segunda-feira, 12 de março de 2012

Farinhas Para Todos os Gostos.


A proposta dos alimentos em pó veio para ficar. No começo, os cereais e os grãos dominavam a dieta com alto teor de fibras e outros princípios ativos ligados ao emagrecimento saudável. Pois bem, agora é a vez das farinhas de frutas conquistarem adeptos. Elas também têm fibras, mas a novidade é que carregam nutrientes importantes e enriquecem as refeições.

Farinha de Açaí (Euterpe oleracea):  

Rica em fibras, proteínas, gorduras do bem, potássio, vitaminas B1, B2 e E, além de um mix poderoso de compostos antioxidantes e antiinflamatórios fazem parte do pacote de nutrientes da farinha de açaí. Ela age prevenindo lesões que os radicais livres podem causar, isto faz com que as nossas células e, em conseqüência, nossos órgãos funcionem adequadamente, prevenindo uma série de doenças.
Mas será que a versão em pó preserva todos os nutrientes da fruta?
Segundo estudo, não há diferença significativa entre as gorduras benéficas encontradas na fruta daquelas encontradas no caroço, que serve de matéria prima para o preparo da farinha. Sendo assim, podemos afirmar que os benefícios das gorduras insaturadas, que estão associados à boa aparência da pele e ao desenvolvimento mental, e os benefícios antioxidantes da vitamina E são mantidos.
A farinha de açaí pode ser também uma aliada importante na hora da atividade física. Ela é indicada para atletas, divido à sua ação energética e revigorante.
Uma novidade para os atletas é a farinha do açaí, que possui todos os benefícios revigorantes da fruta, e tem a metade das calorias da polpa.

P.S: A farinha de açaí é rica em potássio e tem alto teor de proteínas, por isso, pessoas com problemas renais não devem consumi-la

Farinha de Banana -Verde (Musa spp.):

Comer a fruta antes do amadurecimento não parece ser boa idéia. E em sua forma in natura, realmente não é. A única pessoa que eu conheço que come banana verde in natura é a minha filha Cátia, que desde criança que tem este habito.
A saída é apostar no consumo da farinha de banana-verde. O xis da questão é um nutriente que só é encontrado antes que a fruta esteja madura: o amido resistente, um tipo carboidrato que não é digerido pelo nosso organismo e possui ação parecida com as fibras.
Um estudo realizado com diabéticos na Nova Zelândia comprovou os benefícios da substância no controle da glicemia.  O alimento é bom para diabéticos, porque o amido retarda a absorção de glicose e evita picos de glicemia.
A farinha também apresenta benefícios contra o câncer intestinal. Ao chegar ao intestino grosso, o amido resistente é digerido pelas bactérias, produzindo substâncias benéficas tanto para o órgão quanto para o organismo em geral.
E os benefícios dessa fermentação vão além. Por servirem de alimento às bactérias benéficas do nosso intestino, a substância também é responsável pela melhora do sistema imune, já que a maioria das nossas células de defesa é fabricada no órgão intestino.
A farinha de banana verde contém uma fibra conhecida como amido resistente, e está entre as mais procuradas. Essa fibra vai alimentar as bactérias boas que nós temos no intestino, diminuindo a absorção de glicose, de gordura e promovendo um melhor funcionamento intestinal.

Farinha de Uva (Vitis vinifera):

Sabe os tão aclamados benefícios do vinho tinto e do suco de uva?
Então, eles também estão presentes na farinha de uva. Além das fibras, o alimento é boa fonte de diversas substâncias antioxidantes que varem os nocivos radicais livres para fora do organismo. Ela combate o envelhecimento celular, previne doenças degenerativas e ajuda a manter as paredes arteriais flexíveis, melhorando a circulação e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
O alimento é um excelente aliado para combater e prevenir os diversos problemas ligados à má circulação. Ela melhora a circulação cerebral, diminui o aparecimento de varizes, auxilia na prevenção da flacidez do tecido cutâneo e melhora quadros de artrite.
Abra os olhos e aceite umas colheradas, pois a farinha também ajuda na saúde da visão.
Há evidências de que os compostos presentes na farinha aliviam o cansaço dos olhos, diminuindo a degeneração macular e melhorando a circulação nos pequenos vasos oculares, evitando danos à visão.
Alguns estudos já comprovam que a farinha de uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. Também é rica em resveratrol, ajudando a evitar o câncer.

 Farinha de Maçã (Malus SP):

Saiba que tanto a farinha de maçã quanto a fruta in natura são ricas na substância Pectina. O nutriente é um tipo de fibra solúvel que não é absorvido pelo organismo e se liga facilmente à água, transformando-se em uma espécie de gel, que reduz a absorção de gorduras e açúcares e protege a microbiota intestinal. Ela é eficaz na regulação dos níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, além de prevenir doenças degenerativas e crônicas, como câncer de cólon e reto, aterosclerose e diabete.
A pectina também contribui para a perda de peso, já que ocupa espaço no estômago, proporcionando sensação de saciedade e fazendo com que a pessoa coma menos quantidade na hora da refeição. Além disso, a absorção da glicose de forma lenta minimiza os picos de insulina, evitando a transformação do açúcar em gordura.
A maçã em pó também exerce um efeito benéfico em pessoas que sofrem com dores articulares. O alimento é fonte de ácido málico, que age diretamente no sangue e nos tecidos, eliminando o ‘lixo’ originado pelo metabolismo, responsável pela inflamação nas articulações. Outro ponto a favor é a presença de quercetina, que possui ação antiinflamatória.
 
P.S: A pectina, encontrada na farinha de maçã e na de maracujá, contribui para a perda de peso.
Sabendo escolher o tipo certo para a sua necessidade e sem fazer loucuras, como substituir refeições por um suco com uma colherada de algum alimento em pó, as farinhas podem (e devem) fazer parte do seu cardápio. Elas podem ser utilizadas em vitaminas, iogurtes, salada de frutas, musses e preparações como pães, bolos, tortas e biscoitos.

Farinha de Laranja (Citrus):

O suco de laranja (sem açúcar) além de saboroso, ele também é muito nutritivo. Mas será que desta forma você está aproveitando todos os benefícios da laranja? Infelizmente, não. Quando chupamos uma laranja ou tomamos o seu suco, desprezamos a casca e o bagaço, que contêm óleos essenciais e fibras, principalmente as do tipo solúvel. Coisa que não acontece quando consumimos a farinha, já que ela é feita com essas partes da fruta.
A farinha de laranja ficou famosa por ajudar a enxugar alguns quilos. O alimento possui um composto bioquímico chamado sinefrina, que aumenta o metabolismo e promove a quebra de gordura. O composto é estimulante e acelera as reações do organismo, auxiliando no emagrecimento.
Assim como a farinha de maçã, o alimento também possui a pectina, que aliada a uma alimentação equilibrada também contribui para o emagrecimento. A farinha de laranja melhora o funcionamento intestinal e diminui as taxas de colesterol e o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois ‘sequestra’ o mau colesterol (LDL) das artérias e o elimina pelas fezes.

Farinha de maracujá:

Facilmente encontrada em casas de produtos naturais, a farinha é proveniente da casca da fruta, onde estão depositadas boas quantidades de pectina (olha aqui de novo). Essa substância dificulta a absorção de gorduras, carboidratos e açúcar, diminuindo os riscos de diabete.
E os benefícios não param por aí. O nutriente também carrega, durante a digestão, parte do colesterol vindo de outros alimentos, facilitando a eliminação nas fezes. A melhor forma de consumo é misturar o alimento em sucos, vitaminas, iogurtes, frutas amassadas ou picadas.
Dica: a farinha também pode ser ingerida sozinha, antes do almoço e do jantar, assim já estará pronta para captar as gorduras do que será consumido a seguir. E vale lembrar: a  apenas 30 gramas diariamente. Em excesso, pode causar diarréia e até perda de nutrientes.
 P.S: Ajuda no emagrecimento.

*Para quem quer emagrecer, deve-se consumir as farinhas trinta minutos antes das refeições, e no máximo quatro colheres de sopa por dia. Comece devagar, tomando uma colher por dia, e aos pouco vá aumentando. As farinhas também podem ser misturadas as refeições, como, por exemplo, no feijão e arroz, sucos, vitaminas, saladas de frutas, sopas, Etc...
Vendemos todas estas farinhas na loja organicus... JL

2 comentários:

  1. Farinha para todos os gostos, todos os sabores. Bom demais, saúde e sabor. Viva as farinhas.

    ResponderExcluir
  2. Rapha! Saudades de ti...sim, farinhas e mais farinhas, devo ou não devo acreditar...eis a questão!
    bsss

    P.S: E viva as farinhas de frutas e de vegetais, venha buscar a tua, bye.

    ResponderExcluir