segunda-feira, 19 de março de 2012

Arroz Branco, um Veneno para o Diabético.

Consumir arroz branco frequentemente favorece o aparecimento do diabetes tipo 2, enquanto que o risco de ter a doença é reduzido com o consumo de arroz integral, revela um estudo americano. Cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard acompanharam o consumo de arroz branco e integral por 157.463 mulheres e 39.765 homens, que foram seguidos em três estudos diferentes durante 14 a 20 anos.
 
Os cientistas descobriram que as pessoas que consumiam arroz branco cinco vezes por semana tinham 17% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 que aqueles que o comiam uma vez por semana apenas.

O diabetes tipo 2, se manifesta em geral na idade adulta. Há quase 24 milhões de diabéticos nos Estados Unidos (8% da população). Acreditamos que substituir o arroz branco e outros grãos refinados por grãos integrais, como o arroz integral, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2.
 
Mas desde o século XX, os progressos feitos nas tecnologias do tratamento do cereal possibilitaram uma produção em massa de cereais refinados. Durante este processo, a casca do grão, assim como as partes intactas do germen, é retirada para produzir arroz branco que, de fato, consiste em um endospermo cheio de amido.
 
Deveríamos eliminar de nossa dieta tudo o que é refinado: açúcar, farinha, arroz branco. Tudo o que é industrializado já não faz bem ao nosso organismo, agora o que é refinado, processado e clareado, é pior ainda! O arroz (assim como o açúcar e a farinha) passa por processos químicos para que fiquem branquinhos e soltinhos, e isso fazem com que percam praticamente todas as suas propriedades nutritivas, tornando-se antinutrientes, alimentos vazios e que só contém calorias e de quebra ainda contém ingredientes que podem fazer mal.

Há séculos o arroz é um alimento de base nos países asiáticos. Mais de 70% do arroz consumido nos Estados Unidos é arroz branco. Especialistas da Escola de Saúde Pública de Harvard e da Escola de Medicina de Harvard analisaram dois estudos asiáticos (feitos com chineses e japoneses) e dois com populações ocidentais (americanos e australianos).

Eles constataram que os povos asiáticos tendem a comer mais arroz branco do que os ocidentais: ingerem o alimento em média três ou quatro vezes ao dia, enquanto os ocidentais comiam uma ou duas porções por semana. O trabalho mostrou que os asiáticos tinham maior chance de desenvolver diabetes do tipo 2 e que, quanto maior a ingestão de arroz branco, maior o risco. Mesmo entre as populações ocidentais, que consumiam muito menos deste alimento, os pesquisadores disseram que o consumo relativamente alto de arroz branco pode aumentar, modestamente, o risco de diabetes.
 
Considerando-se todos os indivíduos estudados, os pesquisadores afirmaram que, a cada porção extra de arroz branco (considerando-se que cada uma tenha 158 gramas) ingerida, o risco de diabetes 2 crescia 11%. Os estudos levaram em conta uma série de fatores, como peso dos participantes, quantidade de exercício que eles faziam e alimentação — como, por exemplo, quanta carne e álcool ingeriam. No início do estudo, nenhum deles tinha diabete. Mas, ao final das pesquisas, que duraram de quatro a 22 anos, cerca de 13.200 haviam desenvolvido a doença. Ela pode ser decorrente de outros fatores relativos ao estilo de vida dos participantes.
 
As descobertas da revisão sugerem que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 é maior entre a população asiática, mas, se isso é devido ao consumo de arroz ou à predisposição genética, não pôde ser determinado.

*Quanto mais alimentos que contêm amido (como o arroz) nós ingerimos, mais nós ingerimos de qualquer outro tipo de comida. Neste sentido, a única coisa que se pode afirmar é que manter o peso ajuda a prevenir o diabetes e também a mantê-lo sob controle. O arroz branco é um carboidrato que transforma em açúcar de uma forma muito rápida, principalmente ingerido após as 18 hs. Faça uma reeducação alimentar, substitua  o arroz branco pelo integral e orgânico. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário