sexta-feira, 4 de junho de 2010

Alimentos Funcionais e Probióticos.

Alimentos Funcionais na Linha de Frente.

Alimentos Funcionais são aqueles alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que fornecem benefício à saúde, seja com prevenção ou tratamento de doenças.

De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados aqueles que possuem componentes muitos benéficos para o corpo, fornecem energia e uma nutrição adequada, produzindo outros efeitos que proporcionam saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas patologias agudas e crônicas.
São promotores de qualidade de vida, bem estar, fortalecimento do sistema imunológico e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas patologias.

A conceituação dos alimentos funcionais tem sido discutida por diferentes grupos e tende e refletir os interesses de cada segmento. Há grupos que atribuem e esses produtos a função de curar ou prevenir doenças, enquanto outros preferem restringir suas discussões a propriedades que possam ir além da nutrição.


Os Melhores Alimentos Funcionais São:

*Fibras – São solúveis e insolúveis.
Encontrados em cereais integrais – arroz, aveia, cevada, centeio, trigo, quinoa real e farelo de trigo. Leguminosas – feijões, soja e ervilha. Hortaliças – com talos e frutas com casca. Melhoram o funcionamento do intestino. As solúveis ajudam no controle do nível de açúcar e da obesidade, porque aumentam a saciedade.

*Ácido Linolênico:
Óleos de linhaça dourada, azeite de oliva, soja, nozes, castanha-do-pará e amêndoas – Estimulam o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória.

*Flavonóides:
Eles são encontrados na soja, nas frutas cítricas, no tomate, no pimentão, alcachofra, cereja, morango, berinjela e na salsa. E tem atividade anticâncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante.

*Isoflavonas:
Encontradas na soja e em seus derivados. Ajudam a aliviar os sintomas da menopausa e previnem contra alguns tipos de câncer. As proteínas de soja reduzem ainda os níveis de colesterol.

*Licopeno:
Está no tomate e nos derivados, na goiaba vermelha, no pimentão vermelho, na melancia, entre outros. Tem ação antioxidante, reduz níveis de colesterol e, segundo estudos científicos, atuam em certos tipos de câncer como de próstata.

*Luteína:
As folhas verdes (luteína), o pequi e milho (zeaxantina) são antioxidantes que protegem contra a degeneração macular.

*Ômega 3:
Peixes como sardinha, salmão, atum, anchova e arenque. Reduz o colesterol ruim e tem ação antiinflamatória. Essencial para o desenvolvimento do cérebro e a retina de recém-nascidos.

*Probióticos:
Fermentados – missô, shoyu, iogurtes com lactobacilos e outros. Estimulam as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de prisão de ventre e câncer de intestino.

*Sulfetos:

Alho e cebola contêm grande quantidade. Eles reduzem o colesterol, a pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e protegem contra o câncer gástrico.

*Tanino:
Encontrado na maça, no manjericão, na manjerona, na sálvia, na uva, no caju e na soja. É antioxidante, anti-séptico e vasoconstritor.

*Carotenóides:
 Cenoura, abóbora e mamão.

*Betacaroteno – pro vitamina A.


OS PROBIÓTICOS: (substâncias bioativas):


São microorganismos vivos que ao serem ingeridos, chegando vivos ao intestino e liberam ácidos como o lático (da espécie dos lactobacilos e estreptococos) e o acético, que têm a capacidade de melhorar a atividade intestinal e facilitar a digestão e absorção de nutrientes. Ajuda no movimento peristáltico dos intestinos e na flora intestinal também.

Os probióticos inibem as bactérias patogênicas e ajudam a prevenir infecções, diminuem a produção de substâncias nocivas, absorvem e eliminam as substâncias causadoras de doenças relacionadas ao estilo de vida, como arteriosclerose, hipertensão e colesterol, entre outras.

Os efeitos imunológicos dos probióticos estão sendo intensamente estudados para descobrir outros benefícios que os microorganismos desempenham na manutenção das defesas do organismo.


*Os melhores alimentos na prevenção de doenças são sem dúvida os alimentos funcionais e os probióticos. Há uma tendência de crescimento na produção destes alimentos em todo o mundo. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário