segunda-feira, 26 de março de 2012

Arroz Integral / O Alimento Principal.



O arroz integral só apresenta vantagens em relação ao arroz branco. Enquanto o integral tem grãos intactos, preservando assim à película e o gérmen, onde se encontra a maior concentração de nutrientes; o arroz branco polido não tem a película, vitaminas, minerais e fibras, por conseqüência tem menor valor nutricional.

O arroz branco é processado nos moinhos, até que fique completamente branco, perdendo com isto muito mais da metade de seu valor nutritivo (pode chegar a 75% de perdas), que está justamente na película escura que faz o revestimento do grão. Isto depois é dado aos porcos no farelo e este animal cresce forte e sadio, enquanto o homem come o alimento empobrecido em nutrientes, o resto, a sobra do arroz, o amido totalmente sem farelo. E é justamente o farelo, esta casquinha grudada no grão do arroz integral, que ajuda a combater a prisão de ventre tão comum e prejudicial à maioria das pessoas.

Nosso intestino precisa de alimento fibroso, celulose, farelo, para funcionar bem. Já o arroz branco prende o intestino, pois é rico em goma, amido, cola e gruda nas vilosidades intestinais.

O arroz integral é rico em, proteínas, aminoácidos, minerais e vitaminas A, B1, B2, B6, C e E, e fibras, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.  Como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz branco que é processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido. O arroz integral é mais saboroso e que a fibra protetora do grão (parte mais importante do produto), possui a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para formação de novas células.

A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Quando é retirada a película, a grande maioria destes componentes e nutrientes se perde.

Consumo regular do arroz integral traz muitos benefícios:

Diminui os problemas intestinais como a constipação.
Melhora o metabolismo da glicose nos diabéticos.
Protege o sistema nervoso, devido à vitamina B1.
Melhora o metabolismo da contração muscular, sendo excelente para todos, e especialmente para atletas.
É isento de glúten, portanto celíacos podem consumir.
Combate, inclusive, o excesso de colesterol e é excelente eliminador de toxinas em geral.
Da alcalinidade sanguinea e digestiva / intestinal.

Aumentar a quantidade de fibras é uma boa dica para quem deseja emagrecer, pois as fibras demoram mais tempo para serem digeridas, assim prolongam a sensação de saciedade. Mas, ao se aumentar a quantidade de fibras, deve-se aumentar também a quantidade de água.

Apesar de ter um valor calórico um pouco maior, tem o índice glicêmico menor. Portanto, não há alteração calórica significativa na dieta. Por ser um carboidrato, desse modo um alimento energético, deve ser consumido em porções que condizem com a necessidade de cada pessoa.

O arroz integral dá uma saciedade mais prolongada, já que ele é rico em fibras e carboidratos de absorção mais lenta, o que faz com que os níveis de glicose não aumentem rapidamente (ideal para quem tem diabetes e para preveni-la), por isso recomendado para quem quer perder peso. Mas eu recomendo para toda gente, por suas enormes quantidades de nutrientes.

Há três tipos de arroz integral: o cateto, o agulha e o vermelho, que se diferem principalmente quanto à cor e forma, já que as propriedades nutricionais são bem semelhantes. O arroz cateto e o vermelho em minha opinião são os melhores.
O alimento deve nutrir e nos fazer pessoas saudáveis. Desse modo, devemos comer para viver e não viver para comer! O arroz integral é uma ótima opção para iniciar uma alimentação saudável ou uma reeducação alimentar natural e saudável.

*Quando se refina o arroz até deixá-lo branco completamente, destrói-se também o gérmen e ele não tem mais vida; é, portanto um alimento morto. Mas um grão de arroz integral continua tendo vida e, se for plantado, germina! Eu indico o arroz integral na maioria das dietas pelo fato de ter uma maior concentração de nutrientes. A película tem uma maior concentração de fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e diminuem a fome e reduz nossa taxa de glicemia. Vamos comer alimentos com viva. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário