segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

GENGIBRE - Zingiber officinale


O gengibre é um estimulante gastrintestinal e antiinflamatório, combate reumatismo e artrites.

Princípios Ativos:
Óleos essenciais contendo: zingibereno, zingiberol, gingerona, felandreno, canfeno, cineol, borneol e citral. Resina (gingerol), saponinas. O gengibre contém ainda uma resina contendo gingerol e zingerona.

Características da planta:
Partes usadas - Rizoma – É uma planta vivaz, possuindo odor aromático e sabor muito picante. O rizoma, que chamam também de raiz, é rasteiro, carnoso, espesso e nodoso. Contém uma substância que é uma espécie de massa sólida e aquosa. É uma planta quente, isto devido ao seu sabor acre e picante.

As folhas do gengibre são de cor verde-escura, são lisas na face superior e um tanto ásperas na inferior. Suas flores amarelas são numerosas. O seu plantio deve ser feito com os pedaços do rizoma, que contenham um olho (gema), e separados à distância de 10 cm um do outro. Vegeta melhor em climas quentes, em terrenos arenosos, leves, férteis, humosos e bem drenados. A colheita começa a acontecer 7 meses após o plantio, quando as hastes ficam amareladas.

Ação Fisiológica:
Estimulante das funções digestivas e intestinais. Alguns investigadores provaram, através da experimentação clínica, que o gengibre possui marcada ação hipolipidemiante, reduzindo as taxas de colesterol e triglicerídeos. Alguns autores referem propriedades afrodisíacas no gengibre, todavia tal fato não está minimamente comprovado.

Principais Indicações:
Perturbações digestivas, arteriosclerose, cólicas intestinais, eliminador de gases do estômago e intestino, estimulante da digestão, dores reumáticas (reumatismo, artrite), entorses, dores musculares, estimulante circulatório, nevralgias, asma brônquica, bronquite, amigdalite, rouquidão, tosse, sinusite, rinite, náuseas e vômitos. Tem também uma ação antiinflamatória.

Principais Formas:
Pó, extrato fluido, tintura, comprimidos, cápsulas de gelatina, cristais e in natura.

O gengibre é também usado em tratamentos externos: ex: em forma de compressa.

Princípios Ativos:
Seu uso é contra-indicado para portadores de cálculos biliares, em mulheres grávidas, sangramentos e menstruação excessiva.


*É muito usado como tempero de vários pratos da cozinha oriental!!! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário