa, e todos vegetais de cor verde escuro. A fixação ou aproveitamento do cálcio no organismo depende da existência de vitamina D em quantidade suficiente. Estudos recentes demonstraram que uma combinação de cálcio, magnésio, vitamina D e o oligomineral boro (3 mg por dia) podem contribuir para a prevenção da osteoporose.
Outra medida é tomar banho de sol todos os dias: pernas e braços devem ser expostos ao sol direto, não através de vidros, por 15 a 20 minutos por dia, sem o uso de filtro solar. Isso vai ajudar na elaboração da vitamina D na pele, que também ajuda na fixação do cálcio no osso.

Quem tem osteoporose pode e deve fazer atividade física, porque o sedentarismo é um dos fatores capazes de levar à osteoporose. Quanto mais você exercita-se, melhor. Mas os exercícios precisam ser personalizados. Para pacientes com a doença em estágios avançados, são indicadas atividades mais leves, que priorizam o desenvolvimento do equilíbrio e dos reflexos para evitar quedas e conseqüentes fraturas. O alongamento também é importante para que os movimentos não fiquem restritos. Em outros casos, os exercícios podem ser mais intensos, até mesmo com um pouco de carga (pesinhos na musculação).
Atenção: a atividade física deve ser feita no solo, nunca na água.

*Para casos de osteoporose é necessário atenção à alimentação, fazer atividade física regular, banhos de sol todos os dias, e abandonar hábitos nocivos como açúcar e derivados, álcool e fumo. JL

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"Libertad", de Zenós Frudakis.





Zenós Frudakis - Nascido em 1951, é um escultor figurativo cujos temas incluem retratos da vida e indivíduos e escultura poética/filosófica pós-moderna sensibilidade.
Vive e trabalha perto de Filadélfia. Suas obras, muitas vezes de tamanho monumental, estão em exposição na Brookgreen Gardens, o Clube Lotos de Nova York, no Museu ao Ar Livre no Japão, na Embaixada do U.S. em Pretória, África do Sul.

Frudakis, começou a esculpir em uma idade muito jovem, e em 1972 chegou a Filadélfia para estudar na Academia de Belas Artes da Pensilvânia.
Estudou escultura com dois vencedores do Prix de Rome: seu irmão mais velho, e o pintor James Hanes.
Em uma carreira de mais de três décadas, tem figuras Frudakis monumental, como os Estados Unidos Honor Guard Air Force Memorial e Liberdade, criado em 2001 para sede da GlaxoSmithKline, na Filadélfia

*A liberdade... genial! A arte é viva!
Essa liberdade prende nossos olhares...lindo...muito lindo mesmo! JL

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Iluminação.

 
Existe uma Vida Única, eterna e sempre presente, além das inúmeras formas de vida sujeitas ao nascimento e à morte. Muitas pessoas empregam a palavra Deus para descrevê-la, outras costumam chamá-la de Ser. Costumo utilizar a palavra “Ser”, pois, tem a vantagem de sugerir um conceito aberto. Não reduz o invisível infinito a uma entidade finita. É impossível formar uma imagem mental a esse respeito. Ninguém pode reivindicar a posse exclusiva do Ser. É a sua essência, tão acessível como sentir a sua própria presença. Portanto, a distância é muito curta entre a palavra “Ser” e a vivência do Ser.

O SER não está apenas além, mas também dentro de todas as formas, como a mais profunda, invisível e indestrutível essência interior. Isso significa que ele está ao seu alcance agora, sob a forma de um eu interior mais profundo, que é a verdadeira natureza dentro de você. Mas não procure apreendê-lo com a mente. Não tente entendê-lo.

Só é possível conhecê-lo quando a mente está serena. Se estiver alerta, com toda a sua atenção voltada para o Agora, você até poderá sentir o Ser, mas jamais conseguirá compreendê-lo mentalmente.
Recuperar a consciência do Ser e submeter-se a esse estado de “percepção dos sentidos” é o que se chama iluminação.

A palavra iluminação transmite a idéia de uma conquista sobre-humana – e isso agrada ao ego -, mas é simplesmente o estado natural de sentir-se em unidade com o Ser. E um estado de conexão com algo imensurável e indestrutível. Pode parecer um paradoxo, mas esse “algo” é essencialmente você e, ao mesmo tempo, é muito maior do que você. A iluminação consiste em encontrar a verdadeira natureza por trás do nome e da forma.

A incapacidade de sentir essa conexão dá origem a uma ilusão de separação, tanto de você mesmo quanto do mundo ao redor. Quando você se percebe, consciente ou inconscientemente, como um fragmento isolado, o medo e os conflitos internos e externos tomam conta da sua vida.

O maior obstáculo para vivenciar essa realidade é a identificação com a mente, o que faz com que estejamos sempre pensando em alguma coisa. Ser incapaz de parar de pensar é uma aflição terrível, mas ninguém percebe porque quase todos nós sofremos disso e, então, consideramos uma coisa normal. O ruído mental incessante nos impede de encontrar a área de serenidade interior, que é inseparável do Ser. Isso faz com que a mente crie um falso eu interior que projeta uma sombra de medo e sofrimento sobre nós.

A identificação com a mente cria uma tela opaca de conceitos, rótulos, imagens, palavras, julgamentos e definições, que bloqueia todas as relações verdadeiras.
Essa tela se situa entre você e o seu eu interior, entre você e o próximo, entre você e a natureza, entre você e Deus. É essa tela de pensamentos que cria uma ilusão de separação, uma ilusão de que existem você e um “outro” totalmente à parte. Esquecemos o fato essencial de que, debaixo do nível das aparências físicas, formamos uma unidade com tudo aquilo que é.

Se for usada corretamente, a mente é um instrumento magnífico. Entretanto, quando a usamos de forma errada, ela se torna destrutiva. Para ser ainda mais preciso, não é você que usa a sua mente de forma errada. Em geral, você simplesmente não usa a mente. É ela que usa você. Essa é a doença. Você acredita que é a sua mente. Eis aí o delírio. O instrumento se apossou de você.
É quase como se algo nos dominasse sem termos consciência disso e passássemos a viver como se fôssemos a entidade dominadora.

A Liberdade começa quando você percebe que não é a entidade dominadora, o pensador. Saber disso permite observar a entidade. No momento em que você começa a observar o pensador, ativa um nível mais alto de consciência.
Começa a perceber, então, que existe uma vasta área de inteligência além do pensamento e que este é apenas um aspecto diminuto da inteligência. Percebe também que todas as coisas realmente importantes, como a beleza, o amor, a criatividade, a alegria e a paz interior, surgem de um ponto além da mente.
Você começa a acordar.

'ECKHART TOLLE'.

*Texto muito esclarecedor a respeito do que vem a ser a Iluminação! JL

domingo, 4 de dezembro de 2011

Derivados da Soja.

 
Um pouco de história...

A soja pertence à família das leguminosas, ao lado do feijão, do grão-de-bico, da lentilha e da ervilha. A soja teria surgido como cultura doméstica por volta do século XI a. C., no norte da China. Seu provável local de origem seria o Vale do Rio Amarelo, berço da civilização Chinesa.

Ela era considerada um dos cinco grãos sagrados, juntamente com arroz, trigo, cevada e painço. Lentamente, expandiu-se para o sul da China, Coréia, Japão e sudeste asiático. No Ocidente, a introdução do produto ocorreu há aproximadamente 300 anos.

No Brasil, o plantio teria começado em 1882, na Bahia. Em 1908, foi levada para São Paulo por imigrantes japoneses e, em a914, chegou ao Rio Grande do Sul, onde começou a ser cultivada em larga escala.

Das terras gaúchas, a soja expandiu-se para o restante do país. Atualmente, é cultivada em praticamente todo o território nacional, sendo que o Brasil responde por 30% da produção mundial. É o segundo maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos.

Derivados – Além do grão existem os derivados da soja que são:

Seus principais produtos são a farinha, shoyu, o tofu (queijo de soja), o tempeh, o extrato solúvel (ou leite), a proteína texturizada (PTS ou carne de soja) e o missô (pasta fermentada). Outros subprodutos são o óleo de soja e o molho de soja (shoyu). Conforme o tipo de processamento pode haver perda de nutrientes. Por isso, é aconselhável verificar o rótulo dos produtos, para ver a concentração de soja e a composição nutricional.

Farinha – Para enriquecer pães, biscoitos, macarrão e sopas, entre outros produtos. A versão integral é chamada de kinako, muito nutritiva e rica em fibras.

Shoyu – Molho de soja, usado como tempero na culinária japonesa e chinesa. Contém muito sal e é pobre em fitoestrógenos.

Tofu – Nome oriental do ‘queijo’ de soja, é elaborado a partir do extrato do grão.

Extrato – Conhecido como ‘leite de soja’, pode ser apresentado na forma líquida ou em pó.

Proteína Texturizada de Soja (PYS) – Usada no preparo de ‘carne’, hambúrgueres, almôndegas e salsichas vegetais.

Proteína Isolada de Soja – É praticamente livre de carboidratos e gorduras, têm 90% de proteína em peso seco e é bastante utilizada por fisiculturista. Pode ser adicionada a alimentos como sucos e vitaminas.

Missô – Pasta de soja fermentada, rica em lactobacilos, muito utilizada na cozinha oriental para confecção de sopas e na cozedura de legumes.

Tempeh – Iguaria de soja fermentada, originária da Indonésia, muito rica em vitamina B12.  Usa-se cozida com legumes e temperada com shoyu.

Soja Torrada – Semelhante a um amendoim torrado.

Óleo de Soja – É um dos tipos mais consumidos no mundo. Porém, não contém isoflavonas ou fito-hormônios, pelo fato de ser refinado.

Farelo – resíduo proveniente da extração do óleo de soja.

Composição nutricional em 100 g do produto integral:

Proteínas: 38G. Lipídios: 19G. Carboidratos: 23G.
Vitaminas: A, E, B1, B2, e niacina.
Fibra Alimentar: 17,1G. Energia: 417 calorias.
Minerais: cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, zinco e cobre.

*A soja é considerada um alimento funcional porque, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde. Mas para obter todos os seus benefícios, o ideal é que se consuma 25 gramas ao dia de proteína de soja... JL

sábado, 3 de dezembro de 2011

Pensar é...


O homem pensa.
A mulher sonha.

Pensar é ter cérebro.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano.
A mulher é um lago.

O oceano tem a pérola que embeleza.
O lago tem a poesia que deslumbra.

O homem é a águia que voa.
A mulher, o rouxinol que canta.

Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.

O homem tem um farol: a consciência.
A mulher tem uma estrela: a esperança.

O farol guia.
A esperança salva.

Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
A mulher, onde começa o céu!

‘Victor Hugo’

*A natureza inspira-nos... JL

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Somos o que Pensamos!


Somos aquilo que sentimos e percebemos.


Se estamos zangados, somos a raiva.


Se estamos apaixonados, somos o amor.


Se contemplamos um pico nevado, somos a montanha.


Ao assistir a um programa de televisão de baixa qualidade, somos o programa de televisão.


Enquanto sonhamos, somos o sonho.


Podemos ser qualquer coisa que quisermos, mesmo sem uma varinha mágica.


'T.N.H'

*Somos o que comemos, sentimos, vivemos e buscamos... JL

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DÉJÀ VU.


Déjà vu é usualmente pensado como uma impressão de já ter visto ou experimentado algo antes, que aparentemente está a ser experimentado pela primeira vez. Se assumirmos que a experiência é na verdade uma recordação, então o déjà vu ocorre provavelmente porque uma experiência original não foi completamente codificada. Nesse caso parece provável que a situação presente dispare a recordação de um fragmento do passado que se baseia numa experiência real, mas de que temos apenas uma memória vaga. A experiência pode ser perturbadora, principalmente se a memória está tão fragmentada que não há conexões fortes entre esse fragmento e outras memórias ou nenhuma conexão consciente podem ser feitas entre a situação actual e a memória implicita.

Ou seja, a sensação de já ter estado lá é muitas vezes devida ao facto de lá ter estado, mas ter esquecido a experiência original porque não prestou atenção na experiência original. A experiência original pode ter ocorrido apenas alguns minutos ou segundos antes.

Finalmente, é possivel que a sensação que tem seja disparada por acção neuroquimica no cérebro que não está ligada a nenhuma experiência do passado. Sente-se estranho e associa a sensação com já ter experimentado isso antes, mesmo se a experiência é completamente nova. Ou seja, déjà vu (já visto em francês) pode não envolver um falso reconhecimento de algo que que já se viu antes.

O termo foi aplicado pela primeira vez por Emile Boirac (1851-1917), um homem com forte interesse em fenómenos psíquicos. O termo de Boirac dirige a nossa atenção para o passado. Contudo, uma pequena reflexão revela que o que é unico no déjà vu não é algo no passado, mas algo no presente, nomeadamente, a estranha sensação que temos quando experimentamos o déjà vu. Temos muitas vezes experiências em que a novidade não é clara que nos levam a levantar questões como, Já li este livro? Isto é um episódio que já vi o mês passado? Este lugar é-me familiar, será que já cá estive? Mas isto não é acompanhado de sensações estranhas. Podemos sentir-nos confundidos, mas a sensação associada a déjà vu não é de confusão, mas de estranheza. Não há nada de estranho acerca de não nos lembrarmos se já leu um livro antes se tem cinquenta anos e já leu milhares de livros. Quando isso acontece não se sente estranho. Mas com o déjà vu sentimo-nos estranhos porque não pensamos que devamos sentir-nos familiares a essa percepção.

Portanto, é possível que a tentativa de explicar o déjà vu em termos de memória perdida, inatenção, vidas passadas, clarividência, etc... Possa ser completamente errada. Devíamos falar da sensação de déjà vu. Essa sensação pode ser causada por um estado do cérebro, por fatores neuroquimicos durante a percepção. A sensação de déjà vu é comum entre pacientes psiquiátricos. Também precede ataques de epilepsia do lóbulo temporal.

Quando o Déjà Vu faz mal.
Sabe aquela sensação de já ter vivido determinada situação?
Enquanto algumas pessoas acreditam em razões místicas para o fenômeno, estudiosos britânicos buscam uma explicação mais científica.

Chris Moulin, líder da pesquisa sobre o assunto, sugere que o déjà vu possa ser o resultado de uma falha no processo de memória, mas especificamente um mau funcionamento de um circuito na região do lobo temporal que é acionado quando alguém se lembra de algo.

A conclusão partiu da observação de pessoas com déjà vu crônico. "Nelas, este circuito ou é superativo ou fica permanentemente acionado, criando memórias que não existem", explica o pesquisador.
Há pelo menos 10 voluntários participando do estudo e todos eles possuem em comum o fato de sofrerem também de dores crônicas ou terem recebido ferimentos na cabeça.

*Déjà Vu, “nunca visto", a expressão significa explicitamente não recordar ver algo antes... JL
Acabo de ter um 'Déjà Vu'...

domingo, 27 de novembro de 2011

Cérebro Quântico.

 
Quando recentemente o Dalai Lama esteve nos visitando, divinamente pregou a prática da meditação como cura para diversos estados de mal-estar da existência, bem como uma via para a transcendência. Ensinou-nos que o estado meditativo mediante a prática intensa tende a promover estado mental e de alma diferenciados. Como resultados obtidos, visão de mundo, de realidade, de si mesmo e de status espiritual alcança qualidade positiva de consciência bastante singular. E, por fim, começo de tudo, felicidade e tranqüilidade inatas estabelecem-se no agora absoluto dos praticantes.

Observando estes preceitos, tive a grata surpresa de me encantar com as observações de um neurocientista (infelizmente não me recordo o nome) que ouviu o Dalai Lama. Este conclui que o estado cerebral "meditativo" obtido por intenso treino ensina e doutrina o cérebro no melhor sentido, a funcionar em determinados padrões de ondas mentais. Estado este, também pesquisado no ocidente e utilizado, por exemplo, para determinar rebaixamento de pressão arterial e em programas de feedback visando promoção de saúde nas mais diversas áreas.

Outra pesquisa interessante é que este mesmo estado de ondas e conexões cerebrais pode ser alcançadas quando rezamos e mesmo quando estamos em contato com algo que nos leva a sentimentos de religiosidade. O estado de espírito propício para estas vivências podem advir desta situação cerebral. Como conseqüência deste tipo de experiência positiva, o bem-estar mental alcançado pela oração pode levar o indivíduo a se programar rezar todas as manhãs promovendo alteração em suas conexões cerebrais. A qualificação que damos a este estado cerebral alcançado é pessoal, neste caso, vai pelo assunto religiosidade.

O fato explanado pelo neurocientista é de que nosso cérebro, nossas mentes são obedientes aos nossos mandatos e treinos. Se nos treinamos neste estado cerebral meditativo, para o oriente, ou de relaxamento, para o ocidente, nossa atividade neuronal se direcionará para o padrão de resposta e sensações repetidamente desenvolvido para determinado objetivo proposto.

Consciência, foco, determinação e ritmo são regras básicas para nos constituirmos em tudo que intencionarmos. O estado meditativo é apenas um exemplo de como isso pode ocorrer com maestria. Podemos efetivamente mudar padrões em todas as áreas das nossas vidas. Basta exercitar a fórmula "mágica" de repetição, foco e consciência no que se faz, inclusive, para sairmos do piloto automático de e deixarmos definitivamente de sermos robôs de nós mesmos, resultados passivos de uma história de vida que nos molda e que nos moldou muitas vezes à nossa revelia.

Tive um paciente de 25 anos, que por conta de sua história de vida, toda vez que tinha que se levantar para trabalhar, acabava perdendo a hora e dormindo. Resistia em se tornar adulto. Para ele, a transição mostrava-se penosa. Embora o seu Eu adulto quisesse trabalhar, sua Criança interior resistia em se acoplar a sua totalidade dando-lhe criatividade e impulso de vida. O problema é que a repetição do sono pela manhã envolveu seu cérebro num padrão repetitivo de letargia.

Você deve estar se questionando o que fizemos para mudar este padrão cerebral. Instalamos nele um novo padrão reflexivo, que penso ser algo semelhante, se não igual, ao estado meditativo cultuado pelo oriente. O cérebro dele passou a funcionar no circuito EMDR de cura emocional.

De acordo com a teoria acima, entendo que o cérebro de quem constantemente faz EMDR se treina neste estado ágil de reflexão e de solução de conflitos. Se não resolve por si ao longo do dia, faz as conexões para que a sessão terapêutica seja altamente eficaz e rápida. Com a prática, as conexões cerebrais mudam o foco para desenvolvimento e aprimoramento de si e auto-superação.

O estado mental da meditação, relaxamento, religiosidade é o mesmo, mas a crença e foco que colocamos nele é o que faz a diferença nos objetivos conquistados. Se atribuirmos um valor religioso para este estado, está tudo certo, se atribuirmos a intenção de baixar a pressão, funcionará também e se focarmos na cura emocional, o cérebro também estará apto ininterruptamente para este estado de desenvolvimento.
E você? Já parou para perceber se está na repetição de situações indesejáveis? Agora você já tem o conhecimento de que tudo pode mudar e você tem opção, pode escolher.

*Dalai significa “Oceano” em mongol e Lama é a palavra tibetana para mestre.
Tenzin_Gyatso é o atual Dalai Lama Dalai (14º da linhagem), líder e mentor do povo tibetano e doutor em filosofia budista que recebeu o  Nobel da Paz e mais de 100 títulos honoris causa. JL
Considerado patrimônio vivo da humanidade, o Dalai diz que: ‘Só através do amor, compaixão, tolerância, perdão, autoconhecimento e desapego é possível superar o sofrimento, sendo a meditação e a atenção plena, a chave principal para alcançar tais objetivos, pois com a mente serena e paz de espírito, o corpo entra em equilíbrio’.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Impermanência.

 
A impermanência é lei divina e é em conseqüência dela que tudo evolui, recriando-se a cada segundo. É, pois, na impermanência das coisas que está o próprio progresso inexorável a que todos estamos sujeitos.

Vemos a impermanência de tudo na própria natureza, quando o colorido da primavera se transforma na luz abrasadora do verão, que fenece na frutificação do outono, que descansa nas sombras frias do inverno e novamente desperta em luz viva na primavera.
E ainda que este movimento pareça circular e repetitivo, a cada volta completa manifesta-se num nível acima do anterior, evoluindo numa espiral ascensional de vida e amor.
E a cada nível superado, toda a natureza se renova, criando novas espécies, eliminando outras, adaptando-se constantemente à vontade de Deus.

Nenhuma consciência é descartável, mas todas são substituíveis no movimento contínuo de renovação da Criação, pois vão se seguindo, umas às outras, nos vários níveis, de modo que nenhum deles fique vazio e improdutivo. No momento em que uma consciência está pronta para ascender ao nível seguinte, outra consciência toma seu lugar, mantendo em movimento a engrenagem divina.

Nesse turbilhão ascensional, ninguém consegue ficar parado, ainda que se acorrente voluntariamente à aparência efêmera das coisas.
Ninguém é capaz de deter a própria evolução, ainda que ignore deliberadamente todos os movimentos contínuos da natureza em seu próprio ser.

Nesse universo em transformação, ninguém possui nada de si, a não ser o próprio processo interno de crescimento e evolução. E nesse despojamento espiritual com que Deus criou a todos, está a razão primordial de toda existência, pois é Nele que tudo começa e termina, no encontro sagrado do Alfa e do Ômega.

A cada torção da espiral, a consciência se recria, despojando-se, mais uma vez, do que pensa que é para retornar ao que realmente é no contexto divino universal.
E, no processo de recriar-se a cada ciclo de sua existência espiritual, a consciência se reinventa, agregando novas experiências e conhecimentos à sua estrutura essencial eterna.
Recriar-se e reinventar-se é processos internos contínuos, a que toda consciência está submetida em obediência à lei universal de impermanência.
Recriando-se e reinventando-se, a cada segundo, toda consciência renova consigo o próprio universo, que também se transforma no mesmo processo.

Nascer e renascer são partes do recriar-se e renovar-se, e estão muito além do simples nascer e morrer de um corpo físico.
Toda consciência nasce e renasce, de si mesma, a cada pensamento, a cada movimento, a cada nova invenção que faz consigo mesma, criando um novo ser.
Toda consciência nasce e renascem milhares de vezes a cada parto e a cada morte física, pelas emoções e sensações experimentadas a cada vez que estes fenômenos se repetem.

Nascendo e morrendo; renascendo e novamente morrendo; e recriando-se o tempo todo, continuamente, como ser divino, pleno e completo, auto descobrindo-se em camadas de existência que se desprendem aos poucos, pela ação irresistível da força centrífuga da própria espiral que a carrega.

E despindo-se de si para vestir-se de Deus, a consciência se eleva, às vezes sofrendo, às vezes sorrindo, trazendo consigo uma porção do universo, que traz consigo outras consciências, que trazem consigo outras porções de universo, que trazem consciências…

*Já diziam nossas avós, tudo passa, tudo passará... Nada é permanente, a não ser a própria impermanência das coisas.  JL

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Corpo Fala!


O Corpo Fala!

 O resfriado escorre quando o corpo não chora.

A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.

O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.

O diabetes invade quando a solidão dói.

O corpo engorda quando a insatisfação aperta.

A dor de cabeça deprime quando as dúvidas aumentam.

O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.

A alegria aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.

As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.

O peito aperta quando o orgulho escraviza.

A pressão sobe quando o medo aprisiona.

As neuroses paralisam quando a “criança interior” tiraniza.

A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

E as tuas dores caladas? Como elas falam no teu corpo?

Mas cuidado... Escolha o que falar, com quem, onde, quando e como...

Escolha alguém que possa te ajudar a organizar as idéias, harmonizar as sensações e recuperar a alegria.

Mas tudo depende, principalmente, de nosso esforço pessoal para fazer acontecer às mudanças na nossa vida!


Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!  ‘Cora Coralina’.


* Cuide do teu Corpo Físico,  Emocional, Mental e Espiritual... JL

domingo, 13 de novembro de 2011

Desejo-te...


Desejo-te uma fé enorme.
Em qualquer coisa, não importa o quê.

Desejo esperanças novinhas em folha, todos os dias.
Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo.

Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer o nosso.
Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades, mesmo que as mentiras e as verdades sejam impermanentes.

Que friagem nenhuma seja capaz de encabular o nosso calor mais bonito.
Que, mesmo quando estivermos doendo, não percamos de vista nem de sonho a ideia da alegria.

Tomara que apesar dos apesares todos, a gente continue tendo valentia suficiente para não abrir mão de se sentir feliz.

As coisas vão dar certo.
Vai ter amor, vai ter fé, vai ter paz – se não tiver, a gente inventa.

Quero-te ver feliz, te quero ver sem melancolia nenhuma.
Certo, muitas ilusões dançaram.

Mas eu me recuso a descrer absolutamente de tudo, eu faço força para manter algumas esperanças acesas, como velas.

Que seja bom o que vier, pra você.

'C.F.A'

*O Resto é Livre Arbítrio... JL

sábado, 12 de novembro de 2011

'Sementes'.

 
Está certo, nos encontramos
No momento certo, na hora marcada.
Mas será o caminho certo a escolher,
A semear?
Penso assim, lentamente, como
Uma flor a desabrochar,
Como o sol a nascer,
Como um ser a crescer.
A hora chega, as vidas se encontram,
Estradas distantes, caminhos longos.
Semear o amor
Que dará vida!

'Carminha Corrêa', em 11/11/11.

*Dum ventre jovem e forte, nasce um novo coração. Emociono-me sempre com um Ser a crescer....
Este belo poema... 'Foi presente de uma amiga', para mim e minha filha. Carminha Corrêa, merci ! JL 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pata-de-vaca / Bauhinia forficata.


Nome popular: Pata-de-vaca.
Nome científico: Bauhinia forticata.

Detectada a existência da pata-de-vaca desde a pré-história, porém, os primeiros estudos registrados sobre a planta foram realizados em 1929, os quais associam os compostos da erva no controle da glicose em pacientes diabéticos. O que se sabe, é que a pata-de-vaca, pode potencializar o efeito das drogas utilizadas no tratamento da doença.
Os compostos bioativos da pata-de-vaca não se encaixam no conceito de nutrientes, mas sim, em propriedades medicinais, como: antidiarreica, desintoxicante, diurética, hiperglicêmica, laxante, tônica renal e vermífuga. Também há dados de que a erva age na redução das taxas de colesterol.

Propriedades: É analgésica, depurativa, diurética, Abre o apetite, auxilia em casos de anemia, regimes de emagrecimento, obesidade, Cuida de afecções, hepáticas do estômago e do baço, problemas na vesícula, Indicada em casos de cálculos da bexiga, cálculos nos rins, diabete, diarréia, diurese, doenças do coração, doenças urinárias, gota.
Chá de Pata de vaca combate a diabetes, promovendo no pâncreas a produção de mais insulina, reduz o colesterol, emagrecedor e diurético. Usado também para problemas no fígado, intestinos e estômago, rins, diarréias, impedindo o aparecimento de açúcar na urina, insuficiência urinária, prisão de ventre, nos casos de poliúria ou urina solta.
No início dos estudos imaginava-se que esta planta ativava as células do pâncreas a produzir mais insulina. Posteriormente alguns pesquisadores informaram que esta planta era rica em Cromo, e era por isso que funcionava no tratamento da diabetes, pois este elemento parece estimular o aumento da produção de insulina. Mais recentemente descobriram que esta planta possui uma molécula quase que idêntica à insulina humana, tanto é que foi denominada de insulina vegetal. Isto foi realmente uma grande descoberta, pois mais uma vez a ciência confirma aquilo que a população já conhecia há muito tempo.

A pata-de-vaca é uma árvore que atinge, em geral, de 4 a 9 metros de altura. Suas folhas têm o tamanho de 7 a 10 centímetros de comprimento e possuem a forma da pata de uma vaca, daí o surgimento do nome. Ela produz grandes flores brancas e uma vagem castanha. As partes que podem ser consumidas são as cascas, as flores e as folhas, sendo a última a mais empregada no tratamento da diabete (chá), além de reduzir o acúmulo de gorduras no sangue.
Já a casca e as flores têm ação diurética e são indicadas para tratar úlceras e elefantíase.

O chá feito com as folhas da pata-de-vaca ajuda a reduzir o acúmulo de gorduras e de açúcar no sangue e combate também o colesterol
No uso culinário, a erva pode ser utilizado como base de sucos. Basta misturar o chá da planta com frutas e ingerir.
Encontra-se a pata-de-vaca, em forma de chá, cápsula e extrato.
Cuidados: é necessário prestar bastante atenção para na confundir a pata-de-vaca com outra planta do mesmo gênero – Bauhinea variegata, que é utilizada em ornamentação e possui flores róseas.

*Além de auxiliar na redução do colesterol, a planta faz parte de um estudo promissor que associa seus benefícios ao combate da diabete... JL

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Palavras do Mestre...



A paciência é o melhor recurso de que dispomos para nos defendermos internamento dos efeitos destrutivos da raiva.
Pensem bem: a riqueza não protege ninguém da raiva.
Nem a educação, por mais talentosa ou inteligente que a pessoa seja.
E a fama é inútil.
Só a proteção interior do autocontrole paciente evita que experimentemos o tumulto das emoções e pensamentos negativos.
A mente, ou espírito, não é física.
Não pode ser tocada ou ferida diretamente.
Só as emoções e pensamentos negativos podem feri-la.
Portanto, só a qualidade positiva correspondente pode protegê-la.

‘Dalai Lama’

*Enjoy the silence...
Estou precisando silenciar minha mente hoje ... JL

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Se Achar que Precisa Voltar... Volte...


Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente!
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-as.
Se perder um amor, não se perca!...
Se o achar segure-o!
Circunde-se de rosas e ame...
O mais é nada.
‘Fernando Pessoa’.
Volte... Sonhos, rosas, amor... JL

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Açúcar em Excesso Causa Envelhecimento da Pele.

 
Quando a idade avança é inevitável que apareçam algumas ruguinhas. Mas o envelhecimento da pele provocado pelo passar dos anos é pequeno e não causa muitos danos estéticos.
O que realmente agride a pele é o sol em excesso, o cigarro, a poluição, o estresse e algumas substâncias presentes nos alimentos. Esses são os verdadeiros vilões responsáveis pelas rugas, manchas e tumores.

Estes radicais livres provocam danos celulares, através de reações de oxidação, que estão ligados ao processo de envelhecimento.
Os raios UVA são os piores porque atingem a camada mais profunda, ou seja, a derme onde são produzidas as fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele.
Para reverter este processo de degradação é que lançamos mão dos antioxidantes e dos anti glicantes.

Frutas e verduras no combate de radicais livres. Os antioxidantes são substâncias capazes de combater os radicais livres, produzidos pelas células, quando em contato com os agentes nocivos como sol, estresse e poluentes.
Eles são encontrados nas frutas e verduras como romã, morango, abacate, blueberry, tomate, brócolis e muitas outras.
Também são encontrados em vários cremes ricos em coffeberry, vitamina C, ácido ferúlico e vitamina E. Os antioxidantes são substâncias com capacidade de neutralizar os radicais livres e podem ser de uso oral ou tópico.

A ação de retardar o envelhecimento do organismo ainda é discutida, mas várias delas tem ação comprovada sobre a pele, como clareamento de manchas, melhora da firmeza da pele e redução das rugas superficiais.
Os mais importantes são o picnogenol, vitamina C, vitamina A, ácido elágico e Coffee Berry, dentre outros. Em recentes trabalhos científicos foi provado que o uso de protetores solares associados a substâncias antioxidantes são capazes de proteger melhor a pele e até reduzir a vermelhidão causada pela exposição solar.

As boas marcas de filtros solares já acrescentaram antioxidantes em sua formulação.

Ingestão de açúcar destrói fibras de colágeno deixando a pele com flacidez.
Os anti glicantes são substâncias capazes de reverter um processo chamado glicação, que nada mais é um processo de destruição das fibras de colágeno desencadeado pela ingestão de açúcar.
Ocorre à formação de complexos de açúcar e proteína bastante rígidos, que tiram a elasticidade do colágeno levando ao envelhecimento da pele.

Para reverter este processo, basta diminuir o açúcar e aplicar alguns cremes antiglicantes.
O processo de glicação acontece quando uma molécula de açúcar em excesso (por aumento da ingestão de doces, massas, pães ou em doenças como o diabetes) se mistura com as proteínas formando estruturas rígidas que se acumulam na pele e danificam as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele.
Há perda da elasticidade que se manifesta através das rugas e flacidez, conhecido como envelhecimento intrínseco. Os anti glicantes, são uma nova classe de ativos para o tratamento do envelhecimento.

A carnosina tem ação comprovada e já disponível em produto industrializado para uso tópico. Alguns suplementos por via oral também podem ser associados.
Muitas substâncias ainda estão em estudo para reduzir este processo de glicação. Além do uso destes ativos, é importante manter uma dieta alimentar natural adequada e atividade física regular.
Se quiser ter uma pele de causar inveja, o mais importante é associar uma boa alimentação integral natural, incluindo frutas e verduras à redução do açúcar.

*O colágeno representa 25 % de toda proteína do organismo humano e é o principal componente protéico de órgãos como pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Sua principal função é estrutural, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas. Fortalece os tecidos, promove elasticidade e resistência à pele, aos músculos, tendões, meniscos, ligamentos, veias, vasos e artérias, realizam a distribuição de fluídos em vasos sanguíneos e linfáticos. JL

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ausência...

"O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar".

"Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra, disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida".


Ausência...

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

'Drummond'.


*Drummond, considerado um dos maiores representantes da literatura brasileira do século XX.
Parabéns Drummond por esta data querida... JL

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nação Rivotril.

 
O Brasil é o maior consumidor de Rivotril do mundo. Saiba como um calmante tarja preta tem sido usado para aplacar os sentimentos ruins de jovens, trabalhadores e donas de casa.
Todo mundo tem um refúgio a que costuma recorrer para aliviar o peso dos problemas. Pode ser um lugar tranquilo, talvez a praia. O pensamento em uma pessoa querida. Uma extravagância, como compras ou aquele prato proibido pelo médico.

Ou pode ser o armarinho de remédios de casa.

Na farmácia não se encontra produto descrito como "paz em drágeas" ou "xarope de paz". Mas muita gente acha que é isso o que deveria dizer o rótulo do Rivotril, um ansiolítico (ou, popularmente, um calmante). Rivotril é prescrito por psiquiatras a pacientes em crise de ansiedade - nos casos em que o sofrimento tenha causa bem definida. Mas tem sido usado pelos brasileiros como elixir contra as pressões banais do dia a dia: insônia, prazos, conflitos em relacionamentos. Um arquiinimigo dos dilemas do mundo moderno.

Tanto que o Brasil é o maior consumidor do mundo em volume de clonazepam, o princípio ativo do remédio. Serão 2,1 toneladas em 2010, o que coloca o Rivotril no topo das paradas farmacêuticas daqui. É o 2º remédio mais vendido no país, à frente de nomes como Hipoglós e Buscopan Composto em 2004, era o 4º da lista. Só perde agora para o Microvlar, anticoncepcional com consumo atrelado à distribuição pelo governo via Sistema Único de Saúde (SUS).

E olhe que o Rivotril é um remédio tarja preta. Só pode ser comprado na farmácia com a receita do médico em mãos. "A maior parte das vendas desse medicamento acontece via prescrição. Mas muitos conseguem o remédio com receita em nome de outros pacientes ou até pela internet". Em alguns casos, até há a prescrição, mas de um médico não especialista. "Ginecologistas costumam prescrever Rivotril para pacientes que sofrem fortes crises de TPM". Até porque poucos brasileiros vão ao psiquiatra, de acordo com a Roche, laboratório responsável pelo Rivotril. "Grande parte dos brasileiros tem dificuldade de acesso a psiquiatras, e isso está relacionado à prescrição do Rivotril por médicos não especialistas", afirma diretor-médico da Roche.

Foi assim, por via não ortodoxa, que a popularidade do Rivotril cresceu. Não é difícil ouvir donas de casa recomendando o remédio a uma amiga que tem tido problemas para dormir. "Quem nunca ouviu que uma tia ou uma vizinha toma Rivotril há 20 anos e só dorme com isso"? Ou achar relatos do tipo " Rivotril é meu melhor amigo" no Orkut e no Facebook. Nessas histórias, o Rivotril aparece sempre como um freio para sentimentos como medo, rejeição, angústia, tristeza e ansiedade. "Houve Big Brother em que eu estava com muita ansiedade e usava Rivotril para entrar no ar", disse Pedro Bial em entrevista à revista Playboy. O remédio tem sido usado até para cortar o efeito de outras drogas, segundo o psiquiatra André Gustavo Silva Costa, especialista em tratamento de dependentes químicos. "Jovens têm tomado o Rivotril para cortar o efeito de drogas como cocaína. Eles querem dormir bem para conseguir trabalhar no dia seguinte".

O que é que o Rivotril tem?
Mas que mágica é essa? Quando somos pressionados, algumas áreas do cérebro passam a trabalhar mais. Vem a ansiedade. O Rivotril age estimulando justamente os mecanismos que equilibram esse estado de tensão, inibindo o que estava funcionando demais. A pessoa passa a responder menos aos estímulos externos. Fica tranquila. Ainda que o bicho esteja pegando no trabalho, o casamento indo de mal a pior e as contas se acumulando na porta. É essa sensação de paz que atrai tanta gente. Afinal, a ansiedade traz muito incômodo: suor, calafrios, insônia, taquicardia... "Muitas vezes o sofrimento se torna insuportável. O remédio é valioso quando o paciente piora". Para a carioca Bruna Paixão, de 32 anos, funcionou. "Um dia tomei uma bronca do meu chefe e fiquei péssima. Só pensava nisso. Aí resolvi tomar Rivotril para dormir. Tinha uma caixa em casa, dada por um amigo médico. Assisti um pouco de TV, conversei com um amigo no telefone e fui ficando bem".

Justamente por trazer essa calma toda, o  Rivotril não é recomendado a qualquer um. Seu consumo por profissionais que têm de se manter ágeis e em estado de alerta, como pilotos de avião e operadores de máquinas, por exemplo, é desaconselhado. "O Ritual dá a falsa impressão de que a pessoa produz mais, mas a verdade é que o remédio só deixa mais calmo".

Não é só com o Rivotril que isso acontece. Os calmantes da família dele, os chamados benzodiazepínicos, têm o mesmo papel. São remédios como Lexotan, Diazepam e Lorax. Em parte, o Rivotril ficou famoso ao pegar carona na onda dos "benzo". Eles surgiram na década de 1950, e logo virou os substitutos para os barbitúricos, como o Gardenal. Os barbitúricos têm indicação semelhante à dos benzo. Mas são mais perigosos: a linha entre a dosagem indicada para o tratamento e aquela considerada tóxica é muito tênue. A mais famosa vítima dos excessos de barbitúricos foi Marylin Monroe (embora haja dúvidas sobre o envenenamento acidental da atriz). Quando surgiram os benzodiazepínicos, o mundo achou um combate mais seguro à ansiedade. "Uma overdose de remédios como o Rivotril é praticamente impossível".

É verdade, o Rivotril tem berço, vem de uma família benquista pelos médicos. Isso já garante uma popularidade. Mas ele tem uma vantagem extra em relação aos parentes. Seu tempo de ação é de, em média, 18 horas no organismo, entre o início do relaxamento, o pico do efeito e a saída do corpo. É o que os médicos chamam de meia-vida. "A meia-vida do Rivotril é uma das mais confortáveis para o paciente, porque fica no meio-termo em relação aos outros remédios para a ansiedade e facilita a adaptação". Na prática, esse meio-termo significa que o efeito do Rivotril não termina nem cedo demais, o que poderia fazer o paciente acordar de uma noite de sono já ansioso, nem tarde demais, o que não prolonga a sedação por um período maior que o desejado.

No Brasil, o Rivotril tem ainda outra vantagem importante. Repare: somos os maiores consumidores mundiais do remédio, mas estamos apenas na 51ª colocação na lista global de consumo de benzodiazepínicos. Ou seja: o mundo consome muitos benzo, nós consumimos muito Rivotril. Por quê? Por causa do preço? Uma caixa de Rivotril com 30 comprimidos (considerando a versão de 0,5 miligrama) custa em torno de R$ 8. O principal concorrente, o Frontal, da Pfizer, custa cerca de R$ 29.

Tudo isso faz o pessoal se esquecer da tarja preta do remédio. Mas ela está lá por um motivo, é claro. E esse motivo é o risco de dependência.

O risco é o mesmo visto em outros benzodiazepínicos. São dois, aliás. O de dependência química e o de dependência psicológica. Na química, o processo é parecido com o gerado por drogas como álcool e cocaína. O uso prolongado torna o cérebro dependente daquela substância para funcionar corretamente. A outra dependência é a psicológica. A pessoa até para de tomar o remédio, mas mantém uma caixa sempre no bolso como precaução. "Cerca de 80% das pessoas que usam benzodiazepínicos ficam dependentes em 2 ou 3 meses de uso", diz Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas, de São Paulo. "E a maioria tem sídrome de abstinência se o remédio for tirado de uma hora para outra".

Em casos mais graves, a abstinência pode levar o paciente a uma internação. A pessoa pode ver ouvir e sentir coisas que não existem, apresentar delírios (como ser perseguida por extraterrestres), agitação, depressão, apatia, entre outros sintomas. E para cortar a dependência? "O paciente precisa querer parar. Há drogas que tratam os sintomas da abstinência em no máximo 4 semanas". Livrar-se do Rivotril é duro porque é preciso enfrentar todos os fantasmas de que o paciente queria se livrar quando buscou o remédio. Afinal, o remédio só esconde os problemas. Eles continuarão lá, à espera de solução. O verdadeiro adeus é o momento em que se aprende a lidar com a ansiedade. Sozinho.

Fonte: Superinteressante.
*Rivotril, Lexotan, Diazepam, Lorax e Gardenal   X  Meditação. JL