segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Condimentos Japoneses


Condimentos japoneses na alimentação natural.

Os condimentos tendem, gastronomicamente, a introduzir sabores pronunciados na alimentação. Nutricional mente pode contribuir para o equilíbrio alimentar e corrigir a refeição. Ajudam a digestão e adicionam vitaminas e minerais à comida.

Sendo cinco os sabores, percebe-se que os condimentos jogam assumidamente com eles. Estes cinco sabores são: ácido, amargo, doce, picante e salgado, podendo encontrar-se numa variedade de produtos disponíveis no mercado de alimentos naturais.

Os condimentos podem intervir na cozinha ou já à mesa. Porque o seu uso à mesa pode ter o risco de sublinhar o sal que a comida cozinhada já contenha, só devem ser usados depois de ter sido verificado que são necessários. Mas também podem trazer vantagens, se a comida for confeccionada com pouco sal e os condimentos à mesa disfarçarem isso.

Particularmente apreciados pela generalidade dos adeptos de alimentação, os condimentos japoneses naturais evidenciam-se como produtos cujo método de feitura foi trabalhado ao longo de centenas ou até, no caso de alguns, milhares de anos. Isto confere, à partida, a garantia de produto natural, já que, nesses tempos, nem a tecnologia era pesada nem os químicos de síntese estavam disponíveis e eles continuam a ser feitos de forma semelhante.

No oriente a soja, pela sua riqueza em aminoácidos, hormônios, gorduras, vitaminas e minerais, é uma fonte fértil e variada de alimentos sem os quais a gastronomia e a alimentação desses países seriam incapazes de cumprir as suas funções. São derivados da soja alguns dos mais importantes condimentos disponíveis nas lojas de produtos naturais.
Porém outros ingredientes são, numa variedade de composições, também usados.

*SHOYU e TAMARI:
Estes dois molhos de soja, naturais não têm nada a ver com os molhos comuns vendidos nas lojas de produtos orientais.

O shoyu e o tamari – são feitos segundo o método tradicional, contendo o primeiro trigo, soja, água e sal e o segundo soja, água e sal. Ambos contêm koji como agente fermentativo. O shoyu fermenta um a dois anos, é menos espesso e tem um sabor menos forte que o tamari. Algum do seu aroma perde-se um pouco se for longamente cozinhado, portanto, apenas de ser mais saudável não o consumir cru, é melhor também não ter como hábito não deixar a cozinhar muito tempo.

Originalmente, o tamari é um derivado da feitura do misô, sendo o líquido que se forma na parte superior do misô, ao longo do processo de fermentação. Porém no mercado o que existe é um produto conseguido com metodologia semelhante à do shoyu, apesar de o tamari ser mais espesso e forte. Se usados apropriadamente, são temperos que dão um sabor fantástico à comida, especialmente em pratos de leguminosas ou alimentos protéicos.
Sabor predominante: salgado.
P.S – Não é preciso usar muito, já que tem um sabor forte e salgado.

*MISÔ:
Esta pasta de soja fermentada é principalmente usada em sopas, apesar de ser incluído em receitas de certos molhos, patê... Existem vários tipos de misô: de soja, de cevada, de arroz, etc...
Sabor Predominante: salgado – Muito usado em sopas de misô e misô shirro.
O misô, também referido como pasta de soja, tem sempre como ingredientes básicos o feijão de soja, a água e o sal, mas não se resume à simples junção destes ingredientes. O que lhe dá a especificidade que o caracteriza é a fermentação láctica que desenvolve, desencadeada pelo Koji, uma cultura enzimática (Aspergillus oryzae) (lactobacillos, bifidus, para a flora intestinal) ,empregue em vários alimentos tradicionais japoneses.

*TEKKA:
Mistura de cor escura, composta de várias raízes moídas (cenoura, lótus, bardana, gengibre), óleo de sésamo (gergelim), e misô de soja. Usa-se à mesa, sobre o cereal, arroz integral, cevada, millet, etc... Fortalece o coração.
Sabor predominante: amargo e salgado.
Usar em pequena quantidade.

*GOMÁSIO:
Obtém-se tostando levemente sementes de sésamo e sal moendo-os num almofariz. Também existe no mercado já moído e pronto.
Usa-se em vez do sal de mesa, polvilhando sobre o cereal (principalmente o arroz), ficando igualmente bem no temperar da salada e em molhos.
Sendo conhecida como uma semente muito rica em cálcio, o sésamo também atua como excelente alimento cerebral, não custa a perceber que o gomásio é um estimulante do cérebro. É frequentemente usado para controlar a acidez do estômago, dos intestinos e do organismo em geral. É também eficaz em dores de cabeça provocadas por excesso de café ou álcool e para enjôos e tonturas.
Sabor predominante: salgado.

*ALGA NORI TOSTADA:
Excelente fonte de minerais - iodo, cálcio, magnésio, ferro, Proteína.
Para obter este condimento, basta tostar ligeiramente a alga nori e cortá-la em pedaços pequenos. Esta alga é rica em proteína, contendo todos os aminoácidos. Esta é uma forma prática de em viagem continuar a consumir alga, já que esta preparação pode ser guardada num frasco.
Sabor predominante: salgado e doce.
P.S - Usa-se sobre o cereal, saladas e sopas, etc...

*AMEIXA UMEBOSHI:
É um fruto japonês colhido ainda verde, sendo depois fermentado em sal durante vários meses. Na cozinha usa-se normalmente a pasta de umeboshi, que não é mais do que as ameixas fermentadas reduzidas a uma pasta uniforme. É um alcalinizante natural, que ajuda à digestão normaliza a qualidade da flora intestinal e equilibra o excesso de acidez (nomeadamente do estômago) e os excessos alimentares ou de bebidas.
Sabor predominante: salgado e ácido.
Usar moderadamente.

*VINAGRE DE ARROZ:
É usado em saladas, peixe, legumes, etc...No Japão, é um clássico na preparação de sushis.
Sabor predominante: salgado e ácido.
P.S – Procure usar vinagres sem açúcar – Vinagre de maça, vinagre de ameixa umeboshi, vinagre de vinho, etc...

*MIRIN:
É um condimento de sabor doce, subtil, elegante, feito a partir de arroz e koji. Excelente em certas sobremesas como saladas de frutas e pudins ou algumas preparações com seitan (proteína vegetal, originária do trigo).
Sabor predominante: Doce.

*GENGIBRE:
Apesar de não ser uma planta exclusiva do Japão, o gengibre ganhou raízes na alimentação natural a partir de receitas de livros macrobióticos.
Fortalece os intestinos, aquece o organismo e dá energia, sendo um estimulante geral.
Sabor predominante: Picante.
P.S – encontra-se gengibre fresco, seco e em pó.

*ÓLEO DE SÉSAMO TOSTADO:
O óleo de sésamo é m dos óleos que há mais tempo começaram a ser usados pelo homem. O povo Japonês também faz uso tradicional de uma outra variedade de óleo de sésamo: o tostado, obtido com as sementes previamente tostadas. Fica assim com uma cor escura e um sabor mais intenso e requintado. É um extraordinário tempero para saladas e salteados rápidos.
Sabor predominante: Amargo.
*Pode diluir com óleo de sésamo cru ou azeite de oliva extra-virgem.

*PÓ DE ALGAS TOSTADA:
Algas iguarias do mar, ricas em minerais como: iodo, cálcio, magnésio, ferro, etc...
Normalmente feito com a alga kombu ou a wakame. São tostadas no forno durante cerca de 20 min. A seguir moer bem até ficar bem fininha.
Usam-se à mesa sobre o cereal. Convêm as pessoas em dieta hipossódica.
Sabor predominante: salgado.


*Esses condimentos fazem parte da minha alimentação diária! JL

*O Japão é uma nação antiga, com uma história rica, intensa e profunda! JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário