quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

FRIEDRICH NIETZSCHE.

 "Para que haja arte, para que haja uma ação ou uma contemplação estética qualquer, uma condição fisiológica preliminar é indispensável: a embriaguez.
É preciso em primeiro lugar que a embriaguez tenha aumentado a irritabilidade de toda a máquina: de outra forma, a arte é impossível.
Todos os tipos de embriaguez, ainda que estejam condicionados o mais diversamente possível, têm potência de arte: acima de tudo a embriaguez da excitação sexual, essa forma de embriaguez mais antiga e primitiva.
De igual modo, a embriaguez que acompanha todos os grandes desejos, todas as grandes emoções; a embriaguez da festa, da luta, do ato de bravura, da vitória, de todos os movimentos extremos; a embriaguez da crueldade; a embriaguez da destruição, a embriaguez sob certas influências meteorológicas, por exemplo, a embriaguez da primavera, ou então sob a influência dos narcóticos; finalmente, a embriaguez da vontade, a embriaguez de uma vontade acumulada e dilatada.
O essencial na embriaguez é o sentimento da força aumentada e da plenitude. Sob o domínio desse sentimento nos abandonamos às coisas, as obrigamos a tomar algo de nós, as violentamos".


"Julgamentos, apreciações da vida, pró ou contra, não podem, em última instância, jamais ser verdadeiros: o único valor que apresentam é o de serem sintomas - em si, esses sintomas não passam de tolices. É necessário, portanto, abrir os dedos para tentar tocar de leve essa finesse extraordinária de que O VALOR DA VIDA NÃO PODE SER APRECIADO".

"Ajuda-te a ti mesmo: então todos te ajudarão. Princípio de amor ao próximo".


*FRIEDRICH NIETZSCHE, o filósofo que mais gosto!!! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário