segunda-feira, 5 de março de 2012

Pepino / Cucumis sativus.


Além de ser um diurético natural, o vegetal colabora no controle da pressão arterial e previne o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Aliado ao emagrecimento saudável, o pepino é uma boa pedida em saladas, pickles, sucos e preparações de quem está de dieta, pois possui apenas 20 calorias em 100 gramas do alimento. E não é só isto, o vegetal é rico em água (apresenta 96% do líquido), a água  garante um efeito de hidratação natural, o que colabora com o funcionamento adequado dos rins, além de hidratar e nutrir o organismo. Fora as fibras, que regularizam o trânsito intestinal. E, cá entre nós, essas funções são bem requisitadas quando o assunto é perder os quilos indesejáveis.

Os pepinos são ricos em minerais, principalmente o potássio, são encontrados em abundância na composição do alimento. Pepino contém Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco. O pepino contém ácido ascórbico (vitamina C) e ácido caféico, ótimos para tratar irritações na pele e também para diminuir inchaço.
 
A substância melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos e ajuda a eliminar o sódio do organismo, contribuindo assim para o controle da pressão arterial. Ao consumir o alimento, o seu coração estará fora de perigo.
Ótimo tônico para o fígado, rins, veicula e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor. Seu suco é utilizado nas inflamações do tubo digestivo e da bexiga.

O pepino contém muitos benefícios, como por exemplo, o selênio que ajuda a preservar a elasticidade da pele e a combater o envelhecimento precoce.  Já o fósforo, também contido no alimento, em combinação com o cálcio, auxilia na formação dos ossos e dentes. E, por se um alimento alcalinizante, ajuda a equilibrar a acidez do sangue, neutraliza também o nível de acidez bucal (pH) e elimina resíduos que ficam na superfície dos dentes, o que pode favorecer a prevenção de cáries.

A melhor forma de consumo do vegetal é in natura, seja em saladas ou sucos. Também é comum em conserva, como pickles, cozido, recheado, em sopas ou suflês. Mas se o seu organismo tem dificuldade em digerir os alimentos, o melhor é consumi-lo sem a casca, pois a digestão dela é mais demorada.

A casca do pepino também é muito rica em nutrientes. Ela contém substâncias fitoquímicas, como a clorofila (responsável pela coloração verde-escura), que atuam como antioxidantes, neutralizando os radicais livres e prevenindo as doenças degenerativas.

O pepino tem também ação purificante e serve para eliminar a gordura da pele.
Além disso, o pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais.  É rico em potássio, o “mineral da juventude”, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme e do rosto.

A melhor forma para comer este vegetal é listando tipo: retire 2 cm de casca no seu comprimento e deixe outros 2 cm de casca  no comprimento, em torno de todo o pepino, assim ele ficará listado e mais digerível.

*Pepino o grande aliado do emagrecimento saudável... JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário