segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mais vale PREVENIR do que REMEDIAR.



Uma das características que distingue as Medicinas Naturais (MN) da Medicina Convencional (MC) é o seu papel preventivo e a importância que lhe dá. Enquanto a MC se preocupa apenas com a doença já instalada e como fazer desaparecer os sintomas, a MN olha, sobretudo para o doente, procura saber por que adoeceu, trata o problema na sua origem e, sobretudo dá a chave para uma prevenção eficaz.

Os interesses econômicos da indústria médico-farmacêutico impedem-na de investir na prevenção por não lhe ser rentável e até prejudicial em longo prazo - diminuía o número de clientes, perdão, de doentes...

Procura antes investir em métodos de tratamento artificializados, mas que lhe tragam os lucros da exclusividade da patente, ignorando os métodos naturais simplesmente por não serem patenteáveis mesmo sendo eficazes secundários.

E, no entanto faz-nos crer que só lhe interessa o nosso bem-estar. Mas, embora não rejeitemos a importância da MC, o fato é que a saúde é algo que não depende da tecnologia de ponta, das instituições médicas, dos hospitais ou dos fármacos.

A saúde depende sim do ar limpo, da água cristalina, de alimentos naturais e orgânicos, e de uma vida emocional e social sãs

Não somos mais saudáveis por haver mais hospitais, transplantes de órgãos ou sistemas de vacinação, mas seremos sim se houver uma prevenção feita seriamente com todos os meios disponíveis e no interesse exclusivo da saúde pública.

"Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio". Hipócrates.

*Doa a quem doer... Prevenção é tudo! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário