terça-feira, 15 de junho de 2010

Linhaça Dourada / Linho / Lino - (Linum usitatissimum).

Propriedades da Semente de Linhaça.

Nos últimos anos tem-se falado muito dos efeitos curativos da semente de linhaça – dourada ou marrom.

A semente de linhaça dourada é importada do Canadá e dos E.Unidos.
Os investigadores do Instituto Científico para Estado da Linhaça do Canadá e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

As investigações e as experiências clínicas têm demonstrado que o consumo em forma regular de sementes de linhaça previne ou até mesmo a cura de numerosas doenças – Câncer: de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc...
Protege o organismo e evita a formação de tumores.
Fonte natural de fibras, lignanas e ômega 3, e ômega 6, 9, fitoestrógeno, vitaminas e minerais
Suas sementes apresentam propriedades emolientes e laxantes.

A semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos, um deles é a Lignana . A linhaça contém 100 vezes mais Linana que os melhores grãos integrais.
Além da alta concentração de fibras, ômega 3, 6, a linhaça é muito rica em um Fito estrógeno chamado Lignana = São compostos fito estrógenos que imitam a ação do estrogênio, promovendo o equilíbrio hormonal.

Uma das características únicas da linhaça é que contém uma substância chamada Taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exercem um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. JH. Vane, Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais, ômega 3, 6 9 na prevenção de problemas cardíacos.

A semente de linhaça dourada é muito rica em cálcio, magnésio, fósforo, minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, possui Vitamina E, e é um excelente antioxidante natural.
A linhaça por conter muitos óleos essências, retarda o envelhecimento da pele, é considerado um excelente rejuvenescedor.

A linhaça ajuda a controlar a obesidade, elimina o colesterol, excelente para baixa de peso, e da saciedade por ser rico em fibras dietéticas (solúvel e insolúvel), excelente para Diabete (reduz açúcar no sangue), controla picos de glicemia.
Excelente alimento para os olhos. Atua à nível da secura do olho, secura vaginal, gordura nas vistas, falta de lágrimas, etc...
Produzida de forma orgânica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, possui alto teor vitamínico e seus benefícios nutricionais são indiscutíveis.

Como e onde atua a linhaça:

*Sistema Imunológico:

A linhaça por conter os azeites essências, ômega 3, 6, 9, e um grande conteúdo de nutrientes que precisamos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Útil para o tratamento da anemia. Alivia alergias e Lupus.

*Doenças Inflamatórias:

Diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em Ti te, tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc...

*Sistema Digestivo / Intestinal:

Ajuda no tratamento e cura do câncer do intestino, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. Previne os divertículos nas paredes dos intestinos. É um laxante suave.

*Retenção de líquidos:

O consumo regular da linhaça ajuda os rins a excretar água e sódio. A retenção de água (edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

*Sistema Nervoso:

As sementes de linhaça são essenciais no tratamento da pressão arterial. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos idosos, os problemas de conduta (esquizofrenia), A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmisores.

*Condições da Pele e Cabelo:

O consumo de linhaça torna a pele mais suave, antienvelhecimento. É ideal para pele seca e pele sensível aos raios do sol. Atua muito bem em casos de psoríase e eczema.
É excelente para a calvície e também no tratamento da caspa. Enfim qualquer problema relacionado com o couro cabeludo.

*Diabete:

O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Boa notícia para o insulinodependente.

*Vitalidade Física:

Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício, pois ela contém magnésio e cálcio...

*Sistema Cardiovascular:

A linhaça é ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, desfaz os coágulos sanguíneos. Regula o colesterol ruim.

*Modo de Uso:

A linhaça deve ser tostada ou triturada para ser consumida. Não convém comer in natura, pois os grãos são lisos e fogem da mastigação, ( escorrega).
Usar com frutas, em vitaminas, em pães, bolos, na refeição, no suco, no leite de soja, enfim em tudo um pouco de linhaça.
Tomar duas colheres de sopa por dia ou quatro colheres de sobremesa ao longo do dia.

*Encontra-se linhaça na Forma de:

Em cápsulas de 500 a 1000mg.
Linhaça dourada orgânica – em pó ou tostada.
Em forma de azeite – óleo de primeira pressão a frio .

*Pode ser usada por mulheres grávidas, idosos, crianças, enfim... Todas as idades.
* Uso interno e externo (máscaras facial, manchas, acne, espinhas, pano branco) sua geléia ajuda a nutrir o cabelo.

*Linhaça fonte de juventude interna e externa. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário